terça-feira, 29 de junho de 2010

Prefeitura distribui mais 240 kits de agasalhos

A Prefeitura de Araçatuba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, entregou mais 240 kits de roupas que foram arrecadadas na Campanha do Agasalho 2010. A distribuição foi feita nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) dos bairros Rosele e São José nesta terça-feira (29).

As famílias beneficiadas foram cadastradas nos CRAS e receberam os kits, que foram montados de acordo com o perfil do grupo familiar. Segundo a presidente do Fundo Social, Carla Augusta Lopes Penteado, o objetivo da campanha é beneficiar cerca de 3 mil famílias. Na última quinta-feira (24) cerca de 500 famílias da região do Umuarama e do bairro rural Engenheiro Taveira foram contempladas.

Confira vídeo da entrega no CRAS do Rosele:

Políticos mirins fazem doação de roupas

O prefeito Cido Sério recebeu em seu gabinete o prefeito, secretários e vereadores de Thathilândia, cidade administrada pelos alunos do ensino fundamental do Thathi-COC, na manhã desta terça-feira (29). Os políticos mirins foram até a prefeitura para fazer a entrega de dezenas de roupas para serem doadas para crianças carentes de Araçatuba.

Depois de discutirem dificuldades orçamentárias, projetos e possíveis parcerias importantes para as duas cidades, as autoridades se dirigiram até o auditório da Prefeitura de Araçatuba. No local, foi feita a entrega oficial dos donativos, entre os quais blusas, calças, papetes, tênis, pantufas e camisas, especialmente infantis.

O prefeito de Thathilândia, Vítor Nakamura Almada Santos, estava acompanhado de dois dos seus secretários, os titulares da pasta do Meio Ambiente e da Educação, além de vereadores e da diretora substituta do colégio, Irani Perenha Baccalá. Almada Santos disse que os alunos tiveram a iniciativa de arrecadar as roupas pela preocupação com as pessoas.

“Se a gente doa as roupas, as pessoas que precisam podem ficar mais aquecidas no frio”, afirmou. Já o prefeito Cido Sério elogiou o empenho dos políticos mirins. “Este trabalho é muito bonito porque vai ajudar crianças que necessitam. Então eu quero parabenizar vocês por esta atitude solidária”, afirmou.


Também participaram do evento as secretárias municipais Cidinha Lacerda (Ação Social) e Beatriz Soares Nogueira (Educação), além da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Carla Augusta Lopes Penteado. Segundo Carla, os donativos doados pelas crianças vão ajudar na composição dos kits que estão sendo distribuídos pela prefeitura a famílias carentes.

Fotos: Alex Tristante

segunda-feira, 28 de junho de 2010

CRM completa um mês de funcionamento

O Centro de Referência da Mulher (CRM) completou um mês de funcionamento na última sexta-feira (25). O órgão foi criado pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Ação Social, com o objetivo de acolher mulheres vítimas de violência. No primeiro mês, foram feitos 78 atendimentos e passaram pelo centro especialmente pessoas com idade entre 35 e 48 anos.

Segundo a coordenadora do CRM, Fernanda da Silva Piovesan (foto), a maioria das mulheres buscou atendimento psicossocial (62). Outras 10 mulheres tivereram atendimento advocatício e foram feitos 6 encaminhamentos para a rede de proteção social do município, em programas como Renda Cidadã e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Fernanda disse que no primeiro mês de trabalho as expectativas foram superadas. “A resposta está sendo muito positiva. As mulheres são atendidas e acabam retornando. Com isso, criamos vínculos e podemos dar um atendimento melhor a cada caso”, disse. A coordenadora afirmou ainda que muitas vítimas chegam com medo ou cabisbaixas ao CRM.

“Por isso temos que fazer um trabalho de resgate da autoestima e buscamos encorajar a mulher a sair das situações difíceis em que se encontra”, disse. Ela recomenda que a mulher que estiver sofrendo algum tipo de violência - seja ela física ou psicológica - procure o CRM, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento é gratuito e sigiloso.

Endereço do CRM:
Rua Chiquita Fernandes, 615
Bairro: Vila Bandeirantes
Informações: 3623-4909/3608-4452

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Kits da Campanha do Agasalho começaram a ser entregues às famílias carentes

A Prefeitura de Araçatuba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, começou a entregar os kits da Campanha do Agasalho 2010, nesta quinta-feira (24). A equipe da prefeitura distribuiu cerca de 500 kits para famílias da região do Umuarama e do bairro rural Engenheiro Taveira. Em toda a campanha foram arrecadadas mais de 200 mil peças, que deverão ser distribuídas para cerca de 3 mil famílias.

