terça-feira, 30 de novembro de 2010

Curso de informática tem encerramento e alunos recebem certificados

Os 14 alunos do Curso de Informática Básico tiveram a última aula e receberam os certificados de conclusão na tarde desta terça-feira (30), no UniToledo. Oferecido pelo Governo de Araçatuba, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho e de Assistência Social, em parceria com a Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência), a atividade foi destinada a pessoas em situação de vulnerabilidade social ou com deficiência.

Com 44 horas de duração, o curso iniciou em 16 de novembro e propiciou conhecimentos básicos de informática aos alunos com o objetivo de facilitar a inclusão deles no mercado de trabalho. Ao receber seu certificado, Neide Aparecida Francisco dos Santos, 34 anos, agradeceu a oportunidade de participar das aulas e elogiou o professor Allan Kardec Neves Alves. “Ele teve uma paciência de Jó, é ótimo para ensinar. O curso também é ótimo, deu pra aprender bem”, disse.

Segundo Neide, a atividade mostrou que as pessoas com deficiência têm muita capacidade e vontade de aprender, e que são eficientes no que se propõem. Estiveram presentes no encerramento do curso a chefe de Gabinete da Secretaria de Assistência Social, Marli Canova Vieira, o secretário de Participação Cidadã, Alex Lapenta, o diretor de Economia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Guilherme Fernandes, e a gerente da Avape em Araçatuba, Heliana Maguollo.

Peti ensaia apresentação de dança para aniversário da cidade

O Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) vai fazer uma apresentação no dia do aniversário de 102 anos de Araçatuba, que será celebrado nesta quinta-feira (2). No dia, crianças do programa vão apresentar na Praça João Pessoa, a partir das 9h, a coreografia “Tarantela”, em homenagem à colônia italiana.

A atividade faz parte da programação de eventos da Prefeitura para comemorar a data especial. Na manhã desta terça-feira (30), as crianças ensaiaram a coreografia na sede do Peti, que fica no bairro Alvorada. A demonstração terá duração de quase quatro minutos e os ensaios começaram há cerca de um mês.

“A apresentação faz parte do espetáculo ‘Volta ao Mundo’, que será exibido no dia 16 de dezembro. Para esta quinta-feira, nós fizemos uma adaptação e escolhemos a parte em que homenageamos a cultura italiana”, disse Marilaura Silva Queiroz, monitora de dança do Peti.

No mesmo dia, das 8h às 12h, o Peti vai oferecer uma Oficina de Biscuit, onde as crianças presentes poderão aprender a fazer pequenas bonecas relacionadas ao Natal. A atividade será coordenada pela ludotecária do Peti, Mayla Ferreira Pavezzi, que será assessorada por três crianças do programa.

Sítio da Criança

Também na quinta-feira e no mesmo local, pela manhã, outro programa da Secretaria de Assistência Social, o Sítio da Criança, vai expor uma tela com imagens feitas com tecido e outros materiais. O painel retrata pontos característicos da cidade aniversariante. Na ocasião, crianças do programa vão apresentar o espetáculo “A Viagem Maluca para Araçatuba”.

Cursos de capacitação profissional têm início

Familiares de crianças do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) de Araçatuba iniciaram nesta segunda-feira (29) os curso de Serviço de Camareira e de Recepção, Atendimento e Portaria, no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). As atividades são oferecidas gratuitamente e mantidas pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social de Araçatuba, em parceria com a Fundação Telefônica. O encerramento dos cursos será no dia 15 de dezembro.

Ao todo, 34 pessoas foram inscritas, sendo 17 em cada curso. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. Segundo uma das alunas, a aposentada Penha de Lourdes Copetti (foto abaixo, à esquerda), 60 anos, a atividade veio de encontro à sua vontade. “Eu gosto de estudar, de participar de cursos, e quando veio essa oportunidade eu aproveitei”, afirma. Penha escolheu fazer o curso de camareira e disse que pretende trabalhar na área.

Já a garçonete Luana Daniela Mendonça dos Santos (foto acima), 26 anos, optou por fazer o curso de Recepção, Atendimento e Portaria porque vê crescimento do mercado. “Estão sendo construídos muitos prédios na cidade, então é uma área que está em crescimento, e que vai precisar de gente para trabalhar”, diz. A garçonete também destaca a abrangência do curso. “Vamos supor que a atividade de porteiro não ofereça vaga, mas aí eu posso ir atrás de um serviço de recepcionista”.

