terça-feira, 26 de novembro de 2013

Paço recebe apresentação teatral ‘Mulher, vire essa página’

Texto e foto: Camila Graziela

Nesta segunda-feira (25), o corredor do Paço Municipal se transformou num teatro e recebeu a apresentação teatral “Mulher, vire essa página”. A ação fez parte da programação para celebrar o Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher, comemorado nesta segunda-feira (25).

A Prefeitura de Araçatuba, por meio das Secretarias de Assistência Social (SMAS) e de Participação Cidadã (SMPC), estará realizando, ao longo desta semana, diversas ações de conscientização sobre o tema.

A peça escrita e dirigida pela atriz Ângela Gomes, interpretada pelas atrizes Rosa Santos e Denise Vaz, relata o sofrimento da mulher agredida e a dificuldade para tomar coragem de fazer a denúncia.

Segundo a secretária de Assistência Social, Marta Dourado, a escolha do local se deu para que as servidoras públicas também fossem conscientizadas e valorizadas. No dia 28, o delegado Marcos Roberto Alves da Costa ministrará uma palestra sobre a violência contra a mulher, na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), às 19h.

Confira a programação completa:

Dia 26
18h30 – Fórum das Mulheres no CRM;

Dia 27
9h - Apresentação Teatral “Mulher, vire esta página” no Cras Umuarama. Endereço: rua Célio Rodrigues de Araújo Cintra, 788;
14h - Apresentação Teatral “Mulher, vire esta página” no Cras Jussara. Endereço: rua Raul de Oliveira, 180;

Dia 28

19h - Palestra com Doutor Marcos na sede da OAB;

Dia 29
14h - Apresentação Teatral “Mulher, vire esta página” no Cras São José. Endereço: rua Fundador Paulino Gato, 900.


------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Cras Etemp encerra as atividades anuais com musical

Texto e foto: Camila Graziela

Com a finalidade de festejar o encerramento das atividades do ano, o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Etemp, promoveu, na tarde desta sexta-feira (22), o musical “Para Ser Feliz”. O evento aconteceu no teatro da Unip e contou com a presença de mais de 400 pessoas, entre elas familiares e idosos do CCI (Centro de Convivência do Idoso). 
A psicóloga responsável pelo centro, Aline Terra Rodeguero, conta que o musical foi montado e interpretado pelos próprios usuários dos programas do Cras e funcionários. “A princípio seria apenas uma apresentação de talentos. as como um dos objetivos do Cras é o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, surgiu, então, a ideia de unir todos os talentos numa única apresentação, inclusive com a participação dos funcionários”, explicou Aline. 
Ainda de acordo com ela, o musical conta a história do cotidiano de muitas famílias e o objetivo não foi de apenas uma apresentação, mas sim de proporcionar o acesso à cultura e ao lazer. “Muitos nunca tiveram oportunidade de estar em um teatro, de se apresentar e hoje estão tendo a oportunidade de levar mensagem para as pessoas sobre relacionamentos familiares e como cada um escolhe um caminho para ser feliz, por isso o nome da apresentação”, disse Aline entusiasmada. 
EMOÇÃO
Na ocasião, a secretária municipal de Assistência Social, Marta Dourado, disse, num discurso emocionado, se sentir num soldado invisível pelos esforços que são feitos diariamente para que eventos como este possam ser realizados. “Nós, da secretaria de Assistência Social, acompanhamos cada passo. Não medimos esforços para que consigamos atender o objetivo de nossos programas, que é de promover uma vida digna e de direitos para cada cidadão araçatubense”, discursou Marta. 
O musical contou com a participação da Banda Pink and Blue e os quatros elementos, na qual o estagiário de psicologia Dário Rosa faz parte. Durante a apresentação, os participantes encenavam ao som da banda com as músicas compostas especialmente para o musical, por Dário e com o auxílio da psicóloga Aline.
 Confira as fotos do evento:










------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Eventos marcam luta contra a Violência à Mulher

