segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Educação doa 120 litros de leite ao Fundo Social

A Secretaria Municipal da Educação (SME) fez a doação de 120 litros de leite ao Fundo Social de Solidariedade (FSS), órgão que é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) de Araçatuba. A entrega ocorreu na manhã desta segunda-feira (30), na sede do FSS. Os produtos foram arrecadados no encontro de formação sobre a Bienal de Artes, realizado no último dia 11 de agosto.

Na ocasião, educadores das 60 unidades escolares do município fizeram a doação de litros de leite longa vida. Dois representantes de cada escola participaram do evento. Segundo a chefe de Gabinete da SME, Patrícia Cardoso Soares, os professores participaram com prontidão do ato. “Temos que ressaltar a imediata resposta desses educadores, que gentilmente atenderam à solicitação e consolidaram um gesto de solidariedade”, disse.

Ainda sobre a ação, Patrícia afirmou que o trabalho também fez valer a integração entre as secretarias de Educação e de Assistência Social e mostra o quanto a gestão municipal se preocupa com o bem-estar das crianças, não só no aspecto educacional, mas em todos aqueles que primam pelo desenvolvimento integral dos alunos. A presidente do FSS, Carla Augusta Lopes Penteado, recebeu os donativos e disse que eles serão distribuídos preferencialmente a famílias que possuem crianças e que estejam em situação de vulnerabilidade social.

Fotos: AAS

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente será aprimorado em Araçatuba

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), e representantes do segmento infanto-juvenil estão passando por uma capacitação. O objetivo é fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) na cidade, por meio da elaboração de um diagnóstico sobre o segmento e criação do Plano Municipal de Ação dos Direitos da Criança e do Adolescente. Na manhã desta quinta-feira (26), os atores sociais envolvidos no projeto estiveram reunidos na SAS para tratar do assunto e assistir a vídeos explicativos.

Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Especial da SAS, Maria Regina de Arruda, Araçatuba foi um dos 80 municípios selecionados pelo Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente) e pela Rede Social São Paulo para criar o seu Plano de Ação, que deverá ser feito em parceria com os diversos órgãos ligados ao segmento. Regina destaca que, para isso, foi criada uma comissão que reúne representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Saúde, Conselho Tutelar, Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e líderes religiosos. O Ministério Público e a Vara da Infância e da Juventude também serão convidados.

A recomendação do Condeca e da Rede Social é que cada cidade tenha pelo menos oito representantes de cada área na comissão. Segundo Regina, os agentes vão mapear a realidade do segmento infanto-juvenil, colhendo informações como a quantidade de instituições que recebem crianças e adolescentes; quais as atividades desenvolvidas nas entidades; índices de mortalidade infantil e de natalidade; quais os programas existentes no município e a cobertura deles nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, segurança, entre outros dados.

Rede

“Nós temos a ideia de ir além. Não só tratando dos direitos da criança e do adolescente, mas trabalhando com toda a rede”, afirma Regina. A diretora enfatiza, ainda, que cada área terá um diagnóstico específico e que os agentes deverão assistir a videoconferências nos próximos dias, dentro do projeto “Aprimoramento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de São Paulo”. As aulas abordam temas como legislação, políticas públicas e articulação das redes sociais. Regina acredita que o diagnóstico e o Plano de Ação de Araçatuba deverão ficar prontos ainda neste ano.

O projeto

Segundo o site do SGDCA, o objetivo do aprimoramento é fortalecer o sistema por meio de diagnósticos, mobilização, capacitação e troca de experiências entre os atores sociais. O projeto está sendo executado pelo Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (CEATS), da Fundação Instituto de Administração (FIA). A instituição oferece três programas de capacitação: “Construção de Fundamentos”, para os 645 municípios do Estado; “Construção de Plano Municipal de Ação dos Direitos da Criança e do Adolescente”, que atinge os 80 municípios selecionados e que terá como objetivo a elaboração de planos coordenados pelos Conselhos de Direitos e com a participação efetiva de outros atores municipais; e “Comunicação Social como Ferramenta de Fortalecimento do Sistema”, para 160 conselheiros de direitos.

Fotos: AAS

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Gestores municipais apontam necessidades da Assistência Social

Araçatuba sediou na tarde desta terça-feira (24) um dos encontros regionais promovidos pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads). O evento serviu para verificar as demandas de 96 cidades das regiões de Dracena, Presidente Prudente e Araçatuba, além de ouvir sugestões para a elaboração do Plano Estadual da Assistência Social (PEAS) de 2011. Centenas de técnicos e gestores da área - entre eles prefeitos - participaram da reunião, que foi realizada na UNIP (Universidade Estadual Paulista).