Desenvolvimento

De acordo com Luana, a qualificação profissional pode contribuir com o desenvolvimento das famílias e de cada pessoa que participa. “Com esse tipo de curso, eu creio que a gente tem muita oportunidade de expandir”, enfatiza. Segundo a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, a oferta de cursos de qualificação profissional é um meio de promover a inclusão social das famílias.

“Com os nossos programas sociais, damos um atendimento integral à família. No Peti, por exemplo, o foco é o combate ao trabalho infantil, mas também damos todo o apoio à família das crianças, inclusive no que diz respeito a preparar pessoas para o mercado de trabalho”, afirma.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Centro de Referência da Mulher completa seis meses de funcionamento em Araçatuba

O Centro de Referência da Mulher (CRM) Josymary Aparecida Carranza completou seis meses de funcionamento nesta quinta-feira (25). Nesse período, foram feitos 270 atendimentos sociais, 34 advocatícios e 266 psicossociais. Mantida pelo Governo de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a unidade foi inaugurada no dia 24 de maio e começou a atender no dia seguinte. O centro de referência tem como objetivo principal acolher mulheres vítimas de violência.

Segundo a coordenadora do CRM, Fernanda da Silva Piovesan, as mulheres vitimizadas pertencem a várias classes sociais e quando procuram o centro estão bastante fragilizadas. “Em geral, elas estão com a autoestima baixa e precisam de um acompanhamento que permita a elas resgatar a sua dignidade”, afirma. “Além disso, fazemos um trabalho de socialização e de fortalecimento da mulher, para que ela busque a emancipação e se valorize”.

Fernanda afirma que os agressores são principalmente maridos ou companheiros. Para atender as mulhres, o CRM conta com uma equipe multidisciplinar composta por advogada, psicólogas e assistentes sociais. “Nós recebemos a mulher vitimizada e, dependendo do caso, ela pode ser encaminhada para equipamentos sociais, como os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), faculdades de psicologia (FEA e Unip, parceiras nos atendimentos) ou para o Ambulatório Municipal de Saúde Mental”, disse.

Reflexão

Segundo a coordenadora, o centro também esclarece dúvidas das mulheres e promove atividades como Oficina de Reflexão, em aulas que ocorrem quinzenalmente. Na oficina, as mulheres trocam informações e experiências com o objetivo de superar as adversidades. Fernanda (foto) lembra que o atendimento oferecido pelo CRM não tem o objetivo de sugerir a separação de casais nem "demonizar" os parceiros. “Nós auxiliamos a mulher a refletir sobre sua vida com o companheiro, para que ela pondere sobre a relação”, diz.

A coordenadora destaca que a maioria das atendidas tem idade entre 30 e 55 anos. Sobre esses seis meses de atendimento, Fernanda diz que, embora parte da população ainda não conheça o local, o balanço é positivo. “Temos conseguido resgatar a autoestima das mulheres, além de mostrar as possibilidades que elas têm de se emancipar”. De acordo com Fernanda, ao ser encaminhada para um CRAS, a mulher pode participar de cursos de capacitação e oficinas, como a de yoga, dança do ventre e jazz.

Divulgação

Com o objetivo de difundir o CRM, a coordenadora destaca também que nos próximos dias serão fixados cartazes do centro de referência em todas as escolas estaduais e municipais, unidades de saúde, em coletivos da TUA (Transportes Urbanos de Araçatuba) e demais pontos de muita circulação, como rodoviária, delegacias e igrejas. Também serão distribuídos fôlderes, cujos modelos seguem abaixo (para ver a imagem maior, clique nela).

Além disso, o centro vai atuar em parceria também com a Coordenadoria da Mulher, da Secretaria Municipal de Participação Cidadã. “Já atuamos de forma integrada com os equipamentos sociais, secretarias e órgãos públicos, como a Delegacia de Defesa da Mulher. Mas queremos fortalecer a rede para que a mulher seja cada vez mais valorizada”, destaca Fernanda.

