sexta-feira, 30 de março de 2012

Especialista em gerontologia ministra curso de aperfeiçoamento da gestão do SUAS em Araçatuba

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) promoveu um curso de aperfeiçoamento da gestão do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) voltada aos idosos. A atividade foi realizada nesta sexta-feira (30) na sede do Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas) de Araçatuba.
Sob o título “Idosos, nossos pais! Quem cuidará deles?”, o curso foi realizado nos períodos da manhã e tarde e foi conduzido pela fonoaudióloga e especialista em gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Sandra Regina Gomes. Aproximadamente 60 pessoas foram capacitadas.
Participaram do curso representantes dos conselhos municipais de Assistência Social e do Idoso, Ministério Público, CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), profissionais da SMAS, entre outros. Estiveram presentes ainda os secretários municipais Alex Lapenta (Participação Cidadã) e Cidinha Lacerda (Assistência Social).
TEMAS
Durante atividade, a especialista abordou os seguintes temas: acolhimento institucional de acordo com o Estatuto do Idoso, elaboração de fluxograma dentro da unidade de acolhimento e abordagem do idoso no sistema SUAS: implantação e organização do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e o serviço de proteção básica em domicílio.

quinta-feira, 29 de março de 2012

CPFL inicia levantamento de famílias para inclusão em programas de eficiência energética

Com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) deu início em Araçatuba a um levantamento para identificar famílias que precisam ser incluídas em programas de eficiência energética. Representantes da companhia, de uma empresa de consultoria e da SMAS participaram de reunião nesta quarta-feira (28) para tratar do assunto. O encontro foi realizado na secretaria.
Na oportunidade, o gerente da CPFL na cidade, Kleber de Almeida Araújo, disse que o objetivo é encontrar as famílias que tenham o NIS (Número de Identificação Social) e fazer um diagnóstico para saber se elas precisam trocar de geladeira, de chuveiro, receber manutenção elétrica na residência, entre outras ações voltadas à economia e eficiência.

“Com o apoio da prefeitura e da Assistência Social estamos fazendo um levantamento de forma mais completa. Após o diagnóstico, vamos ficar sabendo quais bairros e quais famílias necessitam ser incluídas em programas de eficiência energética”, disse Araújo. A reunião também teve a presença de um representante da MGD, Carlos Alberto Morás. A empresa é responsável pelo diagnóstico.

Segundo Morás, o trabalho já começou a ser feito na última terça-feira (27), no bairro Alvorada. No encontro desta quarta-feira também estiveram presentes a secretária municipal de Assistência Social, Cidinha Lacerda, a chefe de gabinete da SMAS, Marli Vieira, a diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Márcia Moreira Lavoyer, além do diretor do Departamento de Tecnologia da prefeitura, Hélio de Mattos Correia.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Assistência Social: representantes de Araçatuba participam de encontro nacional em Fortaleza

Na semana passada foi realizado o 14º Encontro Nacional do Congemas (Conselho Nacional dos Gestores Municipais da Assistência Social), no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza. Sob o tema “Entre o SUAS e o Plano Brasil Sem Miséria: os municípios pactuando caminhos intersetoriais”, o congresso contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba.
O encontro, que foi realizado entre os dias 21 e 23 deste mês, teve a presença da ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello (foto acima). Também participaram do evento a secretária nacional de Assistência Social do MDS, Denise Colin (foto abaixo, à esquerda), a prefeita de Fortaleza, Luizianne de Oliveira Lins, e o presidente do Congemas, Sérgio Wanderly Silva.
Por Araçatuba, estiveram presentes a secretária municipal de Assistência Social, Cidinha Lacerda (foto acima), e as diretoras do Departamento de Proteção Social Especial da SMAS, Maria Regina de Arruda, e do Departamento de Proteção Social Básica, Márcia Moreira Lavoyer. As três também participaram do encontro da região Sudeste, realizado em Vitória (ES), em fevereiro, de onde Cidinha saiu delegada para a etapa nacional.
Em Fortaleza, além de palestras, foram realizadas 21 oficinas. As representantes de Araçatuba participaram de seis delas: “Vigilância Social: conceito, estruturação e uso do CadÚnico”, “Acompanhamento familiar, convivência e fortalecimento de vínculos nos Cras”, “Serviço Volantes: estruturação e funcionamento”, “Dialogando com o Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas”, “Atendimento à população em situação de rua” e “Suas e Sinase: atendimento a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas”.

