terça-feira, 29 de março de 2011

Formação de Zeladores: alunos têm primeira aula prática em praça

Os alunos do curso de Formação de Zeladores de Praça tiveram a primeira aula prática nesta terça-feira (29), na Praça São Joaquim. Na ocasião, os sete participantes da turma tiveram noções de limpeza, manuseio de ferramentas e cuidados com os canteiros, sob orientação do instrutor Marco Antônio Secreto.

Iniciativa do Governo de Araçatuba, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho e de Assistência Social, o curso tem por objetivo oferecer oportunidade de capacitação profissional e resgatar a autoestima de moradores de rua.

Além de atividades ligadas à jardinagem e ao paisagismo, os participantes terão aulas de cidadania, saúde e higiene, empreendedorismo, informação sobre o mercado de trabalho e outros aspectos relacionados à elevação humana e social.

O início das aulas ocorreu nesta segunda-feira (28), com a parte teórica. Na ocasião, com a presença do prefeito Cido Sério, houve entrega de kits para os alunos, contendo uma calça, camisa, par de botas, meia, óculos de proteção e par de luvas. A próxima aula prática será nesta quarta-feira (30) no Horto Municipal.

Peti: Governo Municipal capacita pais

O Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), juntamente com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, está realizando um curso de Capacitação Profissional para pais ou responsáveis de alunos do programa. As aulas iniciaram na semana passada e têm como objetivo ajudá-los na inserção ao mercado de trabalho, melhorando a renda de suas famílias.

Está sendo oferecido o curso de garçom e garçonete, com duração de 40 horas. No total, 20 pessoas foram inscritas. As aulas estão sendo ministradas das 19h às 21h, no Senac. Depois desta turma, outra será formada. A prioridade será dada para os pais ou responsáveis de alunos do Peti, porém, caso vagas não sejam ocupadas, outros integrantes poderão ser selecionados pelos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). O Peti atende 85 crianças de 50 famílias.

O coordenador do programa, Edson Neves Terra Júnior, ressalta que este não é o primeiro curso que o órgão da Secretaria Municipal de Assistência Social oferece. Ele lembra dos cursos de porteiro, recepcionista e camareira oferecidos no ano passado. O próximo curso será o de cozinheira de restaurante e está previsto para acontecer na segunda quinzena de abril. Mais informações: 3608-7570.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Oportunidade: Governo Municipal inicia capacitação de moradores de rua

Com o objetivo de oferecer oportunidade de capacitação profissional e resgatar a autoestima de moradores de rua, o Governo Municipal deu início nesta segunda-feira (28) ao curso de Formação de Zeladores de Praça. Nesta primeira turma, sete pessoas foram inscritas. A aula inaugural contou com a presença do prefeito Cido Sério e dos secretários municipais Cidinha Lacerda (Assistência Social) e Carlos Farias (Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho).

Na ocasião, o prefeito parabenizou os “pioneiros” do curso e disse esperar que eles sejam estimuladores dos demais moradores de rua. Cido Sério ressaltou que a iniciativa em oferecer a formação visa valorizar o potencial das pessoas e resgatar a autoestima delas. “Essa é a lógica do nosso Governo. Atendemos quem primeiro tem menos; quem, por diversas razões, não tem como se manter por si só”, disse. Neste sentido, o secretário Carlos Farias enfatizou que o curso foi construído para fortalecer as políticas públicas na área social, com foco no humano.

“Num primeiro momento, estamos oferecendo o treinamento. Depois, vamos dialogar com o próprio Governo e com a iniciativa privada formas de inserir esse pessoal no mercado e trabalho”, destacou. Na oportunidade, a secretária Cidinha Lacerda ressaltou o trabalho do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que selecionou os participantes. As autoridades ainda entregaram kits para os alunos. Cada um recebeu uma calça, camisa, par de botas, meia, óculos de proteção e par de luvas.


Conteúdo

No curso, os alunos serão capacitados para lidar com manutenção de áreas verdes, praças e canteiros de ruas e avenidas. Serão abordados temas como limpeza, pequenos reparos, manuseio de ferramentas, jardinagem, paisagismo, revitalização de canteiros, poda de árvores, plantio, manutenção de vegetação e conscientização ambiental. Segundo o secretário Carlos Farias, as atividades também vão tratar de temas como cidadania, saúde e higiene, empreendedorismo, informação sobre o mercado de trabalho e outros aspectos relacionados à elevação humana e social.