Carro

Ela ainda enfatizou que recentemente o CRM ganhou um carro, da marca Gol, adquirido graças à emenda parlamentar da deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT). “O automóvel veio para completar nossa estrutura, que é muito boa”, afirma.

Serviço

Fernanda recomenda que a mulher que estiver sofrendo algum tipo de violência - seja ela física ou psicológica - ou queira apenas informações procure o CRM, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Ele está instalado na rua Chiquita Fernandes, 615, Vila Bandeirantes. O atendimento é gratuito e sigiloso. Mais informações: 3608-4452.

Ação Jovem e Conselho Municipal Antidrogas promovem palestra sobre tabagismo

Os malefícios do uso do tabaco. Esse foi o principal tema de palestra realizada na noite desta quinta-feira (25) na sede do Renda Cidadã. Direcionado a pais e mães de participantes do programa Ação Jovem, o evento contou com a presença de cerca de 30 pessoas e teve por objetivo promover a conscientização, além de oferecer informações sobre os prejuízos que o cigarro traz a quem fuma e a quem convive com fumantes.


A palestra foi ministrada por um dos membros do Conselho Municipal Antidrogas (Comad), Moisés Dantas Barbosa, que foi assessorado pelo secretário do órgão e guarda municipal, Ataíde Gomes. Eles mostraram fotografias de pessoas com a saúde debilitada por conta do vício e imagens de partes do corpo humano, como cérebro e pulmão, afetados pelas substâncias tóxicas do cigarro.

Na ocasião, Barbosa apresentou Zé Fuminho, caveira que “não dispensa uma tragada”. O esqueleto é composto de um sistema de bombeamento que possibilita as tragadas e armazena a fumaça em vidro, simulando o pulmão tomado pelas substâncias. A palestra também destacou que os fumantes têm mais chances de serem afetados por doenças como enfisema pulmonar, câncer de boca, acidente vascular cerebral (AVC), entre outras.


Prevenção

Segundo o conselheiro, a palestra tem um caráter educativo e de prevenção. “Nós mostramos os malefícios do cigarro, as doenças que ele pode acarretar aos fumantes e buscamos prevenir as pessoas sobre esses riscos”, disse Barbosa. Ele destacou ainda que o Comad também promove um curso gratuito para pessoas que desejam parar de fumar. Quem estiver interessado deve ligar para o telefone 3636-1240.

De acordo com a psicóloga do Ação Jovem, Márcia Viudes de Lima, o evento desta quinta-feira fez parte das atividades mensais do programa Ação Jovem, que é mantido pelo Governo de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o governo estadual. Márcia destacou que, embora o programa atenda jovens de 15 a 24 anos, ele também tem como característica promover atividades para os familiares dos atendidos.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Seminário discute “Mulher no Século XXI”

O Governo de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Participação Cidadã (SMPC), realizou na manhã desta quinta-feira (25) o seminário “Mulher no Século XXI”. Com a participação de autoridades, servidores municipais e representantes da sociedade civil, o evento ocorreu no auditório da prefeitura e fez alusão ao Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, celebrado nesta quinta.

Presente no seminário, o prefeito Cido Sério ressaltou a importância de fazer o debate em torno das questões ligadas ao segmento. “A sociedade precisa evoluir nessa área e isso só será possível se combatermos os preconceitos e reafirmarmos os direitos da mulher”, disse. Já a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda (foto, em pé), falou sobre cotas para mulheres e destacou as políticas públicas municipais para o segmento.

“Nós fortalecemos a rede de proteção social em Araçatuba, com a reestruturação de equipamentos sociais e criação de outros, como o CRM (Centro de Referência da Mulher)”. De acordo com Cidinha, o centro de referência - inaugurado há seis meses - veio para contribuir com a valorização da mulher vitimizada e o resgate da sua autoestima. A secretária também destacou os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Renda Cidadã como importantes equipamentos de apoio e valorização à mulher araçatubense.

Mulher na política

Convidada a falar sobre a mulher na política, a vereadora Durvalina Garcia (PT) mostrou alguns dados que destacam a falta de equidade no quadro político brasileiro. “Na Câmara dos Deputados, apenas 8,9% são mulheres e no Senado essa porcentagem chega a 13%. Os números mostram que o Congresso Nacional não reflete a equidade de gênero num país cuja população feminina ultrapassa 50%”, ressaltou.