terça-feira, 27 de março de 2012

Curso de culinária com mulheres dos CRAS é destaque em reportagem publicada no YouTube

Neste mês, 32 mulheres dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) de Araçatuba participaram de um curso de culinária do program "Alimente-se Bem", do Sesi (Serviço Social da Indústria). O SRC (Sistema Regional de Comunicação) acompanhou uma das aulas e fez reportagem em vídeo. Assista:

segunda-feira, 26 de março de 2012

Mulheres recebem certificados da oficina de ovos de páscoa realizada no CRAS do São José

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), entregou certificados de conclusão da oficina de ovos de páscoa ministrada no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro São José. A cerimônia ocorreu nesta segunda-feira (26), na sede do CRAS. Participaram do curso 30 mulheres.
Estiveram presentes na solenidade de formatura o prefeito Cido Sério e a secretária municipal de Assistência Social, Cidinha Lacerda. As 30 alunas foram divididas em três turmas com dez integrantes cada, e as aulas foram ministradas pela nutricionista da SMAS, Aline Agatha de Sousa Trindade. O curso teve duração de seis horas e meia.
Aline ensinou as alunas a fazerem ovos de páscoa, bombons e trufas. A atividade teve por objetivo capacitar as mulheres para que possam vender os produtos e gerar renda a partir disso. Na cerimônia de entrega dos certificados, as participantes receberam ainda uma apostila com receitas e um kit contendo ingredientes para fazer ovos de páscoa.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Araçatuba sedia 9ª Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente

A 9ª Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente foi realizada nesta quarta-feira (21), em Araçatuba, na UNIP (Universidade Estadual Paulista). O evento reuniu cerca de 300 pessoas de 22 cidades da região e teve como objetivo mobilizar o Sistema de Garantia de Direitos e a população em geral para a implementação e monitoramento de políticas voltadas para o segmento.
Na oportunidade, foram discutidas propostas das cidades da região administrativa de Araçatuba. As sugestões foram debatidas em grupos. Cada qual discutiu um eixo e escolheu duas diretrizes. Os eixos foram a promoção dos direitos, proteção e defesa dos direitos, protagonismo e participação de crianças e adolescentes, e controle social e efetivação dos direitos e gestão da política nacional dos direitos humanos do segmento.
O evento contou ainda com apresentações artísticas de crianças e adolescentes do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e do Programa Lobato – Sítio da Criança, de Araçatuba, e também teve palestra com o promotor Dr. Joel Furlan, responsável pela 6ª Promotoria da Infância e Juventude de Araçatuba, que discorreu sobre o tema da conferência.
DELEGADOS
Na ocasião, foram eleitos delegados adultos, adolescentes e criança. Eles vão debater e defender as propostas da região na Conferência Estadual, que será realizada em maio. As vagas para delegados na etapa regional foram distribuídas entre representantes de entidades, conselhos de direitos, crianças e adolescentes e demais órgãos, como a Defensoria Pública e conselhos setoriais.
Em plenário, foram escolhidos para representar a região 14 delegados adultos titulares: Marco Antônio de Oliveira (Araçatuba), Ilza Bueno (Ilha Solteira), Lidiane Souza dos Santos (Ilha Solteira), Milva Silveira Santiago (Valparaíso), Anderson Augusto Soares (Araçatuba) e Flávia Regina Carvalho Moretti (Guararapes).
Ainda foram escolhidos Patrícia Mara de Brito Santos (Ilha Solteira), Sirlene de Faria Santos Zuim (Guararapes), Nilton César Cardoso (Santo Antônio do Aracanguá), Ana Lúcia Alves Barboza (Sud Mennucci), Indalécio Adriano de Lima (Araçatuba), Luzia Domingues Galvão (Guararapes), Zenilda Ferreira da Silva Soares (Glicério) e Suziane Varollo D’Ángelo (Santo Antônio do Aracanguá).
ADOLESCENTES
Já os delegados adolescentes titulares escolhidos foram os seguintes: Gabriel de Nicola Bassan (Birigui), Daniela Alves Gomes da Silva (Ilha Solteira), Kelci Alves de Oliveira (Sud Mennucci), Carlos Augusto da Silva (Guararapes), Marcos Vinícius (Ilha Solteira) e Ana Laura Maziero (Araçatuba).
Ainda foi escolhida uma criança, Júlia Copetti Leopassi, e um adolescente integrante da comissão organizadora da conferência, José Josafá da Silva, ambos de Araçatuba e pertencentes ao Peti. A outra vaga da comissão ficou para Marinez Barbosa dos Santos (adulta), também de Araçatuba.

