terça-feira, 29 de outubro de 2013

Prefeitura, Senac e Caixa promovem ação no Beatriz

Texto: Camila Graziela

 O trabalho técnico social favorecerá o desenvolvimento e o fortalecimento da autoestima, o reconhecimento de habilidades e potencialidades, valorizando a capacidade dos indivíduos


A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social (SMAS), em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Caixa Econômica Federal, promoveu, neste sábado (26), uma ação de boas-vindas para os moradores do Residencial Beatriz. O prefeito Cido Sério, a secretária de Assistência Social, Marta Dourado, e demais secretários estiveram presentes. 


 A ação teve o objetivo de promover a integração entre a comunidade do bairro e o Senac, que irá desenvolver o Trabalho Técnico Social, que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida. Na ocasião, uma equipe do Bolsa Família esteve presente fazendo a atualização dos endereços e de pesagem e medida das crianças de zero a sete anos e de mulheres com idade entre 14  e 44  anos.


ATIVIDADES
Diversas oficinas foram montadas para que a população do bairro pudesse conhecer e conferir os cursos realizados no Senac, entre eles, hidratação facial, na área de bem-estar;  aferição de pressão arterial, na área de enfermagem; aferição de índice de massa corpórea (IMC) e orientações nutricionais na área de nutrição.

Também foi oferecida otimização de espaços na área de design; layout na área de logística; conscientização do descarte dos resíduos sólidos e horta vertical na área de meio ambiente; conscientização do descarte dos resíduos químicos na área de farmácia, além de equipes de apoio dos setores técnico e administrativo.



AUTOESTIMA
O trabalho técnico social favorecerá o desenvolvimento e o fortalecimento da autoestima, o reconhecimento de habilidades e potencialidades, valorizando a capacidade dos indivíduos. Fortalecendo os vínculos sociais e comunitários e organizando a comunidade de modo que haja apropriação do espaço, bens, serviços e programas da rede socioassistencial. 
Por meio de cursos com duração de nove meses, técnicos do Senac ensinarão aos participantes sobre participação cidadã, educação familiar, orçamento familiar e geração de emprego e renda. Cerca de 2,3 mil pessoas serão beneficiadas. 

CONJUNTO DE AÇÕES
A secretária de Assistência Social, Marta Dourado, explica que o objetivo é proporcionar a execução de um conjunto de ações de caráter informativo e educativo junto aos beneficiários, promovendo o exercício da participação cidadã, favorecendo a organização da população e a gestão comunitária dos espaços comuns, contribuindo para o fortalecimento e melhoria da qualidade de vida das famílias e a sustentabilidade do empreendimento. 
“Este evento de hoje vem para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. E com isso, provocar a sensação de pertencimento e emancipação social. Queremos que eles tenham vida própria”, disse. 
A população do Residencial Beatriz, beneficiária do programa “Minha Casa, Minha vida”, é constituída de famílias que estão em situação de vulnerabilidade social; muitas estavam residentes em áreas de risco, mulheres chefes de famílias, idosos e pessoas com deficiência e com renda familiar de até R$1600 reais mensais, fazem parte do perfil da comunidade. Com o empreendimento, propiciou-se o direito social à moradia, assistindo e melhorando a qualidade de vida desta população.  
Na oportunidade, foram distribuídos pipoca, algodão-doce, refrigerante. Também foi montada uma cama elástica para diversão das crianças e piscina de bolinha.  


------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Equipe do Bolsa Família realiza cadastro no Assentamento Chico Mendes

Texto: Camila Graziela

Nesta terça-feira (22), uma equipe do Programa Bolsa Família esteve no Assentamento Chico Mendes, localizado na Fazenda Aracanguá, cerca de 40 quilômetros da cidade, para realizar o CadÚnico (Cadastro Único). A ação teve por objetivo cadastrar as famílias assentadas para que possam integrar o Programa Bolsa Verde. O assentamento possui 270 famílias, e 70 novos cadastros foram realizados. A Associação Ouro Verde cedeu espaço para a realização das atividades. 