A vereadora destacou que uma das formas de corrigir essa disparidade é a implementação de uma Reforma Política, que poderia abrir caminhos para as mulheres. “É preciso pensar numa Reforma Política que garanta a equidade de gênero para que a gente possa ampliar as conquistas”, disse Durvalina. Na ocasião, o secretário municipal de Participação Cidadã, Alex Lapenta, falou sobre violência contra a mulher, em substituição à delegada de Defesa da Mulher, Luciana Pistori Frascino, que não pôde comparecer ao seminário.

Reflexões

Lapenta propôs reflexões acerca das causas da violência contra a mulher e disse que o Governo Municipal vai se empenhar para que a sociedade civil se envolva nesse debate. Última palestrante a tomar a palavra, a socióloga e secretária municipal de Governo, Tânia Regina Gimenez, destacou o caráter machista e preconceituoso da sociedade e o modo com que as próprias mulheres, em muitos casos, reproduzem a cultura machista. Também participaram do evento a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Silvia Niwa, a representante da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Araçatuba, Dilma Eliete da Silva, e a coordenadora do CRM, Fernanda da Silva Piovesan.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Seminário em Araçatuba vai abordar temas relacionados à mulher nesta quinta-feira

O Governo de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Participação Cidadã, vai realizar o seminário “Mulher no Século XXI”, nesta quinta-feira (25), quando é celebrado o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher. O evento vai ocorrer no auditório da prefeitura, das 9h às 11h30, com entrada gratuita. Serão debatidos temas como igualdade de oportunidades, afirmação de direitos, Lei Maria da Penha, participação da mulher na política e condição de gênero na sociedade.

Quatro representantes femininas foram convidadas a palestrar: (esq. p/ dir.) a delegada de Defesa da Mulher, Luciana Pistori Frascino, que vai falar da violência contra a mulher; a secretária municipal de Assistência Social, Cidinha Lacerda, que vai discutir políticas públicas e ações afirmativas; a socióloga e secretária municipal de Governo, Tânia Regina Gimenez, que abordará a igualdade de oportunidades; e a vereadora Durvalina Garcia, que vai discorrer sobre a mulher na política.

Na ocasião, será exibido um vídeo a respeito do Centro de Referência da Mulher (CRM) Josymary Aparecida Carranza, que na quinta-feira completa seis meses de funcionamento na cidade. Ele foi inaugurado pela administração municipal no dia 24 de maio e começou a atender no dia seguinte. Segundo o secretário municipal de Participação Cidadã, Alex Lapenta, o objetivo do seminário é promover a reflexão sobre a condição de gênero na sociedade e direitos da mulher.

Rede de proteção

“Queremos dar visibilidade ao tema e reafirmar o compromisso da gestão municipal e de órgãos públicos em combater a violência contra a mulher, aglutinando e motivando a rede de proteção, além de debater a igualdade de oportunidades, políticas públicas e outras questões”, disse Lapenta. Segundo ele, o seminário vai dar prosseguimento a discussões já iniciadas em agosto deste ano.

Naquele mês, a prefeitura, por meio da Coordenadoria da Mulher, realizou um evento para debater os quatro anos da Lei Maria da Penha. O secretário lembra que na oportunidade foi firmado um protocolo de atendimento da rede de proteção à mulher. O documento tem por objetivo promover ações integradas entre os órgãos públicos e equipamento sociais ligados ao segmento, como CRM, Delegacia de Defesa a Mulher, Defensoria Pública, Conselho Municipal e Hospital da Mulher.

A data

O Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher é celebrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1999. A data foi escolhida para lembrar as irmãs Mirabal (Patria, Minerva e María Teresa) assassinadas no dia 25 de novembro de 1960 pela ditadura de Leônidas Trujillo, na República Dominicana. No dia em que morreram, as opositoras do regime ditatorial foram levadas para uma plantação de cana-de-açúcar onde foram apunhaladas e estranguladas.

