sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Fundo Social aluga espaços para comerciantes

O Fundo Social de Solidariedade de Araçatuba vai começar a alugar espaços externos aos cemitérios municipais na segunda-feira (3). As áreas serão reservadas a comerciantes interessados em trabalhar no Dia de Finados, em 2 de novembro.

Estão sendo oferecidos 337 espaços: 158 no Cemitério da Saudade, que está localizado na Vila Estádio, e 179 no Recanto de Paz, no bairro Rosele. Os espaços têm medidas que variam de 3,9 a 13 metros quadrados.

Os comerciantes interessados em ocupar as áreas no Dia de Finados, ou nas vésperas, precisam pagar a licença ambulante, no valor de R$ 11,60, e a taxa de ocupação de solo, que é R$ 1,83 por metro quadrado e por dia.

PAGAMENTO
O pagamento deverá ser feito no banco Santander com guia a ser recolhida no Fundo Social, na Rua Quinze de Novembro, 170, Centro. O local fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Toda a renda obtida com o aluguel dos espaços será destinada à compra de cestas básicas e demais itens revertidos a pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade social no município. Mais informações: 3636-1260 (com Jorginho).

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Capacitação: prefeitura forma 51 pessoas para o mercado de trabalho

A Prefeitura de Araçatuba, por meio do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), fez a entrega dos certificados a pessoas que participaram do curso de cozinheiro para restaurante. A cerimônia ocorreu na manhã de sexta-feira (23), no Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge. À tarde, houve entrega de certificados a mulheres que participaram do curso de camareira, em cerimônia realizada no Mariá Plaza Hotel.

Realizado em parceria com a Fundação Telefônica entre abril e junho, o curso de cozinheiro teve carga horária de 60 horas e contou com a participação de 25 alunos, entre familiares de crianças do Peti e pessoas cadastradas nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) dos bairros Rosele e Jussara.

As aulas foram ministradas no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Participaram da solenidade no teatro o coordenador do Peti, Edson Neves Terra Júnior, e os secretários Alex Lapenta (Participação Cidadã) e Cidinha Lacerda (Assistência Social).

MOTIVACÃO

Sandra Regina dos Santos, 39 anos, moradora do bairro São José, foi uma das participantes do curso de cozinheiro para restaurante. Na ocasião, ela se mostrou motivada com a oportunidade e disse que pretende “arrumar um serviço” na área.

Ela também avaliou o curso: “Foi muito bom porque ajuda bastante a família. Se tiver mais cursos, a gente vai fazer”. Durante a cerimônia, crianças do Peti cantaram as músicas “Wave”, de Tom Jobim, e “Oh Happy Day” e apresentaram a coreografia “Dancing King’s”.

CAMAREIRA

Também na sexta-feira, no Mariá Plaza Hotel, a prefeitura promoveu a formatura do curso de camareira, que certificou 26 novas profissionais para o setor hoteleiro. A atividade foi realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT) em parceria com a Secretaria de Assistência Social e faz parte do Programa Municipal de Empregabilidade.

O prefeito Cido Sério participou do evento, bem como os secretários municipais Carlos Farias (Desenvolvimento Econômico) e Cidinha Lacerda e o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Bares e Restaurantes de Araçatuba e Região, Geraldo dos Reis. As pessoas formadas nos cursos serão acompanhadas pela SMDERT para possível encaminhamento ao mercado de trabalho.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Comdica e Rede Ciranda lançam sites

A Rede Ciranda e o Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), de Araçatuba, lançaram nesta terça-feira (20) seus sites. A apresentação foi feita durante a entrega ao prefeito Cido Sério do primeiro Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araçatuba, em cerimônia realizada na Comunidade Evangélica, no bairro Santana.

Construídos pelos engenheiros de Computação da Rede Ciranda, Rafael Ranieri e William Suda, as páginas têm os seguintes endereços: www.redeciranda.sp.gov.br e www.comdica.aracatuba.sp.gov.br. O site da Rede Ciranda já pode ser acessado; o do Comdica está passando por alguns ajustes e deverá ser disponibilizado nos próximos dias.

Por meio site do conselho, as pessoas terão informações sobre o funcionamento do órgão, reuniões e assuntos relacionados à garantia dos direitos da criança e do adolescente. A equipe de tecnologia estuda a possibilidade de permitir que os internautas façam doações online por meio do Imposto de Renda.

Já o site da Rede Ciranda traz informações sobre o projeto que conta com parceria da Prefeitura de Araçatuba e Fundação Telefônica, e que tem por objetivo articular a rede de proteção ao segmento infantojuvenil. No endereço, está disponível o texto do Plano Municipal recém-elaborado.