Ações integradas

O curso será ministrado por dois instrutores em 30 horas, e a expectativa é que sejam formadas novas turmas. Carlos Farias esclareceu que o programa de treinamento tem o objetivo de promover a humanização e inserção dos moradores de rua no mercado de trabalho, e que para isso o Governo Municipal vai estimular ações integradas que envolvam o poder público e a sociedade civil. Além das secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, colabora com a ação a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Segurança Alimentar: programas recebem orientações

Os programas da Secretaria Municipal de Assistência Social terão atividades voltadas para a segurança alimentar. O trabalho teve início na quinta-feira (24) no Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e vai se estender para demais equipamentos sociais. A coordenadora dos Programas de Segurança Alimentar da secretaria, Kelli Cristina Cardozo de Oliveira, e a nutricionista do Restaurante Popular, Vanessa Nascimento Dias, desenvolvem as atividades.

Segundo Kelli, as ações fazem parte do Plano Municipal de Segurança Alimentar. Nas visitas das profissionais aos programas, serão abordados temas como aproveitamento dos alimentos, educação nutricional e elaboração de cardápios nutricionalmente balanceados. Serão ainda realizadas avaliação nutricional, campanha contra o desperdício de alimentos, treinamento das cozinheiras quanto ao armazenamento, preparo e boas práticas de higiene, aplicação de questionários, entre outras atividades.

Kelli, que também é responsável pelo Restaurante Popular, disse que o objetivo é levar a multifuncionalidade do local para outros espaços da secretaria, como forma de potencializar as ações de segurança alimentar. Além do Peti, serão atendidos os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), Programa Lobato - Sítio da Criança, Casa Abrigo, Renda Cidadã, Casa de Passagem e CRM (Centro de Referência da Mulher).

terça-feira, 22 de março de 2011

Água é tema de atividades no Programa Lobato

No Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira (22), as crianças do Programa Lobato – Sítio da Criança participaram de atividades alusivas ao tema. As duas turmas – manhã e tarde – ouviram palestra e participaram do lançamento de uma campanha contra o desperdício de água e em prol do uso de vassouras para limpeza de calçadas. As atividades integram a terceira edição da Semana das Águas, que iniciou no domingo (20) e terá seu encerramento no próximo sábado (26).

Paralelo a este evento, o Sítio realiza a sua semana voltada para o tema. Ela teve início nesta segunda-feira (21) e vai terminar na sexta-feira (25). A palestra desta terça-feira foi ministrada pela psicóloga do Programa Lobato, Elizandra Prates de Oliveira. Na ocasião, ela falou sobre a situação da água no mundo e em Araçatuba. Na sequência, lançou a campanha em favor do uso de vassouras para limpar calçadas.

Segundo a psicóloga, os próprios meninos darão nome à campanha e vão criar um desenho que a represente. Essa atividade vai somar pontos para os meninos, que terão a chance de serem presenteados em outubro, mês da criança. De acordo com Elizandra, outros eventos durante o ano também vão valer pontuação, e os meninos ainda serão avaliados pelos monitores em três quesitos: empenho, participação e bom comportamento.

Presentes

O aluno de cada período que somar o maior número de pontos vai ganhar uma bicicleta, doação da Roda Livre. O responsável pela empresa, Oscar da Silva Filho, esteve presente no Sítio e mostrou um exemplar da bicicleta. Na oportunidade, ele anunciou que vai presentear os meninos com uma terceira bicicleta e que os agraciados poderão escolher a cor de preferência. Na sua palestra, o empresário destacou a dedicação, o estudo e falou dos cuidados que as crianças precisam ter ao andar sobre as duas rodas.

Bicicleta, liberdade

Sobre a importância do presente para os meninos, Silva acredita que o objeto transcende a materialidade. “A bicicleta é um sonho de toda criança e reporta à liberdade, ao conhecimento de novos lugares. A gente sabe que, dos meninos aqui do Sítio, são poucos os que têm uma bicicleta”, disse. Segundo o empresário, o presente também funcionará como estímulo para que os atendidos desenvolvam as atividades no programa e sejam cidadãos responsáveis na sociedade.

