segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Reaproveitamento alimentar é tema de palestra desenvolvida por nutricionista nos CRAS

Os usuários dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) de Araçatuba estão sendo informados sobre como reaproveitar os alimentos. Neste mês teve início atividade em que a nutricionista da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Aline Agatha de Sousa Trindade, faz uma palestra nas unidades sobre o tema.
Na semana anterior ao carnaval ela visitou o CRAS da região central, onde palestrou para 88 pessoas, nos períodos da manhã e tarde. Na ocasião, preparou suco de milho verde com laranja e limão, que foi servido aos participantes. Na semana que encerrou a folia, a nutricionista desenvolveu a atividade no centro de referência do Jussara.

No local, outras 40 pessoas foram orientadas, pela manhã. Segundo Aline, a palestra tem por objetivo mostrar para os participantes as possibilidades de reaproveitar os alimentos. “Na oportunidade, as pessoas são informadas sobre como congelar os alimentos que serão reaproveitados, sobre o que reaproveitar e o que descartar, além receberem informações nutricionais”, disse.
CALENDÁRIO
Com a mesma palestra, a profissional estará no CRAS do bairro Umuarama, nesta terça-feira (28), a partir das 9h. Em março, no dia 6, ela ministrará a atividade no mesmo horário e local; no dia 7, ela estará no CRAS do Jussara, a partir das 12h, enquanto que a unidade do bairro São José vai receber a nutricionista nos dias 22 e 29 de março, a partir as 14h30.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Fundo Social arrecada 4t de alimentos no carnaval

A festa de carnaval promovida pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, também foi marcada pela solidariedade. Durante os quatro dias de festa - de 18 a 21 de fevereiro -, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) arrecadou 3,2 mil quilos de alimentos e mil litros de leite.
O balanço foi divulgado pelo FSS nesta sexta-feira (24), depois que funcionários da Secretaria de Assistência Social e do Fundo Social separaram os alimentos, que foram doados pelos foliões em troca do ingresso. Neste ano, o evento ocorreu no Recinto de Exposições “Clibas de Almeida Prado” e teve como campeã a escola de samba Unidos da Zona Leste.
Ao separar os alimentos, os profissionais identificaram 415 quilos de alimentos, 7 litros de leite e 9 litros de óleo com a data de validade vencida. Esses produtos serão descartados. Segundo a presidente do FSS, Áurea Aparecida Sacramento Amaro, os alimentos em condições de uso serão destinados a entidades e programas socioassistenciais de Araçatuba.
MAIS DOADOS
Depois do leite, os alimentos aptos para consumo mais doados pelos foliões foram açúcar (896 kg), arroz (495 kg), macarrão (405), feijão (404 kg), farinha de trigo (307 kg) e óleo (123 L).

Antes da separação:

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ministério prorroga prazo para revisão cadastral do programa Bolsa Família; 29 de março é a data limite

A movimentação tem sido intensa na sede do Bolsa Família de Araçatuba neste mês. Muitas pessoas estão procurando o órgão para atualizar o cadastro e, com isso, não correrem o risco de perder o benefício. E aqueles que ainda não atualizaram os dados ganharam mais tempo para fazê-lo, pois o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) prorrogou o prazo para até 29 de março.
O prazo anterior se esgotava em 29 de fevereiro. Segundo o MDS, por meio de comunicado enviado às prefeituras nesta quinta-feira (23), a mudança foi necessária “devido à adoção de um novo sistema de senhas que deixou o Cadastro Único indisponível por duas semanas em fevereiro”, o que prejudicou o trabalho de atualização.

O MDS ainda afirmou na mensagem que as famílias convocadas para o processo de revisão cadastral e/ou averiguações terão os benefícios cancelados caso não façam a atualização. As famílias que cumprirem a exigência até o dia 29 de março terão os recursos desbloqueados e poderão sacá-los no mês seguinte.
CONTROLE
A atualização cadastral periódica é um dos mecanismos de controle do programa de transferência de renda. Nesse ato, o beneficiário precisa informar dados como mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e composição familiar, entre outros.

A revisão cadastral ocorre anualmente desde 2009, e é feita pelos municípios e o Distrito Federal para todas as famílias que completam dois anos sem atualização ou confirmação de cadastros. Os valores dos benefícios variam de R$ 32 a R$ 306, de acordo com o perfil de renda e o número de integrantes da família.