Comissão apresenta 1º Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O prefeito Cido Sério recebeu nesta terça-feira (20) o primeiro Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araçatuba, em cerimônia que ocorreu na Comunidade Evangélica, no bairro Santana. O documento propõe ações relacionadas aos direitos do segmento infantojuvenil, e que devem ser executadas pelo poder público, judiciário e organizações da sociedade civil.

Com 98 sugestões, o plano foi elaborado por uma comissão composta por representantes de secretarias municipais, membros do Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Conselho Tutelar, entidades e programas socioassistenciais. O documento tem vigência de dois anos (2012/2013) e se baseou em diagnósticos feitos a partir de 2006.

As outras propostas destacam temas transversais, como fortalecimento do Comdica, participação e controle social. Além do prefeito, estiveram presentes na cerimônia de entrega do documento a secretária municipal de Assistência Social, Cidinha Lacerda, o promotor da Infância e Juventude, Joel Furlan, a presidente do Comdica, Maria Regina de Arruda, e a vereadora Durvalina Garcia.

Do total de propostas, 48 fazem referência a cinco eixos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) que abordam o direito à vida, saúde, liberdade, respeito, dignidade, convivência familiar e comunitária, educação, cultura, esporte e lazer, profissionalização e proteção no trabalho.

SEMENTE

Também participou do evento o consultor do Centro de Empreendedorismo Social e Administração do Terceiro Setor (CEATS), Propércio Antonio de Rezende, que auxiliou na elaboração do plano. Na oportunidade, a diretora da Divisão Rede Social da Secretaria de Assistência Social e conselheira do Comdica, Sônia Gomes Vieira, disse que o documento apresentado foi fruto de intenso trabalho.

“O plano foi feito com muito amor e nós plantamos uma semente que vai dar frutos maravilhosos”, disse. Já a presidente do Comdica, Maria Regina, ressaltou a iniciativa de dar o “primeiro passo” com as proposições, que, segundo ela, ainda podem ser aprimoradas. Na ocasião, o prefeito Cido Sério parabenizou a todos que fizeram o documento e disse que a Administração vai se empenhar para sua efetivação.

PROPOSTAS

Entre as propostas do documento apresentado ao prefeito, constam implantação de CAPS-AD Infantojuvenil, criação ou ampliação de programas de orientação preventiva à gravidez na adolescência, criação do serviço social escolar e implantação de programas e/ou projetos para a profissionalização de jovens com idade a partir de 14 anos e que estejam em conflito com a lei.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Conferência inédita mobiliza jovens de Araçatuba

A primeira Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, realizada em Araçatuba nesta sexta-feira (16), foi um marco na história da participação popular no município. Além do ineditismo da ação, o evento contou com participação de vários setores da juventude local e reuniu 220 pessoas, principalmente jovens com idades entre 15 e 29 anos.

Organizada pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Participação Cidadã, a conferência serviu para que os jovens elaborassem e discutissem propostas para o segmento, em áreas como esporte, cultura, transporte, educação e comunicação. Na oportunidade, também foram eleitos 25 delegados que vão defender as sugestões municipais na Conferência Regional, que vai ocorrer em outubro, em Birigui.

Depois dessa fase, haverá a Conferência Estadual e, posteriormente, a Nacional. Estiveram presentes no encontro de Araçatuba, que foi realizado no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), o prefeito Cido Sério, os secretários municipais Alex Lapenta (Participação Cidadã) e Cidinha Lacerda (Assistência Social), o conselheiro tutelar Indalécio Adriano de Lima, e os vereadores Rivael Papinha e Durvalina Garcia.

PARTICIPAÇÃO

Na oportunidade, Cido Sério destacou as ações do Governo Municipal no que diz respeito à efetivação de direitos e participação do segmento pós-adolescente, com destaque para o fortalecimento do programa Ação Jovem e o estímulo à participação dos jovens na discussão das políticas públicas municipais.

Já o secretário Alex Lapenta disse que, para a realização da conferência, o trabalho de mobilização foi muito democrático, com o envolvimento de organizações políticas, grupos e entidades. Ele afirmou também que a realização das conferências e o fortalecimento dos conselhos municipais são formas de a Prefeitura criar no município a “cultura da participação”.

“Com esta conferência, por exemplo, estimulamos os jovens para que se apropriem dos mecanismos de participação e auxiliem o município na construção de políticas públicas”, afirmou o secretário. Lapenta ainda disse que, devido à mobilização e intensa participação dos jovens na conferência, a Secretaria de Participação Cidadã vai propor a criação do Conselho Municipal de Juventude.


PROPOSTAS

A palestra do evento ficou por conta do membro da Comissão Organizadora Estadual da 2ª Conferência de Juventude de São Paulo, Ricardo de Faria Silva. Na oportunidade, ele falou sobre temas relacionados à juventude, como ênfase para a realização de conferências, legislação, criação de conselhos e mobilização social.