A entrega começou pela manhã no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Umuarama, onde foram beneficiadas cerca de 260 famílias. À tarde, o evento aconteceu em Taveira, com a presença do prefeito Cido Sério, da secretária de Ação Social, Cidinha Lacerda, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Carla Augusta Lopes Penteado, e do vereador Ermenegildo Nava (PSC). Na ocasião, o prefeito destacou a iniciativa da prefeitura em descentralizar a entrega dos donativos.

“Pra gente é uma alegria quando conseguimos fazer as coisas nos lugares mais distantes, para as pessoas que mais precisam”, disse Cido. Segundo ele, essa postura marca uma aproximação do poder público com a comunidade. “Esta região merece toda a nossa atenção, do ponto de vista da ação social mas também de questões como infraestrutura e educação. Assim, poderemos despertar a cidadania e trazer dignidade para o ser humano que aqui vive”, disse.

Trabalho minucioso

Em Taveira, 263 famílias receberam os kits, que foram montados de acordo com o perfil de cada grupo contemplado. Segundo a presidente do Fundo Social, na elaboração do material foram levadas em consideração informações como número de membros no grupo familiar, sexo, idade, tamanho de roupas e sapatos e crença religiosa. “Não colocamos nos kits qualquer tipo de roupa. Tivemos a preocupação em escolher as peças de acordo com a realidade de cada família”, disse Carla.

Ela explicou ainda que esse trabalho é necessário para que as pessoas não recebem roupas inadequadas. “Por isso nós também levamos em consideração a crença religiosa, porque algumas religiões influenciam na forma como as pessoas se vestem. Não poderíamos, por exemplo, colocar uma calça mais justa no kit cuja família possui uma crença que não permita o uso desse tipo de roupa”, explicou.

O trabalho minucioso da equipe do Fundo Social foi elogiado pela secretária Cidinha Lacerda, que destacou a qualidade das roupas e se emocionou com o momento. “Por trás de todos esses kits já montados, há um grande esforço da equipe e a preocupação com as pessoas que estão em dificuldade”, disse. As próximas famílias a receberem os donativos serão aquelas que moram nas regiões dos bairros Rosele e São José, na próxima terça-feira (29).

Entrega em Taveira:



Outros vídeos:

No Umuarama (1)
No Umuarama (2)
Em Taveira (2)


Foto: Alex Tristante

terça-feira, 22 de junho de 2010

Beneficiários do Bolsa Família precisam fazer o recadastramento até outubro

As famílias cadastradas no Programa Bolsa Família (PBF) precisam fazer a atualização dos dados para não correr o risco de ter o benefício cancelado. Em Araçatuba, cerca de 4,9 mil famílias são beneficiárias. Elas têm que manter seus dados cadastrais atualizados de dois em dois anos, pelo menos. O recadastramento de 2010 começou a ser feito em janeiro e o prazo final é outubro.

Segundo a coordenadora do PBF na cidade, Vera Lúcia Franco Nava, a recomendação é que as famílias procurem a sede do programa de acordo com o número final do cartão do usuário - Número de Identificação Social (NIS). Ela disse que o prazo recomendado às pessoas com cartões que tenham final 1, 2, 3 ou 4 terminaria em abril, mas que, no caso de famílias que não tenham procurado o Bolsa até esse mês, devem fazê-lo até outubro.

Vera ressaltou também que os usuários cujos cartões tenham 5, 6 ou 7 como números finais têm até julho para proceder com o recadastramento e aqueles com números finais 8, 9 e 0, até outubro. Ela informou ainda que para a atualização cadastral, além do cartão de usuário, o beneficiário precisa levar os documentos de todas as pessoas que moram na mesma casa e que constituem o grupo familiar (ver abaixo lista completa dos documentos).

Os valores pagos pelo Bolsa variam de R$ 22 a R$ 200. Segundo o levantamento mais recente da Secretaria de Ação Social de Araçatuba, cerca de 2,3 mil famílias da cidade já fizeram o recadastramento ou se inscreveram no programa neste ano. O PBF foi criado pelo governo federal em 2003 e tem o objetivo de transferir renda às famílias em situação de pobreza, desde que elas atendam condicionalidades como frequência escolar dos filhos e calendário vacinal das crianças atualizado.