SERVIÇO
Em Araçatuba, o programa Bolsa Família funciona em frente à Praça do Relógio, s/n, Centro, ao lado do Terminal Rodoviário. O horário de atendimento é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Mais informações: 3608-7081.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Fundo Social vai arrecadar alimentos no Carnaval

A festa de carnaval que se realizará a partir deste sábado (18) até terça-feira (21), no recinto de exposições “Clibas de Almeida Prado”, vai servir também para estimular a solidariedade. É que para ingressar no local do evento a pessoa precisa entregar um litro de leite longa vida, caso prestigie o evento no sábado ou na segunda-feira (20), ou um quilo de alimento não-perecível (exceto sal), se escolher o domingo (19) ou a terça-feira (21).
Na entrada do recinto, uma equipe do Fundo Social de Solidariedade vai arrecadar os alimentos, que serão depois utilizados na composição de cestas básicas para pessoas e famílias vulneráveis socialmente. Sob o tema “Cuidar bem das pessoas, porque elas são as luzes de Araçatuba”, o Carnaval 2012 é uma realização da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), em parceria com a Associação das Escolas de Samba de Araçatuba (Assesa).

Abaixo, programação do Carnaval 2012:

18/2 - sábado
21h - Desfile de blocos carnavalescos;
23h - Baile com a banda Fascinação Show - Taquaritinga-SP

19/2 - domingo
14h - Matinê com a banda Maçambará – Araçatuba;
20h - Desfile das quatro escolas de samba de Araçatuba: Unidos da Zona Leste, Sonho e Fantasia, Virada do Sol, Caprichosos
23h - Baile com a banda Maçambará – Araçatuba

20/02 - segunda-feira
23h - Baile com a banda Delírio in Concert, de Garça-SP

21/2 - terça-feira
14h - Matinê gospel - banda El Shaddai – Araçatuba;
20h - Desfile das escolas campeã e vice

Vídeo mostra alegria de crianças com carnaval temático promovido pela Assistência Social

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Benedita Fernandes realiza carnaval para pacientes

O Hospital Psiquiátrico Benedita Fernandes realizou uma festa de carnaval na tarde desta quinta-feira (16), em seu próprio salão. Cerca de 150 pessoas participaram da folia, entre pacientes, familiares e funcionários do hospital.
A animação ficou por conta da bateria da escola de samba Unidos da Zona Leste, de Araçatuba. Na oportunidade, também foram executadas marchinhas de carnaval e hinos de futebol, e realizada distribuição de refrigerante e cachorro-quente.
A secretária municipal de Assistência Social, Cidinha Lacerda, prestigiou a festa. Também participou do evento o provedor do hospital, Antonio Domingos de Camargo.

ANIVERSÁRIO
Segundo ele, neste ano a festa de carnaval da entidade teve uma motivação a mais: o aniversário de 80 anos do hospital, que serão completados no próximo dia 6 de março.

Crianças se divertem em folia da Assistência Social

Confetes, fantasias, máscaras, abadás, blocos carnavalescos. Assim estava formado o cenário para o carnaval de crianças e adolescentes de programas socioassistenciais de Araçatuba. Cerca de 250 pequenos foliões participaram da festa, nesta quinta-feira (16), na sede do Programa Lobato – Sítio da Criança.
Além do Sítio, participaram da atividade o Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e a Arca (Associação de Reinserção Social de Crianças e Adolescentes). Intitulado “Carnaval de Valores”, o evento foi realizado pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

Na oportunidade, cada programa apresentou um tema, por meio de paródias de canções carnavalescas. O Peti desfilou com o Bloco da Amizade, o Sítio, com o Bloco da União, e a Arca, com o Bloco do Amor. Ainda foram abordadas a justiça e a paz, por meio de apresentação de monitoras da SMAS.
INTEGRAÇÃO
A secretária municipal de Assistência Social, Cidinha Lacerda, prestigiou a festa. Segundo ela, além de trabalhar os valores morais e sentimentais, a atividade foi importante ainda para a integração dos programas participantes. Ao final, foram distribuídos refrigerante, bolo e cachorro-quente. Também esteve presente no evento o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Jorge Hector Rozas.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Prefeitura forma mais uma turma de garçons e garçonetes para o mercado de trabalho

Capacitar pessoas para o mercado de trabalho é uma das prioridades da Administração Municipal. Por isso, a Prefeitura de Araçatuba, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT) e de Assistência Social (SMAS), desenvolve programas e adota medidas nesse sentido.
Nesta terça-feira (14), no Nova Iorque Eventos, foi formada mais uma turma do curso de treinamento para garçom e garçonete, que integra o Programa Municipal de Empregabilidade, vinculado à SMDERT. No total, 25 novos profissionais participaram das aulas. O curso foi ministrado por instrutores especializados na área de hotelaria e as aulas foram realizadas em estabelecimentos da cidade.