terça-feira, 20 de março de 2012

Mulheres participam de oficina de ovos de páscoa

A última turma da oficina de ovos de páscoa oferecida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) recebeu as aulas nesta terça-feira (20). Com dez participantes, a atividade foi realizada no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro São José.
Ao todo, 30 pessoas passaram pelo curso. Elas foram divididas em três turmas. Um grupo recebeu as aulas na semana passada e outro nesta segunda-feira (19). Ministrada pela nutricionista da SMAS, Aline Agatha de Sousa Trindade, a oficina teve duração de seis horas e meia e foi realizada nos períodos da manhã e tarde.
Aline ensinou as alunas a fazerem ovos de páscoa, bombons e trufas. A atividade teve por objetivo capacitar as mulheres para que possam vender os produtos e gerar renda a partir disso. A formatura das alunas e entrega de certificados vão ocorrer na próxima segunda-feira (26), a partir das 9h, no CRAS do São José.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Araçatuba é vice-campeã dos Jogos do Idoso

Com 145,3 pontos, Araçatuba sagrou-se vice-campeã da 16ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori) de Ilha Solteira, que terminou neste domingo (18). A cidade disputou 14 modalidades com uma delegação de 86 pessoas, entre atletas e diretores. A cidade-sede do evento ficou na primeira colocação, com 179,3.
Birigui terminou a disputa em terceiro lugar com 77 pontos. Na classificação final por modalidade, Araçatuba levou a medalha de ouro no atletismo (masculino), bocha, buraco (masculino), damas (masculino), dança de salão, tênis (masculino), tênis de mesa feminino e masculino, natação (feminino) e vôlei masculino e feminino.
A prata veio com o atletismo (feminino) e a natação (masculino), enquanto com bronze ficaram as equipes de buraco (feminino), damas (feminino) e xadrez (masculino). Os primeiros e segundos lugares conquistaram vaga para os Jogos Estaduais. A delegação de Araçatuba foi coordenada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação e pelo Fundo Social de Solidariedade.
Com periodicidade anual, a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realizam os Jori. A competição visa valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a autoestima para melhor convívio social de pessoas idosas.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Araçatuba inicia Jogos Regionais do Idoso com apresentação da equipe de coreografia

A abertura oficial da 16ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori) de Ilha Solteira ocorreu nesta quinta-feira (15), no Ginásio Poliesportivo da cidade. Com delegação composta por 86 pessoas, entre atletas e diretores, Araçatuba iniciou na competição com a apresentação da equipe de coreografia, que ficou na quarta colocação na classificação final.
Esteve presente na abertura do evento a primeira-dama do Estado, Lu Alckmin. Por Araçatuba, marcaram presença a secretária municipal de Assistência Social, Cidinha Lacerda, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Áurea Amaro.
Além de terem participado da abertura do evento, Cidinha e Áurea tomaram café da manhã com a delegação araçatubense e almoçaram com as primeiras-damas do Estado e região. Em seguida, elas assistiram à apresentação da equipe de coreografia de Araçatuba.

MODALIDADES
Coordenada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação e FSS, a delegação araçatubense vai participar de mais 13 modalidades nos Jori, que tem encerramento previsto para o dia 18 deste mês. A cidade ainda vai competir no atletismo, bocha, buraco, dança de salão, damas, dominó, malha, natação, tênis de mesa, tênis de campo, vôlei, xadrez e truco.
AUTOESTIMA
A Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude e a Secretaria de Desenvolvimento Social realizam os Jori. A competição visa valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a autoestima para melhor convívio social de pessoas idosas.

“Alimente-se Bem” termina e 34 mulheres dos CRAS recebem certificados e livros de receitas

O Sesi (Serviço Social da Indústria) de Araçatuba ofereceu o curso do programa “Alimente-se Bem” para mulheres atendidas pelos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). Nesta quinta-feira (15), houve o encerramento do curso com a entrega de 34 certificados de conclusão e um livro de receitas para cada participante.
A atividade fez parte do Mês da Mulher, uma série de eventos que a prefeitura e parceiros realizam até 26 de março. Para o curso de culinária foram formadas duas turmas, uma composta por 14 pessoas que realizaram a atividade no período da manhã e outra com 20 integrantes que receberam as aulas à tarde.

