quarta-feira, 31 de março de 2010

Secretária participa de congressos sobre assistência social

Durante os últimos dias deste mês, a secretária de Ação Social, Cidinha Lacerda, participou do 54º Congresso Estadual de Municípios e do 12º Colegiado Nacional de Gestores de Assistência Social. O primeiro foi realizado em Serra Negra-SP, de 22 a 26, e o segundo em Natal-RN, com início na segunda-feira (29) e encerramento nesta quarta-feira (31).

O evento paulista é destinado a gestores públicos e vereadores. Seu objetivo é promover a troca de informações sobre melhores práticas para uma gestão eficiente, além de aproximar os participantes das autoridades e técnicos do Governo do Estado e da União. No encontro, a secretária Cidinha, acompanhada da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Carla Augusta Lopes Penteado, participou das discussões sobre políticas públicas sociais e de palestras sobre meio ambiente, sustentabilidade e outros temas.

Em Natal, o congresso é promovido especificamente para gestores da assistência social. Na ocasião, Cidinha participou de mesas de debate e assistiu à palestra do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, que fez um balanço da sua atuação à frente da pasta, na semana em que se desliga do ministério para disputar o governo de Minas Gerais. No congresso, também foram debatidas questões como Inclusão Produtiva, Segurança Alimentar, Bolsa Família, entre outras.

A secretária não participou do último dia do evento, nesta quarta-feira (31), em razão de ele ter sido reservado para eleição dos novos membros do Colegiado Nacional de Gestores. “Não fui como delegada e por isso não teria direito de votar na eleição. Participei como gestora representando Araçatuba”, disse. Conforme Cidinha, os debates principais aconteceram nos dois primeiros dias (29 e 30 de março).

Capacitação

Segundo a secretária, os encontros possibilitaram o contato com gestores de diferentes municípios, além de promover a troca de experiências e o debate. Cidinha também ressalta a importância do aprendizado que obteve com essas reuniões, e de como isso pode contribuir com a gestão. “A capacitação e o conhecimento adquiridos nos permitem melhorar nossas ações e implantar cada vez mais, em Araçatuba, políticas públicas voltadas para o ser humano, para o social”, disse.

O Congresso Estadual de Municípios é uma realização da Associação Paulista de Municípios. A edição deste ano teve o apoio da Prefeitura de Serra Negra. Já o encontro em Natal reuniu cerca de 2 mil gestores dos 26 Estados mais o Distrito Federal. Sua organização ficou a cargo do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, que nesta edição contou com o apoio do Governo do Rio Grande do Norte e da Prefeitura de Natal.

Videorreportagem destaca torneio de pesca do Programa Lobato

A reportagem da Folha da Região esteve presente ontem (30) no torneio de pesca promovido pelo Programa Lobato - Sítio da Criança. Além de matéria impressa, o repórter Sérgio Teixeira fez uma videorreportagem. Confira:



Matéria completa:
Sítio da Criança faz torneio de pesca

terça-feira, 30 de março de 2010

Programa Lobato: crianças participam de torneio de pesca

O dia foi de muita pescaria para os 170 meninos do Programa Lobato - Sítio da Criança. Nesta terça-feira (30) eles participaram de um torneio de pesca promovido pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Ação Social. O evento integra a oficina de piscicultura e tem o objetivo de incentivar a prática da pesca responsável, além de promover a integração das crianças.

Dividida em dois períodos, o torneio - que está na sua 4ª edição - reuniu 85 meninos pela manhã e 85 pela tarde. O local para a competição foi um lago que fica dentro da sede do Programa Lobato.

No encerramento de cada período houve premiação para os participantes que pescaram os peixes mais pesados. Os vencedores foram agraciados com um troféu feito pelo escultor araçatubense Massato Ito. Os demais pescadores mirins foram premiados com o troféu lambari e pirulitos.

Foto: Alex Tristante

segunda-feira, 29 de março de 2010

Especialistas orientam mulheres em evento no bairro São José

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Ação Social, e a comunidade promoveram uma festa especial para as mulheres do São José e bairros vizinhos, na manhã deste sábado (27). Intitulado “Só para mulheres”, o evento teve início às 8h30 e foi realizado na Emeb José Machado Neto. O objetivo foi homenagear as mulheres, que tiveram seu dia celebrado em 08 de março, e promover esclarecimentos sobre qualidade de vida.