Presente no evento, o prefeito da cidade anfitriã, Cido Sério, destacou algumas ações realizadas pela Administração Municipal e manifestou a importância da parceria entre as três esferas de governo. Na ocasião, a gestora da Assistência Social de Birigui, Viviane Cristina Garcia, apresentou as principais necessidades do seu município e de Araçatuba, por meio de um documento produzido pelas duas cidades, classificadas pela Seads como de grande porte no interior.

Entre as prioridades apontadas estão a construção de Centros da Juventude, aprimoramento dos CREAS (Centros de Referência Especializados de Assistência Social), criação de Casas de Acolhimento regionalizadas para mulheres vítimas de violência, implementação de programas voltados para o mercado de trabalho, República para jovens recém-saídos de abrigos, elaboração de uma Política Estadual para a População de Rua, construção de Centros de Convivência para idosos, instalação de Centros de Profissionalização e Casas de Acolhimento para pessoas com deficiência.

Recursos

Em nome dos municípios de pequeno porte, o prefeito de Sagres, Gilmar Rodrigues da Silva Júnior, pediu financiamento para programas de qualificação, regionalização dos CREAS e mais recursos para serviços e programas sociais. Também representou cidades de pequeno porte o prefeito de Rancharia, Alberto César Centeio de Araújo, que também destacou a necessidade de mais recursos para a assistência social.

Por sua vez, o prefeito de Penápolis, João Luis dos Santos, solicitou para os municípios de médio porte - conforme classificação da Seads - Centros de Referência para crianças e adolescentes, ampliação de programas sociais, amparo a pessoas que saem das clínicas de tratamento para dependentes, entre outras reivindicações.

O secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Luiz Carlos Delben Leite, disse que a reunião foi importante para que a Secretaria conhecesse melhor a realidade dos municípios. Ele ainda destacou a ampliação dos programas Renda Cidadã e Ação Jovem e afirmou que o governo estadual estuda aumentar o repasse de recursos para as cidades. “Estamos discutindo aumentar os valores do Fundo Estadual da Assistência Social. Acredito que haverá sensibilidade para isso”, disse.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Secretaria vai aproximar alunos do Renda Cidadã ao mercado de trabalho

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT) está acompanhando os alunos dos novos cursos do Renda Cidadã. Na tarde desta segunda-feira (23), o titular da pasta, Carlos Farias, visitou duas turmas para manisfestar o interesse do Governo Municipal em contribuir com a colocação dos alunos no mercado de trabalho.

Ao todo, 80 pessoas se inscreveram para os cursos de chocolateria, texturização, culinária para restaurante e panificação. As aulas começaram na semana passada no Sest/Senat e serão ministradas até meados de outubro, sob coordenação da Secretaria de Assistência Social (SAS). Nesta segunda, Carlos Farias esteve com as turmas de texturização e panificação. Ele já visitou quase todos os cursos, restando apenas o de chocolateria, que será acompanhado ainda nesta semana.

Na sua palestra, o secretário destaca a importância de as pessoas se dedicarem às aulas e aponta possibilidades de emprego. “Nossa intenção é aproximar vocês do mercado de trabalho, apresentá-los aos empresários da cidade. Por isso, a gente espera dedicação de cada um para que todos possam estar empregados quando o curso terminar”, explicou. Carlos Farias disse, ainda, que a SMDERT vai promover nos próximos dias uma visita de empresários às turmas e montar um banco de dados sobre alunos.

Fotos: AAS

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Cerca de 60 jovens visitam Biblioteca Municipal

Com o objetivo de aproximar os participantes do programa Ação Jovem das diversas formas de cultura, o Governo Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), monitora visitas a locais como museus e teatros. E nesta quinta-feira (19) aproximadamente 60 jovens do projeto foram visitar a Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, que possui um acervo de mais de 60 mil exemplares.

Acompanhados por monitores do programa e da biblioteca, cerca de 20 jovens pela manhã e 40 à tarde fizeram um “tour” pelo espaço. Conheceram livros e jornais antigos, revistas e documentos, além de terem lido trechos de algumas obras. Segundo o psicólogo do Ação Jovem, Pedro Henrique Cracco, a visita visa estimular nos atendidos o hábito pela leitura.

“Queremos colocá-los em contato com essa forma de expressão, aproximá-los desse ambiente, como um estímulo à busca pelo conhecimento”, disse. A atividade socioeducativa faz parte das ações do programa, que é mantido pela Prefeitura em parceria com o Governo Estadual. Aproximadamente 280 jovens de baixa renda, com idades entre 15 e 24 anos, são atendidos pelo Ação Jovem.

Eles recebem mensalmente uma bolsa de R$ 80 por pessoa. O objetivo do programa é criar oportunidades para que os beneficiários tenham condições de retorno e/ou permanência na escola, estimulando a conclusão da escolaridade básica, possibilitando aos jovens continuar o aprendizado para seu desenvolvimento pessoal, inserção no mercado de trabalho, além de contribuir com o efetivo exercício da cidadania.