A iniciativa privada também foi parceira da prefeitura na realização do curso. Estiveram presentes na cerimônia de formatura o prefeito Cido Sério, os secretários Carlos Farias (Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho), Alex Lapenta (Participação Cidadã) e Cidinha Lacerda (Assistência Social).

AGRADECIMENTO
Também marcaram presença a vereadora Durvalina Garcia e o presidente do Sindicato de Bares, Restaurantes e Similares de Araçatuba, Liu Shang Shien. Na oportunidade, a aluna Camila Souza Kojima agradeceu, em nome da turma, à Prefeitura e parceiros pela iniciativa do curso. Ao final, os novos garçons e garçonetes colocaram em prática as técnicas aprendidas ao servirem um coffee break.

Oportunidade: Ação Jovem recebe inscrições

O programa Ação Jovem de Araçatuba está com inscrições abertas para pessoas com idades entre 15 e 24 anos. Os interessados precisam fazer a inscrição na sede do programa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou em um dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), em dias e horários determinados.
Com o objetivo de estimular que o jovem conclua o ensino médio, o Ação Jovem oferece atividades socioeducativas e uma bolsa-auxílio de R$ 80. Além da idade, o participante precisa estar matriculado e frequentando o ensino fundamental, médio ou a EJA/presencial (Educação de Jovens e Adultos).

Ele ainda deve ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. Além do estímulo à conclusão do ensino médio, o programa visa proporcionar o acesso a cursos profissionalizantes e favorecer a inserção do jovem no mercado de trabalho.

EIXOS
As atividades do Ação Jovem - que é mantido pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaia Municipal de Assistência Social, em parceria com o Governo Estadual - são desenvolvidas de acordo com os seguintes eixos: trabalho e empreendedorismo, educação, cidadania e meio ambiente, pluralidade cultural, esporte e lazer e saúde. Os jovens participam de palestras, campanhas, apresentações culturais, visitas, entre outras ações.

DOCUMENTOS
Para se inscrever no Ação Jovem, é necessário que o interessado apresente RG, CPF e declaração escolar, além de documentos pessoais dos membros do grupo familiar. O jovem pode se cadastrar na sede do programa, que fica na Rua Quinze de Novembro, 341, Centro. Mais informações, inclusive sobre dias horários de atendimento nos CRAS: 3622-1048.

Avó recebe donativo para neta no Fundo Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e a empresa WS, de Araçatuba, fizeram a entrega de móveis para uma família nesta segunda-feira (13), no Fundo Social de Solidariedade (FSS). Foram doados um berço, um carrinho de bebê, uma cadeira de refeição e um suporte de banheira, recebidos por Cleonice dos Santos Custódio, moradora do bairro Traitu.
Os objetos serão utilizados pela neta de Cleonice, que tem dois meses de vida, sofre de um problema de saúde raro e está internada, depois de ter passado por três cirurgias. Segundo a avó, o problema da neta foi causado por uma bactéria depois do uso de um tipo de frauda.

“Ela pegou a bactéria e aí tivemos que nos desfazer das coisas, como cama e roupas que ela usava”, disse Cleonice. Com o apoio da TV Bandeirantes, a Prefeitura de Araçatuba e a WS se uniram para ajudar a família. A Administração Municipal providenciou o berço e a empresa doou o carrinho, a cadeira e o suporte de banheira.

CRAS
A SMAS ainda vai atender a família por meio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Jussara. Estiveram presentes na entrega dos objetos à Cleonice o prefeito Cido Sério, a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, e a presidente do FSS, Áurea Sacramento Amaro.

Ainda marcaram presença o gerente de vendas da WS, Antonio Ourives Neto, o representante da Pontual Propaganda, Rogério de Almeida, e o gerente comercial da TV Bandeirantes, Leônidas Rodrigues.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Crianças se preparam para carnaval temático

Na próxima quinta-feira (16), a partir das 9h, crianças e adolescentes de programas socioassistenciais de Araçatuba vão participar do “Carnaval de Valores”, na sede do Programa Lobato – Sítio da Criança. Os preparativos estão a todo vapor nos programas.
Além do Sítio da Criança, participam da atividade o Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e Arca (Associação de Reinserção Social de Crianças e Adolescentes). Ainda foram convidadas crianças da Casa Abrigo e do Lar Caminho de Nazaré.

