sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Curso de Cabeleireiro Básico encerra com formatura no Cras do bairro Jussara

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), concluiu o curso de Cabeleireiro Básico no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Jussara. Nesta quinta-feira (29), foi realizada a formatura das alunas na sede da unidade socioassistencial, com a entrega dos certificados de conclusão do curso. 
Sob coordenação do Ceteb (Centro Educacional Tecnológico de Estética e Beleza), a atividade foi desenvolvida nos meses de outubro e novembro. Ao todo, 10 mulheres concluíram o curso, que ofereceu noções básicas de escova, hidratação, terapia capilar, chapinha, penteado, colorimetria (sistema de cores do cabelo), além do corte. 

As mulheres ainda desenvolveram aulas práticas em salão de beleza. Participaram da solenidade de formatura a chefe de gabinete da SMAS, Marli Canova, a ouvidora da secretaria, Fernanda Mirela Zaparoli, a coordenadora do Cras, Aretusa de Paula Rodrigues, a coordenadora do Ceteb, Júlia Gomes Oliveira, e a professora do curso, Irany Belão. 

KIT 
Na ocasião, cada participante do curso recebeu um kit com produtos de beleza, contendo xampu, condicionador, creme, pente, pincel e um recipiente para tintas. Também foi sorteada uma bolsa de estudos para o curso de Cabeleireiro Avançado no Ceteb. A ganhadora foi Janaína Cardoso de Carvalho, de 28 anos. 
A aluna, moradora do Jussara, já se sentia grata por ter concluído o curso básico, mas ficou ainda mais emocionada com a chance de obter conhecimentos mais avançados. Depois de ser sorteada, chorou e ouviu das colegas, em coro: “Ela merece! Ela merece!”. “É um sonho. Sempre tive o objetivo de fazer o curso. Quero me tornar uma profissional da área”, disse Janaína.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Dia do Músico é celebrado pela Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Umuarama, realizou um evento especial nesta terça-feira (27). A atividade fez alusão ao Dia do Músico - celebrado na última quinta-feira (22). 
O local das apresentações foi o Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge. Cerca de 200 pessoas compareceram ao evento, entre alunos das escolas municipais Cristiano Olsen e Leonísia de Castro. De início, crianças do Peti fizeram apresentações individuais. 

Um dos pontos altos do evento foi a apresentação do garoto João Pedro Barbosa (foto abaixo), que cantou os sucessos do momento “Camaro Amarelo” e “Gatinha Assanhada”. Desenvolto, o menino caminhou junto ao público, dançou e motivou parte da plateia a dançar também.  
Na oportunidade, o coral do programa apresentou paródias, acompanhado ao teclado pela monitora de musicalização da SMAS, Ana Laura Zago. 

BATE-LATA 
Nesse momento, também se apresentaram garotos do Peti que participam do projeto “Bate-lata”. Eles tocaram instrumentos de percussão, sob orientação do monitor de banda Cristiano Eduardo. Na ocasião, o coral do CRAS do Umuarama apresentou três canções. Ao final do evento, os corais do CRAS e do Peti cantaram juntos a música “Oh Happy Day”.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Comissão se reúne para discutir trabalho infantil

Aprimorar as políticas públicas destinadas a combater o trabalho infantil e proteger o trabalhador adolescente. Com esse objetivo uma comissão composta por membros de secretarias e conselhos municipais de Araçatuba tem se reunido mensalmente para discutir o tema e definir estratégias. Nesta terça-feira (27), o grupo participou de mais um encontro, na Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).  
A Fundação Telefônica/Vivo, por meio da empresa Prattein, oferece a capacitação, que tem sido desenvolvida sob a forma de “laboratório de experiências”. De acordo com o diretor executivo da empresa, especializada em consultoria em desenvolvimento social, Fábio Barbosa Ribas Júnior, a ideia é aprimorar as estratégias de erradicação do trabalho infantil em Araçatuba por meio de algumas ações. 

Entre as propostas, o diretor destacou que será feito um “desenho” das estratégias para obter resultados mais efetivos; tentar construir uma ferramenta de geoprocessamento que permita mapear e identificar as condições de trabalho infantil e montar um guia destinado aos técnicos da área. No encontro desta terça-feira, a pauta se concentrou em análise de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), formas de atendimento, avaliação e discussão de casos. 
RESULTADOS 
“Com essas atividades, esperamos que a cidade tenha mais capacidade de gerar resultados nas políticas públicas destinadas a erradicar o trabalho infantil e oferecer proteção ao adolescente trabalhador”, disse Ribas Júnior. Segundo ele, a depender do desenvolvimento das ações, a Fundação Telefônica/Vivo poderá apoiar, no futuro, projetos do município focados nessa temática. 