Texto: Camila Graziela

Dia 25 de novembro é o Dia Internacional de Luta contra a Violência à Mulher, por conta disso, a Prefeitura de Araçatuba, por meio das Secretarias de Assistência Social (SMAS) e de Participação Cidadã (SMPC), irá realizar diversas ações de conscientização sobre o tema. 
Nesta sexta-feira (22), equipes do CRM (Centro de Referência da Mulher) distribuirão adesivos e cartilhas em todas as secretarias municipais, no Cras, no Paço Municipal, no Hospital da Mulher e no Pronto Socorro. No sábado (23), haverá distribuição deste material nas lojas do Calçadão. No domingo (24), acontecerá uma caminhada com faixa, com participação do programa Bem-Estar, na praça João Pessoa, a partir das 7h. 
Haverá também, apresentação teatral, nos dias 25, 27 e 29, escrita e dirigida pela atriz Ângela Gomes, intitulada “Mulher, vire essa página”. No dia 28, o delegado Marcos Roberto Alves da Costa ministrará uma palestra sobre a violência contra a mulher, na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), às 19h.

ESSENCIAL
Segundo a secretária de Assistência Social, Marta Dourado, o CRM é parte essencial da rede de atendimento à mulher vítima de violência. “Este centro tem um papel importante também no enfrentamento e prevenção da violência, dando às mulheres atendidas, suporte psicológico, social e jurídico”, disse a secretária. 
A data de 25 de novembro de 1960 ficou conhecida mundialmente por conta do maior ato de violência contra mulheres. As irmãs Dominicanas Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecida como “Las Mariposas”, que lutavam por soluções sociais de seu país foram perseguidas, diversas vezes presas até serem brutalmente assassinadas. Em 25 novembro de 1999 a Organização das Nações Unidas (ONU), instituiu a data como o Dia Internacional de Luta contra a Violência à Mulher.

Confira a programação completa: 
Dia 25
16h30 – Apresentação Teatral “Mulher, vire esta página” no Paço Municipal; 
Dia 26
18h30 – Fórum das Mulheres no CRM; 
Dia 27
9h - Apresentação Teatral “Mulher, vire esta página” no Cras Umuarama. Endereço: rua Célio Rodrigues de Araújo Cintra, 788; 
14h - Apresentação Teatral “Mulher, vire esta página” no Cras Jussara. Endereço: rua Raul de Oliveira, 180;

Dia 28
19h - Palestra com Doutor Marcos na Universidade Anhanguera; 
Dia 29
14h - Apresentação Teatral “Mulher, vire esta página” no Cras São José. Endereço: rua Fundador Paulino Gato, 900.



------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

CRM está na Edição Especial de Homenagem do Boletim Informativo do Nudem

Texto: Camila Graziela

Em homenagem à “Campanha Mundial dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, o Nudem (Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Estado de São Paulo), lançou, neste mês, a Edição Especial de Homenagem, do Boletim Informativo Nudem. 
A edição especial foi criada com o objetivo de homenagear os diversos atores da rede de enfrentamento à violência. E, para isso, abriu inscrições para indicações de entidades que atuam nessa área e que mereciam o reconhecimento de todos. E o Centro de Referência da Mulher (CRM) Josymary Aparecida Carranza foi um dos 12 selecionados. Por isso, ele está no boletim.


ATIVISMO
A “Campanha Mundial dos 16 dias de Ativismo” nasceu em 1991, quando 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership-CWGL), a lançaram com o objetivo de promover o debate de violência contra as mulheres no mundo. 
A campanha vincula a denúncia e a luta pela não-violência contra as mulheres à defesa dos direitos humanos. Cerca de 130 países desenvolvem esta campanha, conclamando a sociedade e governos a tomarem atitude frente à violação dos direitos humanos das mulheres.


LIÇÃO DE CASA
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Marta Dourado, o fato de o CRM ter sido selecionado para estar nesta Edição Especial de Homenagem, mostra que a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio de seus equipamentos, tem feito a lição de casa. 
“Isso só vem para reforçar a política do prefeito Cido Sério de acolher o humano. O CRM foi criado para promover o acolhimento da mulher vitimizada e promover a ruptura da situação de violência e a construção da cidadania”, disse a secretária.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Araçatuba terá ‘Centro Pop’, para moradores de rua

Texto: Camila Graziela

Prefeitura de Araçatuba vai atender cidadãos em vulnerabilidade social e que moram nas ruas em local preparado para o resgate da cidadania
 