Segundo a diretora da Divisão de Rede Social da Secretaria Municipal de Assistência Social, Sônia Gomes Vieira, cerca de 200 crianças deverão participar do carnaval e cada programa vai trabalhar com um tema.

BLOCOS
O Peti vai apresentar o Bloco da Amizade, o Sítio, o Bloco da União, e a Arca, o Bloco do Amor. De acordo com Sônia, as crianças estão montando suas próprias fantasias com materiais recicláveis, além de abadás. Elas ainda vão mostrar paródias musicais, entre outras atividades.

CRAS do Umuarama oferece aulas de hidroginástica

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, oferece diversas atividades para famílias e pessoas vulneráveis nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). A mais recente novidade é a oferta de aulas de hidroginástica gratuitas na unidade do bairro Umuarama.
A atividade começou na semana passada e já está com todas as vagas preenchidas, tendo sido priorizadas pessoas em situação de vulnerabilidade e idosos. No entanto, a maioria dos inscritos ainda não iniciou as aulas porque precisa providenciar atestados médicos.

Ao todo, 21 pessoas estão cadastradas, e elas foram divididas em duas turmas. As aulas ocorrem às segundas-feiras, com o primeiro horário às 8h30 e o segundo às 10h. O CRAS ainda tem uma lista de espera. Uma das alunas que já começou as aulas é Hosana da Silva Martins, 36 anos, moradora do bairro Hilda Mandarino.

SAÚDE
Hosana está participando das aulas de hidroginástica por recomendação médica. “Tive problema de coluna, desgaste e hérnia de disco, e o médico recomendou hidroginástica”, disse. A moradora ainda elogiou os métodos da professora de Educação Física que ministra as aulas, Luiza Cristina Souza Abreu Santos.

OPORTUNIDADE
A usuária do CRAS também afirmou que as aulas gratuitas são uma oportunidade para quem, de outra forma, não teria acesso à hidroginástica. Tânia Cândido de Almeida, 25, do Umuarama, também participa da atividade para melhorar a saúde. “É muito bom (as aulas) porque tira o stress, a água relaxa”, afirmou.

Segundo a professora Luiza, são inúmeros os benefícios para quem pratica hidroginástica. “A atividade propicia o fortalecimento muscular e articular, o aumento da flexibilidade, equilíbrio motor, além dos benefícios psicológicos, porque a pessoa interage com outras, melhora a autoestima, adquire bem-estar”, disse.

INÉDITO
É a primeira vez que um CRAS de Araçatuba oferece aulas de hidroginástica. Segundo a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, a oferta de novas atividades tem por objetivo oferecer diversidade de cursos e oficinas.

“Além daquelas atividades mais comuns, como as aulas de corte e costura, de bordado, criamos novas opções, como as aulas de ioga e agora a hidroginástica no Umuarama. Também como uma forma de melhorar a saúde e, com isso, a qualidade de vida das pessoas”, disse Cidinha.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Centro de Referência da Mulher prestou 513 atendimentos a 149 pessoas em janeiro

Relatório do Centro de Referência da Mulher (CRM) “Josymary Aparecida Carranza” aponta que o órgão atendeu 149 pessoas e prestou 513 atendimentos em janeiro deste ano, incluindo palestra e orientações jurídicas nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). O número é superior ao que foi apresentado no mesmo período de 2011, quando o CRM atendeu oito pessoas em 46 oportunidades.
O órgão é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. A coordenadora do centro, Olga Cristina de Arruda Ramos Saito, acredita que o aumento ocorreu devido ao fortalecimento da rede de proteção à mulher e à divulgação do equipamento. “O trabalho está melhorando muito porque está ocorrendo uma interação, um entrosamento da rede”, diz.

Olga citou como exemplo caso de uma mulher vítima de violência que, inicialmente, foi pedir passagem no Fundo Social. Ela ainda passou pelo Conselho Tutelar (porque tinha filhos pequenos) e foi encaminhada ao CRM, que, por meio de plano de atendimento individual, acolheu-a e fez o encaminhamento para a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), CRAS, serviço de saúde, Casa de Passagem e programa habitacional (“Minha Casa, Minha Vida”).