PARCERIA 
Para desenvolver essa atividade em Araçatuba, a Fundação e a prefeitura firmaram um termo de cooperação, de que também são partes o Comas (Conselho Municipal de Assistência Social) e o Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). A parceria teve início em junho deste ano e deverá se estender até o segundo semestre do próximo ano, com possibilidade de prorrogação. 
Da comissão local fazem parte membros das secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho e Segurança, além de integrantes do Comdica, Comas, Ministério do Trabalho e Emprego e Diretoria Regional de Ensino. A Prattein também desenvolve esse mesmo trabalho em Bebedouro e São Carlos. 

BUSCA ATIVA 
Para a secretária municipal de Assistência Social de Araçatuba, Cidinha Lacerda, o “laboratório de experiências” vem para fortalecer as políticas públicas municipais na área da infância. “Ainda temos uma demanda muito grande e essa capacitação vai nos ajudar na busca ativa para identificarmos os casos de trabalho infantil ou de trabalho adolescente desprotegido ou inapropriado”, disse Cidinha.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Crianças do Peti se "esbaldam" em Festa do Sorvete

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu uma “Festa do Sorvete” para as crianças e adolescentes do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). A atividade ocorreu nesta sexta-feira (23). 
A secretária municipal de Assistência Social, Cidinha Lacerda, prestigiou o evento. De acordo com o coordenador do Peti, Edson Neves Terra Júnior, o objetivo da festa foi proporcionar um dia diferente para as crianças, com foco na confraternização. Cerca de 80 meninos e meninas, dos períodos da manhã e tarde, participaram da atividade. 

Segundo o coordenador, as crianças tomaram sorvete à vontade e tiveram como opção os sabores de morango, chocolate, chocolate branco, creme e leite ninho. Na ocasião, foram desenvolvidas, ainda, algumas brincadeiras, como o concurso do “cabelo mais maluco”.

Violência contra a mulher é tema de palestra

No próximo domingo (25) é comemorado o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher. Em alusão à data, a Prefeitura de Araçatuba desenvolve uma série de atividades relacionada à saúde e bem-estar da mulher e de sua família. As secretarias municipais de Assistência Social e Saúde promovem as ações. 
Na manhã desta sexta-feira (23), na Igreja Paraíso, representantes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e do Centro de Referência da Mulher (CRM) realizaram uma palestra sobre violência contra mulher e abordaram temas como os direitos da mulher, a lei Maria da Penha e os benefícios de procurar ajuda especializada em casos de violência. 

A palestra faz parte de um conjunto de atividades que a prefeitura já desenvolve durante todo o ano, especialmente com o CRM e os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), e que visam atender as mulheres e suas famílias em situação de vulnerabilidade econômica, social e psicológica. 

PARCERIA 
De acordo com a coordenadora interina do CRM, Olga Cristina de Arruda Ramos Saito, é muito importante que esse trabalho seja feito em parceria com todas as secretarias e órgãos municipais, para gerar resultados satisfatórios e positivos para o município.

“Este ano já atendemos 153 mulheres vítimas de abuso ou violência, isso significa que estamos conseguindo nosso objetivo, que é conscientizá-las de que elas podem denunciar e voltar a ter uma vida normal, sem injustiças e com segurança”, explica.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Idosos têm dia de beleza no Cras do Centro

O Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da região central transformou-se em um salão de beleza na manhã desta quinta-feira (22). É que a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e o Ceteb (Centro Educacional Tecnológico de Estética e Beleza) ofereceram alguns serviços gratuitos para idosos usuários do centro de referência. 
Cerca de 40 pessoas participaram das atividades, que contaram, ainda, com um café da manhã. Segundo a coordenadora do Cras, Paula Salesse Monsani, o objetivo da atividade foi permitir que alunas dos cursos de estética da unidade socioassistencial exercessem na prática os conhecimentos, além de proporcionar um dia diferente para os idosos. 
De acordo com Paula, foram oferecidos corte de cabelo, escova, manicure e pedicure e desenho de sobrancelha. Uma das “clientes”, Elenice Campara Ferreira, 65 anos, elogiou a iniciativa e disse que sairia renovada do local. “Eu sou muito vaidosa, eu gosto. Vou sair daqui impecável”, afirmou Elenice. Na ocasião, ela lavou o cabelo, fez escova, sobrancelha e pintou as unhas.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Show "Brasileiríssimo" arrecada 56 brinquedos

Nesta quarta-feira (14) o Teatro Municipal Castro Alves recebeu o show “Brasileiríssimo”, com o soteropolitano Ruy Gilberto. A apresentação foi gratuita, mas a organização do evento havia recomendado que o espectador doasse um brinquedo novo ou usado (em bom estado) como ingresso. 
Na ocasião, o Fundo Social de Solidariedade de Araçatuba recolheu 56 brinquedos na entrada. Eles serão encaminhados a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Cerca de 150 pessoas compareceram ao show. 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Oficina de pintura e artesanato movimenta Cras do bairro Jussara e estimula socialização entre alunas

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, oferece diversas atividades para pessoas cadastradas nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) do município. Na unidade do bairro Jussara tem se destacado a oficina de pintura e artesanato. Ao todo, 60 mulheres participam da atividade. 
Nesta quarta-feira (14) uma das turmas trabalhava na pintura de trilhos de mesa (pequena toalha que fica por sobre o móvel). Segundo a monitora da oficina, Célia Regina Damasceno, a atividade teve início em julho deste ano e as alunas já fizeram suporte para panela, luva de usar na cozinha, porta papel higiênico e tampa de vaso sanitário. 