A programação incluiu exercícios físicos, palestras sobre temas ligados à mulher, apresentação artística e sorteio de brindes. As atividades começaram com um alongamento organizado pela equipe do projeto Bem Estar, coordenado pelo fisioterapeuta Maurício Rufino Barbosa.

Na sequência, foi encenado um monólogo sobre a violência contra a mulher, apresentado por Cida Veronese (foto). Depois, foram proferidas duas palestras. Uma pela advogada e membro do Conselho Municipal da Mulher, Silvia Niwa, que falou sobre as conquistas das mulheres; e a outra sobre os direitos da classe feminina, ministrada pela também advogada, Dilma Eliete da Silva. O evento foi organizado pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e pela comunidade, liderada pelos moradores Tânia Cristina de Oliveira e Antônio de Oliveira, presidente do Conselho Gestor de Saúde do São José.

Foto: Alex Tristante

terça-feira, 23 de março de 2010

Espetáculo diverte e conscientiza crianças na Semana da Água

Começar logo cedo a aprender usar água de forma racional e com respeito à natureza. Foi com essa temática que o grupo araçatubense Cia Paulista de Teatro apresentou a peça “Menino fogo e menina água” para cerca de 500 crianças da rede municipal de ensino e do Programa Lobato – Sítio da Criança. A apresentação aconteceu nesta terça-feira (23), no teatro da Unip (Universidade Paulista), em Araçatuba.

A peça foi apresentada em duas sessões, uma pela manhã e outra pela tarde, e fez parte da programação da Semana da Água, que iniciou no domingo (21) e encerra na sexta-feira (26), em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta segunda-feira (22).

O evento é uma realização da Prefeitura, por meio da Divisão de Proteção Ambiental. A encenação teve o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância da água para o mundo, bem como incentivá-las a economizar esse bem natural.

Durante a peça, os atores interagiram com a plateia. Simulando uma competição entre meninos e meninas, foram convidados a subir ao palco três representantes de cada grupo, que tiveram que responder a perguntas relacionadas ao tema.

Segundo a coordenadora do Programa Lobato – Sítio da Criança, Sônia Gomes Vieira, o evento proporcionou a cerca de 160 meninos do projeto uma oportunidade de aprender mais sobre o assunto. “Dessa forma, eles acabam tendo mais consciência da importância de economizar água e podem ajudar na sua preservação”, disse. A coordenadora ainda afirmou que durante a semana as crianças têm assistido a vídeos educativos sobre o tema.

Foto: AAS

sexta-feira, 19 de março de 2010

CRAS e Renda Cidadã vão participar da 5ª edição do Culturaça

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Cultura, promove o Culturaça em bairros da cidade. A quinta edição do evento chega ao Jardim Palmeiras e será realizada neste domingo (21), das 8h às 22h30, na escola municipal “Darcy Fontanelly”. Na ocasião, haverá feira de artesanato, museu itinerante, varal de poesia, apresentações de músicas gospel, raiz, hip hop, fanfarra, orquestra e show com a dupla João Ricardo e Pachequinho.

Dessa festa popular a Secretaria de Ação Social não poderia ficar de fora e vai participar com o Renda Cidadã e o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). A mulheres do Renda vão expor bolsas, guardanapos e demais objetos produzidos por elas nos cursos oferecidos no programa, e os CRAS do Rosele e do São José irão prestar orientações e organizar brincadeiras. A entrada é gratuita

Serviço

Evento: Culturaça
Data: 21/03 (Domingo)
Horário: 08h às 22h30
Local: Emeb Darcy Fontanelly
Endereço: Rua Henrique Paupitz – Jardim Palmeiras

segunda-feira, 15 de março de 2010

Araçatuba é vice-campeã dos Jogos Regionais do Idoso

Coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade e pela Secretaria de Esportes e Recreação (SER), a delegação de Araçatuba conquistou o vice-campeonato nos Jogos Regionais do Idoso (Jori), disputados em Osvaldo Cruz entre os dias 10 e 14 deste mês. A cidade somou 115 pontos no total, ficando apenas quatro pontos atrás da primeira colocada, que foi Presidente Prudente.