REDE
“Esse caso mostra como a rede no município tem funcionado de forma articulada, mostra que os atendimentos e encaminhamentos são feitos corretamente”, enfatiza a coordenadora. Do total de pessoas atendidas em janeiro pelo CRM, segundo o relatório do mês, 21 são mulheres que sofreram algum tipo de violência. Entre essas, apareceram 15 novos casos.

“No CRM, as mulheres recebem acolhimento, atendimento socioassistencial, atendimento psicológico, orientação jurídica. Elas ainda podem participar de oficinas de reflexão e são encaminhadas para outros programas da rede de proteção social”, destaca Olga. Segundo ela, a equipe do CRM faz visitas domiciliares, palestras de divulgação, contatos interinstitucionais, entre ouras ações.

CRAS
Além disso, o CRM disponibiliza um advogado para atender nos CRAS. O profissional orienta pessoas nas regiões dos bairros Jussara, Rosele, Umuarama e São José, com horário agendado. Em janeiro deste ano, 23 pessoas receberam orientação jurídica nos CRAS.

SERVIÇO
O CRM funciona na rua Chiquita Fernandes, 615, Vila Bandeirantes. Ele atende das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. O atendimento é gratuito e sigiloso. Telefone: 3623-4909.

Peti conscientiza crianças com teatro em escola

O Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) de Araçatuba iniciou uma atividade de conscientização em escolas municipais nesta sexta-feira (10). O evento ocorreu na Emeb Fausto Perri, no bairro Alvorada. Na ocasião, dois monitores apresentaram uma peça de teatro, cuja abordagem focou o trabalho infantil.
Segundo o coordenador do Peti, Edson Neves Terra Júnior, a peça deverá ser apresentada durante o ano em todas as escolas da rede pública municipal, nos períodos da manhã e tarde. “Nosso objetivo é sensibilizar a comunidade escolar sobre o tema, proporcionar reflexão sobre mudanças culturais”, destaca.

“É uma forma lúdica de mostrar que o trabalho infantil pode prejudicar o desenvolvimento da criança”, acrescenta Terra Júnior. Ele explica ainda que a peça também visa apresentar o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). A atividade será desenvolvida uma vez por semana nas escolas.
A PEÇA
Quem atua na peça são os monitores do Peti, Bárbara Teodósio (teatro) e Charles Ferlete (dança). Ela vive uma fada e ele, um menino de 10 anos que trabalha como vendedor de balas no semáforo.

Com um texto bem humorado e ao mesmo tempo crítico, a dupla mostra os prejuízos do trabalho infantil e a necessidade de a criança estudar e brincar. Depois da encenação, os monitores promoveram um bate-papo com a plateia.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Conselheiros tutelares têm reajuste de 58,33%

O prefeito Cido Sério sancionou, nesta terça-feira (31), lei que fixa remuneração e regulamenta perda de mandato dos membros do Conselho Tutelar de Araçatuba. A cerimônia que marcou a assinatura do documento foi realizada na prefeitura. Pela nova norma, os cinco atuais conselheiros terão reajuste de 58,33% em seus salários.
Com isso, a partir de 1º de março, o ordenado deles será de R$ 1,9 mil. No ato de assinatura da lei, o prefeito Cido Sério anunciou, ainda, que esses trabalhadores terão reajustes anuais na data-base dos servidores municipais, no primeiro dia de maio.

Participaram do ato no auditório da prefeitura conselheiros tutelares, representantes do Comdica (Conselho Municipal dos Direito da Criança e do Adolescente), secretarias municipais e a vereadora Durvalina Garcia.
Fortalecido
O coordenador do Conselho Tutelar, Indalécio Adriano Lima, destacou que o reajuste representa muito para a valorização dos conselheiros. “É um gesto que mostra que o governo está olhando para a gente”, afirmou.

Para a presidente do Comdica, Maria Regina de Arruda, a data foi um marco para a categoria. "Esta valorização é uma reivindicação de mais de uma década, mas apenas esta administração teve a sensibilidade para nos atender”, destacou Regina.
Ações
Na oportunidade, a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, listou ações do governo municipal na garantia dos direitos dos cidadãos, especialmente no segmento infantojuvenil. Já a chefe de gabinete da prefeitura, Marta Dourado, citou o escritor Guimarães Rosa em seu discurso.

Ela enfatizou fala do personagem Riobaldo, de "Grande Sertão: Veredas", segundo quem "as pessoas não estão terminadas”. Com essa reflexão, Marta lembrou que ainda é possível o governo agir em favor das pessoas, para que elas se tornem cada vez melhores.