Participaram do curso mulheres dos CRAS dos bairros Umuarama, Jussara, São José, Etemp e Centro. Com carga horária de 10 horas, as aulas foram ministradas pelas nutricionistas Léia Cristina Pitta Rodrigues e Suemi Mitsuko Leal Ariki, que também participaram da cerimônia de entrega dos certificados.

OBJETIVO
O objetivo do curso foi ensinar como fazer o aproveitamento integral dos alimentos, principalmente talos, cascas e folhas. As mulheres aprenderam diversas receitas, como pão doce de banana, espaguete ao molho de berinjela, bolo econômico de chocolate, cocada de fubá e cuscuz de verduras.
Para a aluna Verônica Custódio, do CRAS do Etemp, o curso proporcionou conhecimentos novos. “Eu aprendi, por exemplo, a não queimar o alho e a organizar melhor os alimentos na geladeira”, disse. Segundo Verônica, as receitas que as alunas aprenderam no curso vão contribuir para que tenham uma alimentação mais saudável.

CERIMÔNIAS
Foram realizadas duas cerimônias de encerramento nesta quinta-feira. Na solenidade da turma da tarde estiveram presentes o secretário municipal de Participação Cidadã, Alex Lapenta, e a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Comunicação Social, Renata Massano.

Pela manhã, além Lapenta e Renata, marcaram presença a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Assistência Social, Marli Vieira, e a diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Márcia Moreira Lavoyer.

Fórum discute temas relacionados à mulher

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da secretaria de Participação Cidadã, e o Conselho Municipal da Mulher (CMM) promoveram um fórum de discussões nesta quinta-feira (15), na Igreja Ágape. Na oportunidade, foram debatidos temas como a violência contra a mulher, mudanças na legislação e o tratamento da religião sobre a questão de gênero.
Cerca de 40 pessoas participaram do evento, especialmente servidoras municipais. Na ocasião, os palestrantes paulistanos Ariovaldo Ramos e Naiá Rocha, especialistas no assunto, prestaram esclarecimentos sobre os temas e ressaltaram a importância ativa da sociedade, principalmente dos poderes constituídos, para a promoção da cidadania da mulher.
O tema central da discussão foi o combate efetivo contra as agressões físicas e psicológicas. Participaram do evento a presidente do CMM, Fernanda Luise Balsalobre, e o secretário municipal de Participação Cidadã, Alex Lapenta. No dia anterior, os palestrantes ofereceram um curso de sensibilização relacionado ao combate à violência contra a mulher.

CONSCIENTIZAÇÃO
Em duas turmas, o curso reuniu aproximadamente 270 pessoas, sobretudo mulheres. Segundo Lapenta, durante o curso as pessoas foram esclarecidas sobre as recentes mudanças na Lei Maria da Penha e ainda foram capacitadas sobre como identificar casos de violência contra a mulher e como proceder com os encaminhamentos.
MULTIPLICADORAS
“A ideia também é que as pessoas que participaram sejam multiplicadoras das informações”, disse o secretário. De acordo com Lapenta, a participação das mulheres foi muito intensa. Ele acredita que o evento também contribuiu para o fortalecimento do Fórum Araçatubense de Mulheres, que se reúne com frequência na cidade para debater temas relacionados aos direitos da mulher.

PARCEIROS
As atividades tiveram ainda como parceiros as secretarias municipais de Assistência Social e Comunicação Social, Igreja Ágape, Ministério na Íntegra e ONG Mulher Viva. O evento fez parte do Mês da Mulher, uma série de atividades que a prefeitura e parceiros realizam até 26 de março.