Mais conhecidas como Las Mariposas, as irmãs Mirabal foram homenageadas durante o 1º Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe, realizado em Bogotá, Colômbia, em 1981. Na ocasião, as mulheres reunidas propuseram a criação do Dia Latino-Americano e Caribenho de Luta Contra a Violência à Mulher. Em 17 de dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas universalizou a celebração da data.

sábado, 20 de novembro de 2010

Capoeira, bandeira nacional e ECA foram temas de atividades desenvolvidas no Programa Lobato

Palestra sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), exposição da bandeira nacional em versões "costumizadas" e apresentação de Capoeira Angola. Foi com essas atividades que o Programa Lobato – Sítio da Criança celebrou três datas especiais nesta sexta-feira (19): o Dia da Bandeira (19/11), o Dia Nacional da Consciência Negra (20/11) e o Dia da Declaração dos Direitos da Criança (20/11).

Mais de 160 meninos com idades entre nove e 15 anos participaram das atividades. Pela manhã, a conselheira tutelar Rebeca Alves de Lima ministrou uma palestra sobre os principais pontos do ECA, com o objetivo de explicar às crianças e adolescentes direitos e deveres. A palestra também ocorreu à tarde, desta vez ministrada pelo conselheiro tutelar Indalécio Adriano de Lima (foto abaixo).

Durante o dia, ficaram expostas no sítio dezenas de bandeiras confeccionadas nas oficinas de que os meninos participam, entre elas jardinagem, psicultura, horticultura, pequenos animais e educação artística. As crianças e adolescentes foram divididos em grupos e fizeram o estandarte nacional com materiais como sacolas, copos plásticos, serragem, casca de ovo, folhas secas e sementes.

A sexta-feira no sítio também teve a participação de integrantes do grupo de Capoeira Angola, liderado pelo professor Anselmo Ribeiro de Campos. Ele promoveu um bate-papo sobre a Consciência Negra e a importância da capoeira na história do Brasil. Na ocasião, os meninos ouviram cantigas e sambas de roda, e alguns até gingaram.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Programa Lobato celebra datas especiais amanhã

O Programa Lobato – Sítio da Criança vai realizar algumas atividades nesta sexta-feira (19) para celebrar três datas especiais: o Dia da Bandeira (19/11), o Dia Nacional da Consciência Negra (20/11) e o Dia da Declaração dos Direitos da Criança (20/11).

Pela manhã, a partir das 8h, haverá exposição de bandeiras confeccionadas pelos meninos do Sítio; em seguida, os atendidos pelo programa vão receber palestra sobre direitos da criança e do adolescente com o conselheiro tutelar Indalécio Adriano de Lima.

Na parte da tarde, com início às 14h, a conselheira tutelar Rebeca Alves de Lima vai ministrar a mesma palestra da manhã e, em seguida, integrantes do grupo de Capoeira Angola vão promover um bate-papo sobre Consciência Negra, com brincadeiras, cantigas e samba de roda.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Prefeitura de Araçatuba oferece aulas gratuitas de informática para pessoas com deficiência

Incluir pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade social na Era Digital, para que elas tenham mais chances de ingressar no mercado de trabalho. Com esse objetivo, a Prefeitura de Araçatuba deu início nesta terça-feira (16) a um curso de informática gratuito no UniToledo.

A primeira turma é composta por 20 alunos que vão participar de onze aulas consecutivas, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. A iniciativa é fruto de parceria entre a prefeitura, o centro universitário e a Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência). Estiveram presentes na aula inaugural os secretários municipais Carlos Farias de Souza (Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho), Cidinha Lacerda (Assistência Social), além da gerente da Avape em Araçatuba, Heliana Maguollo.

Segundo Souza, antes de iniciar a atividade foi feito um mapeamento para identificar a necessidade do curso. “E aí constatamos que temos uma demanda muita grande de pessoas que precisam ser qualificadas profissionalmente. Como a Avape tem a metodologia, firmamos uma parceria que beneficiará não só este grupo, mas muitos outros que poderão participar das próximas turmas”. De acordo com Cidinha Lacerda, o curso também vai auxiliar participantes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

“Muita gente que não tem condições de pagar um curso de informática poderá ter uma qualificação profissional sem custo algum”, destacou Cidinha. Durante as aulas, os alunos terão a oportunidade de aprender a mexer com a internet e demais ferramentas. Os interessados em participar do curso precisam entrar em contato com a Avape pelo telefone 3608-1059 ou nas secretarias de Assistência Social (3636-1260) e de Desenvolvimento Econômico (3608-4664).

