segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade tem novos integrantes

O prefeito Cido Sério deu posse aos novos membros do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade na sexta-feira (28), no auditório da Prefeitura de Araçatuba. A função dos conselheiros é considerada de interesse público relevante, não sendo remunerada. O mandato é de dois anos e os recém-empossados vão atuar no biênio 2011/2013.

Na cerimônia de posse, além do prefeito, estiveram presentes a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Fernanda da Silva Piovesan, os secretários municipais Alex Lapenta (Participação Cidadã), Cidinha Lacerda (Assistência Social) e Carla Augusta Lopes Penteado (Saúde). Esta última foi presidente do Fundo Social e integrante do conselho deliberativo no biênio anterior.

Foram nomeados nove integrantes para o período que inicia – quatro do poder público, quatro de associações e uma representante do Serviço Social no município. Compõem o conselho, representando o Fundo Social, a atual presidente do órgão (Fernanda, foto abaixo) e Jorge Henrique Grenge Cinti; pela Secretaria Municipal da Fazenda, Carlos Roberto Ferreira Pessoa; e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Marco Aurélio da Silva Carvalho.

Pelas associações, foram nomeados os seguintes membros: Marli Ivonice Rosária Vieira Canova, da Paróquia São Sebastião, Lenice de Freitas Oliveira Santos, da Igreja Ágape, Laurinda Yoshie Tada Kawata, do Lions Clube, e Fábio Antônio Dias, da Pastoral da Criança. A representante do Serviço Social é Célia Teixeira Castanhari.

Fernanda, Carlos Roberto e Marli foram designados, respectivamente, presidente, tesoureiro e secretária do conselho. São funções do órgão levantar as necessidades sociais do município, angariar recursos financeiros e humanos para as ações, estimular o surgimento de iniciativas na comunidade, entre outras atividades.

“Tarefa gigante”

No evento de posse dos novos membros, o prefeito Cido Sério ressaltou a importância do conselho, que, segundo ele, terá uma tarefa gigante, “mas a mais bela de todas” por aliviar a dor de pessoas que sofrem. “Tenho certeza que esse conselho vai conseguir tornar melhor a vida do cidadão e da cidadã em situação de vulnerabilidade”, disse.

Já a secretária de Assistência Social (foto acima) enfatizou o trabalho diferenciado promovido pelo Fundo Social. “Porque o Fundo hoje não trabalha só com a emergência, ele busca a porta de saída para aquela pessoa desesperada”, afirmou Cidinha. Na ocasião, a secretária de Saúde relembrou o tempo em que presidiu o Fundo e destacou o aprendizado que recebeu na função.

Contato

Para os conselheiros que tomavam posse, Carla deu uma dica importante: “Um conselho que só delibera e não tem contato com as pessoas não é um bom conselho. É preciso que vocês dialoguem com os que necessitam para melhor tratamento dos buracos da alma”.

Na oportunidade, a presidente do Fundo Social e do conselho deliberativo falou sobre as funções dos dois órgãos e dos esforços da Administração Municipal para melhorar a vida de pessoas.

“Reconstruir a casa é fácil de entender, reconstruir vidas é o mais importante, pois quando uma pessoa perde uma casa, ela perde também os seus sonhos, a esperança. Refazer essas histórias é um trabalho lento e muito difícil”, disse Fernanda.

"O Mundo Mágico de Beto Carrero” vem a Araçatuba; ingresso especial deve ser retirado a partir desta terça

Pela primeira vez Araçatuba vai receber o “Janke Circus - O Mundo Mágico de Beto Carrero”, a maior estrutura de shows do Brasil. A unidade itinerante começou a ser montada em frente à antiga Estação Ferroviária, na Avenida dos Araçás. A estreia do circo na cidade – na sexta-feira (4), a partir das 20h30 - será marcada por um “Picadeiro Solidário”, que tem por objetivo promover ação social com arrecadação de alimentos.

Por isso, quem desejar contribuir com a campanha, e ainda assistir aos espetáculos pagando ingresso simbólico, precisa trocar dois quilos de alimento não perecível (exceto sal) pelo convite a partir desta terça-feira (1), das 8h30 às 17h30. A troca deve ser feita na Secretaria Municipal de Cultura, na rua Anita Garibaldi, 75. Foram disponibilizados 1,5 mil ingressos para o “Picadeiro Solidário” - ação válida somente para a sessão desta sexta-feira.