Documentos (originais) necessários:

- Certidão de Nascimento (solteiros), Casamento (casados), Averbação (separados) e Óbito (viúvos);
- Carteira de trabalho para todas as pessoas a partir de 16 anos;
- Último holerite, se tiver registro em carteira (se for aposentado trazer extrato do beneficio; pessoa com idade a partir de 55 anos, e que não recebe aposentadoria, tem que trazer uma declaração do INSS constando que não possui nenhum benefício;
- RG, CPF e Titulo de Eleitor;
- Comprovante de residência atualizado (água, luz ou telefone);
- Comprovante de matricula dos filhos;
- Termo de guarda para os casos de neto(s), sobrinho(s) e outros.

Serviço:

Recadastramento do Bolsa Família
Endereço: Praça do Relógio. s/n, centro
Antiga Estação Ferroviária (ao lado terminal de ônibus da TUA)
Informações: 3608-7081

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Kits da Campanha do Agasalho serão entregues a partir desta semana

A Prefeitura de Araçatuba começa a fazer a entrega das roupas que foram arrecadadas na Campanha do Agasalho deste ano a partir de quinta-feira (24). O primeiro local de distribuição será o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Umuarama. As mais de 200 mil peças estão passando por triagem na antiga Casa do Atleta.

Ao todo, 16 funcionários da prefeitura, Programa Saúde da Família (PSF) e Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência) estão trabalhando na separação das roupas e montagem dos kits. Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Carla Augusta Lopes Penteado, a distribuição será feita de forma descentralizada. “Queremos facilitar para as pessoas, levando os agasalhos nos locais mais próximos a elas”, disse Carla.

Ela afirmou que a doação será feita para famílias que foram cadastradas no Fundo Social ou nos CRAS . Carla disse também que quem desejar receber os donativos ainda pode se inscrever nesses equipamentos sociais. “É importante que as pessoas façam a inscrição porque estamos montando os kits de acordo com o perfil de cada família, observando o número de pessoas e tamanho das roupas e sapatos que vestem”, disse. Mais informações: 3625-4300.

Fotos: AAS

Equipe do Peti ministra palestra em colégio

Com o objetivo de dar continuidade à campanha de sensibilização e conscientização sobre o trabalho infantil, a equipe técnica do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) ministrou uma palestra na manhã desta segunda-feira (21) para alunos do ensino fundamental do Colégio Nossa Senhora Aparecida. Cerca de 60 adolescentes do nono ano participaram da atividade, que foi desenvolvida pela Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria de Ação Social, gestora do Peti.

Na ocasião, a coordenadora do programa, Olga Cristina de Arruda Saito, explicou o que é trabalho infantil e deu dicas sobre como os alunos do colégio podem ajudar na prevenção e combate ao problema. Para a professora de Língua Portuguesa da instituição de ensino, Yuko Watanabe Takebe, a atividade é importante para desenvolver o senso crítico dos estudantes. “É uma forma de os alunos colocarem seu ponto de vista, dar sugestões”, disse.

Ela afirmou que o tema foi trabalhado em sala de aula em etapas. “Primeiro houve uma atividade expositiva, com leitura de textos. Depois houve um momento de reflexão e agora vamos partir para a escrita, em que os alunos vão dissertar sobre o tema”, disse a professora Yuko. Segundo a coordenadora do Peti, embora a campanha de sensibilização tenha se intensificado na semana do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho), sua equipe técnica faz o trabalho de conscientização por meio de palestras durante o ano em escolas públicas e particulares.

Foto: AAS

CRM recebe capacitação de instituto

A equipe técnica do Centro de Referência da Mulher (CRM) e profissionais da assistência social do município receberam uma capacitação do Instituto Sedes Sapience, de São Paulo. O curso foi ministrado neste final de semana - sexta (18) e sábado (19) - na sede do CRM.

Ao todo, participaram 30 pessoas ligadas aos programas sociais geridos pela Prefeitura de Araçatuba e representantes da Diretoria Regional de Assistência Social (DRADS). Segundo a coordenadora do centro, Fernanda da Silva Piovesan, a equipe do instituto explicou as abordagens sobre os tipos de violência à mulher e seus desdobramentos, além de esclarecer como os equipamentos sociais devem trabalhar no atendimento dos casos.