Fotos: AAS

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Casa de Passagem agora tem horta no quintal

A recém-inaugurada Casa de Passagem ganhou uma horta para seu quintal. O objetivo é propiciar às crianças e adolescentes em situação de risco que forem acolhidas no local, noções de sustentabilidade e estimular o respeito à natureza. O preparo do solo começou a ser feito na semana passada e o serviço foi finalizado nesta nesta terça-feira (17), com a adubação da terra e plantio das mudas.

Proposta pelo secretário de Desenvolvimento Agroindustrial, Silvio de Simoni Garcia, a ideia surgiu no dia 3 de agosto durante a inauguração da unidade, que é mantida Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS). O plantio foi feito pelos técnicos Domingos Araújo e José Rodrigues. Segundo eles, a previsão é de que entre 20 e 30 dias as primeiras hortaliças possam ser colhidas. No local estão sendo cultivadas rúcula, alface, almeirão, salsinha, cebolinha e hortelã.

As mudas são produzidas no Programa Lobato – Sítio da Criança, outra unidade administrada pela SAS. “A manutenção e assistência técnica continuarão por nossa conta”, disse o chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Agroindustrial, José Luiz Lopes, que auxiliou nos serviços. Junto com a coordenadora da Casa de Passagem, Vanderli Bonfim, a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, acompanhou parte dos trabalhos.

Conscientização

A secretária resumiu assim a importância do ato: “Se o nosso compromisso é oferecer um atendimento humanizado para que as crianças sintam-se em casa e cuidem dela com amor, o cultivo de uma horta será uma atividade especial. Ao mesmo tempo, poderá despertar alguns talentos e estimular o respeito à natureza, a partir de um espaço pessoal e divino, que é o lar. Com essa conscientização e esses valores, elas certamente terão maiores contribuições a dar ao meio ambiente, inclusive relacionadas às propostas da Conferência Infantil do Meio Ambiente".

Cidinha se referiu à conferência - inédita no Brasil - que teve início nesta semana em escolas municipais de Araçatuba e que está sendo organizada pelo Governo Municipal por meio das secretarias de Educação, de Meio Ambiente e Sustentabilidde e de Participação Cidadã. O evento visa consultar as crianças sobre formas para cuidar melhor do meio ambiente e, a partir desse diálogo, ampliar as contribuições para a construção de uma cidade educadora e sustentável.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Violões novos impulsionam oficina de musicalização no Peti

As crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Araçatuba agora têm uma motivação a mais para se dedicar à música. É que o Governo Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), adquiriu dez violões novos para aprendizado dos alunos.

As aulas recomeçaram há duas semanas. Segundo o professor de violão e monitor de banda do Peti, Flávio Xavier da Costa, os novos instrumentos impulsionaram a oficina de musicalização, que tem também aulas de coral e teclado. “Os alunos ficaram animados. Agora pensamos até em montar uma orquestra de violões”, disse Flávio.

Para o curso, o professor afirmou, ainda, que as 85 crianças e adolescentes do Peti foram divididas em 10 turmas e vão aprender música popular brasileira e canções temáticas. O programa também oferece aulas de artes cênicas, dança, capoeira, hip hop, informática, bordado, apoio escolar, educação física e atividades na brinquedoteca.

Fotos: AAS

Inicia nova programação de cursos do Renda Cidadã

Com o curso de panificação e confeitaria, o Governo Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), deu início na tarde desta segunda-feira (16) à nova programação de atividades do Renda Cidadã. Desta semana até meados de outubro, serão formados cerca de 80 alunos em aulas que serão ministradas no Sest/Senat.

Cada um dos quatro novos cursos tem uma turma de 20 pessoas desempregadas ou de baixa renda. Além de panificação e confeitaria, haverá aulas de chocolateria, texturização e culinária para restaurante. As atividades serão realizadas duas vezes por semana, no período da tarde. No curso que começou nesta segunda, os participantes tiveram noções de higiene na manipulação de alimentos e conheceram a cozinha.

Conforme a coordenadora de promoção social do Sest/Senat, Ivana Nobre Módena, além de aprender a fazer pães, bolos e doces, os alunos terão aulas de comportamento empreendedor. Este módulo também será ministrado aos participantes dos outros cursos. As novas atividades representam um investimento de R$ 30 mil e fazem parte do projeto “Complementando o Renda Cidadã”, do Governo Estadual em parceria com a Prefeitura de Araçatuba.

Fotos: AAS

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Conselho Tutelar elege novos membros

A partir do dia 3 de setembro deste ano o Conselho Tutelar de Araçatuba terá novos membros. É que neste domingo (15) foram eleitos os conselheiros para o triênio 2010/2013 no pleito que teve 3.205 votos. Nove candidatos disputaram cinco vagas para titulares e quatro para suplentes, no órgão que é mantido pela Prefeitura.