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Servidores da Assistência Social passam por treinamento voltado para humanização

Durante esta semana cerca de 200 servidores da Secretaria de Assistência Social (SAS) passaram por um treinamento de “Atendimento Humanizado”, ministrado pela Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência).

Assistentes sociais, psicólogos, monitores e demais funcionários foram reunidos em turmas, que receberam aulas na Unip (Universidade Paulista) e no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Segundo a diretora de Proteção Especial da SAS, Maria Regina de Arruda, o objetivo do curso foi aprimorar o atendimento nos serviços públicos oferecidos pela secretaria.

No curso foram abordados tópicos como tempo de espera, acesso a acompanhantes e visitas, sistema de encaminhamentos, informações sobre serviços sociais, privacidade no atendimento, qualidade da comunicação entre os profissionais, relacionamento interpessoal e valorização do trabalho.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Arte com spray e Capoeira Angola encantam meninos do Programa Lobato - Sítio da Criança

A exemplo do que ocorreu com a turma da tarde no mês passado, os meninos do Programa Lobato – Sítio da Criança do período da manhã receberam uma oficina de demonstração de arte com spray e Capoeira Angola. A atividade foi realizada na última sexta-feira (5) e foi ministrada de forma voluntária pelo professor Anselmo Ribeiro de Campos.

Segundo a psicóloga do Sítio da Criança, Elizandra Prates de Oliveira, a oficina foi um primeiro passo para que os meninos conhecessem a proposta. Na ocasião, foram reproduzidos vídeos sobre grandes nomes do graffiti, como “Os Gêmeos”, e pinturas de Salvador Dalí. De acordo com Elizandra, os meninos ficaram encantados com a oficina e foram convidados à reflexão com as canções de capoeira, que abordaram temas como o respeito ao próximo, ao espaço e à família.

Os desenhos produzidos ficarão na sede do programa e durante a semana serão montadas turmas para participar das atividades relacionadas à capoeira e ao graffiti. O professor Campos desenvolve atividades relacionadas à cultura do desenho e da Capoeira Angola há oito anos em Araçatuba. Como voluntário, ele ministra a oficina na Casa da Criança; até o final do ano, vai desenvolver a atividade no Programa Lobato, que é mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Projeto da Prefeitura de Araçatuba é estudado por acadêmico de Geografia da UEM

"Remoção e revitalização do Beco da Esperança na cidade de Araçatuba-SP: proposta de manejo sustentado de uso do espaço”. Sob esse título, o acadêmico de Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Hugo Santana Casteletto (foto), estuda a iniciativa da Prefeitura de Araçatuba em revitalizar uma área verde da cidade e transferir 38 famílias que viviam no local para o Condomínio Vitória.

O estudante de 22 anos soube do projeto em dezembro do ano passado, por meio do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Carlos Farias de Souza. “Ele me passou alguns dados do Condomínio Vitória e principalmente a ideia de trabalhar com essas pessoas em meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)”, diz Casteletto.

Segundo o graduando da UEM, o projeto da administração municipal vinha de encontro à área de pesquisa de sua escolha. “Meu interesse partiu de um trabalho já bem desenvolvido em Araçatuba aliado à área em que pretendo atuar, o Planejamento Ambiental, onde trabalhamos de forma sistêmica os modos de uso de manejo do espaço”, afirma. Além disso, Casteletto enfatiza no trabalho os aspectos legais que levaram à remoção das famílias e que, por meio de questionários, pesquisou a melhoria na qualidade de vida e satisfação das pessoas.

Objetivo

O acadêmico ressalta que o objetivo do estudo é analisar e compreender as formas viáveis de uso e manejo do solo, não apenas em áreas urbanas, mas também em áreas verdes. “Para isso, observamos todo o processo e sistematizamos no trabalho, através de métodos da Geografia Humana, observações, conversas, leitura dos projetos e principalmente questionários, que serviram de base para sabermos o que estão sentindo essas pessoas após a remoção”.