Além da equipe do CRM, receberam o curso profissionais dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Fundo Social, CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Sítio da Criança e profissionais que atuam na Secretaria de Ação Social.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Teatro na praça encerra campanha de combate ao trabalho infantil

O último dia da campanha de sensibilização e combate ao trabalho infantil foi marcado por uma exibição de teatro na praça João Pessoa. O evento reuniu cerca de 600 alunos de escolas municipais de Araçatuba, em duas sessões, nesta sexta-feira (18). A atividade foi desenvolvida pelas crianças do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), que é gerido pela Secretaria de Ação Social.

Na ocasião, o público conferiu o musical “Os Saltimbancos”, de Chico Buarque, numa adaptação que abordou o problema do trabalho infantil. Segundo a coordenadora do Peti, Olga Cristina de Arruda Saito, o espetáculo foi ensaiado a partir das oficinas de dança, musicalização e artes cênicas que o programa oferece. “Esta é uma chance de as nossas crianças mostrarem o que aprendem nas oficinas, ao mesmo tempo em que sensibilizam as pessoas”, disse Olga.

A secretária de Ação Social, Cidinha Lacerda, prestigiou a apresentação e conferiu a exposição da oficina de bordado do Peti. O evento que terminou nesta sexta foi alusivo ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho) e teve início na semana passada com capacitação de educadores e agentes de saúde. Durante esta semana, prosseguiu com diversas oficinas na praça João Pessoa.

Cerca de 1,2 mil pessoas participaram das atividades da campanha, que foi uma realização da Prefeitura de Araçatuba com o apoio da Fundação Telefônica, Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Competi (Comissão de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil) e Ministério do Trabalho e Emprego.


Parte da equipe

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Evento reúne dezenas de crianças na João Pessoa

A campanha de combate ao trabalho infantil promovida pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Ação Social, teve mais um dia de aprendizagem e integração. Nesta quarta-feira (16) dezenas de crianças e adolescentes participaram das oficinas de capoeira, hip hop e artes cênicas, na praça João Pessoa.

Além de assistir a aprentações culturais e participar das oficinas pela manhã e à tarde, o público teve a oportunidade de conferir desenhos feitos pelas crianças do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e de escolas municipais. Os trabalhos artísticos foram desenvolvidos a partir do tema que serviu de base para a realização da campanha.

Estiveram presentes nas atividades desta terça mais de 100 pessoas, a maioria crianças e adolescentes das Emebs Egles Gabas, Cristiano Olsen e da Fundação Mirim. As oficinas foram ministradas por monitoras e crianças do Peti. A campanha prossegue com a Oficina de Jogos nesta quinta-feira (17) e encerra na sexta-feira (18) com a apresentação da peça “Os Saltimbancos” em duas sessões.

Foto: AAS

terça-feira, 15 de junho de 2010

Oficina de bordado estimula concentração

No dia em que o Brasil estreia na Copa do Mundo, aproximadamente 40 alunos do ensino fundamental da Emeb Joaquim Dibo participaram de uma oficina de bordado. A atividade foi realizada na praça João Pessoa na manhã desta terça-feira (15) e fez parte da campanha de combate ao trabalho infantil, que a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Ação Social (SAS), promove até sexta-feira (18).

Na ocasião, as crianças tiveram que bordar a bandeira do Brasil, orientadas por monitores e crianças do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). Segundo a monitora de bordado do Peti, Célia Regina Damasceno, o oficina teve por objetivo estimular a concentração e desenvolver a coordenação motora das crianças.

Ela também disse que foi a primeira vez que suas alunas tiveram experiência de ensinar outras crianças. “Isso resgata a autoestima delas, mostra que elas também podem ensinar aquilo que aprenderam na oficina de bordado”, disse Célia. A atividade foi desenvolvida em parceria com a Oficina de Arte e Educação, cuja monitora é Marisa Santos da Silva. As alunas do Peti que ministraram o curso desta terça foram Ana Patrícia, Suélen, Heloisa, Daiane e Mislaine.

Fotos: AAS

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Crianças transformam sucatas em brinquedos

“O que você vai ser quando crescer?” Inspiradas por essa pergunta, cerca de 70 crianças do ensino fundamental de Araçatuba participaram de uma oficina de montagem de brinquedos com sucatas. A atividade foi realizada na praça João Pessoa nesta segunda-feira-feira (14) e fez parte da campanha de combate ao trabalho infantil, que a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Ação Social (SAS), promove até a próxima sexta-feira (18).