A programação do Mês da Mulher prossegue com os seguintes eventos:

Sábado (17)
Bianca Toledo – Chá de Mulheres, show e testemunho (investimento: R$ 25)
Local: Comunidade Evangélica
Horário: 16h

Domingo (18)
Bianca Toledo - Show e testemunho (gratuito)
Local: 1ª Igreja Batista de Araçatuba
Horário: 20h

Terça-feira (20)
Palestra “Conhecendo o CRM”
Local: CRAS Umuarama
Horário: 9h

Domingo (25)
“Elas em Concert” – Com participação da Orquestra Municipal de Sopros e das cantoras Sueli Cândido, Zezé e Taís Duran
Local: Praça João Pessoa
Horário: 18h

Segunda-feira (26)
Palestra “Conhecendo o CRM”
Local: Peti - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
Horário: 14h

quarta-feira, 14 de março de 2012

Delegação de Araçatuba embarca para Jori

A abertura oficial da 16ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori) de Ilha Solteira será realizada nesta quinta-feira (15). Composta por 86 pessoas, a delegação de Araçatuba embarcou na manhã desta quarta-feira (14) para a cidade-sede do evento. Um ônibus e um micro-ônibus levaram a equipe.
Os Jori devem reunir cerca de 1,2 mil atletas da terceira idade, representando 42 cidades da região, até o dia 18 deste mês. O grupo araçatubense vai disputar 14 modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, dança de salão, damas, dominó, malha, natação, tênis de mesa, tênis de campo, vôlei, xadrez e truco.

Sob coordenação da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação e do Fundo Social de Solidariedade (FSS), a delegação é chefiada por Inácia Marconato Platero, a Pico.

BOA SORTE
No embarque, a secretária municipal de Assistência Social, Cidinha Lacerda, desejou boa sorte aos atletas e comunicou que estará com o grupo em Ilha Solteira nesta quinta-feira, junto com a presidente do FSS, Áurea Amaro.

O Jori é realizado pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude e Secretaria de Desenvolvimento Social. A competição visa valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a autoestima para melhor convívio social de pessoas idosas.

terça-feira, 13 de março de 2012

CRAS do São José recebe oficina de ovos de páscoa

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), ofereceu uma oficina de ovos de páscoa nesta terça-feira (13), no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro São José. Dez mulheres participaram das aulas.
Ministrada pela nutricionista da SMAS, Aline Agatha de Sousa Trindade, a atividade teve duração de seis horas e meia e foi realizada nos períodos da manhã e tarde. “Eu ensino elas a fazerem ovos de páscoa para que aprendam e façam para vender, gerando renda com isso”, disse Aline.

Segundo ela, na próxima semana o curso será oferecido para mais duas turmas de dez pessoas no mesmo local. Para a secretária municipal de Assistência Social, Cidinha Lacerda, com mais essa oficina a prefeitura oferece oportunidade às pessoas para que gerem renda ou sejam inseridas no mercado de trabalho.

PRIORIDADE
“Temos colocado isso como prioridade, até para que as pessoas mais vulneráveis socialmente descubram suas potencialidades e busquem a autossuficiência, o desenvolvimento pessoal e da família”, afirmou Cidinha. A prefeitura possui ainda outras quatro unidades do CRAS que oferecem atividades de capacitação. Elas ficam nos bairros Jussara, Umuarama, Etemp e Centro.

Entidade empresta van adaptada à Aadefa

O Lar Caminho de Nazaré emprestou uma van adaptada à Aadefa (Associação de Atendimento aos Deficientes Físicos de Araçatuba). A entrega foi feita na sede da instituição beneficiada, na tarde desta segunda-feira (12). Com espaço para até três cadeirantes e mais cinco pessoas, o veículo tem seu valor estimado em R$ 95 mil.
O empréstimo é por seis meses, podendo o prazo ser prorrogado. Participaram da solenidade de apresentação da van a secretária municipal de Assistência Social, Cidinha Lacerda, o presidente da Aadefa, Expedito Massaro, o diretor do Lar Caminho de Nazaré, Marcelo Reis, além de representantes de outras entidades e pessoas com deficiência.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Sesi oferece exercícios físicos e curso a mulheres