Neste ano, Araçatuba levou a maior delegação na história de suas participações no evento: 83 atletas. (Na foto acima, a chefe da delegação da cidade, Inácia Marconato Platero, recebe o troféu de vice no encerramento da competição). Na classificação final por modalidade, a cidade conquistou nove medalhas – três de ouro, quatro de prata e duas de bronze.

Na somatória final, sua participação foi melhor que no ano passado, quando somou 100 pontos. Os três primeiros colocados em cada modalidade classificaram-se para os Jogos Estaduais do Idoso (JEIs) que neste ano serão disputados em Guarujá, de 26 a 30 de maio.

Araçatuba teve os seguintes atletas classificados para os JEIs: no atletismo, Rubens Saladini (2º lugar, categoria B), Aguinaldo Cardoso (2º lugar, categoria D), João Carlos Nascimento (1º lugar, categoria A) e Duxtei Vinhas Itavo (lº lugar, categoria A); na natação, Antonio Carlos Lopes (1º colocado, categoria A), Takuji Yamada (1º colocado, categoria D) e Marie Honda (1º colocada, categoria D).

Também foram classificadas as equipes de bocha (bronze), damas masculino (prata), dança de salão (prata), coreografia (ouro), tênis de mesa masculino (ouro), tênis de mesa feminino (prata) e xadrez masculino (bronze). Entre os destaques do evento, a equipe da coreografia de Araçatuba brilhou, dançando ao som da música “Festa do Interior”.

Fotos: SER

sexta-feira, 12 de março de 2010

Alunas do Renda Cidadã aprendem crochê com voluntária

A senhora Ivonete Xavier dos Santos, 65 anos, tem dedicado parte do seu tempo ajudando outras pessoas. Nesta sexta-feira (12) ela começou a ministrar aulas de crochê para alunas do curso de Corte e Costura do Renda Cidadã, programa que é desenvolvido pela Secretaria de Ação Social de Araçatuba.

As aulas vão ocorrer às sextas-feiras, das 13h às 16h, em uma “garagem” ao lado da sede do Renda. O local foi adaptado para servir de sala de aula ao ar livre. “É um espaço amplo, bem arejado, que está sendo inaugurado hoje”, disse a coordenadora do programa na cidade, Cascie Cristina Carneiro Silva.

Na primeira aula compareceram nove mulheres. A maioria já tem alguma noção da atividade, mas busca aprimorar os conhecimentos com o objetivo de gerar renda.

Segundo Cascie, Ivonete (na foto acima, de óculos, à direita) domina a arte de fazer crochê e pode vir a ser uma parceira constante do programa, além de servir como exemplo de mulher que promove a geração de renda por meio do trabalho artesanal. “Ela faz um trabalho muito bonito e tem outros projetos na área”, afirmou.

Ivonete fabrica bolsas, tapetes, guardanapos e roupas. “Faço os trabalhos pra ganhar meu dinheiro. Agora, passo o aprendizado a outras pessoas”, disse. Nessa primeira aula, as mulheres aprendiam como tecer flores em tapetes.


Fotos: AAS

quinta-feira, 11 de março de 2010

Condomínio Vitória é inaugurado e famílias começam a mudar

"Beco das minhas tristezas, das minhas perplexidades (...) Adeus para nunca mais!" (Manuel Bandeira)

As 38 famílias que aguardavam a conclusão das obras no Condomínio Vitória receberam na manhã desta quinta-feira (11) as chaves das novas moradias, em cerimônia que contou com a participação do prefeito Cido Sério, da secretária de Ação Social, Cidinha Lacerda, de parceiros no projeto e demais autoridades. Em seguida, as famílias começaram a fazer a mudança para o local.

Construídas em área de interesse social no bairro Rosele, as 38 casas foram cedidas aos moradores por meio de contrato em que cada beneficiado se compromete a cuidar do espaço, não utilizá-lo para fins comerciais, entre outras obrigações. No ato da entrega das chaves, o prefeito Cido Sério disse que o local deverá ser um ambiente para o exercício da cidadania e da solidariedade. “Vocês vão ter que dividir este espaço, ajudar uns aos outros”, afirmou.