Ana Lúcia Souza Garcez Mello ficou em primeiro lugar com 704 votos. Em seguida, Rosângela Martins Proto recebeu 495 votos e na terceira posição ficou Edson José da Rocha, com 406 votos. O candidato Indalécio Adriano de Lima obteve 384 votos, ficando em quarto lugar, enquanto Rebeca Alves de Lima ficou em quinto, com 281.

Os demais candidatos vão assumir a suplência. São eles: Sandra Lúcia Terra Queija Gonçalves (259 votos), Roberto Marcos Batista (245 votos), Charles Ferlete dos Santos (189 votos) e Maria Alessandra Cenko Hansen (186 votos). Somente os conselheiros titulares recebem salário, que é de R$ 1,2 mil por mês. Entre as atribuições do Conselho Tutelar está a de fiscalizar o cumprimento dos direitos previstos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Chocolateria e panificação são algumas das novidades no Renda Cidadã

O Governo Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), vai capacitar 80 pessoas em cursos novos que serão ministrados a partir deste mês. Para saber do cronograma e receber orientações, na manhã desta sexta-feira (13) os inscritos estiveram reunidos na sede do Renda Cidadã – programa de geração de renda criado pelo Governo Estadual e mantido em parceria com os municípios.

Com investimento de R$ 30 mil, os cursos recém-lançados são panificação e confeitaria, culinária para restaurante, chocolateria e texturização. Eles fazem parte do projeto “Complementando o Renda Cidadã”. Em cada curso vai participar 20 pessoas desempregadas ou de baixa renda, em aulas que serão realizadas duas vezes por semana, no período da tarde.

Segundo a coordenadora do programa na cidade, Cascie Cristina Carneiro Silva, as atividades terão início na próxima segunda-feira (16) e previsão de encerramento no dia 16 de outubro. A coordenadora destacou, ainda, que a maioria das aulas serão ministradas no Sest/Senat e que a Prefeitura vai distribuir gratuitamente passes de ônibus para facilitar o deslocamento das pessoas.

Sobre o objetivo dos novos cursos, Cascie explicou que eles vão auxiliar na preparação dos alunos para o mercado de trabalho. “Essas capacitações são importantes porque estão baseadas em duas ideias: qualificar a pessoa para conseguir um emprego e estimular a atividade autônoma com vistas à geração de renda”, resumiu.

Oportunidade

“Mas ao participar a pessoa tem que saber que, depois da qualificação, ela pode se transformar, fazer a diferença”, enfatizou Cascie. E fazer a diferença é o que quer a diarista Cláudia Maria Sabino (foto abaixo, em destaque), de 40 anos, moradora do bairro São José. Ela está formalmente desempregada há pouco mais de um ano e faz faxinas eventualmente. Se increveu no curso de chocolateria porque quer, no futuro, trabalhar em casa, vendendo o que produzir. Sobre a oportunidade da qualificação, ela foi enfática: “A gente, que é pobre, tem que agarrar com as duas mãos e saber aproveitar”.

Já a desempregada Leandra Ferreira Ramalho, 27 anos, moradora do bairro Água Branca III, escolheu o curso de panificação e confeitaria. Ela já participou do curso de bordado no Renda e disse que a nova capacitação pode ajudá-la a conseguir um emprego em uma padaria ou mesmo motivá-la a trabalhar em casa. “Isso é ótimo porque está sendo dada a oportunidade para a gente aprender e conseguir um emprego futuramente”, afirmou Leandra. As pessoas inscritas para participar dos cursos estão cadastradas no programa Renda Cidadã e nos quatros CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) de Araçatuba.

Fotos: AAS

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Programa beneficia 280 jovens em Araçatuba

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), em parceria com o Governo Estadual executa o Programa Ação Jovem na cidade. Nele, são atendidos aproximadamente 280 jovens de baixa renda, com idades entre 15 e 24 anos, que participam de atividades socioeducativas e recebem mensalmente uma bolsa de R$ 80 por pessoa.

O objetivo do programa é criar oportunidades para que os beneficiários tenham condições de retorno e/ou permanência na escola. Para isso, estimula a conclusão da escolaridade básica, possibilitando aos jovens continuar o aprendizado para seu desenvolvimento pessoal, inserção no mercado de trabalho, além de contribuir com o efetivo exercício da cidadania.

Segundo a coordenadora do programa no município, Maria Helena Ferreira (foto), os inscritos têm direito ao benefício financeiro desde que a renda per capita da sua família seja de até meio salário mínimo, que eles participem das atividades socioeducativas e estejam matriculados em escola pública estadual ou municipal, com frequência de pelo menos 85%.