A professora disse que o tecido usado na composição dos materiais foi doado pela monitora de ioga do Cras, Luiza Cristina Santos. Célia ainda destacou que nas próximas aulas as alunas farão enfeites de Natal, e disse ainda que, no final do ano, em cerimônia de encerramento das atividades, as alunas vão receber os itens por elas trabalhados. 
AUTOESTIMA 
Para Célia, a oficina contribuiu bastante para o desenvolvimento da autoestima das participantes, além de trazer outros benefícios. “A socialização foi o ponto mais positivo. Aqui as mulheres interagem com outras pessoas, conversam, fazem amizades”, disse a monitora.

Isso é o que tem ocorrido, por exemplo, com a Maria do Carmo Rodrigues Oliveira, 61 anos. Ela disse que encontrou no Cras um espaço agradável de convivência e aprendizagem. “Antes eu ficava presa em casa, e (estar) aqui pra mim foi uma benção, porque eu aprendo muitas coisas", destacou a aluna, que mora no bairro Clóvis Picolotto.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Show "Brasileiríssimo" vai arrecadar brinquedos

O Teatro Municipal Castro Alves receberá o show “Brasileiríssimo”, com Ruy Gilberto, nesta quarta-feira (14), a partir das 21h. A apresentação é gratuita, mas a organização do evento recomenda que o espectador doe um brinquedo novo ou usado (em bom estado) como ingresso.

Os objetos serão repassados ao Fundo Social de Solidariedade de Araçatuba, que os encaminhará a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. No show, Ruy, que é de Salvador, vai apresentar repertório da MPB e uma música de autoria própria. 

Acompanharão o artista os músicos Mário Carteado, Biba, Saulo e Luan Prata. Na oportunidade, haverá declamação de poesias com o ator Ed Barba e intervenção artística com Marilídia, que vai apresentar número em tecido acrobático e lira circense. A Secretaria Municipal de Cultura apoia o evento. O teatro Castro Alves está localizado na rua Duque de Caxias, 29, Centro.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Fundação Mirim está com inscrições abertas

A Fundação Mirim de Araçatuba está com matrículas abertas para jovens nascidos entre 1997 e 1998. As inscrições para os cursos profissionalizantes precisam ser feitas até 30 de novembro na sede da instituição, localizada à rua Tibiriçá, 186, Vila Industrial.
O horário de atendimento é das 8h às 17h. No ato da inscrição, o interessado deverá entregar um atestado de matrícula da escola, indicando a série e o período de frequência às aulas, e uma cópia da Certidão de Nascimento.

Os cursos são oferecidos gratuitamente e a entidade ainda encaminha os adolescentes para o mercado de trabalho. A Prefeitura de Araçatuba é parceira da Fundação Mirim e emprega, ao todo, 45 adolescentes.

OPORTUNIDADE 
A jovem Ellen Roberta, 17 anos, está entre eles. Ela faz parte da instituição há três anos e trabalha na Secretaria Municipal de Comunicação Social da prefeitura desde julho do ano passado.

"Fico muito feliz pela oportunidade, que só consegui graças à Mirim. Lá é gostoso porque fazemos amizades, aprendemos muitas coisas, além de nos proporcionar um emprego, onde aprendo a cada dia e também ajuda a ter independência financeira”, afirma.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Vídeo mostra diversão das crianças do Peti em passeio a parques de São José do Rio Preto

Na última quinta-feira (1º), crianças do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) de Araçatuba foram à Cidade da Criança e ao Parque Ecológico Educativo, em São José do Rio Preto. Os pequenos se divertiram muito.Veja vídeo:

 

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Crianças do Peti se divertem em passeio a Rio Preto

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), proporcionou um dia de muita diversão para crianças do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) do município. Elas foram à Cidade da Criança e ao Parque Ecológico Educativo, em São José do Rio Preto, nesta quinta-feira (1º). 
Ao todo, 23 meninos e meninas, com idades entre oito e 11 anos, participaram do passeio, acompanhadas por monitores do Peti. A primeira parada foi a Cidade da Criança, um vasto parque com diversos brinquedos, como tobogãs, balanços, pula-pula, entre outros. 

Em seguida, o grupo foi ao Parque Ecológico, onde puderam se divertir em brinquedos maiores e mais “radicais”, como a Tirolesa. Para Júlia Copetti, de 10 anos, a experiência foi muito legal.
SAIR DA ROTINA 
 “O dia de hoje foi muito interessante, porque além de conhecer um lugar diferente, a gente brincou bastante. É legal (esse tipo de atividade) porque a gente sai um pouco da rotina”, afirmou Júlia. A garota ainda disse que ficou feliz por conhecer, no passeio, o Badminton - esporte praticado com raquete e uma peteca.