Programação

Nesta segunda-feira (22), os meninos do Sítio participaram de uma trilha ecológica no Peba (Parque Ecológico Baguaçu) e no DAEA (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba). Nesta quarta-feira, eles vão assistir ao desenho Avatar (“A Dama Pintada”); no dia seguinte, vão apresentar os desenhos e nomes da campanha contra o desperdício de água. Na sexta-feira, serão escolhidos o nome e o desenho da campanha.

Conscientização

Segundo a psicóloga Elizandra, essas atividades têm por objetivo conscientizar as crianças do Sítio, que passou a executar neste ano o projeto Educação Ambiental. “A proposta é que os meninos sejam multiplicadores desse conhecimento e possam levar as informações para a comunidade”, disse Elizandra. Reformulado em 2009 pelo Governo Municipal, o Programa Lobato – Sítio da Criança atende cerca de 170 meninos, com idades entre 9 e 15 anos, por meio de atividades socioeducativas e culturais.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Centro Comunitário se transforma em salão de beleza

Mulheres do Jardim Rosele e bairros vizinhos tiraram este domingo (20) para cuidar dos cabelos. Parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Instituto Embeleze ofereceu corte de cabelo, chapinha e escova para as interessadas. No total, 105 mulheres e meninas cortaram o cabelo e quase todas fizeram pelo menos um dos outros serviços.

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Rosele promoveu o evento, que foi realizado no Centro Comunitário Talita Cume e teve a presença do prefeito Cido Sério, da secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda e da líder comunitária Geraldina Santana Araújo, a Dona Dina.

“Quero dizer que pra mim é uma alegria estar aqui com vocês, vendo esse trabalho tão maravilhoso de deixá-las mais bonitas”, disse Cido Sério. “Com esse tipo de parceria e as outras ações que desenvolvemos no CRAS desta região promovemos a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidade”, enfatizou o prefeito.

Já a secretária Cidinha Lacerda agradeceu ao Instituto Embeleze pela ação voluntária e também destacou a atenção que o Governo Municipal tem dado ao ser humano. O evento no Centro Comunitário integrou uma série de ações do Mês da Mulher. Já foram realizadas, em diversos pontos da cidade, palestras, seminário e ações na área de saúde focadas na mulher.

NASF realiza atividades na Igreja Batista Renovada

Cerca de 70 pessoas que são atendidas pelo NASF 1 (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) participaram de atividades na Igreja Batista Renovada de Araçatuba, nesta sábado (19). Estiveram presentes no evento o secretário municipal de Participação Cidadã, Alex Lapenta, a chefe de Gabinete da Secretaria de Assistência Social, Marli Ivonice Canova, a pastora Gerenete Lourenço, a coordenadora do NASF e do PSF (Programa Saúde da Família), Fernanda Patrícia Lourenço, e o médico do Ambulatório de DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), Dr. Daniel Martins Júnior.

Na ocasião, as pessoas tiveram a oportunidade de aferir a pressão arterial, fazer o teste de glicemia, além de participarem de atividades de alongamento e de um café da manhã. O público presente ainda ouviu uma palestra enfocada na saúde da mulher, que abordou temas como câncer de mama, câncer do colo do útero e prevenção contra DSTs. Participaram das atividades os grupos de caminhada e de atendimento daquela região. Para o evento deste sábado o NASF contou com o apoio de duas enfermeiras das UBSs do TV e do São Rafael.

Na oportunidade, o secretário Alex Lapenta lembrou o esforço do prefeito Cido Sério em implantar o núcleo de apoio. “Araçatuba é uma das poucas cidades do Brasil que tem equipes do NASF. O prefeito se esforçou para que isso se tornasse realidade porque entende que a valorização do ser humano, o acolhimento às pessoas, é prioridade”, disse. Já o Dr. Daniel enfatizou a ampliação do número de equipes do PSF. “Quando o prefeito assumiu a gestão, em 2009, havia na cidade 22 equipes do PSF. Hoje, são 35”, afirmou.