Estímulo

Entre as atividades que são organizadas pela equipe do Ação Jovem estão oficinas, cursos, reuniões, palestras e visitas culturais. “O programa atua com a prevenção da evasão escolar, mas também estimula o jovem de famílias de baixa renda a realizar os seus projetos de vida”, afirma Maria Helena.

Ela ressalta, ainda, que o beneficiário fica no programa por no máximo 36 meses e se faltar três vezes ou mais nas atividades socioeducativas é excluído, podendo sua vaga ser preenchida por outro jovem em situação de vulnerabilidade. A sede do Ação Jovem está localizada em uma sala da antiga estação ferroviária, em frente à Praça do Relógio, s/n, Centro. Mais informações: 3622-1048.

Foto: AAS

Investimento prioriza Agricultura Familiar e produção deve aumentar 20%

O biênio 2010/2011 do Programa Compra Direta Local da Agricultura Familiar em Araçatuba teve início na manhã desta quarta-feira (11), com uma solenidade no Mercadão Municipal. O Compra Direta integra um dos eixos do Fome Zero, programa do Governo Federal que tem o objetivo de eliminar a fome no Brasil. Para isso, conta com o apoio dos pequenos produtores rurais. Os de Araçatuba agora têm um motivo a mais para continuar produzindo alimentos: é que o investimento do Governo Federal e da Prefeitura aumentou de RS 950 mil no período anterior para R$ 1.377.592,50 no novo convênio, e a estimativa é que a produção cresça 20%.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai liberar R$ 1.227,600,00 e a Prefeitura de Araçatuba entrará com R$ 149.992,50 de contrapartida. Desde o dia 1º de julho já estão liberados R$ 410 mil. As outras duas parcelas serão liberadas em março (R$ 410 mil) e julho de 2011 (R$ 550 mil). Para falar sobre o investimento e acompanhar o início das atividades do biênio, foi realizada a solenidade no Mercadão, que contou com a presença do prefeito Cido Sério, de secretários municipais, entre eles Silvio Garcia (Desenvolvimento Agroindustrial) e Cidinha Lacerda (Assistência Social), além dos vereadores Ermenegildo Nava (PSC), Durvalina Garcia (PT) e Joaquim Pereira de Castilho (PDT).

Conforme dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial (SMDA), que gerencia o Compra Direta na cidade, no biênio anterior quase 7 mil pessoas foram atendidas semanalmente pelas 47 entidades cadastradas. A expectativa é que o número de pessoas atendidas ultrapasse as 7 mil. O programa também beneficiará 300 pequenos produtores rurais de Araçatuba, Brejo Alegre e da Cooperativa de Frutas de Jales, responsáveis pelo fornecimento de 40 tipos de alimentos, entre frutas, verduras, legumes, cereais e leite, inclusive bebida láctea com sabores. “Até dezembro de 2011 serão distribuídos 1,2 mil toneladas de alimentos”, explica o secretário Silvio Garcia.

Dignidade e cidadania

Na ocasião, o prefeito Cido Sério destacou a importância do fortalecimento da agricultura familiar e a visão do Governo Municipal na área. "Desenvolvemos políticas públicas que possibilitam melhorar a vida das pessoas, combatendo o risco de exclusão social e garantindo a elas dignidade e cidadania. Ao mesmo tempo, estruturamos uma rede social, que favorece o trabalho de entidades e garante o escoamento da produção da pequena propriedade", enfatizou o prefeito.

A secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, também discorreu sobre o assunto, ressaltando o impacto do Compra Direta na vida das pessoas. "A família que hoje é assistida amanhã poderá estar incluída no programa de assentamento da reforma agrária, por exemplo, e produzir alimentos de qualidade. Desta forma, você qualifica as pessoas, resgata a dignidade humana e caminha rumo à erradicação da pobreza e da vulnerabilidade social”.

Fotos: Alex Tristante

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Restaurante Popular oferece refeição de qualidade por apenas R$ 1

A população de Araçatuba tem à disposição uma unidade de alimentação e nutrição onde o almoço custa apenas R$ 1. É o Restaurante Popular Alice da Silva Prates, que atende diariamente cerca de 450 pessoas e funciona de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 13h30. O local é mantido pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Segundo a coordenadora dos Programas de Segurança Alimentar da SAS, Kelli Cristina Cardozo de Oliveira, o cardápio é variado e preparado por uma nutricionista. Entre os alimentos, são servidos frequentemente arroz, feijão e salada e o prato principal varia, podendo conter lagarto ao molho madeira, frango assado, estrogonofe, bife acebolado, bisteca frita, contrafilé assado e lombo suíno.