O Programa Bolsa Verde faz parte do Plano Brasil sem Miséria e seu nome oficial é Programa de Apoio à Conservação Ambiental. Os objetivos do programa são a conservação dos ecossistemas, entendida como sua manutenção e uso sustentável. Desta forma, pretende promover a cidadania, melhorar as condições de vida e elevar a renda da população beneficiária e incentivar a participação de seus beneficiários em ações de capacitação ambiental, social, educacional, técnica e profissional.



Para participar do Programa, a família deve se encontrar em situação de extrema pobreza, equivalente a renda per capita mensal de até R$ 70 e estar inscrita no CadÚnico. As famílias também deverão desenvolver atividades de conservação ambiental como: Florestas Nacionais, Reservas Extrativistas federais e Reservas de Desenvolvimento Sustentável federais, administradas pelo ICMBIO; Projetos de assentamento florestal, projetos de desenvolvimento sustentável ou projetos de assentamento agroextrativista instituídos pelo INCRA; Territórios ocupados por Ribeirinhos, Extrativistas, Populações Indígenas, Quilombolas e outras Comunidades Tradicionais; e outras áreas rurais definidas como prioritárias pelo Governo Federal. (Informações do MDS -Ministério de Desenvolvimento Social).
------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Prefeitura realiza palestra no Expresso Nepomuceno

Texto e foto: Camila Graziela

Encontro, que faz parte dos eventos do Outubro Rosa, levou informações importantes às mulheres da empresa

Na manhã desta quinta feira (24), Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), e das equipes do CRM (Centro de Referência da Mulher) e do Nasf (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), realizou uma palestra para 32 colaboradoras do Expresso Nepomuceno. A ação faz parte da Campanha Outubro Rosa, que é o mês dedicado ao combate ao câncer de mama e colo de útero. 
Segundo a enfermeira coordenadora do Nasf, Fernanda Patrícia Lourenço, esta campanha é realizada em todo o mundo no mês de outubro. “Aqui em Araçatuba, as comemorações são intensificadas entre os dias 21 e 26, onde todas as unidades básicas de saúde abrem em horários especiais para que as mulheres possam realizar os exames de prevenção”, explicou Fernanda.


A secretária de Assistência Social, Marta Dourado, fez a abertura do encontro. Ela destacou que, dentre os trabalhos da secretaria, o maior deles é voltado para as mulheres, citando os equipamentos disponíveis que cuidam e valorizam das mulheres. Marta também enfatizou a importância de as mulheres cuidarem de sua saúde. 
“Hoje, nós mulheres, além de estarmos no mercado de trabalho, também temos os trabalhos domésticos, que nos exigem tempo e dedicação integral, e só realizamos isso com saúde. Se a gente adoecer, todas nossas obrigações e compromissos ficam comprometidos e, nós mulheres, temos que nos cuidar, pois somos o esteio de tudo”, disse a secretária.


VIOLÊNCIA
Na sequência, a psicóloga do CRM, Lianara Carmona Vallego, fez uma apresentação do equipamento e falou sobre a violência contra a mulher. Segundo ela, há 30 anos a violência contra a mulher no Brasil é considerada caso de saúde pública, porque diversas mulheres adoecem por conta da violência sofrida. 
Em seguida, as enfermeiras do PSF (Programa Saúde da Família), Luciana de Oliveira e Renata Vicentin, proferiram palestrara sobre o câncer de mama e colo de útero. Elas demonstraram como é feito o autoexame e como é realizada a coleta de material para o preventivo.