Qualidade de vida

“Além disso, elas contam com o apoio do NASF para melhorar a qualidade de vida das pessoas”. O médico destacou ainda que a Secretaria de Saúde hoje conhece “um a um” os 15 mil hipertensos e 5 mil diabéticos que há na cidade, e que o PSF e o NASF são fundamentais nessa cobertura. Na ocasião, a pastora Gerenete (foto) citou passagem da Bíblia sobre Acab e Jezabel, discorreu sobre o medo e enfatizou o poder que as mulheres têm nas mãos.

Segundo a pastora, a mulher “é um presente de Deus para a sociedade” e que não foi criada para ser mandada, mas para contribuir com o desenvolvimento da família e, por extensão, da sociedade. A pastora Gerenete ainda elogiou o trabalho que é feito pelos profissionais do NASF. “Eu percebi o zelo e o amor com que vocês são tratados. Por isso vocês têm que agradecer a Deus por isso”, disse. Uma das pessoas que recebe esse atendimento do NASF é a senhora Mirtes Gomes Garcia (foto), 59 anos, moradora do bairro São Rafael.

Ela disse que conheceu a equipe há oito meses e que, desde então, não deixou de participar. “Perdi 10 quilos, deixei de tomar remédios e hoje me movimento mais. Eu estou muito satisfeita, estou muito bem”, disse. Vinculado à SMSA e parceiro do PSF, o NASF possui, em cada equipe, educador físico, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo. Ele foi implantado no ano passado pelo Governo Municipal e atua com quatro equipes em diferentes regiões da cidade, com trabalho de atenção básica de forma individual e coletiva.

Entidades recebem verba complementar do Comdica

No mês em que o Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Araçatuba completa 20 anos, 12 entidades socioassistenciais do município é que foram presenteadas. Na tarde de sexta-feira (18) elas receberam a complementação dos recursos oriundos de doações do Imposto de Renda (IR) arrecadadas em 2010. Os cheques somaram um valor total de R$ 87.022,06.

Em fevereiro, já haviam sido distribuídos R$ 192 mil para 23 entidades, totalizando repasse de R$ 279 mil, valor que representa um aumento de aproximadamente 40% em relação ao ano anterior. A cerimônia de entrega dos cheques das verbas de complementação foi realizada na sede da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais). Compuseram a mesa de solenidade o prefeito Cido Sério (de azul), a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda (foto abaixo, ao microfone), o presidente do Comdica, Albertino de Lima (à dir), e a 1ª vice-presidente da APAE, Clélia Carvalho Peres Verde (à esq).

Na ocasião, o prefeito ressaltou o compromisso do Governo Municipal com a Assistência Social e a segurança alimentar, e disse que o trabalho do Comdica contribui com os esforços da gestão em construir políticas públicas de valorização do ser humano. “Hoje, a Assistência Social em Araçatuba é referência nacional. O Comdica ajuda a gente a desenvolver as ações e as entidades também têm importante papel nesse processo, que está em linha com teses humanistas”, disse Cido Sério.

Entidades

As entidades que foram contempladas nesta sexta-feira foram a Fundação Casa Araçá, Casa Abrigo, União Assistencial Espírita de Araçatuba, Legião da Boa Vontade, Grupo Escoteiro Dom Bosco, Fundação Mirim, Associação Pais e Filhos Adotivos, Casa da Criança, Associação Beneficente João Arlindo, Associação Amor Exigente, Associação AMA e APAE.

Os recursos repassados integram os 20% das doações do IR que o Comdica transfere para as entidades, depois de os projetos serem avaliados por uma comissão de conselheiros do órgão. Entre os projetos aprovados há reformas de prédios, construção de parquinho, oficina de teclado, sala de informática, alimentação e construção de horta.

sexta-feira, 18 de março de 2011

NASF faz palestra no Sítio da Criança

A equipe do NASF 1 (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) esteve nesta quinta-feira (17) no Programa Lobato – Sítio da Criança. Profissionais do grupo ministraram palestra para cerca de 40 mães de crianças atendidas pelo programa, que é mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Na ocasião, os especialistas abordaram assuntos relacionados à saúde da mulher, como câncer do colo do útero e câncer de mama, e falaram de DSTs.