A oficina foi ministrada por monitores e crianças do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) para cerca de 40 alunos do da Emeb Prof. Lauro Bittencourt pela manhã e para 30 da Emeb Cristiano Olsen, à tarde. Segundo a ludotecária do Peti, Mayla Ferreira Pavezzi (foto abaixo, ao centro), a atividade foi desenvolvida a partir da oficina de brinquedoteca que o programa oferece. “Elaboramos um questionário para saber que profissão as crianças gostariam de exercer quando adultas. Em seguida, elas consultaram um guia de profissões, fizeram um desenho destacando a profissão desejada e depois montaram os bonecos”, disse Mayla.

Do grupo que participou da atividade no Peti, 10 crianças foram escolhidas para auxiliar os estudantes da rede pública na confecção dos seus brinquedos na oficina desta segunda-feira. Entre os materiais utilizados, as crianças reaproveitaram garrafas pet, embalagens de pasta de dente, caixas de leite e de ovos, tampinhas e demais objetos recicláveis. Segundo a ludotecária, a ideia da oficina foi promover a integração entre as crianças, incentivar a necessidade da reciclagem e mostrar perspectivas para os participantes.

“Por meio dessa atividade lúdica as crianças aprenderam que hoje elas devem brincar e estudar, mas que elas podem sonhar com uma profissão no futuro”, afirmou Mayla. As profissões mais escolhidas pelas crianças foram a de médico, para as meninas, e a de jogador de futebol, para os meninos. O estudante William Henrique Silva Nascimento (foto acima), 8 anos, destoou do grupo. Ele disse que vai se policial, sem entrar em muitos detalhes. “É uma profissão legal, que tem aventura”, sintetizou.

Confira trecho da oficina:



Fotos: AAS

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Agentes de saúde são capacitados em campanha

Cerca de 200 agentes comunitários da Secretaria de Saúde e Higiene Pública passaram por uma capacitação na manhã desta sexta-feira (11), no auditório do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). O curso integra a campanha de combate ao trabalho infantil, que a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Ação Social (SAS), promove até a próxima sexta-feira (18), em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho).

As atividades estão sendo organizadas por um dos programas da SAS, o Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), cuja equipe técnica ministrou o curso desta manhã. A capacitação também teve uma palestra com a auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, Maria Vanda do Nascimento, que apresentou dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e falou sobre legislação. O objetivo do curso foi explicar para os profissionais da saúde o que é o trabalho infantil, formas de prevenção, como identificar os casos e fazer os encaminhamentos.

O psicólogo do Peti, Edson Neves Terra Júnior, apresentou o programa responsável em Araçatuba por combater, com medidas socioeducativas e de transferência de renda, situações de trabalho infantil. Já a coordenadora do Peti, Olga Cristina Saito, disse que os agentes de saúde são fundamentais no trabalho de conscientização da famílias. “Esses profissionais têm contato direto com as famílias e podem nos ajudar na prevenção e identificação de situações de trabalho infantil”, disse Olga.

A capacitação também foi oferecida a educadores da rede municipal de ensino na quarta-feira (9). Além dessas atividades, a campanha de combate ao trabalho infantil em Araçatuba promoverá oficinas culturais e recreativas na Praça João Pessoa, desta segunda-feira (14) até quinta-feira (17). O encerramento, também na praça, será marcado pela apresentação da peça “Os Saltimbancos”, encenada pelas crianças do Peti na próxima sexta-feira.

Foto: AAS

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Fundo Social vende espaços externos da Expô

Os vendedores ambulantes que desejam possuir um espaço na parte externa do Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, durante a 51ª Exposição Agropecuária deste ano, devem procurar o Fundo Social de Solidariedade. O órgão, que é vinculado à Secretaria de Ação Social, começou a vender os espaços a partir desta quarta-feira (9). Ao todo, serão comercializados 30 espaços.

A Expô 2010 vai ser realizada de 8 a 18 de de julho. Para cada tenda montada, os comerciantes precisam pagar o valor de R$ 500 mais uma taxa de ocupação de solo no valor de R$ 1,73 por dia e por metro quadrado e, nos casos de vendedores sem licença ambulante, uma taxa no valor de R$ 11,00 por dia. Os espaços estarão à venda até o dia 7 de julho ou antes dessa data se todas as tendas já tiverem sido requisitadas.

Segundo a presidente do Fundo Social, Carla Augusta Lopes Penteado, as barracas serão todas do mesmo tamanho – 25 metros quadrados – em formato de pirâmide. Essa padronização foi adotada pela primeira vez no ano passado e, segundo Carla, o resultado foi satisfatório. “Demos um visual mais bonito e organizado àquela área, além de oferecermos um espaço maior para os comerciantes”, disse.