Renata explicou que o autoexame deve ser feito sete dias após a menstruação. “Em frente ao espelho a mulher ergue um dos braços e com o outro vai palpando as mamas. Se sentir qualquer alteração, ela deve procurar um profissional da saúde”, informou. 
MAMOGRAFIA
Ainda segundo Renata, a realização da mamografia é feita após os 40 anos. Ela explica, também, que a incidência de câncer de colo de útero é a partir dos 25 anos. “Após a primeira relação sexual, é necessário que a mulher faça o exame preventivo (papa Nicolau) e, a partir disso, repetir o exame anualmente”, explicou. 
Jocimara Aparecida Marques da Silva, analista de Recursos Humanos do Expresso Nepomunoceno, disse que a empresa desenvolve vários projetos sociais e, por outubro ser o mês da campanha de prevenção, mobilizou toda a empresa na conscientização sobre a campanha. 
“O objetivo desta ação é estimular a prevenção e conscientizar não só nossas colaboradoras, mas que elas levem o assunto para casa e compartilhem com as famílias, amigos. Ao long desta semana, todas estão usando camisetas rosas, com um laço também rosa, símbolo da campanha”, disse Jocimara. 
HORÁRIO ESPECIAL
As 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Araçatuba irão funcionar em horário especial na próxima semana. Entre segunda-feira (21) e sexta-feira (25), a população será atendida das 6h30 às 20h. 
E no sábado (26), das 8h às 17h. A preferência dos horários diferenciados é o atendimento das mulheres, pois o esforço faz parte da programação do Outubro Rosa, que é o mês dedicado ao combate ao câncer de mama e colo do útero.


------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Idosos do Cras Centro visitam Parque da Fazenda do Estado

Texto e foto: Camila Graziela

Nesta quarta-feira (23), os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Centro, tiveram uma manhã bastante agradável. É que o grupo foi visitar o Parque da Fazenda do Estado, que fica na rua Dr. Alcides Fagundes Chagas, 222, no bairro Aviação. 

O passeio teve como objetivo promover a valorização e melhorar a qualidade de vida dos idosos. De acordo com a assistente social responsável pelo grupo, Aline de Ataide Orpinelli, são os próprios idosos que pedem atividades de recreação para saírem da rotina e terem momentos de cultura e distração.



Em meio ao canto dos pássaros e ao som das folhas das árvores balançando, o grupo percorreu a trilha cruz de malta, onde conheceram o nome de cada árvore e suas curiosidades. Os idosos também praticaram atividades físicas, na academia do idoso instalada no local, além de desfrutarem do playground, podendo reviver momentos da infância.

Entre os presentes, a pensionista Maria de Lourdes Pereira da Silva, 65, era a mais saudosista. “Este passeio me fez voltar no passado, do tempo em que eu entrava na mata para pegar madeira para cozinhar no fogão de lenha, de quando eu trabalhei na roça. Este momento está sendo maravilhoso, pois estou resgatando um pouco do meu passado”, declarou ela, emocionada. 

 Ao final do passeio foi servido um lanche. A visitação ao Parque é aberta a toda população e funciona de domingo a domingo, das 8h30 às 17h.




------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Cras Umuarama promove almoço para comemorar Dia do Idoso

Texto e foto: Camila Graziela

Em virtude do Dia Nacional do Idoso, comemorado no dia 1º deste mês, o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Umuarama, promoveu, nesta terça-feira (22), um almoço de confraternização para o grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

De acordo com a assistente social responsável pelo grupo, Kamila Aparecida Pinto Gonçalves, este almoço teve o objetivo de comemorar a data e também promover a integração entre os idosos. “É um momento de lazer e descontração, pois muitas vezes eles são muito sozinhos e não têm momentos de lazer”, explicou Kamila. 

Antes do almoço ser servido, um videoclipe intitulado ‘Ser Jovem é Saber Envelhecer’, com trilha sonora da música ‘Sentir-se Jovem’, de autoria de Juca Chaves, foi apresentado para homenagear o grupo. No cardápio, arroz, farofa, creme de milho, frango assado com batatas, pernil com abacaxi, salada e sorvete de sobremesa, além de suco e refrigerante. 