Além disso, desenvolveram com as pessoas presentes atividades de alongamento e teste de glicemia. O evento realizado no Sítio integrou as atividades do Mês da Mulher. Segundo a psicóloga do Programa Lobato, Elizandra Prates de Oliveira, na terça-feira desta semana a equipe ministrou a palestra para cerca de 50 mães no mesmo local. Elizandra enfatizou que os pais participam de reuniões mensalmente.

Neste mês, o programa teve o apoio do NASF, que tem atuado em Araçatuba com diversos grupos da comunidade por meio de ações de atenção básica de forma individual e coletiva, com a função de melhorar a qualidade de vida da população. Implantado no ano passado pelo Governo Municipal, o núcleo de apoio atua com quatro equipes em diferentes regiões da cidade.

Vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e parceiro do Programa Saúde da Família, o NASF possui, em cada equipe, educador físico, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo. Nas palestras desta semana no Programa Lobato, o núcleo contou com o apoio de enfermeiras da UBS (Unidade Básica de Saúde) Maria Tereza de Andrade, do bairro Nossa Senhora Aparecida.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Mês da Mulher: CRAS do Umuarama promove confraternização e sorteios de brindes

Cerca de 130 mulheres cadastradas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Umuarama participaram de uma confraternização na tarde desta quarta-feira (16). A atividade fez alusão ao Dia Internacional da Mulher - comemorado em 8 de março.

A data motivou o Governo Municipal a desenvolver várias atividades para o público feminino, como palestras, seminário e atendimento na saúde. No evento desta quarta-feira - realizado na sede do CRAS - a coordenadora do Ação Jovem, Maria Helena Ferreira, falou um pouco do programa.

Na sequência, foi exibido um vídeo em homenagem às mulheres e foram realizados sorteios de panos de prato, flores artesanais e vales-beleza (corte de cabelo, escova ou maquiagem). Estes últimos, doados pela empresa Embeleze.

Já os panos de pratos e as flores foram confeccionados nas oficinas de bordado e artesanato do centro de referência. Ao final foi servido um café da tarde, composto por pão, patê, fruta e suco. As atividades têm sido realizadas nos CRAS especialmente pelas secretarias de Assistência Social e Participação Cidadã.


terça-feira, 15 de março de 2011

Educação Complementar: Fundação Telefônica vai repassar R$ 102 mil a Araçatuba

O Governo de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e a Fundação Telefônica assinaram em fevereiro deste ano o terceiro termo aditivo para execução do projeto “Educação Complementar”, realizado no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). A renovação do convênio vai possibilitar o repasse de quase R$ 102 mil reais para a cidade.

Os valores serão remetidos em quatro parcelas durante o biênio de vigência do termo, que é valido até janeiro de 2013. O município deve receber a primeira parcela – no valor de R$ 34.672,90 – já neste mês. Ainda em 2011, em agosto, será repassada a segunda parcela, de R$ 20 mil. As outras duas parcelas estão previstas para serem depositadas em 2012, uma no valor de R$ 27.327,00 e outra de R$ 20 mil.

Para ser aceito pela Fundação Telefônica o projeto apresentado pela Secretaria passou pelo aval do Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), que vai também fiscalizar a aplicação dos recursos. O contrato para execução do projeto “Educação Complementar” foi celebrado em 2007 e teve dois termos aditivos assinados em 2009.

Ações

Entre as ações do projeto estão campanhas de sensibilização e conscientização sobre o trabalho infantil, preparação de adolescentes - que estão próximos de completar 16 anos - para o mercado de trabalho e qualificação, com foco na geração de renda, voltada às famílias dos atendidos pelo Peti. A Prefeitura vai contribuir com recursos humanos e manutenção.

O projeto foi contemplado pelo programa Pró-Menino, da Fundação Telefônica, que apóia ações de reconhecida relevância para a sociedade, com prioridade à criança e ao adolescente. Nesse contexto, o Pró-Menino investe em projetos de combate ao trabalho infantil. Em Araçatuba, a atividade é desenvolvida pelo Peti, que atende 85 crianças e adolescentes com idades entre 7 e 15 anos.

Reunião do Conselho Deliberativo do Fundo Social tem participação de todos os membros

Os membros do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade de Araçatuba se reuniram na tarde desta segunda-feira (14). O encontro teve por objetivo apresentar o trabalho que é feito pelo órgão da Assistência Social e discutir diretrizes para os próximos dois anos. Todos os membros do conselho estiveram presentes no encontro, além de funcionários do Fundo Social.

