sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar pesagem e medida

Texto: Camila Graziela

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), convoca todos beneficiados do programa Bolsa Família do município para atualizarem o AE (Atendimento de Enfermagem) para pesagem e medida referente ao primeiro semestre de 2014.
Mulheres de 14 a 44 anos e crianças de zero a sete anos, devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Ao receber o benefício, as famílias assumem o compromisso de acompanhar o cartão de vacinação, o crescimento e o desenvolvimento de crianças menores de sete anos.
E as mulheres de 14 a 44 anos também devem fazer o acompanhamento. Gestantes ou nutrizes (lactantes) devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da saúde do bebê. A ação tem o intuito de acompanhar os indicadores de saúde de cada cliente. Os beneficiados que não fizerem a atualização poderão ter o benefício suspenso.


------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

João Arlindo possui selo do Unicef

Texto e foto: Camila Graziela

A Associação Beneficente Batista João Arlindo é uma entidade socioassistencial, conveniada com a Prefeitura de Araçatuba, e é a única do Interior do Estado de São Paulo que possui o selo do Unicef (Fundo das Nações Unidas para Infância). 



A entidade foi fundada na década de 1990 com objetivo de promover ações sociais em prol da comunidade. Inicialmente, oferecia cursos profissionalizantes gratuitos e realizava distribuição de cestas básicas. Nos finais de semana, sua sede era cedida para recreação de crianças. 


De acordo com o coordenador da entidade Antônio Garcia Donha, a Associação sentiu a necessidade de fazer mais para o desenvolvimento das crianças. E, em 2010, foi criado o Projeto Caminhar que atende crianças e adolescentes de 6 a 15 anos no contraturno escolar. 


 Diversas atividades são desenvolvidas como oficina de dança, jiu-jitsu, informática, orientação pedagógica e grupo sócio-educativo. Atualmente, são atendidas 100 crianças e adolescentes. Eles recebem refeições balanceadas com café da manhã, almoço e lanche da tarde.



O transporte é feito por ônibus da Prefeitura e as crianças que frequentam o local de manhã já saem da entidade tomadas banho e vão direto para a escola, o mesmo vale para os que freqüentam a tarde. Mensalmente, é realizada reunião com as famílias. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.




E foi graças ao Projeto Caminhar que a entidade foi a vencedora regional da 10º edição do prêmio Itaú-Unicef de 2013. Sob o tema – Educação Integral: Crer e Fazer. A ação é realizada de dois em dois anos para projetos privados voltados para o ensino integral.




Segundo Donha, no inicio de 2013 a Associação se inscreveu e ficou classificada entre os 60 melhores projetos do Brasil. Depois foi classificada nas seis etapas seguintes. Ao todo foram 2.713 inscrições que foram divididas por oito regiões e classificadas por grande porte, médio porte, pequeno porte e micro porte. 

 Donha ressaltou ainda, que este prêmio é fruto de um trabalho feito com muito amor e dedicação. “O que faz diferença no nosso projeto é que não trabalhamos por dinheiro, mas sim por amor”, afirmou. 


A primeira edição do Prêmio Itáu-Unicef foi criada em 1995 e nasceu em um contexto de mobilização mundial pela educação e com a certeza de que todos os segmentos da sociedade: governo, empresas, organizações não governamentais e indivíduos são corresponsáveis pela formação das novas gerações.




Critérios
Para participar é obrigatório que a criança ou adolescente esteja regularmente matriculado na rede de ensino e morar no território em torno da Associação. Fazem parte os seguintes bairros: Chácaras TV, Jardim TV, Vilela, Atlântico, São Rafael, Manoel Pires, Vila Alba e Verde Parque.


------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Cras Etemp oferece oficina de artes

Texto e foto: Camila Graziela

Com objetivo de criar novos artesãos e estimular a criatividade, o Cras (Centro de Referência de Assistência Social), do bairro Etemp, oferece diversas atividades para seus usuários. Uma delas é a oficina de artes que iniciou em fevereiro do ano passado.  



Na tarde desta segunda-feira (23), por exemplo, as 15 alunas estavam desenvolvendo bonecas artesanais. Dentro da oficina, elas já aprenderam artesanato de fuxico utilizando como base embalagens recicláveis, como porta-treco, porta-moeda e absorvente, peso para portas em formato de tartarugas e agora as bonecas de pano. 