Cido disse que entre os objetivos na idealização do condomínio está o empoderamento daquela região da cidade e a promoção da justiça social. A secretária Cidinha Lacerda ressaltou o esforço de todas as secretarias municipais no desenvolvimento do projeto e na sua realização, além de agradecer aos parceiros envolvidos.

Ela também destacou o aspecto social do condomínio. “Queremos que este local seja um modelo, não só no que diz respeito à edificação das casas, mas à construção do ser humano”, disse. As famílias que vão habitar o novo residencial moram no Beco da Esperança, área de risco que sofre com alagamentos e inundações em dias de chuva. Assim que todas as famílias forem transferidas, as casas construídas de maneira inadequada naquela região deverão ser demolidas.

Moradia digna

Na solenidde de inauguração, representando os moradores do Beco, a líder comunitária Cícera Maria dos Santos (foto abaixo, na frente da sua nova casa) resumiu a importância do momento. “Hoje, o sonho de uma moradia digna deixou de ser só esperança. Estamos realizando um sonho de mais de 30 anos”, disse a moradora.

Cícera é filha da fundadora do Beco, Cleuza Maria da Conceição dos Santos, que ergueu o primeiro barraco no local em 1979. A partir daí, a Dona Cleuza, o líder comunitário Edson Lopes, já falecidos, e a própria Cícera mobilizaram os moradores daquela área na luta por uma moradia digna.

A área total do terreno do Condomínio Vitória é de 8,8 mil metros quadrados e a Prefeitura investiu R$ 652 mil na obra, que foi construída dentro dos padrões de sustentabilidade, com a implantação de lâmpadas econômicas e aquecedores solares, torneiras com economizadores de água, madeiras certificadas, calçadas com padrões de acessibilidade e permeabilidade, arborização, jardinagem e paisagismo, além de coleta seletiva de lixo.

Sob coordenação da Secretaria de Ação Social e do Fundo Social de Solidariedade do município, o projeto contou com a parceria e apoio da Transsen Aquecedor Solar, CPFL, Vega Engenharia Ambiental, JN Construtora, Locatelli Paisgismo, UniToledo, Unip, AES Tietê, Fernando Rahal e USP. A execução da obra ficou a cargo da Engescav Construtora.

Fotos: Alex Tristante

quarta-feira, 10 de março de 2010

Autoridades explicam como funcionará o Centro de Referência da Mulher

Em solenidade realizada na segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, foram apresentadas as instalações do Centro de Referência da Mulher (CRM), que deverá entrar em funcionamento neste semestre. Em vídeo feito pelo repórter Sérgio Teixeira, do jornal Folha da Região, autoridades municipais destacam a importância do centro para Araçatuba e explicam de que maneira ele atuará.



Mais informações:
Araçatuba terá Centro de Referência da Mulher

segunda-feira, 8 de março de 2010

Famílias assinam documento de entrega de casas do Condomínio Vitória

As 38 famílias que moram no Beco da Esperança tiveram um motivo a mais para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda-feira (8). Elas assinaram o documento que garante o direito a uma das casas do Condomínio Vitória – residencial que começou a ser feito em regime de mutirão no bairro Rosele e que o governo Cido Sério concluiu por meio de uma empreiteira.

O total investido foi de R$ 652 mil, recurso oriundo do Fundo Social de Solidariedade e de outras secretarias municipais. Segundo a presidente do Fundo, Carla Augusta Lopes Penteado, as famílias já poderão mudar para o novo local a partir desta quarta-feira (10). No condomínio - que foi construído dentro dos padrões de sustentabilidade - os moradores terão coleta seletiva, as casas receberam aquecedores solares e a área foi arborizada. A pavimentação asfáltica deverá ser concluída até esta terça-feira (9).

Na cerimônia de assinatura do termo de entrega das casas, a secretária de Planejamento e Habitação, Denise Schneider , lembrou que da forma como vinha sendo construído o condomínio, a entrega das casas poderia ocorrer daqui a seis ou sete anos, com gasto mensal de R$ 12 mil reais. “O prefeito mudou o sistema. Preferiu a contratação de uma empreiteira para construir o condomínio em tempo hábil”, disse.