DEPOIMENTO
Dona Josefa Gileuza Miranda Santos, de 70 anos, aprovou o cardápio. “Está maravilhoso, tanto que já estou no segundo prato! Este momento é muito importante porque a gente vê os amigos, bate papo, coisas que na correria do dia a dia não temos tempo para isso”, disse ela.

Opinião semelhante teve dona Vilma Fátima Almeida Oliveira, 61. “O almoço está ótimo, além de ser um momento de confraternização, me faz lembrar no natal, apesar de não estarmos em família, estamos entre amigos”, comentou. 


Segue na íntegra a letra da música:

‘Sentir-se Jovem’

Sentir-se jovem é sentir o gosto
De envelhecer ao lado da mulher
Curtir ruga por ruga de seu rosto
Que a idade sem vaidade lhe trouxer
O corpo transformar-se em escultura
O Tempo apaixonado é um escultor
E a fêmea oculta na mulher madura
Explode em sensuais formas de amor
E a fêmea, esta escultura
Já mulher madura
Explode em sensuais formas de amor

Ser jovem cinqüentão não é preciso
Provar que emagrecer rejuvenesce
Pois a melhor ginástica é o sorriso
E quem sorri de amor nunca envelhece
Amar ou desamar sem sentir culpa
Desafiando as leis do coração
Não faça da velhice uma desculpa
E nem da juventude profissão
Idade não é culpa
Velhice não é desculpa
Nem mesmo a juventude é profissão

Fica mais velho quem tem medo de ser velho
Roubando sonhos de alguma adolescente
Dizer que ele "dá duas", que é potente
Mentir para si próprio e para o espelho
A idade é uma verdade, não ilude
Quem dividiu a vida com prazer
Velho é se drogar de juventude
Ser jovem é saber envelhecer
Velho é quem se ilude
Que a idade é juventude
Ser jovem é saber envelhecer
------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------



segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Meninos do Programa Lobato visitam Senai

Texto: Camila Graziela

Com objetivo de estimular a formação profissional, meninos do Programa Lobato (Sítio da Criança) visitaram, nesta quinta-feira (17), a sede do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Araçatuba. Eles foram visitar o projeto Mundo Senai. Cerca de 30 meninos acima de 12 anos participaram da visita.


De acordo com a responsável pelo Programa, Camila Cancian, esta ação proporciona que os garotos já tenham opção de formação. “Por se tratar de uma instituição que favorece a formação profissional, queremos motivá-los a se preocupar com o futuro profissional. E ao mesmo tempo, estimular para que eles escolham que profissão seguir”, disse Camila. 

Durante a visita, que foi orientada pelos próprios alunos do Senai, os meninos conheceram  os laboratórios, as oficinas e demais dependências da unidade. Também tiveram acesso às mostras tecnológicas de projetos, palestras e avaliação antropométrica, visando a interação com o público visitante. Os monitores explicaram, ainda, as atividades desenvolvidas em cada curso.



PROJETO
O Mundo Senai trata-se de evento que objetiva permitir que a comunidade, estudantes, empresários, autoridades e demais interessados tenham acesso aos ambientes da escola. Os visitantes podem conhecer sua estrutura física: oficinas, laboratórios, salas de aula; assim como os cursos de formação profissional: formação inicial e continuada, aprendizagem industrial e técnico de nível médio.




------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Pontos MIS traz cultura e cinema ao Paulo Alcides

Alunos tiveram contato com produções cinematográficas nacionais


Na tarde de sexta-feira (11), alunos de diversos projetos sociais participaram de uma seção especial de cinema no teatro Paulo Alcides Jorge. A proposta faz parte do projeto Pontos MIS, parceria entre Prefeitura de Araçatuba, o Governo do Estado e o Museu da Imagem e Som (MIS).

As crianças e os adolescentes acompanharam o curta-metragem “Desentralha S.A.” e o longa-metragem “A Profecia dos Sapos". O programa Pontos Mis é uma seleção especial de curtas e longas-metragens que apoia a criação de espaços alternativos de exibição em cidades do estado de São Paulo para promover o acesso ao cinema.