A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), irá instalar, a partir de janeiro do próximo ano, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). O projeto é do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), do governo federal. 
De acordo com a secretária de Assistência Social de Araçatuba, Marta Dourado, este serviço será exclusivo para atender a população de rua e já foi liberado pelo MDS para passar a funcionar. Ela conta que o Centro Pop será a porta de entrada do morador de rua na política de assistência social do município. 
“A partir de uma entrevista com os atendidos, será feita a triagem do tipo de necessidade da pessoa, para que ela posse ser encaminhada ao serviço adequado. No espaço, o morador de rua poderá fazer toda sua documentação e ainda receberá qualificação profissional”, explicou Marta. 
ACOLHIMENTO
Ainda segundo a secretária, o local onde funcionará a unidade de acolhimento está sendo negociado. Nele, será oferecido almoço durante o dia. E ainda haverá espaço para higiene pessoal e atividades que reforcem o convívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. 
Para isso, o morador de rua terá um atendimento técnico especializado que será prestado por uma equipe composta por um coordenador; dois psicólogos; dois assistentes sociais; um técnico de nível superior; quatro profissionais de nível superior e o desenvolvimento de oficinas e um terapeuta ocupacional. 
CAPACIDADE
Com capacidade para atender até 25 pessoas, o centro tem como principal proposta a reinserção desses moradores de rua na sociedade. Pelas normas técnicas desse espaço, estabelecidas pelo MDS, a unidade possibilitará o conhecimento do modo de vida dessa população, levantando as dificuldades, as necessidades e potencialidades. 
Esse projeto, que era exclusivo em metrópoles, está disponível, agora, para municípios com mais de 100 mil habitantes. O espaço físico funcionará de segunda a sexta, das 8 às 17h.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------

Araçatuba está entre as 20 cidades do Brasil que mais se preocupam com idosos

Ações que envolvem atividades para melhoria da qualidade de vida e promoção do envelhecimento saudável estão entre as principais ações propostas


Araçatuba está entre as 20 cidades do Brasil que mais se preocupam com seus idosos. Esta afirmação é da reportagem feita pela revista Exame, que destaca as ações promovidas para beneficiar os idosos. A pesquisa foi realizada pela empresa de análise de dados Urban System. Foram analisados municípios com mais de 100 mil habitantes. Os critérios foram os aspectos econômicos, demográficos e de qualidade de vida.

A excelente colocação de Araçatuba, entre centenas de municípios analisados, demonstra que o trabalho está sendo bem feito. As ações são coordenadas para que todas as 19 secretarias municipais trabalhem em conjunto a fim de desenvolver projetos que culminem na melhoria da qualidade de vida da população, com atenção especial às crianças e aos idosos.
 
De acordo com o prefeito Cido Sério, a questão da qualidade de vida dos idosos dialoga com a qualidade de vida do próprio município. “Nossos idosos são nossa riqueza, nossa história e grande fonte de sabedoria. Cuidar da qualidade de vida deles representa um município mais saudável e ainda melhor para se viver”, afirmou.

Um estudo da ONG Trust for America’s Health mostra que cada dólar investido em estímulo à atividade física de adultos, resulta em economia de 5,6 dólares com serviços de saúde. Isso significa que cuidar dos nossos idosos não é apenas uma questão social, mas também econômica.

TRABALHOS COORDENADOS
Oferecer, desde um espaço de acolhimento até vagas garantidas no trânsito, são formas de atender às necessidades dessas pessoas com mais de 60 anos, e é isso que Araçatuba vem fazendo nos últimos cinco anos.

Recentemente, um CCI (Centro de Convivência do Idoso) foi instalado no município como forma de atendimento e promoção do convívio social, visando a melhoria das relações afetivas do idoso, sua saúde, sua autoestima e sua qualidade de vida. Lá eles recebem, gratuitamente, assistência médica e psicológica num total de 19 profissionais capacitados, além de atividades complementares como dança, educação física e artesanato. O espaço é gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) mantém atendimento ininterrupto e individualizado por meio de programas como o Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e do PSF (Programa da Saúde da Família), que inclusive vai às casas dos idosos para realizar exames e ações preventivas, ministrar medicamentos e encaminhar a quem precise para atendimento médico especializado. O Nasf, ainda, promove ações que estimulam a vida saudável e promovem a cidadania.