As aulas são ministradas pela monitora de artes Luciane Amorin Pereira. Ela ressalta que no curso são desenvolvidas apenas técnicas manualmente. “Este curso é totalmente manual e serve para que as alunas possam entender que é possível fazer artesanato sem maquinário e ainda gerar renda”, explicou.




E é com o que aprende durante a oficina que Renata Rodrigues Ferreira, 31, ganha seu dinheiro. Ela conta que frequenta o curso desde o início. “Eu venho aqui desde quando começou e eu gosto muito. As pessoas vêem as coisas que eu aprendo aqui e me encomendam peças iguais e com isso tenho uma renda”, afirmou Renata. 
 ------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Araçatuba recebe ‘Kit Conselho Tutelar’

Texto e foto: Camila Graziela

Na manhã desta sexta-feira (21), Araçatuba recebeu o “Kit Conselho Tutelar’, oferecido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDHPR). O evento aconteceu no auditório do Paço Municipal e contou com a presença do prefeito Cido Sério; da secretária de Assistência Social, Marta Dourado; da presidente do Comas (Conselho Municipal da Assistência Social), Carmem Lúcia Mingoci; da representante do Comdica (Conselho Municipal da Criança e Adolescente), Maria Regina Arruda; do vereador Gilberto Batata Mantovani e de conselheiros tutelares.


Na oportunidade, Marta Dourado ressaltou que o prédio onde funciona o Conselho Tutelar vem recebendo melhorias como pinturas e acessibilidade. Ela citou, ainda, que o mobiliário foi parcialmente trocado e a brinquedoteca foi restaurada e equipada. Está sendo providenciada também, a adequação da energia elétrica para receber cinco aparelhos de ar-condicionado.


Já o prefeito Cido Sério destacou os feitos da administração voltados para a criança e adolescente. Disse, ainda, que hoje não existem crianças desamparadas nas ruas de Araçatuba. “É só pegar os dados do que foi feito para crianças e adolescentes nesta administração e comparar com anteriores. Organizar e equipar o Conselho Tutelar são essenciais para atender a questão. Se não tivermos políticas voltadas para crianças e adolescentes, não dá para pensar em solidariedade, disse o prefeito.


O KIT
Araçatuba está entre os mil municípios contemplados com o “Kit Conselho Tutelar”. Ele é composto por um carro Fiat Pálio Weekend, cinco computadores, uma impressora multifuncional, um refrigerador e bebedouro. A entrega marca os dez anos do Disque 100, serviço que recebe denúncias sobre violações de direitos humanos e que, somente no primeiro semestre de 2013, registrou e encaminhou 73.579 denúncias aos conselhos.

De acordo com o assessor executivo da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Renato Torrezan, ao se informado da possibilidade de ser contemplado com entrega destes kits por parte da SDHPR, imediatamente o município se cadastrou no programa. E em dezembro do ano passado o município foi contemplado.

“Na ocasião, o prefeito Cido Sério recebeu, simbolicamente, o “Kit Conselho Tutelar” em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Hoje este ato se concretiza com a entrega dos equipamentos”, disse.

Araçatuba possui um Conselho Tutelar, formado por cinco conselheiros. Em dezembro de 2013, o órgão registrou 114 atendimentos e janeiro deste foram 180.


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Rondon e Cras São José promovem curso de operador de caixa

Texto e foto: Camila Graziela

O Supermercado Rondon, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro São José, iniciou, na tarde desta terça-feira (18), o curso de operadora de caixa. A ação faz parte de uma série de cursos que a parceria está oferecendo para a comunidade. Vale ressaltar que todos os cursos são gratuitos. 



Segundo a coordenadora de Recursos Humanos, Camila Graciotini Castilho, este é um trabalho de promoção da cidadania por meio da empregabilidade. “O Rondon, prevendo a escassez de mão de obra qualificada na região, teve a iniciativa de oferecer os cursos, dando oportunidade para as pessoas se qualificarem e com isso também, suprir nossas vagas. Porque às vezes as pessoas não se sentem confortáveis ou não estão preparadas para a entrevista”, explicou Camila. 



Ainda de acordo com a coordenadora, durante o curso, as 22 pessoas inscritas tiveram noções de comportamento, apresentação pessoal, atendimento ao cliente e a função de operadora de caixa. Ao final todas receberam um certificado. 



BENEFICIADA
Uma das participantes do curso foi Débora Silva Santos. Ela, que está desempregada, conta que se inscreveu para o curso para se aprimorar. “Eu já tinha noções de caixa e vim aqui para buscar mais conhecimento e também porque a gente ganha certificado, é uma qualificação a mais para meu currículo. Eu pretendo fazer todos os cursos”, declarou. 