A pessoa ainda tem direito a uma fruta e a um copo de suco. “O cardápio é bastante diversificado e nós temos sempre o cuidado de não repetir os mesmos itens todo dia”, afirma Kelli. Segundo ela, o Restaurante Popular atende principalmente trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional.

Kelli destaca que, embora o custo para a população seja de R$ 1, o valor total de cada prato é de aproximadamente R$ 2,80. A Prefeitura subsidia a diferença, ou seja, cerca de R$ 1,80, e o Governo Federal financia equipamentos e melhorias no prédio. Ela diz, ainda, que toda a parte de hortifruti do restaurante vem de pequenos produtores rurais de Araçatuba, por meio do Programa Compra Direta da Agricultura Familiar, outro programa do Governo Federal em parceria com os municípios.

“Boa alimentação”

A aposentada Mércia Maria dos Santos, de 64 anos, é uma das pessoas que escolheu almoçar no Restaurante Popular. Há duas semanas ela faz a refeição regularmente no local, mas já utilizou o espaço outras vezes. “Antes eu comia aqui de vez em quando, agora tenho vindo todos os dias”, diz.

Mércia optou por almoçar no local pelo preço e pela qualidade da comida. “É muito boa a alimentação, é variada”, afirma. É o que disse também o motorista Luiz Carlos Regino, de 41 anos. Segundo ele, o espaço é importante especialmente para quem não tem condições de comer nos restaurantes tradicionais.

Combate à fome

Em Araçatuba, o Restaurante Popular existe desde o dia 8 de março de 2006. Nos últimos dois anos, estima-se que mais 200 mil refeições tenham sido servidas no local. Segundo o MDS, as unidades estão instaladas atualmente em 69 municípios com mais de 100 mil habitantes, e elas integram no Programa Zero, que tem o objetivo de eliminar a fome no Brasil.

Para atingir esta meta em Araçatuba, o Governo Municipal também faz doação de cestas básicas por meio do Fundo Social de Solidariedade e dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), além de fortalecer o Programa Compra Direta da Agricultura Familiar e a alimentação nas escolas e participar ativamente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Serviço

Restaurante Popular – almoço a R$ 1
Endereço: Avenida dos Araçás, 1.200 – Centro
Horário de funcionamento: das 11h30 às 13h30 (seg. a sexta)
Informações: 3621-8278

Fotos: AAS

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Dezenas de famílias recebem kits de agasalho

Cerca de cem famílias foram beneficiadas com a entrega de kits de agasalho realizada na manhã da última sexta-feira (6), na Secretaria de Assistência Social (SAS). A ação é uma iniciativa do Governo Municipal, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), que já distribui, desde maio deste ano, cerca de três mil kits a famílias do município.

Para a entrega de hoje foram selecionadas famílias que moram na região central da cidade. A triagem é feita por meio do cadastro realizado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou no FSS. As famílias receberam um comunicado convidando-as para comparecer no local para a entrega dos kits. Gláucia Valéria de Souza, do lar, disse que esta já é a sexta vez que ela é beneficiada pelas ações do Fundo e ficou contente por receber, além das roupas, quatro cobertores. “Nossa, que maravilha, eu estava precisando mesmo. Essa ajuda que recebo é um incentivo para eu mudar de vida”, conta.

A presidente do FSS, Carla Augusta Lopes Penteado, fez a entrega dos kits. Ela explica que as roupas são selecionadas de acordo com a necessidade de cada família, já que o cadastro é bastante detalhado, incluindo até mesmo a religião dos integrantes da família. “Pelo cadastro nós sabemos o número dos calçados, o manequim, e até mesmo a religião para evitar constrangimentos, caso a pessoa não use roupas curtas, como shorts ou blusas decotadas”, disse Carla.

As doações foram arrecadadas por meio de um mutirão realizado por funcionários da Prefeitura, atiradores do Tiro de Guerra 02 – 010 e Policiais Militares que percorreram a cidade visitando casas e distribuindo caixas coletoras no comércio, supermercados e padarias.

Esta é a primeira vez que a entrega é feita na Secretaria. As demais foram realizadas nos CRAS dos bairros Jussara, Rosele, São José e Umuarama. A Campanha não tem data definida para terminar e as pessoas que necessitam de doações podem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica na Rua XV de novembro, número 170, Centro.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Nova composição assume Comdica

O prefeito Cido Sério deu posse ao membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) na manhã desta quinta-feira (5), no auditório da Prefeitura. Entre titulares e suplentes, foram nomeadas 32 pessoas do poder público e da sociedade civil.

Segundo a presidente do conselho no biênio anterior, Maria Zilma Corrêa Dornellas, a composição que assume tem renovação de 70% e inclui representantes de secretarias municipais, da Câmara dos Vereadores e de entidades, associações e clubes de serviço. Maria Zilma afirmou que a escolha da nova presidência do órgão será definida na próxima segunda-feira (9).