Entre as instituições presentes, compareceram alunos do Sítio Escola e o EJA. Muitos tiveram a primeira experiência com a arte dos cinemas por meio desse projeto, tendo, assim, um enriquecimento cultural fundamental.

------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Araçatuba possui Centro de Serviço Especializado de Assistência Social

Texto: Camila Graziela


O Creas (Centro de Serviço Especializado de Assistência Social) é um equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), de Araçatuba, que cuida de crianças, adolescentes e adultos. O serviço é destinado às pessoas idosas, as com deficiência, além de moradores de rua em situações de risco pessoal e social por ocorrência de violência e violação de direitos como maus tratos, negligência, abandono, violência física, psicológica, sexual, discriminação social e restrição à vida plena com autonomia e exercício de capacidades.

A Prefeitura de Araçatuba tem feito constantes investimentos no centro. Em 2009, por exemplo, passou por uma reestruturação e foi realmente implantado no município. O Centro mudou para um prédio maior e mais novo, comportando toda a equipe. Novos profissionais foram contratados e foi implantado o Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), que atende indivíduos, idosos, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua e suas famílias.

O local também foi estruturado equipado com computadores, impressoras, materiais permanentes como cadeiras e mesas, além de dois carros. Hoje a equipe é formada por 29 pessoas entre assistentes sociais, psicólogos, educadores, auxiliares, advogado, administrativo, entre outros.

ATIVIDADES
No Creas são desenvolvidas atividades como visitas domiciliares, atendimentos individuais, atendimentos grupais, reuniões familiares, mediação de conflitos, acordos extrajudiciais, encaminhamentos, acompanhamento psicossocial, atendimento para orientações jurídicas, acompanhamento psicopedagógico, articulação com a rede, entre outros.

Os serviços prestados pelo Creas são: Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) - Pessoas com Deficiência, Idosos, Pessoas em Situação de Rua, Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade e Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) - Enfrentamento a Violência contra Crianças e Adolescentes.

Atualmente o Centro atende cerca de 350 famílias mês, atendendo encaminhamentos de diversos locais como o Conselho Tutelar, Delegacia de Defesa da Mulher, Poder Judiciário, Ministério Público, Cras, rede de saúde, entre outros.
------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Finados: venda de espaços começa na segunda-feira

Texto: Camila Graziela

A Prefeitura de Araçatuba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, inicia, na próxima segunda-feira (15), a comercialização de espaços para os ambulantes que queiram vender produtos durante o Dia de Finados.

Ao todo serão 337 espaços, sendo 179 no cemitério Recanto da Paz e 158 no cemitério da Saudade. O valor do espaço por metro quadrado é de R$ 1,95 por dia. Há, ainda, a taxa de licença de ambulante, que é R$ 12,37, também diária.

ARRECADAÇÃO

No ano passado, a prefeitura coletou R$ 1.896,63 com este serviço. A previsão de arrecadação para este ano é de R$ 2.300,00. Toda a renda obtida com a locação dos espaços será destinada à aquisição de cestas básicas e demais itens, para atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social assistidas pelo Fundo Social.
Os comerciantes interessados em adquirir um dos espaços podem entrar em contato com o Fundo, que fica na rua XV de Novembro, 170, Centro, ou pelo telefone (18) 3636-1260. O horário de atendimento é das 8h30 às 16h30.

Ele deverá reservar o espaço e retirar a guia em nome da Prefeitura de Araçatuba, para pagamento no Banco Santander.

TÚMULOS

Os moradores que quiserem fazer obras e reformas nos túmulos têm um prazo até o dia 29 caso a atividade gere entulho. Para quem vai fazer apenas limpeza ou pintura, a data final é 1º de novembro.
ura, a data final é 1º de novembro.


------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------





segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Cras Jussara comemora Dia das Crianças

Texto: Camila Graziela

Em comemoração ao Dia das Crianças, o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Jussara promoveu, nesta sexta-feira (11), uma festa para as crianças dos grupos de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Serviço de Proteção de Atendimento Integral a Família (Paif). Cerca de 80 pessoas participaram do evento. 