Participaram da reunião, como conselheiros, Fernanda Piovesan e Jorginho Cinti (Fundo Social), Carlos Roberto Pessoa (Secretaria da Fazenda), Marco Aurélio da Silva (Secretaria de Assistência Social), Marli Ivonice Canova (Paróquia São Sebastião), Lenice de Freitas Oliveira (Igreja Ágape), Laurinda Yoshie Tada Kawata (Lions Clube), Fábio Antônio Dias (Pastoral da Criança) e Célia Teixeira Castanhari (representante do Serviço Social).

A reunião foi realizada na sede do Fundo Social e teve em pauta assuntos como o Plano Plurianual, Dotação Orçamentária, Condomínio Vitória, reforma de moradias, donativos e desafios da área. A atividade foi conduzida pela presidente do Fundo Social, Fernanda Piovesan, que preside também o conselho. A próxima reunião será realizada em abril e o órgão deverá se reunir uma vez por mês.

sábado, 12 de março de 2011

Condomínio Vitória completa um ano

Há um ano as 38 famílias que viviam no Beco da Esperança, área de risco da cidade, mudavam-se para o Condomínio Vitória, no bairro Rosele. O ato representou grande transformação na vida de mais de 120 pessoas, que hoje vivem num residencial construído dentro dos padrões de sustentabilidade, em cujas casas foram instalados aquecedores solares, geladeiras e lâmpadas econômicas.

Na tarde desta sexta-feira (11), dia do primeiro aniversário do condomínio, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Fernanda da Silva Piovesan, fez uma visita ao local. Ela conversou com a líder comunitária Cícera Maria dos Santos, que manifestou sua alegria pela data especial e recordou alguns momentos vividos no beco. “Em dias de chuva a gente sofria muito. A casa ficava toda alagada, os móveis ficavam molhados. Era uma realidade muito dura. Hoje, a gente pode dormir tranquilos, eu e toda a minha família”, disse.

Na oportunidade, a presidente do Fundo Social ponderou sobre o fato de as famílias hoje terem uma relação diferente com a chuva. “Agora, as pessoas podem apreciar a chuva, apenas ouvir o seu barulho. Não mais se preocupar com ela”, disse Fernanda. O Condomínio Vitória foi construído pelo Governo Municipal com o objetivo de assegurar moradia digna para a população que vivia no Beco da Esperança, promovendo a inclusão social e a autoestima dos moradores.

A área total do terreno do condomínio é de 8,8 mil metros quadrados e a Prefeitura investiu R$ 652 mil na obra, que foi construída dentro dos padrões de sustentabilidade, com a implantação de lâmpadas econômicas e aquecedores solares, torneiras com economizadores de água, madeiras certificadas, calçadas com padrões de acessibilidade e permeabilidade, arborização, jardinagem e paisagismo, além de coleta seletiva de lixo.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Seminário discute temas relacionados à mulher

Com o objetivo de avaliar situações enfrentadas pelas mulheres e debater temas como assédio moral, violência doméstica e igualdade de oportunidades, o Governo de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Participação Cidadã (SMPC), realizou o seminário “Mulheres de Araçatuba Rompendo a Barreira da Invisibilidade”. O evento ocorreu nesta quinta-feira (10) no auditório da Prefeitura.

Cerca de 60 pessoas participaram da atividade, entre elas representantes de órgãos ligados aos direitos da mulher, como o Conselho Municipal da Mulher e Centro de Referência da Mulher (CRM) “Josymary Aparecida Carranza”. O evento foi aberto pelo monitor de fisioterapia do projeto Bem-Estar, Maurício Barbosa, que desenvolveu com os presentes exercícios de alongamento.

Na sequência, houve formação de mesa da qual participaram os secretários municipais Alex Lapenta (Participação Cidadã) e Beatriz Soares Nogueira (Educação), a vereadora Durvalina Garcia (PT), o presidente do SEAAC (Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio) de Araçatuba e Região, Damião Brito, e a chefe de Gabinete da Prefeitura, Marta Dourado (foto acima, ao microfone), que representou o prefeito Cido Sério.