VIDA ATIVA
Um dos trabalhos estratégicos desenvolvido pela Prefeitura de Araçatuba é a instalação de academias para terceira idade, instaladas em praças públicas, onde há espaço seguro e equipamentos para a realização de exercícios físicos. No total, o município já conta com 13 destes locais, espalhados por todos os bairros, o que facilita o acesso ao serviço.

Um destes equipamentos fica na Praça João XXIII, mais conhecida como Praça do Paraíso, no Jardim Paraíso. Agora, também chamada de Praça do Idoso, ela é repleta de equipamentos destinados a práticas de ginástica, especialmente elaborados para melhorar a qualidade de vida dos idosos.

A praça conta, por exemplo, com aparelhos de ginástica que foram desenhados para melhorar o equilíbrio e amplitude articular, o fortalecimento e a flexibilidade muscular dos membros inferiores. Os exercícios são fundamentais para evitar a queda, que representa a principal causa de morte por acidente na população idosa. No Brasil, 32% das pessoas entre 65 e 74 anos já sofreram queda, sendo que a frequência aumenta com o avanço da idade.

PREOCUPAÇÃO COM O FUTURO
O envelhecimento da população é uma das maiores preocupações das cidades. Estima-se que até o ano de 2050, o mundo terá mais de três bilhões de pessoas com idade acima de 50 anos, a maioria delas viverá nos centros urbanos.

Outro programa que desenvolve trabalhos com idosos em Araçatuba são os cinco Cras (Centro de Referência em Assistência Social) que a Prefeitura mantém para atender toda a cidade. A valorização deste público, nestes centros, acontece por meio de atividades de lazer, oficinas de artesanatos, cursos e danças, que promovem um envelhecimento ativo e saudável. No total, cerca de 5 mil famílias são atendidas nestes centros, que têm atividades ao longo do ano todo.

VAGAS PARA IDOSOS
Além dos programas sociais, que incluem também entrega de casas populares, que atendem às pessoas com mais de 60 anos, o trânsito também merece atenção especial. Semáforos, faixas de pedestres e acessibilidade nas calçadas, os cidadãos idosos também têm garantidas vagas para estacionamento.

As ruas Anita Garibaldi e Prudente de Moraes, ambas localizadas no centro de Araçatuba, receberam, por exemplo, nos últimos dias, 20 vagas especiais para idosos. A medida foi tomada para garantir mais segurança aos cidadãos que precisam de reserva de espaço para estacionamento.

Além disso, a Avape (Associação para Valorização de Pessoa Com Deficiência), em parceria com a Prefeitura de Araçatuba, promove, esporadicamente, cursos para formação de cuidadores de idosos, que orientam os profissionais da saúde e à população, atentando para a importância da humanização no atendimento.

“Tudo isso faz com que Araçatuba seja uma cidade voltada para sua população mais idosa, sabendo cuidar do presente e do futuro. A administração tem uma atenção especial com os cidadãos com mais de 60 anos”, afirma a secretária de Assistência Social de Araçatuba, Marta Dourado.


------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Rotary Club e Prefeitura inauguram gibiteca no Hilda


O Rotary Club Cruzeiro do Sul, em parceria com a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), inaugurou uma Gibiteca na Base Comunitária da Polícia Militar do bairro Hilda Mandarino.
Texto e foto: Camila Graziela

O evento aconteceu na tarde desta segunda-feira (4) e contou com a presença do governador do Distrito 4470 do Rotary Club, José Loft Correia; do presidente do Rotary Araçatuba Cruzeiro do Sul, Flávio Machado, e dos secretários municipais Hélio Consolaro (Cultura), que também é rotariano, e Marta Dourado (Assistência Social) representado o prefeito Cido Sério.

HOMENAGEM
A gibiteca recebeu o nome de “Zezinha” (Maria José Nunes Fontoura), membro do Rotray, falecida neste sábado (2). Todo o processo técnico do acervo (classificação e catalogação) foi feito pela Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, que administrará o local. O acervo contém cerca de 100 gibis e 400 livros infatojuvenis.