Entre as brincadeiras estavam a cama elástica, piscina de bolinhas, futebol de sabão, tico kids. As crianças se divertiram muito. Foram distribuídos cachorro quente, pipoca, algodão doce, salgadinho, doces e refrigerante. Ao final, cada criança recebeu uma sacolinha surpresa.






------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Prefeitura realiza ações para comemorar o Dia das Crianças

Texto e foto: Camila Graziela
Crianças e seus pais são recebidos em festas especialmente preparadas para eles

 Com a aproximação do Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), está promovendo diversas ações para comemorar a data, como festas em bufê infantil e no Cras, e ainda visita ao Mc Donald’s. 

No final da tarde desta terça-feira (8), as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que têm de zero a seis anos, do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Umuarama, participaram de uma festa repleta de brincadeiras no bufê infantil Ro Kids. Cerca de 70 pessoas, entre crianças e familiares, estiveram presentes. 

A secretária municipal de Assistência Social, Marta Dourado, que fez questão de estar presente em todos os eventos destacou a importância de momentos como este para as crianças. 
“Para mim é uma honra e uma enorme alegria estar presente neste momento que muitas vezes são únicos para cada um que está aqui. É muito importante que estas crianças tenham acesso à diversão, pois, com isso, estamos contribuindo para a formação de cidadãos de bem”, disse a secretária.

FORTALECER VÍCULOS
Segundo a responsável pela unidade, Cintia Lupifierio Antonio, a ação tem como objetivo fortalecer os vínculos das famílias e proporcionar uma nova vivência e oportunidade de brincadeiras para as crianças. 

 Assim que chegaram ao bufê os convidados foram recepcionados pela monitora Érica, que estava vestida de “Chiquinha” do seriado “Chaves”. Durante a festa, as crianças ganharam chapeuzinhos, nariz de palhaço e sacolinha surpresa cedidas gentilmente pela Rosângela dona do bufê.


A babá Cíntia Amaro, 20, mãe de Isabela de 1 ano e 9 meses e de Gustavo, 6, falou sobre a festa. “Está sendo muito bom, eles estão se divertindo muito. É a primeira vez que eles participam de uma festa assim”, disse emocionada.



 Opinião semelhante teve André Luis Domingos da Silva. Ele é pai de Maria Eduarda, 12; Ana Laura, 8;  Victor Hugo; 6 e Nicole, 3, conta que aos finais de semana trabalha como garçon e que nunca esteve numa festa onde fosse servido.



 “Isso aqui esta sendo maravilhoso, muito bom mesmo. Eu estou acostumado a servir. É a primeira vez estou sendo servido. E este momento está sendo único para minha família,  pois ontem a caçula fez aniversário, é como se aqui fosse a festinha dela”, declarou.


 PARQUE DE DIVERSÃO
Já nesta quarta-feira (9), a sede do Cras do Umuarama se transformar num “parque de diversão” para receber as crianças do Paif (Serviço de Proteção e Atendimento integral à Família). Cerca de 100 pessoas, entre adultos e crianças, participarem da festa.


Entre pipoca, algodão doce, bolo, cachorro quente e cama elástica, os presentes se divertiam. O menino Hiago, de 9 anos, era pura alegria. “Nossa, está muito legal porque tem brinquedos. E eu adoro cama elástica”, disse. 

A dona de casa Renata Leme da Silva Correia, 34, mãe de três filhos, opinou sobre a festa. “Este momento é muito bom, porque reuni os filhos com as mães em momento de descontração e isso no dia a dia é muito difícil acontecer”, afirmou. 

 As crianças atendidas pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) ganharam um vale-lanche do Mc Donald’s. Cada um receberá um Mc Lanche feliz que é composto por um sanduíche, refrigerante, batata frita, fruta e um brinquedinho.














------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------