Se os ingressos promocionais se esgotarem, as pessoas ainda terão a opção de assistir aos shows pagando o preço normal (R$ 20 para adultos e R$ 10 para crianças). Os alimentos arrecadados serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade, que vai repassá-los a entidades do município. Os dias e horários das sessões são os seguintes: terças e sextas-feiras, às 20h30; sábados, às 18h e 20h; e domingos, às 16h, 18h e 21h. O circo tem previsão de ficar na cidade até o dia 28 de fevereiro.

Reunião

Na sexta-feira (28) o gerente da empresa J.J. Janke Circus Produções Artísticas, Wellington Gregório Nogueira, esteve no Fundo Social para tratar de detalhes a respeito da arrecadação de alimentos e anunciar outra ação em benefício de pessoas assistidas por programas sociais e entidades de Araçatuba. Segundo Nogueira, essas pessoas terão oportunidade de ter contato com o “mundo mágico” gratuitamente. O Fundo Social vai entrar em contato com entidades e organizar os grupos, que serão acompanhados por monitores.

Algumas das crianças e adolescentes que vão ser beneficiadas com a ação pertencem ao Programa Lobato - Sítio da Criança, Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e Casa Abrigo. Na reunião, a presidente do Fundo Social, Fernanda da Silva Piovesan, agradeceu ao gerente da J.J. Janke Circus, parabenizando a empresa pelo gesto solidário.

Estrutura

O “Janke Circus - O Mundo Mágico de Beto Carrero” tem capacidade para 2,2 mil lugares, num espaço de 60m². Os espetáculos têm duração de 2 horas. De acordo com Nogueira, a estrutura do circo é composta por 38 carretas. Em uma delas, dois geradores irão fornecer 350 kw de energia (eletricidade capaz de iluminar um bairro de porte médio). Ao todo, 287 funcionários vão trabalhar no circo, entre mágicos, malabaristas, contorcionistas e palhaços. O Globo da Morte é uma das grandes atrações.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Conselho de Assistência Social tem nova composição

Os novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), de Araçatuba, foram empossados pelo prefeito Cido Sério nesta quinta-feira (28), no auditório da Prefeitura. Para o biênio 2011/2013 o conselho passa a contar também com representantes da OAB, Maçonaria e Sindicato dos Contabilistas.

Estiveram presentes na cerimônia, além do prefeito, os secretários municipais Cidinha Lacerda (Assistência Social) e Alex Lapenta (Participação Cidadã), o presidente da Câmara dos Vereadores, Cido Saraiva, e a presidente do biênio anterior do Comas, Lenira Sônia Borgeth. A composição do conselho é constituída por 22 representantes do poder público e 22 da sociedade civil, sendo que para cada membro há um suplente.

O decreto que nomeou os integrantes do Comas é o de nº 15.351, de 19 de janeiro de 2011, nos termos da Lei Municipal nº 6.305, de 18 de julho de 2003. O conselho é deliberativo, consultivo e fiscalizador, e os seus integrantes não são remunerados. Na solenidade de posse, o prefeito Cido Sério destacou a importância do órgão na efetivação de políticas públicas para a área.

Papel

“O Comas nos últimos dois anos teve um papel muito importante e transformador em nossa cidade”, disse o prefeito, ao se referir a alguns equipamentos sociais que antes não existiam em Araçatuba, como a Casa de Passagem, o CRM (Centro de Referencia da Mulher) e os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) dos bairros Jussara e Umuarama.

O prefeito também destacou o fato de que no começo de 2009 Araçatuba estava por perder a gestão plena na Assistência Social, mas devido aos esforços da Administração, em diálogo constante com o Comas, isso não ocorreu. Ao fazer reflexões sobre a importância da questão social e da atuação do conselho, Cido Sério lembrou que nos últimos dois anos a gestão priorizou a inclusão social, por entender que “primeiro é preciso acolher aqueles que por si só não sobreviveriam”.

Integração

O trabalho tem sido feito de forma integrada, com os equipamentos de Educação, Cultura, Esporte, Saúde e Assistência Social. Segundo o prefeito, o foco da gestão é e continuará sendo o ser humano, o combate à exclusão social, às dores do coração, “buracos que a gente não percebe a profundeza e para os quais parte da sociedade fecha os olhos”.