Na oportunidade, a professora Flávia Wolfowitz, que é parceira voluntária da Biblioteca como contadora de história, contou a história da Rapunzel, na qual alunos da escola do bairro puderam interagir.

Em junho deste ano, o Rotary Clube de Araçatuba e a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), reinauguraram, também, a Biblioteca “Maria Herminia T. Salibe”, instalada na Base da PM do bairro Hilda Mandarino.

A revitalização da biblioteca foi promovida por funcionários da Biblioteca Municipal “Rubens do Amaral”, com apoio de policiais da base policial. Essa manutenção faz com que os moradores do bairro tenham acesso fácil ao mundo da leitura e proporciona um avanço no desenvolvimento intelectual dos que buscam conhecimento.

O horário de atendimento da biblioteca e gibiteca acontecerá às terças e quintas-feiras, das 09h às 12h e 14h às 17h.



------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------
 


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Peti promove festival musical no Paulo Alcides Jorge

 O Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), em parceria com o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Umuarama, promoveu, na tarde desta sexta-feira (1º), um festival musical para celebrar o Dia do Músico, comemorado no dia 22 deste mês. O evento aconteceu no Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge.
Texto e foto: Camila Graziela


O público formado por alunos das escolas municipais Cristiano Olsen e Leonísia de Castro, lotaram a capacidade do local. Segundo a assistente social responsável pelo Peti, Amanda Puga Ferrari, além de celebrar o dia do músico, o festival teve o objetivo de mostrar o trabalho que foi desenvolvido ao longo do ano durante as aulas de canto e banda.



  “É importante desenvolver atividades como esta para incentivá-los, descobrir talentos e quem sabe até seguir carreira”, comentou Amanda. Opinião semelhante teve a responsável pelo Cras Cíntia Lupifierio Antonio. Ela conta que um dos objetivos das oficinas realizadas no Cras é identificar as potencialidades individuais, desenvolver e estimular as habilidades. 


No total, foram 38 apresentações, 28 delas foram feitas pelas crianças do Peti e 10 pelas crianças que frequentam as aulas no Cras, ambas as aulas são ministradas pela monitora de canto Ana Laura Zago.


O ponto alto do festival foi quando a plateia cantou junto a música ‘Girl On Fire’ de Alicia Keys. Cantada por Yasmin Leon Gomes, de 16 anos. Ela conta que frequenta as aulas de canto do Cras há oito meses, e que desde pequena sempre gostou de cantar. 
“Eu sempre gostei de cantar e graças às aulas eu estou cantando bem melhor. Esta apresentação de hoje foi muito legal, fiquei nervosa antes de subir ao palco”, disse Yasmin, satisfeita com sua apresentação.


------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Programa Lobato encena peça no Paulo Alcides Jorge

Texto: Camila Graziela

Na tarde da última quarta-feira (30), meninos do Programa Lobato (Sítio da Criança) fizeram uma apresentação teatral. O evento aconteceu no Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge. O público foi formado por membros dos programas Arca (Associação de Reinserção Social de Crianças e Adolescentes), Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e alunos das escolas municipais José Machado de Melo e Leonísia de Castro, além de familiares. 

Intitulada de “Pedrinho e sua turma contra a Cuca”, a peça teve o objetivo de divulgar a obra de Monteiro Lobato, que dá nome ao programa. De acordo com a responsável pelo Sítio, Camila Cancian, a peça foi montada pelo monitor de teatro Eduardo Amaral, que fez uma releitura da obra, abordando temas como respeito aos seres vivos e a natureza, amizade e solidariedade. 

“Por meio dos livros de Lobato que possuímos aqui no Sítio, Eduardo se organizou com os meninos quais personagens seriam representados. Porém, pelo fato de o programa ser voltado somente para meninos, a personagem da Emília não aparece na peça”, explica Camila.



Camila ressalta, ainda, que o monitor fez questão que a apresentação ocorresse no teatro para que os meninos se motivassem a participar e conhecer, desde os bastidores, até a encenação. 

“Esta é uma oportunidade rica, atividades como esta são de muita importância para que os meninos possam se sentir capazes e descobrirem por meio da arte o lado doce da vida. O apoio e o empenho do monitor é muito importante e o resultado foi muito bom”, disse.





------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------