As casas começaram a ser levantadas em julho de 2008 em regime de mutirão, mas as obras foram paralisadas. Na atual gestão, a empresa Engescav Engenharia e Construção Ltda. ganhou licitação para execução do serviço. A área total do terreno do Condomínio Vitória é de 8.809,75 metros quadrados, sendo que a área construída ocupa 1.640,84 metros quadrados.

Realização

A secretária de Ação Social, Cidinha Lacerda, explicou que as casas não foram entregues no Natal, como era previsto, devido às fortes chuvas que atrasaram a conclusão da obra. “Felizmente, há uma semana não chove e por isso pudemos concluir os trabalhos no condomínio”, disse.

Emocionada, a secretária agradeceu a toda a equipe da Prefeitura, em especial aos funcionários do Fundo Social, que fizeram acompanhamento das famílias e trabalharam para que o projeto se concretizasse. “Houve muita coisa que nos atrapalhou, mas toda a nossa equipe, os secretários, as assistentes sociais, se empenharam para que tivéssemos este momento de felicidade”, enfatizou.

Na ocasião, o prefeito Cido Sério (na foto acima, de gravata escura) lembrou que, em sua trajetória de vida, conviveu com situações semelhantes às que foram vividas pelas famílias do Beco da Esperança, que perderam móveis por conta das fortes chuvas. “Por isso entendo a aflição de vocês e agradeço por terem tido paciência de esperar as casas ficarem prontas”, disse. Participaram da solenidade os vereadores Cido Saraiva (PMDB), Joaquim Pereira de Castilho (PDT), Edna Flor (PPS) e Durvalina Gomes Garcia (PT).

História

O Beco da Esperança foi criado em 1979 por Cleuza Maria da Conceição dos Santos, falecida em 2003. Quando Cleuza chegou ao local, hoje considerado uma das principais áreas de risco de Araçatuba, não havia nenhuma construção, apenas uma área verde. Ela ergueu ali o primeiro barraco, que serviu de modelo aos outros que aos poucos foram sendo construídos.

Por ficarem próximas a uma vala de escoamento de água, em dias de chuva as casas ficavam alagadas, causando transtornos às famílias. A líder comunitária Cícera Maria dos Santos, filha da criadora do Beco, participou da solenidade de entrega das casas do novo residencial. “É um momento de muita felicidade pra gente, é um sonho que se realiza”, disse sem conter a emoção.

Fotos: Alex Tristante

Araçatuba terá Centro de Referência da Mulher

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Ação Social, apresentou as instalações do Centro de Referência da Mulher (CRM), que deverá entrar em funcionamento ainda neste semestre. Autoridades e servidores municipais conheceram o prédio na manhã desta segunda-feira (8). A unidade ocupa uma área total de 375 metros quadrados – aproximadamente 295 metros quadrados de área construída - e fica na rua Chiquita Fernandes, 615, bairro Bandeirantes.

Segundo a secretária de Ação Social, Cidinha Lacerda (na foto ao lado, ao microfone), o investimento mensal será de R$ 10 mil a R$ 13 mil. Cidinha disse que a ideia inicial era construir uma Casa de Passagem às Mulheres Vitimizadas, no entanto a Administração mudou de planos. “Vimos que a melhor forma de acolher essas mulheres seria a construção deste centro, que dará alternativas às vítimas de violência doméstica”, disse Cidinha.

Ela afirmou que entre os serviços que serão prestados pelo CRM estão o acolhimento às mulheres e seus dependentes, assessoria jurídica, atendimento psicossocial e encaminhamento dos casos para os órgãos competentes. A unidade também vai direcionar as mulheres para os programas sociais que existem na cidade. “Nosso objetivo é fazer com que a mulher vitimizada ganhe sua autonomia”, acrescentou Cidinha. Participaram da cerimônia de apresentação do espaço o prefeito Cido Sério, a presidente da Câmara dos Vereadores, Edna Flor, secretários municipais, demais vereadores, representantes de segmentos ligados à mulher e autoridades locais.