Por isso, reiterou Cido Sério, “o Comas tem papel decisivo nesse processo de evidenciar que a dignidade da pessoa humana está acima de problemas menores, e que os direitos sociais precisam ser priorizados”. O presidente, vice-presidente e 1º secretário do conselho para o biênio 2011/2013 serão eleitos no dia 9 de fevereiro.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Assistência Social recebe donativos para vítimas de catástrofes no Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba está em campanha para enviar donativos às vítimas das recentes inundações e deslizamentos ocorridos na Região Serrana do Rio de Janeiro. Até esta quarta-feira (26), a SMAS recebeu 400 litros de água mineral, 50 cestas básicas, 86 litros de leite, além de roupas, colchões infláveis, colchonetes e produtos de higiene.

Os donativos serão enviados ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira (27), junto com as quantidades arrecadadas pelas demais secretarias da Prefeitura e pelo Rotary Club Alvorada. A campanha teve início nesta semana, depois de reunião entre o prefeito Cido Sério e membros do Rotary. Além dos funcionários, moradores de Araçatuba também fizeram doações.

Apesar do envio de remessa já nesta quinta-feira, a Prefeitura, o Rotary e a SMAS vão continuar recebendo donativos, pois outras remessas serão enviadas posteriormente. Os materiais mais necessários neste momento são produtos de higiene (fraldas, pasta de dente, sabonetes, absorventes) e água. A Prefeitura fica na rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo; a Secretaria de Assistência Social, na rua Quinze de Novembro, 170, Centro; e o Rotary, na Avenida da Saudade, 964. Mais informações: 3636-1260.

Prefeitura repudia exploração de imagem

Em reportagem que foi ao ar no dia 25/01/2011, a TV Tem/Globo divulgou fotos, publicadas na internet, de uma mulher tomando banho e lavando roupas em um buraco no asfalto, em uma rua do bairro Nova Iorque, em Araçatuba. Embora a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) tenha enviado nota oficial sobre o assunto e o prefeito Cido Sério tenha se manifestado em entrevista sobre as imagens, a emissora não utilizou as respostas da Administração.

Por isso, a Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS) torna público o conteúdo do texto, por entender que merece reflexão o ato desumano de quem divulgou e propagou as fotos. Seria oportuno que a pessoa que fez as imagens da mulher tivesse informado a SMAS ou algum outro órgão público (Guarda Municipal ou Polícia Militar, por exemplo) no momento do ato, para que providências fossem tomadas.

No entanto, nenhuma entidade pública recebeu nos últimos dias qualquer contato pedindo assistência à mulher, mostrando que, na verdade, a intenção da pessoa que registrou a cena (que pode ter sido propositalmente produzida) foi apenas explorar o fato, propagando-o em rede social virtual, e não ajudar a pessoa, que seria um gesto humano, solidário e cidadão.

Atendimento

A SMAS esclarece que o atendimento inicial oferecido à população de rua é feito pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), por meio do trabalho do educador social. Esse profissional aborda pessoas em situação de rua e faz o levantamento de dados por meio de instrumentais específicos. Nos casos em que não existe contato de familiares, são realizados os encaminhamentos para documentação, casa da sopa, albergue, internação, entre outros serviços disponíveis na rede.

Exclusão social

Entretanto, a Secretaria entende que esse trabalho de acolhimento aos excluídos precisa ter um envolvimento maior por parte da sociedade, visto que a questão da exclusão social é responsabilidade de todos, e que, embora o poder público tenha seu papel na solução dos problemas, não é menos importante o papel de cada cidadão. Daí ser humano e digno em casos como este auxiliar a pessoa, não a expondo, não violando seus direitos, não se aproveitando da sua situação de vulnerabilidade.

Dignidade

A SMAS repudia o ato de quem divulgou e propagou as fotos (que, em nenhum momento registrou qualquer reclamação à Prefeitura sobre o buraco próximo a sua residência), pois há no gesto a declarada intenção de explorar a imagem, de ridicularizar a mulher – que aparece em trajes íntimos. É legítima qualquer manifestação no sentido de cobrar atuação do poder público, mas é humanamente inaceitável ferir, de maneira tão vil, a dignidade da pessoa humana, como ocorreu neste episódio.

A Secretaria pede que, se alguma pessoa encontrar a referida mulher ou outra pessoa em estado semelhante, que comunique a SMAS por meio do telefone (18) 3636-1260 ou vá pessoalmente à rua Quinze de Novembro, 170, no Centro. A Guarda Municipal (153) e o Fundo Social (3625-4300) também podem prestar atendimento nesses casos.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Consciência ambiental e diversão marcam férias do Programa Lobato - Sítio da Criança

Os meninos do Programa Lobato – Sítio da Criança tiveram atividades diferenciadas durante este mês, na colônia de férias intitulada “Folias e Estripulias”. De 10 de janeiro até a última sexta-feira (21), eles participaram de gincanas, torneio de futebol, atividades recreativas, visita a parques ecológicos e planetário, entre outros eventos. O Programa Lobato é gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

Segundo a coordenadora do Sítio, Patrícia Perles, as atividades foram desenvolvidas com o objetivo de despertar a consciência ambiental dos 160 meninos inscritos no programa, sobretudo no que diz respeito à sustentabilidade. O início da colônia foi marcado pela exibição do filme “Os Sem Floresta”, no dia 10. Na mesma semana, os meninos disputaram provas como corrida da carriola, corrida do saco, chute a gol, corrida do ovo, tênis de mesa, queima e vôlei.