Carla afirmou também que a renda obtida com a venda dos espaços será revertida para compra de materiais de construção e demais produtos a serem doados a famílias carentes do município. O interessado em adquirir um espaço precisa ir até o Fundo Social, localizado na Rua XV de Novembro, 170, e retirar uma guia para ser paga no banco. Mais informações: 3625-4300 (falar com Jorginho).

Educadoras da rede municipal recebem capacitação sobre trabalho infantil

Cerca de 60 diretoras, coordenadoras e professoras de escolas da rede municipal de ensino e de unidades do Cemfica (Centro Municipal de Formação Integral da Criança e do Adolescente) passaram por uma capacitação na manhã desta quarta-feira (9), na Secretaria da Educação. O curso foi a primeira atividade da campanha de combate ao trabalho infantil, que a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Ação Social, promove até o dia 18. O evento faz alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado (12).

As atividades estão sendo organizadas por um dos programas da SAS, o Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), cuja equipe técnica ministrou o curso desta manhã. A capacitação também teve uma dinâmica em grupo e palestra com a auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, Maria Vanda do Nascimento. O objetivo do curso foi explicar para as educadoras o que é o trabalho infantil, formas de prevenção, como identificar os casos e fazer os encaminhamentos.

Na ocasião, a palestrante convidada apresentou dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e falou sobre legislação. Com base na sua experiência junto ao ministério, a auditora fiscal afirmou qua a situação do trabalho infantil não está necessariamente ligada à pobreza. “Há também fatores culturais que levam muitos pais a permitir que seus filhos trabalhem. Ainda vigoram alguns conceitos errados como aquele segundo o qual o trabalho forma o caráter e que, por isso, é necessário começar logo cedo”, disse Maria Vanda.

“Criança não trabalha”

Ela enfatizou que, na verdade, o ideal é que a criança se dedique aos estudos, tenha tempo para brincar e, na fase adolescente, seja preparada para o mercado de trabalho por meio de qualificações. Seguindo a mesma linha da auditora fiscal, o psicólogo do Peti, Edson Neves Terra Júnior, apresentou o programa responsável em Araçatuba por combater, com medidas socioeducativas e de transferência de renda, situações de trabalho infantil.

O psicólogo destacou a importância das ações em rede para que as atividades sejam coibidas. “O Peti sozinho é inviável no combate ao trabalho infantil, por isso contamos com o apoio dos órgãos instituídos e com a parceria de vocês (educadoras)”, disse Terra Júnior. A coordenadora do Peti, Olga Cristina Saito (foto acima, de pé), também ressaltou a importância das parcerias para que seja feito um mapeamento mais detalhado dos casos e disse que pretende promover outras reuniões durante o ano para tratar do assunto com os profissionais da educação.

Foto: AAS

terça-feira, 8 de junho de 2010

Prefeitura promove campanha de combate ao trabalho infantil

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Ação Social (SAS), vai realizar uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho). O objetivo é sensibilizar e conscientizar a população sobre o tema, em campanha que tem início nesta quarta-feira (9), com uma oficina de capacitação para educadores, e encerramento no dia 18, com apresentação teatral na Praça João Pessoa.

O evento está sendo organizado por um dos programas da SAS, o Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). Sua coordenadora, Olga Cristina Saito, afirma que as atividades terão caráter educativo. “Vamos promover oficinas e capacitações sobre o assunto, com o intuito de envolver a comunidade e os profissionais da educação e da saúde”, disse Olga. A coordenadora afirmou também que serão distribuídos panfletos e adesivos sobre o tema.

A primeira atividade vai ser realizada na manhã desta quarta-feira na Secretaria da Educação, onde professores e coordenadores da rede municipal de ensino vão passar por uma capacitação sobre como prevenir e identificar casos de trabalho infantil. Na sexta-feira (11) agentes de saúde também serão capacitados. Quem vai ministrar o curso é a equipe técnica do Peti, composta por assistentes sociais e monitores.

Durante a semana em que será celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil haverá diversas oficinas culturais e recreativas, além de exposição de trabalhos artísticos feitos por crianças. As oficinas são gratuitas e destinadas ao público infantil e juvenil, com inscrição no dia das atividades.