A parceria vai oferecer ainda, curso de empacotador de mercadorias, higiene e manipulação de alimentos para açougue e padaria, descarga e armazenamento de mercadoria em depósito, exposição de mercadoria-expositor e zeladora. 
Os cursos irão acontecer nos dias 19 de fevereiro; 19, 25 e 26 de abril; 20, 21, 27 e 28 de maio e, ainda, 17, 18, 24 e 25 de junho. Para participar o candidato precisa ter idade mínima de 16 anos. Os interessados devem comparecer no Cras São José, localizado na rua Fundador Paulino Gato, 900, munidos de documentos, como RG, CPF, comprovante de residência e carteira de trabalho.

 ------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

40 gestantes recebem kit enxoval da Prefeitura

Texto e foto: Camila Graziela

Uma vez por mês, ao longo do ano, a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), faz a entrega de kit de enxovais para gestantes assistidas pelo município. Na tarde desta sexta-feira (14), por exemplo, foi a vez de 40 mamães receberem o kit. O evento ocorreu no auditório do Paço Municipal e contou com a presença da secretária da SMAS, Marta Dourado e do vereador Rivael Papinha.


Na ocasião, Marta Dourado destacou a importância do ato. “É uma alegria participar de um momento especial como este. Uma criança é sempre um privilégio. Que vocês tenham sempre paciência e tolerância para ensinar um bom caminho para seus filhos, para que tenhamos no futuro bons cidadãos”, disse.




O vereador Papinha ressaltou a importância dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social). “Os Cras são a porta de entrada para que todas vocês sejam atendidas. Antes desta administração a cidade possuía apenas duas unidades que funcionavam de maneira precária. Hoje nós temos cinco Cras graças a este governo que tem o olhar voltado para o humano”, afirmou o vereador. 



Cada kit contém toalha de banho, cueiro, pacote de fraldas de tecido com cinco unidades, oito fraldas descartáveis, bori, mijão, macacão, kit com touca, sapatinho e luvinha, babador e meia.
 ------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Araçatuba participa de Encontro do Coegemas em São Paulo

Texto: Camila Graziela

O Congemas (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social) promoveu, entre esta terça-feira (12) e quarta-feira (13), em um hotel no centro de São Paulo (SP), o Encontro do Coegemas (Conselho Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social), da Região Sudeste. O evento, que é anual, é uma preparação para o encontro nacional que acontecerá entre os meses de março e abril deste ano. 
Araçatuba esteve representada no evento pela secretária de Assistência Social, Marta Dourado e pelas diretoras de departamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, Maria Regina Arruda, Márcia Regina Moreira Lavoyer e Oraídes Luiz Batista.
Também estiveram presentes os secretários estaduais de Assistência Social, Rogério Hamam, de São Paulo; Hélder Salomão, do Espírito Santo e Antônio Ferreira Soares, de Minas Gerais. Também participaram a secretária Nacional de Assistência Social, Denise Colin e a presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Luziele Maria de Souza Tapajós.  

ASSUNTOS
De acordo com Marta Dourado, foram discutidos diversos assuntos relacionados à assistência social, com destaque para a implementação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e também sobre os trabalhadores da área. 
“Esses encontros nos acrescentam muito em termos de informação e nos ajudam na maneira de conduzirmos as ações no município”, disse Marta. 
Ela ressaltou ainda, que uma das propostas do MDS (Ministério de Desenvolvimento Social) é tornar o Coegemas parceiro e com isso validar as propostas que são discutidas durante os encontros.


------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636- 1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Rondon e Cras São José oferecem cursos gratuitos

Texto: Camila Graziela


O Supermercado Rondon, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro São José, está oferecendo três cursos gratuitos para a comunidade. São eles, curso de empacotador de mercadorias, higiene e manipulação de alimentos para açougue e padaria, descarga e armazenamento de mercadoria-depósito, exposição de mercadoria-expositor, zeladora e operadora de caixa.
Para participar o candidato precisa ter idade mínima de 16 anos. Os interessados devem comparecer no Cras São José, localizado na rua Fundador Paulino Gato, 900, munidos de documentos, como RG, CPF, comprovante de residência e carteira de trabalho. As inscrições vão até o dia 18 de fevereiro.
Os participantes vão aprender sobre atendimento ao cliente; segurança e saúde no trabalho; cuidados e apresentação pessoal; higiene e manipulação de alimentos; exposição de produtos e aulas práticas.