Conquista

Na ocasião, Cidinha Lacerda enfatizou ainda que a criação do CRM é fruto das lutas das próprias mulheres e do empenho dos profissionais envolvidos no projeto. “A apresentação do prédio é o resultado da conquista de todos os segmentos relacionados à mulher. É um marco em nossa cidade”, destacou. A vereadora Edna Flor ressaltou que essa era uma reivindicação antiga, que já constava em lei municipal de 1997. Edna parabenizou a Administração e, em especial, a secretária de Ação Social por ter se empenhado na realização do projeto. Conforme lembrou a parlamentar, Cidinha havia se comprometido a fazer o lançamento do centro no Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda-feira.

De um modo poético, a vereadora assim resumiu a viabilização do centro: “O CRM chega como um sol para afastar as trevas. É mais uma semente que germina”, disse. Já o prefeito Cido Sério também falou do esforço das mulheres de Araçatuba na construção do espaço de atendimento ao público feminino e disse que o local vai permitir que as mulheres conquistem cidadania e dignidade. “Que o centro seja um lugar de amor e acolhimento”, finalizou.

Fotos: Alex Tristante

sexta-feira, 5 de março de 2010

Mulheres são homenageadas em Centro Comunitário

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher – que é comemorado no dia 8 de março -, cerca de 100 mulheres atendidas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim Rosele festejaram a data nesta sexta-feira (5), no Centro Comunitário Talita Cume, que fica no mesmo bairro. O CRAS, em parceria com o Centro e a ARCA (Associação de Reinserção Social da Criança e do Adolescente), mobilizou o público feminino daquela área de abrangência para a participação no evento, que contou com a presença da secretária de Ação Social, Cidinha Lacerda (na foto ao lado, de microfone), e das vereadoras Durvalina Gomes Garcia (PT)(à esquerda), Edna Flor (PPS) (ao centro) e Tieza (PSDB).

Na ocasião, Cidinha ressaltou o trabalho que é feito pelas mulheres daquela região, destacando a líder comunitária Geraldina Santana Araújo, a Dona Dina. A secretária falou também dos desafios e do papel da mulher na sociedade. “Nós estamos aqui em virtude de lutas. Mostramos que temos condições não só de cuidar do nosso lar, dos nossos filhos, mas de assumirmos novas responsabilidades”, disse. Cidinha falou também do Centro de Referência da Mulher, cuja apresentação das instalações vai ocorrer nesta segunda-feira (8). A unidade - que vai acolher mulheres vitimizadas - deverá entrar em funcionamento ainda neste semestre.

Depois da fala das autoridades, as assistentes sociais do CRAS e da ARCA fizeram uma gincana com um rolo de barbantes, que foi desenrolado pelas mulheres, como forma de simbolizar a união na conquista de direitos sociais e na organização das mulheres em sociedade. Em seguida, houve uma sessão de alongamento. Ao final, as autoridades entregaram rosas às homenageadas e foi servido um café da manhã.


Fotos: AAS

terça-feira, 2 de março de 2010

Oficina resgata autoestima e promove geração de renda

Com o objetivo de transferir renda a famílias carentes e oferecer capacitação às pessoas desempregadas ou de baixa renda, a Secretaria de Ação Social de Araçatuba mantém o programa “Renda Cidadã”, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. Entre os cursos oferecidos pelo projeto está o de Corte e Costura, que só no ano passado atendeu cerca de 80 mulheres na cidade.

A dona de casa Gisele Ferreira da Silva, 51 anos, é uma delas. Gisele disse que com o aprendizado adquirido na oficina e em outras que já fez, confecciona – e comercializa - guardanapos e roupas feitas com retalhos (patchwork). Para ela, além da capacitação profissional, a oficina melhora a saúde das alunas. “Eu tinha problema de depressão e agora não mais, porque as aulas funcionam como terapia”.

É o que também pensa Adauta Pimental dos Santos (foto ao lado), 62. Ela disse que a integração com outras senhoras e o relacionamento de amizade melhoram a autoestima, além de fazer com que os problemas de saúde sejam minimizados. “A gente distrai a cabeça”, disse enquanto operava a máquina de costura. A senhora afirma que trabalha com o conserto de roupas em sua casa há cinco anos, mas que precisa aprimorar os conhecimentos.