As crianças visitaram também o Zoológico de Bauru, participaram de atividades recreativas na sede da Asdaea (Associação dos Servidores do Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba) e de trilha ecológica no Peba (Parque Ecológico Baguaçu). Eles ainda tiveram a oportunidade de conhecer o Centro Integrado de Ciência e Cultura - o Planetário - de São José do Rio Preto, além de terem visitado o parque ecológico daquela cidade.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Sítio da Criança inaugura parquinho

As crianças e adolescentes do Programa Lobato – Sítio da Criança ganharam um equipamento a mais para diversão. Na tarde desta terça-feira (18) foi inaugurado no local um parquinho chamado de “brinquedão articulado”, fruto de doações do Imposto de Renda (IR) arrecadadas em 2009. Foram investidos R$ 7,6 mil na construção do conjunto de brinquedos.

Para receber o benefício, a equipe técnica do Sítio da Criança elaborou projeto que foi aprovado pelo Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). O órgão, então, liberou os recursos, oriundos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O parquinho é composto por quatro balanços, escorregador, ponte, barra para exercícios e rede para escalar.

Presente na solenidade de inauguração do parquinho, o prefeito Cido Sério – que se empenhou e mobilizou secretários e servidores municipais a fazerem doações do IR a entidades ou ao Comdica -, destacou a importância do parquinho. “É gratificante ver as crianças com esse equipamento, porque o melhor da criança é brincar. Eu espero que mais e mais esse tipo de campanha seja estimulada”, disse.


Exemplo

Já a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, elogiou o trabalho do Comdica e da equipe técnica do Programa Lobato, que elaborou o projeto pensando no bem-estar das crianças. “Esse é um bom exemplo para as pessoas saberem onde esse dinheiro é investido”, afirmou. O presidente do Comdica, Albertino de Lima, também destacou a importância da cerimônia de inauguração, para que a comunidade tenha conhecimento da aplicação dos recursos.

Meta

Segundo Lima (foto, de azul), a meta do conselho é chegar a R$ 1 milhão em doações oriundas do IR, anualmente. E o órgão já tem o que comemorar, pois as doações parciais do IR devido de 2010 somaram cerca de R$ 300 mil - o maior valor arrecadado desde 1997, quando o Fundo Municipal do segmento foi implantado. Isso representa aumento de 40% em relação às arrecadações de 2009, que somaram R$ 215 mil.

A vereadora Durvalina Garcia também participou da solenidade desta terça-feira, assim como parte do secretariado municipal. Antes da inauguração do parquinho, integrantes do programa Ação Jovem divulgaram a campanha “Pipa legal não tem cerol”, junto com a Guarda Municipal. Na ocasião, cerca de 40 crianças do Programa Lobato confeccionaram pipas.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Animais esperam por adoção

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), disponibiliza para adoção cerca de 40 animais, entre gatos e cachorros. Eles foram abandonados e se encontravam perambulando por ruas e casas desabitadas de Araçatuba, até serem recolhidos pelo CCZ. Os animais estão em bom estado de saúde.

Segundo a coordenadora do centro, Carolina Cantão, a procura pela adoção está muito baixa. “Os animais esperam meses para serem adotados e, quando isso não ocorre, eles permanecem aqui o tempo que for necessário”, explica. Ela conta também que a quantidade de gatos sempre é maior que a de cachorros, pois a maioria dos gatos é levada para o CCZ após o nascimento.

O veterinário do centro, Diogo Gaubeur de Camargo, afirma que grande parte dos animais chega ao Centro em bom estado de saúde e aptos para serem adotados. “A maioria dos animais são abandonados pelos próprios donos e isso, talvez, justifica o bom estado de saúde”, diz. Apesar da boa aparência, o CCZ faz uma avaliação nos animais e aplica vacinas necessárias antes do animal ser entregue para o adotante.