O Sesi (Serviço Social da Indústria) ofereceu aulas de relaxamento, exercícios de Tai Chi Chuan e deu início ao curso do programa “Alimente-se Bem”, nesta segunda-feira (12), para mulheres dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) de Araçatuba. Cerca de 60 pessoas devem participar de pelo menos uma das atividades até quinta-feira (15).
Na manhã desta segunda-feira usuárias do CRAS do São José participaram dos exercícios físicos e da primeira aula do “Alimente-se Bem”. Esta última atividade tem por objetivo ensinar receitas nutritivas com partes de alimentos que não são aproveitados, como cascas, folhas e talos.
À tarde, foi a vez de mulheres dos CRAS do Jussara participarem das atividades. Ao final do curso de culinária, as participantes vão receber certificados de conclusão e ainda vão levar para casa um livro de receitas cada uma. Além do Sesi, possibilitaram a participação das mulheres nas atividades as secretarias municipais de Assistência Social e Comunicação Social.
PARCERIA
A TUA (Transportes Urbanos de Araçatuba) providenciou o transporte das participantes até os locais de atividades. Os eventos para as mulheres no Sesi fazem parte do Mês da Mulher, que tem programação especial organizada pela Prefeitura de Araçatuba e parceiros até 26 de março.
Participam da realização dos eventos as secretarias municipais de Assistência Social, Participação Cidadã, Comunicação Social, Saúde, Educação, Esporte e Cultura, além do Sesi, Sesc, Igreja Ágape, Comunidade Evangélica de Araçatuba, Conselho Municipal da Mulher, 1ª Igreja Batista de Araçatuba, TUA, Missão na Íntegra e ONG Mulher Viva.

PROGRAMAÇÃO DO MÊS DA MULHER

Até quinta-feira (15)
Atividades no Sesi para mulheres dos CRAS
Curso: “Alimente-se Bem”
Das 8h30 às 11h e das 14h às 16h30 (com entrega de certificado no dia 15)

“Práticas para saúde e bem estar”
Exercícios de relaxamento e aulas de Tai Chi Chuan
Das 8h30 às 11h e das 14h às 16h30

Quarta (14) e quinta-feira 15)
“Basta” - curso e fórum de sensibilização em relação à violência contra a mulher
Destinados a funcionárias dos CRAS, CRM, CREAS, PSF, GM, professoras da rede municipal de ensino e público geral.
Das 9h às 12h e 14h às 17h (Quarta)
Das 9h às 13h (Quinta)
Local: Igreja Ágape – Rua do Fico, 2000

Sábado (17)
Bianca Toledo – Chá de Mulheres, show e testemunho (investimento: R$ 25)
Local: Comunidade Evangélica
Horário: 16h

Domingo (18)
Bianca Toledo - Show e testemunho (gratuito)
Local: 1º Igreja Batista de Araçatuba
Horário: 20h

Terça-feira (20)
Palestra “Conhecendo o CRM”
Local: CRAS Umuarama
Horário: 9h

Domingo (25)
“Elas em Concert” – Com participação da Orquestra Municipal de Sopros e das cantoras Sueli Cândido, Zezé e Taís Duran
Local: Praça João Pessoa
Horário: 18h

Segunda-feira (26)
Palestra “Conhecendo o CRM”
Local: Peti - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
Horário: 14h

sábado, 10 de março de 2012

Mulheres dos CRAS assistem à peça de teatro

Cerca de 50 mulheres atendidas pelos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) do bairros São José, Jussara e região central assistiram à peça “Meu Trabalho é um Parto” nesta sexta-feira (9). A vinda do espetáculo foi uma promoção do Sesc, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Com texto bem humorado, a peça é um monólogo interpretado pela atriz Veridiana Toledo, que está grávida de quatro meses. O evento divertiu as mulheres dos CRAS. Algumas delas nunca tinham ido ao teatro. É o caso de Janaína Conceição, 35 anos, moradora do São José.

“Eu estou numa grande alegria, é um prazer pra mim vir no teatro”, disse. Ao final do espetáculo, Janaína avaliou a experiência: “Achei muito boa a peça, não sabia que dava tanta emoção. É um trabalho muito bonito que fizeram”.
INSTRUÇÃO
Durante o espetáculo, a atriz Veridiana Toledo interpreta histórias de grávidas. A usuária do CRAS São José, Ana Maria da Silva, elogiou a peça, destacando seu aspecto instrutivo. “Por trás daquela coisa cômica tem uma coisa muito instrutiva”, afirmou.

O evento desta sexta-feira fez parte do Mês da Mulher, uma série de atividades que a prefeitura e parceiros realizam em março. As secretarias de Assistência Social e Comunicação Social providenciaram a ida das mulheres dos CRAS ao teatro, enquanto a TUA (Transportes Urbanos de Araçatuba) cedeu o transporte.