Depois da palestra, os participantes da conferência foram reunidos em grupos que discutiram propostas dentro dos seguintes temas: “Direito ao Desenvolvimento Integral”, “Direito ao Território”, “Direito à Experimentação e Qualidade de Vida”, “Direito à Diversidade e Vida Segura” e “Direito à Participação”.

Os jovens propuseram, entre outras sugestões, a permissão para dirigir a partir dos 16 anos de idade; facilitação do acesso à internet, por meio de banda larga gratuita; estímulo dos governos para que sejam criadas emissoras de rádio e TV com programação voltada à juventude; incentivo, por parte dos governos, ao empreendedorismo dos jovens; descentralização e revitalização de centros esportivos e de lazer.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Ação Jovem muda para nova sede

O Ação Jovem de Araçatuba atende em nova sede. A mudança ocorreu nesta semana e o programa agora funciona na Rua 15 de Novembro, 341, Centro. Antes, ficava ao lado do Bolsa Família, na antiga Estação Ferroviária.

Mantido pela Prefeitura de Araçatuba, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Governo Estadual, o programa atende cerca de 280 jovens com idades entre 15 e 24 anos.

Por meio de atividades socioeducativas e culturais, o Ação Jovem tem como objetivo criar oportunidades para que os beneficiários tenham condições de retorno e/ou permanência na escola.

Jovens de Araçatuba discutem políticas públicas

A primeira Conferência Municipal de Políticas Públicas da Juventude de Araçatuba, será realizada nesta sexta-feira (16), a partir das 7h30, no auditório do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Destinado especialmente a jovens de 15 a 29 anos, o evento conta com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Adolescentes com idades entre 12 e 14 anos também estão convidados. Eles deverão participar como observadores, com direito a voz, mas não a voto. A conferência é organizada pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Participação Cidadã, e visa reunir os jovens para discutir políticas públicas e elaborar propostas para o segmento, em áreas como saúde, educação, cultura, esporte, entre outras.

Na oportunidade, serão escolhidos 25 delegados. Eles vão participar da Conferência Regional e poderão integrar o grupo que vai representar a região na Conferência Estadual, que escolherá os delegados para a etapa Nacional. O tema central é “Conquistar direitos, desenvolver o Brasil!”.

PALESTRA

A palestra principal do evento em Araçatuba será ministrada pelo membro da Comissão Organizadora Estadual da 2ª Conferência de Juventude do Estado de São Paulo, Ricardo de Faria Silva. Ele estará presente na abertura do evento, que vai contar com a presença de autoridades municipais. O Senac está localizado na rua João Arruda Brasil, 500, bairro São Joaquim.

PROGRAMAÇÃO:

7h30 - Inicío do credenciamento
08h - Formação de mesa
08h45 - Leitura e aprovação do regimento
09h - Palestra com Ricardo de Faria Silva
09h45 - Coffe break
10h - Divisão de grupos temáticos/discussão
11h - Eleição dos delegados
12h – Encerramento

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Assistência Social promove curso de panificação e mulheres já sonham com cooperativa

Uma das prioridades da Prefeitura de Araçatuba é capacitar pessoas para o mercado de trabalho, como forma de promover a autossuficiência de famílias e estimular a ascensão social. Por isso, a Administração oferece qualificação a pessoas de baixa renda ou desempregadas.

Um dos cursos é o de panificação, que teve início na semana passada e é promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), em parceria com a Fundação Telefônica.

Seis mães de crianças do Peti participam do curso, que deverá receber outros interessados. As aulas práticas são ministradas na cozinha da AVA (Associação de Voluntários de Apoio aos Portadores do HIV/Aids), com supervisão da cozinheira do Peti, Marilena de Oliveira Silva.

Segundo o coordenador do programa, Edson Neves Terra Júnior, antes de irem para a cozinha, as mulheres receberam orientações do secretário municipal de Participação Cidadã, Alex Lapenta, sobre economia solidária e cooperativa.

ENTUSIASMO

“Elas ficaram entusiasmadas a formar uma cooperativa no futuro. Por enquanto, estão participando do curso e já começaram a produzir pães para vender informalmente”, disse Terra Júnior.

Para uma das alunas, Luana Daniela Mendonça, o curso vai possibilitar ganhos à sua família. “É uma ajuda financeira dentro de casa, e é também uma forma de as pessoas terem como crescer”, disse.

Entre os cursos já oferecidos - ou em execução - pela prefeitura e parceiros a partir de 2009 estão o de garçom e garçonete, recepção e portaria, camareira, culinária para restaurante, texturização, chocolateria, bordado e corte e costura.