O encerramento da campanha, na sexta-feira (18), será marcado pela apresentação de uma adaptação da peça “Os Saltimbancos”, encenada por algumas das 85 crianças e adolescentes que são atendidas no Peti. O evento conta com o apoio da Fundação Telefônica, Competi (Comissão de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil), Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Programação

09/06 – quarta-feira, a partir 8h30
Capacitação de professores e coordenadores da rede municipal de ensino
Local: Secretaria da Educação

11/06 – sexta-feira, a partir das 8h30
Capacitação de agentes de saúde
Local: Senac

Atividades na Praça João Pessoa

14/06 – segunda-feira
- das 8h30 às 10h e das 14h30 às 16h
Oficina de Sucata (brinquedoteca)

15/06 – terça-feira

- das 8h30 às 10h
Oficina de Capoeira. Hip Hop e Artes Circenses

16/06 – quarta-feira
- das 8h30 às 10h e das 14h30 às 16h
Oficina de Artes

17/06 – quinta-feira

- das 8h30 às 10h e das 14h30 às 16h
Oficina de Jogos

18/06 – sexta-feira
- às 9h e às 15h
Apresentação da peça “Os Saltimbancos”

SAS recebe 70 mil peças de roupas para doação

A secretária de Ação Social, Cidinha Lacerda, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Carla Augusta Lopes Penteado, receberam na manhã desta terça-feira (8) cerca de 70 mil peças entre roupas, agasalhos, lençóis, cobertores e sapatos arrecadados pela Polícia Civil entre março e junho deste ano. Os donativos serão repassados a famílias carentes do município.

A entrega foi feita na Delegacia Seccional com a presença do delegado Dr. Eli Viera de Faria e do escrivão Carlos Roberto Santana, o Carlinhos. Na ocasião, a secretária Cidinha agradeceu aos profissionais da seccional pelo empenho e organização. Já a presidente do Fundo Social convidou Carlinhos e o Dr. Eli para acompanharem a distribuição dos donativos às famílias. “Esse gesto de solidariedade representa muito. Vocês precisam ver a alegria das pessoas ao receberem a doação”, disse Carla Augusta.

As peças da campanha da Polícia Civil foram selecionadas pelo escrivão Carlinhos e guardadas em caixas, que serão transportadas nesta quarta-feira (9) para a antiga Casa do Atleta, onde se juntarão às mais de 200 mil peças arrecadadas em campanha da Prefeitura. No local, estão sendo montados kits que deverão ser entregues às famílias carentes entre este mês e julho.

Foto: AAS

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Prefeito e secretária visitam Condomínio Vitória

O prefeito Cido Sério e a secretária de Ação Social, Cidinha Lacerda, passaram parte da manhã deste sábado (5) no Condomínio Vitória, conjunto de casas sustentáveis cedidas a 38 famílias que moravam de forma sub-humana no antigo Beco da Esperança. O objetivo da visita foi dialogar com os moradores e acompanhar melhorias que estão sendo feitas no local, depois de quase três meses da transferência das famílias.

Acompanhados pela coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Fernanda Piovesan, prefeito e secretária (foto, à direita) conversaram com alguns moradores. A titular da casa 4, Ana Valéria Tobias da Costa, agradeceu as autoridades e falou da sua satisfação com a nova moradia. “Eu estou muito feliz com a minha casa. Já coloquei piso novo e já estou providenciando os muros”, disse.

A exemplo de Ana Valéria, o titular da casa 8, Fabiano Júnior dos Santos Espósito (foto acima, à esquerda), convidou Cido Sério e Cidinha a verem as melhorias em sua residência. O morador colocou piso e forros. “Dá uma alegria muita grande na gente entrar nesta casa e ver como ela está bonita, bem cuidada”, afirmou o prefeito, que parabenizou Espósito pelo cuidado com o local e por seguir à risca o contrato de concessão da casa.

Autonomia

Na ocasião, o prefeito lembrou que, ao ceder para a família o direito de morar no Condomínio Vitória, a Administração explicitou que o morador deve cuidar da manutenção da casa e pode, se assim desejar, promover melhorias na residência, desde que comunique a prefeitura. Cido lembrou ainda que, com a construção do residencial, o objetivo da Prefeitura foi tirar cerca de 120 pessoas das condições sub-humanas em que viviam no antigo beco e dar a elas uma moradia digna e possibilidades de adquirir autonomia.