Ela disse, ainda, que no período em que ficou à frente do Comdica houve avanços na área relacionada aos direitos da criança e do adolescente. “Nós temos programas excelentes. A Secretaria (de Assistência Social) está de parabéns pelo trabalho desenvolvido”, afirmou a ex-presidente.

Conforme o Decreto de Lei que dispõe sobre a nomeação, o mandato dos conselheiros é de dois anos, contados a partir do mês da posse, e o exercicío da função é considerado de interesse público relevante. O documento também diz que não há remuneração pelas atividades desenvolvidas no órgão.

Participação

Presente no ato da posse, a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, disse que a Prefeitura tem priorizado os segmentos mais vulneráveis do município e dado mais espaço à participação da sociedade. “Esta Administração tem procurado dar uma condição diferente aos conselhos, para que eles sejam ainda mais participativos”, destacou a secretária.

Já o prefeito Cido Sério disse que os membros do recém-empossado conselho têm o dever de ajudar o Governo Municipal na construção de políticas públicas. “Precisamos discutir as melhores políticas, as melhores práticas. E o Comdica tem grande responsabilidade nesse processo, que garantirá cidadania e dignidade às crianças e adolescentes da nossa cidade”, afirmou.

Na ocasião, o secretário municipal de Participação Cidadã, Alex Lapenta, explicou que o Comdica possui caráter deliberativo e exerce papel central no sistema de garantias dos direitos individuais da criança e do adolescente. Também participaram do evento o vereador Joaquim Pereira de Castilho (PDT) e secretários municipais.

Foto: Alex Tristante

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Governo Municipal inaugura Casa de Passagem

A rede de proteção social especial de Araçatuba ganhou mais uma unidade de acolhimento: a Casa de Passagem. O local foi inaugurado pelo Governo Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), na manhã desta terça-feira (03), com a presença de autoridades e servidores municipais.

O espaço foi criado para atender crianças e adolescentes que estiverem em situação de risco e necessitando de acolhimento imediato, em caráter provisório e emergencial. Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Especial do município, Maria Regina de Arruda, os atendidos deverão ser encaminhados pelos Conselhos Tutelares ou órgãos de defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Maria Regina disse que o local vai servir como um portal de entrada para as crianças que forem encaminhadas.“A partir daí, a equipe técnica vai fazer uma estudo psicossocial de cada caso e elaborar um relatório que será encaminhado ao juiz. Então, a criança poderá retornar ao convívio familiar ou ser acolhida em uma instituição como a Casa Abrigo”, disse Maria Regina.

Humanização

Presente na inauguração, a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, disse que a casa foi estruturada com o objetivo de oferecer um atendimento humanizador. “Enquanto se decida o destino da criança, que aqui ela se sinta bem, se sinta tratada como ser humano, com todo o carinho”, disse. A secretária informou, ainda, que a Casa de Passagem atenderá no máximo 16 crianças e adolescentes de 2 a 17 anos, de ambos os sexos.

Ela disse também que a equipe técnica é composta por sete profissionais – uma coordenadora geral, uma assistente social, uma psicóloga e quatro monitores em escala de revezamento -, e que o espaço tem uma sala de convivência, uma sala de estar, uma sala de TV, um escritório para os técnicos, três quartos, uma cozinha, quatro banheiros, área de serviço e quintal.

Sonho realizado

Na cerimônia de inauguração, Cidinha Lacerda destacou também o empenho do prefeito Cido Sério em instalar a Casa de Passagem e em realizar as políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente. Neste sentido, também o promotor público Dr. Lindson Gimenes de Almeida (foto abaixo, em destaque), elogiou a Administração por priorizar a criança e o adolescente.

O promotor afirmou que existe uma lei municipal de 1997 que já previa a criação da Casa de Passagem. “Mas ela (a lei) ficou de sobrevida, quase morta, à espera de sobreviver por uma lei aprovada no final de 2008”, disse. Segundo o Dr. Lindson, na sua história de 12 anos de atuação em Araçatuba, ele e outras pessoas que militam na área vinham sonhando com o momento da instalação da casa. “Há muito tempo que a gente sonha com isso. E só uma gestão e uma secretaria com coração e profissionalismo pôde realizar esse sonho”, enfatizou o promotor.

Oportunidade

O prefeito Cido Sério, ao comentar sobre mais essa realização, disse também que a inauguração do novo espaço representa uma evolução nas políticas públicas municipais e um olhar da gestão para o ser humano. “Que a gente dê para cada criança e adolescente encaminhado para esta casa uma oportunidade de retorno para um lugar onde haja amor, onde haja uma relação melhor entre os próximos”, disse.