Os cursos irão acontecer nas seguintes datas:
18 e 19 de fevererio
19, 25 e 26 de abril
20, 21, 27 e 28 de maio
17, 18, 24 e 25 de junho

Curso: Empacotamento de Mercadoria
Tópicos Abordados: Atendimento ao cliente; Segurança e saúde no trabalho, Cuidados e apresentação pessoal e Aulas práticas.
Quantidade de alunos: 20 alunos
Idade mínima: 16 anos
Carga Horária: 5 h

Curso: Higiene e Manipulação de Alimentos – Açougue
Tópicos Abordados: Atendimento ao cliente; Cuidados e apresentação pessoal; Segurança e saúde no trabalho; Higiene e manipulação de alimentos e Tipos de carnes e Exposição de produtos.  
Quantidade de alunos: 20 alunos
Idade mínima: 18 anos
Carga Horária: 8 h

Curso: Higiene e Manipulação de Alimentos – Padaria
Tópicos Abordados: Atendimento ao cliente; Cuidados e apresentação pessoal; Segurança e saúde no trabalho; Higiene e manipulação de alimentos; Tipos de produtos e Exposição de produtos.  
Quantidade de alunos: 20 alunos
Idade mínima: 18 anos
Carga Horária: 8 h

Curso: Hortifruti
Tópicos Abordados: Atendimento ao Cliente; Cuidados e Apresentação Pessoal; Segurança e Saúde no Trabalho; Higiene e Manipulação de Alimentos; Tipos e Diferenciação de Produtos e Exposição de Produtos.  
Quantidade de alunos: 20 alunos
Idade mínima: 16 anos
Carga Horária: 5 h


Curso: Descarga e Armazenamento de Mercadoria – Depósito
Tópicos Abordados: Atendimento ao cliente; Cuidados e apresentação pessoal; Segurança e saúde no trabalho e Armazenamento de mercadorias.
Quantidade de alunos: 20 alunos
Idade mínima: 18 anos
Carga Horária: 5 h

Curso: Exposição de Mercadoria – Repositor
Tópicos Abordados: Atendimento ao cliente; Cuidados e apresentação pessoal; Segurança e saúde no trabalho e Formas de exposição de produtos.
Quantidade de alunos: 20 alunos
Idade mínima: 16 anos
Carga Horária: 5 h

Curso: Zeladora
Tópicos Abordados: Atendimento ao cliente; Cuidados e apresentação pessoal; Segurança e saúde no trabalho; Tipos de limpeza e Higienização e trabalho em equipe.
Quantidade de alunos: 20 alunos
Idade mínima: 18 anos
Carga Horária: 5 h

Curso: Operadora de Caixa
Tópicos Abordados: Atendimento ao cliente; Cuidados e apresentação pessoal; Segurança e saúde no trabalho; Operação de check out.
Quantidade de alunos: 20 alunos
Idade mínima: 18 anos
Carga Horária: 5 h


------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

CCI homenageia aniversariantes do mês

Texto e foto: Camila Graziela

Na tarde da última sexta-feira (31), o CCI (Centro de Convivência do Idoso), gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), promoveu uma confraternização em comemoração aos aniversariantes do mês de janeiro. 


Sebastião Panegossi foi um dos aniversariantes. Ele que completou 72 anos no último dia 20, disse estar vivenciando algo diferente. “Hoje é uma festa diferente de todas que eu já tive, porque estou comemorando entre amigos e não tem nenhum familiar presente. E estou achando ótima esta comemoração”, comentou.



Quem também aniversariou no último dia 14 e estava ansiosa para comemorar foi Elizabete Silva Sarto. “Este dia de hoje foi muito esperado porque a gente fica muito feliz em ser lembrada. Pois muitas vezes não é comemorado na casa da gente e aqui nós recebemos um carinho muito especial”, disse. 


O CENTRO
O CCI é um espaço de atendimento e convivência social, e visa a melhoria das relações sociais e afetivas do idoso, sua saúde e sua autoestima, melhorando, assim, sua qualidade de vida, por meio de assistência médica e psicológica, além de atividades complementares como dança, artesanato e educação física. 


Inaugurado pela Prefeitura de Araçatuba em maio de 2013, o centro tem a finalidade de acolher idosos do município que vivem em situação de vulnerabilidade social. Localizado na rua Jovita Militão Bonfim, 66, no bairro Chácaras Arco-íris, o local tem capacidade para atender 50 pessoas, com mais de 60 anos de idade, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------