Reflexão

Na ocasião, o secretário Alex Lapenta destacou que, com o seminário, a SMPC, por meio do seu Departamento de Afirmação de Direitos, visa propor a reflexão. “Para chegarmos até aqui, realizamos várias reuniões com representantes de órgãos ligados ao segmento e fizemos palestras nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) para sensibilizar as mulheres e debater temas como condições de igualdade e conquista de direitos”, disse.

Já Marta Dourado disse que o seminário e as ações que dele decorrerem são formas de o Governo Municipal trazer esse debate para a sociedade. “O evento vem para complementar todas as ações da Administração no que diz respeito a políticas públicas voltadas para o segmento”, disse Marta, que citou alguns exemplos. “Se voltarmos para o início de 2009, a cidade não tinha os equipamentos que tem hoje, como o CRM e quatro CRAS funcionando plenamente”.

Segundo ela, essas unidades têm desenvolvido importante papel no acolhimento às mulheres, principalmente àquelas em situação de vulnerabilidade. Na segunda parte do evento foi composta nova mesa, mantendo-se nela o secretário Alex Lapenta e a vereadora Durvalina, e agora contando com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Fernanda da Silva Piovesan (foto acima), da diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Maria Regina de Arruda, e do médico do Ambulatório de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Daniel Martins Júnior.

Durvalina discorreu sobre a participação da mulher na política, Fernanda abordou a questão do assédio moral no trabalho, enquanto Regina e o Dr. Daniel trataram, respectivamente, dos temas “Violência Doméstica contra a Mulher” e “Atendimento à Mulher Vítima de Violência”. O seminário serviu também para que o secretário Alex Lapenta anunciasse o lançamento da Rede de Proteção à Mulher de Araçatuba (RPMA), que tem por objetivo fortalecer e articular o segmento.

Temas

Na ocasião, membros do SEAAC entregaram para cada um dos presentes uma pasta - contendo, entre outros itens, cartilha com o texto da Lei Maria da Penha, caneta e capa para Carteira de Trabalho - e uma rosa. No final do seminário, o diretor do Departamento de Afirmação de Direitos da SMPC, Marcos Benedito da Silva, interpretou a canção Super-Homem, de Gilberto Gil. Apesar do título, a letra exalta a feminilidade (“minha porção mulher que até então se resguardara/É a porção melhor que trago em mim agora/É o que me faz viver”).

quinta-feira, 3 de março de 2011

Mês da Mulher: Umuarama e Rosele recebem palestras

Mulheres cadastradas nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) dos bairros Umuarama e Rosele receberam palestras nesta quinta-feira (3). Os assuntos abordados foram direitos, violência contra a mulher, cidadania e igualdade de oportunidades. Os eventos, realizados em parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social e de Participação Cidadã, fazem alusão ao Dia da Mulher (8 de março).

Em virtude da data, o Governo Municipal está promovendo o “Mês da Mulher” nos CRAS, com o apoio do Centro de Referência da Mulher (CRM) “Josymary Aparecida Carranza”. O secretário de Participação Cidadã, Alex Lapenta - que também é advogado -, ministrou pela manhã, no Centro Comunitário Talita Cume, no Rosele, uma palestra em que abordou temas relacionados à democracia e participação popular.

Pela tarde, no CRAS do Umuarama, Lapenta discorreu sobre direitos da mulher. Na oportunidade, ele tomou como exemplo a canção “Geni e o Zepelim”, de Chico Buarque, que aborda o preconceito e a violência contra a mulher na sociedade. O secretário ainda falou sobre a Lei Maria da Penha e tirou dúvidas das pessoas presentes.

CRM

Nos dois locais, profissionais do CRM fizeram uma palestra sobre tipos de violência contra a mulher e serviços oferecidos pelo órgão, e o SEAAC (Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio) entregou para as pessoas uma cartilha contendo o texto da Lei Maria da Penha.

As atividades do Mês da Mulher continuam nesta sexta-feira (4) no Centro Comunitário do bairro Rosele, às 9h, com a palestra “Câncer no colo do útero e menopausa na melhor idade”, com o ginecologista Jousé Katsuda; e no CRAS do bairro São José, às 14h, o secretário de Participação Cidadã, Alex Lapenta, vai ministrar a palestra “O compromisso dos pais na formação escolar da criança”.