Depois da solenidade de inauguração, houve apresentações de capoeira e de artes circenses, feitas por crianças da Casa Abrigo, outra unidade da rede de proteção social especial de Araçatuba mantida pelo Governo Municipal. Em seguida, foi servido um café da manhã aos convidados. Além das autoridades citadas, estiveram presentes no evento a vereadora Durvalina Garcia (PT), a presidente da Câmara dos Vereadores, Edna Flor (PPS), e o coordenador do Conselho Tutelar, Sérgio Raposo Calixto.

Trecho do discurso da secretária Cidinha:



Fotos: Alex Tristante

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Araçatuba participa de encontro regional sobre atendimento socioeducativo

O Governo Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social (SMAS), participou do Encontro Regional para Integração do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), entre os dias 27 a 29 de julho, em Caeté (MG). O evento foi organizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), por meio da Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA).

Os encontros regionais tiveram o objetivo de discutir com gestores e conselheiros estaduais, municipais dos direitos da criança e do adolescente, e da assistência social mecanismos para consolidar em seus municípios medidas socioeducativas. Cerca de 430 representantes de 146 municípios e 16 participantes dos quatro estados da região sudeste participaram do evento.

Na ocasião, representaram Araçatuba a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Letícia Ichinose Rodrigues, e a assistente social Manuely Vieira Pereira (foto acima, da esq. p/ dir.). Segundo a secretária Cidinha, o evento contribuiu para a capacitação das profissionais de Araçatuba.

“O encontro foi positivo na medida em que nos auxiliou sobre como devemos articular nossas ações em rede no município e nos capacitou no sentido de pensarmos políticas públicas integrando o SUAS com o SINASE”, disse Cidinha. Também participaram do encontro a subsecretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmen Oliveira, e a coordenadora-geral do SINASE, Lucia Elena Rodrigues.

Casa Abrigo reaproxima crianças de famílias

O Governo Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, mantém uma residência para acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco, de abandono ou que tiveram direitos violados. É a Casa Abrigo, que oferece atendimento integral, apoio escolar, cursos, oficinas e atividades esportivas, culturais e de lazer. Atualmente, o local possui 40 abrigados.

Segundo a coordenadora da casa, Nelci Coelho Pereira, o espaço tem como função acolher crianças e adolescentes encaminhadas pelo Poder Judiciário. “São casos em que a criança é vítima de maus tratos ou de outros tipos de violência, ou que more em um ambiente inadequado”, disse.


Segundo Nelci, essas crianças ficam por um tempo hospedadas na casa até que sua família – ou parentes próximos – tenha condições de recebê-las de volta. Há também situações em que o abrigado pode ser adotado por outra família, desde que esta faça um cadastro e atenda às exigências da Lei da Adoção. A coordenadora disse que a Casa Abrigo atende crianças de 4 a 17 anos.

Vínculos familiares

Nelci destacou que o objetivo da casa é acolher a criança e reaproximá-la da sua família biológica ou de parente próximo. “Fazemos o acompanhamento das famílias, promovemos encontros e festas comemorativas com o intuito de reforçar os vínculos familiares”, disse. Segundo ela, a expectativa é que a criança volte para o convívio familiar e ou que, em última hipótese, seja adotada por outra família.

A coordenadora explica que as “festinhas” são grandes oportunidades que os pais têm de interagir com os filhos abrigados. Na semana passada houve uma festa “julina” na casa, que contou com comidas típicas, quadrilha e a presença de familiares. “Esses eventos são importantes porque promovem a integração entre as crianças e suas famílias”, afirmou Nelci.

Ela ressaltou que a recomendação é para que o abrigado fique na casa por até dois anos, mas que há casos em que a criança fica mais tempo, seja porque sua família de origem ainda não ofereceu condições de recebê-la de volta, seja porque não apareceu família adotiva. “Mas temos jovens entre 15 e 17 anos que já preparamos para a vida. Eles são encaminhadas para oficinas de capacitação ou mesmo para o mercado de trabalho”, disse a coordenadora. Ela disse, ainda, que os abrigados recebem aulas de capoeira, dança, teatro, artes circenses e artesanato.

Autoestima

“No ano passado, o Governo Municipal aumentou a quantidade de oficinas e promoveu a reforma do espaço, com a instalação de forros e pintura. Com os cursos novos, as crianças têm despertado suas próprias potencialidades e adquirido autoestima”, afirmou.

Segundo Nelci, na Casa Abrigo a criança é estimulada a desenvolver seus talentos. Um dos destaques da instituição é o menor L.S.S. (foto), de 14 anos. No ano passado, ele participou do concurso de redação “Coisas de Saci”, teve seu texto escolhido entre os melhores e publicado no jornal Folha da Região. “Foi legal ter participado. Serviu como mais um estímulo para que eu continuasse a escrever”, disse o adolescente.

Fotos: Alex Tristante