Casteletto destaca os três pontos principais da pesquisa: o “ecodesenvolvimento” e a relação entre a ocupação e a Área de Proteção Permanente que compreende o Beco da Esperança; os aspectos legais que viabilizaram a transferência das famílias, buscando na Lei Orgânica e Lei Complementar do município, além da Constituição Federal, todo o aparato que serve de base para este tipo de política pública; e os aspectos sociais vividos pelas famílias durante todo o processo.

Orientado pelo Prof°. Dr°. Edison Fortes, o bacharelando está no último semestre da graduação. Ele entrega o TCC concluído ao orientador nesta semana e espera definição de data para defender o trabalho para a Banca Examinadora. Casteletto atualmente mora em Maringá, mas nasceu e foi criado em Araçatuba. “Me empenhei bastante para poder apresentar um trabalho digno da minha cidade de origem”, afirma.

O beco e o condomínio

O Condomínio Vitória, no bairro Rosele, foi construído em Araçatuba, com investimento de R$ 650 mil do Governo Municipal. O residencial foi inaugurado no dia 11 de março deste ano para abrigar 38 famílias - mais de 120 pessoas - que antes viviam em situação precária no Beco da Esperança, área verde que foi ocupada irregularmente em 1979.

No beco, os moradores sofriam com inundações, alagamentos, falta de saneamento básico e acesso a melhores condições de vida. Diante do quadro, o prefeito Cido Sério e a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, decidiram colocar como uma das primeiras prioridades da gestão resolver esse problema, que se arrastava há 30 anos.

Coordenado pela Secretaria de Assistência Social, por meio do Fundo Social de Solidariedade, com o apoio de demais secretarias, universidades e iniciativa privada, o Condomínio Vitória foi construído para oferecer moradia digna, dentro dos padrões de sustentabilidade, para as 38 famílias do antigo beco. O residencial tem coleta seletiva, projeto de arborização e paisagismo e as casas têm aquecedor solar, torneiras e lâmpadas econômicas, além de as famílias terem recebido geladeiras de baixo consumo.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Viveiro do Programa Lobato é ampliado e agora abriga espécies de orquídeas

O viveiro de mudas do Programa Lobato – Sítio da Criança foi ampliado, recebeu cobertura especial (sombrite) e agora abriga também várias espécies de orquídeas. As mudas das plantas foram preparadas pelos alunos da oficina de jardinagem durante as aulas, em atividade que começou há aproximadamente dois meses, com o aproveitamento de peças de xaxins apreendidos pela Polícia Ambiental.

Os xaxins foram doados para a Divisão de Proteção Ambiental, hoje Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), ficaram armazenados no Parque Ecológico Baguaçu (PEBA) e, depois, foram destinados para as atividades do Programa Lobato. No viveiro, os alunos preparam mudas de flores e árvores frutíferas, que são utilizadas no próprio Sítio da Criança. Eles também cuidam de mudas de coentro, hortelã, menta e orégano.

“Tudo o que produzimos é aproveitado aqui, das mudas de árvores frutíferas às flores. Ampliamos nossos jardins, pomar e os alunos também podem tirar mudas para cuidar em casa”, diz o monitor de jardinagem Walter Piacenti Rosalino. Ele destaca que no processo de jardinagem é utilizado apenas o adubo orgânico. Para o monitor, o xaxim trouxe um novo componente para as aulas.

“Como é um produto ilegal, pois não pode mais ser comercializado, nós aproveitamos para tratar deste ponto com os alunos, mostrando também que é possível utilizar outros materiais que substituem o xaxim”, diz Rosalino. Os xaxins doados são fruto de cinco apreensões realizadas pela Policia Ambiental nos meses de abril e junho de 2008, na cidade de Birigui, cujas multas administrativas aplicadas aos comerciantes somaram R$ 22.714,80. O material foi liberado pela Vara do Juizado Especial Cível e Criminal para utilização em projetos ambientais da Prefeitura.

Probição

Entre os materiais estão vários tipos de suportes, sendo 34 placas, 35 estacas, 61 sacos de xaxim em pó e 73 vasos de tamanhos variados. Conforme estabelecido pela Lei Estadual 11.754/2004, é proibida a industrialização e comercialização de produtos provenientes do xaxim “Dicksonia sellowiana”, por ser considerada espécie em extinção. Para o suporte de plantas, o produto deve ser substituído por outros materiais, como derivados da fibra de coco ou de bagaço de cana.