“Eu trabalho mais com reforma, mas quero aprender a fazer as peças”, disse. Também para melhorar suas habilidades, a senhora Sueli Aparecida Resquim Mianni, 52, procurou o “Renda”. Ela já trabalhou em uma confecção e agora quer fazer os serviços em casa. “Eu já costuro, mas tenho que aperfeiçoar o traçado”, disse.

Oportunidade

As oficinas do Renda Cidadã são gratuitas. Segundo a coordenadora do programa na cidade, Cascie Cristina Carneiro Silva, as mulheres não cumprem necessariamente um horário rígido para ter as aulas. “Elas têm a opção de escolher os horários conforme sua disponibilidade ou mesmo alternar os dias e os períodos”, disse. Cascie afirmou também que as máquinas de costura ficam à disposição de mulheres que queiram produzir mas que não têm o equipamento.

As atividades no “Renda” funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além da capacitação, cada família recebe uma quantia mensal de R$ 60 reais. As aulas de corte, costura e confecção são ministradas pelas professoras Adriana Toshiko Soru (na foto ao lado, de blusa colorida) e Renata de Souza Santos. Mais informações: 3608-5754.

Fotos: AAS

segunda-feira, 1 de março de 2010

Recadastramento do Bolsa Família já começou

Os beneficiários do Bolsa Família já podem fazer o recadastramento. Neste ano, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) decidiu mudar o procedimento. O órgão estipulou prazos diferentes para o atendimento das famílias, conforme o número final do cartão do usuário. Em Araçatuba, a atualização começou a ser feita no mês passado.

Conforme explicou a coordenadora do Bolsa Família na cidade, Vera Lúcia Franco Nava (à direita), cada cartão possui um Número de Identificação Social (NIS) com 11 algarismos, sem contar os dois números que ficam isolados na sequência. Ela disse ainda que o rodízio de atendimento vai até outubro, mas as pessoas com cartões que tenham final 1, 2, 3 ou 4 já podem procurar a sede do Bolsa. Elas têm até abril para fazer isso (confira abaixo a tabela com os prazos e respectivos números finais).

"Pedimos pra que as pessoas fiquem atentas com relação ao número do cartão e nos procurem dentro do prazo que o MDS indicou. Assim poderemos agilizar o atendimento", disse Vera Nava. Para o recadastramento, o beneficiário precisa levar os documentos de todas as pessoas que moram na mesma casa e que constituem o grupo familiar (ver abaixo lista completa dos documentos). Os valores pagos pelo Bolsa Família variam de R$ 22 a R$ 200. Quem não comparecer para fazer o recadastramento pode ter seu benefício cancelado.

O programa foi criado pelo governo federal em 2003 e tem o objetivo de transferir renda às famílias em situação de pobreza, desde que elas atendam condicionalidades como frequência escolar dos filhos e acompanhamento do calendário vacinal das crianças.

Cartões com finais:

1, 2, 3 ou 4: até abril
5, 6 ou 7: entre maio e julho
8, 9 ou 0: entre agosto e outubro

Documentos (originais) necessários:

- Certidão de Nascimento (solteiros), Casamento (casados), Averbação (separados) e Óbito (viúvos);
- Carteira de trabalho para todas as pessoas a partir de 16 anos;
- Último holerite, se tiver registro em carteira (se for aposentado trazer extrato do beneficio; pessoa com idade a partir de 55 anos, e que não recebe aposentadoria, tem que trazer uma declaração do INSS constando que não possui nenhum benefício;
- RG, CPF e Titulo de Eleitor;
- Comprovante de residência atualizado (água, luz ou telefone);
- Comprovante de matricula dos filhos;
- Termo de guarda para os casos de neto(s), sobrinho(s) e outros.


Serviço:
Recadastramento do Bolsa Família
Endereço: Praça do Relógio. s/n, centro
Antiga Estação Ferroviária (ao lado terminal de ônibus da TUA)
Informações: 3608-7081

Foto: Alex Tristante