A pessoa que estiver interessada em adotar algum desses animais precisa ter mais de 18 anos e apresentar um documento original com foto. O CCZ fica localizado na rua Doutor Luiz de Azevedo, no bairro Paraíso,145, e funciona das 7h30 às 17h. Para mais informações o telefone do Centro é 0800 7700 525.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Cidade recebe veículos para programas sociais

O Governo Municipal recebeu na tarde desta terça-feira (11) dois veículos que serão utilizados por programas geridos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Eles foram entregues oficialmente na Casa Abrigo, com presença da deputada estadual do PT, Maria Lúcia Prandi (foto, ao centro), autora da emenda parlamentar que propiciou a aquisição dos automóveis – um micro-ônibus e um carro da marca Gol.

O prefeito Cido Sério e a vereadora Durvalina Garcia, ambos do mesmo partido da deputada, articularam a indicação de Araçatuba para receber a verba. Os dois também marcaram presença na solenidade de entrega dos veículos. Para receber a emenda no valor de R$ 150 mil, a SMAS elaborou projeto e encaminhou para a Seads (Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social). Foi firmado convênio, com contrapartida de R$ 25,4 mil da Prefeitura.

No total, foram investidos R$ 175,4 mil. O micro-ônibus foi comprado por R$ 149,5 mil. Com capacidade para 19 passageiros, ele será usado no transporte de crianças e adolescentes da Casa Abrigo. Já o outro veículo foi adquirido por R$ 25,9 mil e será usado pelo CRM (Centro de Referência da Mulher) “Josymary Aparecida Carranza”. De fabricação nacional (ano 2010), o micro-ônibus tem motor a diesel de 4 cilindros, injeção eletrônica, direção hidráulica, freio a disco na dianteira e tambor na traseira, além do ar-condicionado.

O automóvel para o CRM também é modelo 2010, possui quatro portas, motor 1.0 de 4 cilindros, banco traseiro rebatível, bancos dianteiros reclináveis, hodômetro digital e injeção eletrônica. Na solenidade de entrega dos veículos, o prefeito Cido Sério agradeceu a deputada pela indicação de Araçatuba. Sobre o micro-ônibus, o chefe do Executivo afirmou que ele “vai fazer a diferença na vida das crianças”.

Já a deputada Maria Lúcia ressaltou que o trabalho que vem sendo feito na Assistência Social “remete ao futuro” e deve ser oferecido no sentido mais amplo. “A gente quer ver as crianças acolhidas no sentido integral, para a vida”, disse. A vereadora Durvalina ressaltou a atenção que a deputada deu ao município e a sua atuação na defesa dos direitos das mulheres e das crianças e adolescentes. Também participou do evento a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Vídeo apresenta Araçatuba e mostra suas potencialidades; área social é destacada

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT), produziu um vídeo sobre as potencialidades de Araçatuba. Ele foi colocado no canal da SMDERT no YouTube em 30 de dezembro de 2010. Entre os destaques do vídeo estão o Condomínio Vitória, o CRM (Centro de Referência da Mulher), o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Rosele e o programa Renda Cidadã. Confira:

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Fundo Social tem nova presidente

O prefeito Cido Sério nomeou a advogada e musicista Fernanda da Silva Piovesan para o cargo de presidente do Fundo Social de Solidariedade, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). A nomeação foi publicada nesta quinta-feira (6). Fernanda substitui Carla Augusta Lopes Penteado, que assumiu a Secretaria Municipal de Saúde em dezembro do ano passado.

A nova presidente tem 33 anos e já atuou no Fundo Social de janeiro de 2009 a maio de 2010, como chefe de serviço. Depois desse tempo foi transferida para a coordenação do CRM (Centro de Referência da Mulher) e, nos últimos meses, respondia pela ouvidoria da SMAS. Nesta primeira semana na nova função, ela fez reuniões com a equipe do Fundo Social para definir planos de trabalho.

Segundo Fernanda, uma das principais linhas de atuação será no Condomínio Vitória, inaugurado em março do ano passado. “Vamos fazer um trabalho voltado para a emancipação das famílias. Por isso, vamos promover atividades, como palestras, sobre economia familiar, meio ambiente, saúde e geração de renda”, diz.

Fernanda aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho realizado pela ex-presidente Carla Augusta, principalmente no que diz respeito à forma integrada de atuação com os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), demais equipamentos sociais e Defesa Civil. “Pretendemos dar continuidade a esse bom trabalho que já vinha sendo feito, buscando aprimorar os serviços e contribuir com a autossuficiência das famílias em situação de vulnerabilidade”, afirma.