“A Prefeitura não pode tutelar a pessoa a vida inteira. Nós criamos o condomínio para que as famílias tivessem uma vida melhor e condições de se emancipar”, afirmou o prefeito. O morador Antônio Roberto Pereira, da casa 10, assim como Espósito, é um exemplo de como se dá esse processo de emancipação. Pereira é pedreiro e vendedor de espetinhos e, por meio do trabalho, tem procurado melhorar ainda mais o local onde vive. “Eu quero falar para o senhor (prefeito) que eu estou muito contente. Qualquer probleminha que aparece eu vou lá e arrumo”, afirmou.

Já a moradora da casa 21, Regiane Maria da Conceição, disse que no antigo beco morava em uma casa de um cômodo com quatro filhos e o marido, e que agora ela e sua família possuem uma qualidade de vida melhor. Essa é a mesma opinião da titular da casa 36, Rosemar Alves de Oliveira. Exceção feita aos mandruvás que apareceram nos coqueiros do seu quintal, ela disse que a moradia é perfeita. “Aqui é o paraíso”.

Serviços

A visita de Cidinha e Cido Sério também teve por objetivo ouvir possíveis reclamações de moradores. Alguns deles questionaram o prefeito sobre a entrega de geladeiras econômicas e instalação de aquecedores solares. Cido esclareceu que, conforme compromisso assumido pela empresa parceira, este último serviço será feito até o final do ano, como já havia sido explicado anteriormente. Até o momento, foram instalados 8 equipamentos.

Sobre as geladeiras, o prefeito também lembrou que esse é um compromisso da iniciativa privada para este ano. As autoridades também constataram problemas de nivelamento do chão em três casas e vazamento em uma delas. Segundo o prefeito, esses serviços são de responsabilidade da empresa contratada para a conclusão do residencial, que já foi notificada para solucionar os problemas.


Fotos: AAS

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Bocha de Araçatuba é campeã na fase final do Jori

A fase final dos Jogos Regionais do Idoso (Jori/2010) foi realizada em Guarujá, entre os dias 26 e 30 de maio. Araçatuba participou da competição com 35 atletas e foi campeã, de forma invicta, em uma das modalidades mais tradicionais: a bocha. Além disso, obteve bons resultados na coreografia, natação, atletismo, damas e xadrez.

A equipe de bocha de Araçatuba foi representada pelos atletas e Delmiro Rizoli, o Branco, Delson Ângelo e Aparecido Marcussi (foto acima, da esq. p/ dir.). O trio levou o troféu de campeão depois de brilhante campanha. Venceu Fernandópolis (18 a 6), Votorantim (18 a 12), São José dos Campos (18 a 14), Araras (18 a 8) e, na final, derrotou Pirassununga por 18 a 10.

A coreografia e o jogo de damas masculino ficaram em 8º lugar. A natação masculina ficou em 5º lugar na categoria B e 12º na categoria A; no feminino, ficou em 6 º. Já o atletismo obteve a 5ª colocação (categoria A – feminino), 15ª (A – masculino) e 11ª (D – masculino). O xadrez masculino ficou no 18º lugar.

A participação araçatubense foi coordenada pela Secretaria de Ação Social, por meio do Fundo Social de Solidariedade, e pela Secretaria de Esportes e Recreação. A competição foi realizada com o objetivo de promover a integração entre pessoas com idade a partir dos 60 anos, por meio de atividades físicas, recreativas e esportivas. O evento é promovido anualmente pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo em parceria com Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e municípios sede.

Fotos: Jorginho Cinti/FSS

terça-feira, 1 de junho de 2010

Secretaria recebe cobertores para doação

Os funcionários das agências de Araçatuba do Banco do Brasil tiveram um gesto de solidariedade na semana passada. Eles compraram 192 cobertores novos para serem doados a famílias carentes ou a entidades do município. Na tarde desta terça-feira (1°) os donativos foram entregues à secretária de Ação Social, Cidinha Lacerda, e à presidente do Fundo Social de Solidariedade, Carla Augusta Lopes Penteado.

Quem fez a entrega foi o superintendente regional do banco, Sérgio Eduardo Gersztel Black (foto), que destacou a iniciativa dos funcionários como forma cidadã de participar da sociedade. A secretária Cidinha elogiou o gesto voluntário dos doadores e explicou como serão distribuídos os cobertores, convidando os gerentes e funcionários da instituição a acompanhar a distribuição.

A presidente do Fundo Social disse que a quantidade doada vai se somar a mais 800 cobertores que a Prefeitura adquiriu e que serão distribuídos prioritariamente às famílias carentes cadastradas nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) ou àquelas que procuram o Fundo Social.

Foto: AAS