sexta-feira, 30 de maio de 2014

Cras Jussara oferece aula de yoga

Texto e foto: Camila Graziela

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), além dos serviços de acolhimento, também disponibiliza gratuitamente, à população, diversas ações de promoção da cidadania por meio de atividades de terapia e cuidados com a saúde mental e física. E os Cras (Centro de Referência de Assistência Social) são equipamentos usados para este atendimento diferenciado.


O CRAS do Jussara, por exemplo, oferece aulas de yoga. A educadora física com formação em yoga, Luiza Abreu explica que a modalidade é uma atividade física e mental que tem como principal objetivo acalmar a mente, por meio da atividade física.  “O yoga requer equilíbrio e concentração, e, assim, além de trabalhar a mente, proporciona o fortalecimento dos músculos, das articulações, aumenta a flexibilidade e também favorece a integração social, que é um dos objetivos do CRAS”, explica Luiza.



A dona de casa Antônia dos Santos Silveira, 65 anos, que frequenta as aulas há três anos, falou dos benefícios do yoga na vida dela. “Para mim foi uma maravilha, agora durmo bem e as dores desapareceram”, afirma dona Antônia. 


CRAS JUSSARA
Criado no município em 2009, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Jussara desenvolve diversas ações para a comunidade com a finalidade de promover autonomia, autossuficiência e auxiliar na geração de renda, principalmente das mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social.

Tem como princípios norteadores garantir aos usuários as seguintes aquisições: Segurança de Acolhida, Segurança de Convívio Familiar e Comunitário e Segurança de Desenvolvimento da Autonomia.
O CRAS Jussara fica na rua Raul de Oliveira, 180, atende mensalmente cerca de 400 famílias, e funciona das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS Jussara é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Colormaq desenvolve projeto piloto para Minha Casa, Minha Vida

Texto e foto: Camila Graziela

A empresa Colormaq, de Araçatuba, está desenvolvendo um projeto piloto exclusivo para residências do Programa Minha Casa, Minha Vida. Trata-se da fabricação de armários de aço sob medida para as cozinhas dos imóveis.  A aposentada Iracema Monteiro Machado cedeu sua cozinha para os testes e foi contemplada com os armários.


Uma equipe de engenheiros da empresa esteve na casa de dona Iracema para retirar medidas da cozinha, e na tarde dessa terça-feira (27), os armários foram instalados. “Estou radiante, muito feliz mesmo. Isso vai facilitar demais a minha vida! Porque agora eu não tenho condições de comprar um armário ainda mais um assim deste jeito”, declarou emocionada dona Iracema.


A secretária municipal de Assistência Social, Marta Dourado, acompanhou o início da montagem dos armários. Para ela esta é mais uma importante ação que vai somar na vida dos contemplados do programa. “É mais um benefício que eles terão e que vai contribuir para que vivam com mais dignidade”, comentou.








------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Residenciais Águas Claras e Beatriz são fiscalizados

Texto e foto: Camila Graziela

O Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) realizou, nessa terça-feira (27), fiscalização nos residenciais Águas Claras e Beatriz. A ação aconteceu por determinação da Caixa Econômica Federal (CEF) que tem recebido denúncias de que algumas residências estariam sendo comercializadas. 
A secretária municipal de Assistência Social, Marta Dourado, acompanhou as vistorias. Ela explicou que esta ação se fez necessária para inibir a comercialização ou até mesmo invasão destes imóveis.

“O ‘Minha Casa, Minha Vida’ é um programa social que tem como objetivo cobrir o déficit habitacional de baixa renda sem finalidade comercial, por isso a venda é proibida”, explicou Marta. Ainda de acordo com ela, a secretaria não tem poder de polícia e nem de inibir a comercialização ou invasão das casas. 


O advogado do Creci Milton Moreira de Barros informou que dez fiscais visitaram os imóveis e que a fiscalização foi eletrônica. “Durante a visita é solicitado do morador a documentação pessoal e da residência e com uso de um tablet as informações são passadas para a Caixa, e o auto de constatação sai na hora para a pessoa assinar“, explicou Milton. Colaboraram com a ação a Guarda Municipal e a Polícia Militar.


-------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

terça-feira, 27 de maio de 2014

Mamães do SCFV tem tarde animada no Cras São José

Texto e foto: Camila Graziela

Na tarde desta segunda-feira (26), as mamães que fazem parte do grupo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Zero a Seis anos, do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro São José, receberem homenagem pelo Dia das Mães, comemorado no último dia (11). 





Na ocasião, elas assistiram a um vídeo com uma emocionante homenagem as mães, participaram de gincana e espantaram o friozinho desta tarde com zumba, comandada pelo educador físico do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) Diego Moreno. Houve também, sorteio de uma cadeirinha de papa e um carrinho de bebê, ambos oriundos de doação. Ao final, puderam levar para casa uma manta acrílica de presente.




A psicóloga responsável pelo grupo, Flávia Teruel, explica que a ação teve como objetivo promover o fortalecimento de vínculos sociais e afetivos e também, comemorar a data especial. Ela ressalta ainda, que embora a data simbólica já tenha passado, todos os dias é dia das mães.



CRAS SÃO JOSÉ
Criado no município em 2006, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro São José desenvolve diversas ações para a comunidade com a finalidade de promover autonomia, autossuficiência e auxiliar na geração de renda, principalmente das mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social.

Tem como princípios norteadores garantir aos usuários as seguintes aquisições: Segurança de Acolhida, Segurança de Convívio Familiar e Comunitário e Segurança de Desenvolvimento da Autonomia.



O CRAS São José fica na rua Fundador Paulino Gato, 900, atende mensalmente cerca de 450 famílias, e funciona das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS São José é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014. 

-------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Centro de Referência da Mulher completa quatro anos

Texto e foto: Camila Graziela

Na manhã desta sexta-feira (23), a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), promoveu uma homenagem aos quatro anos de instalação do Centro de Referência da Mulher (CRM). Inaugurado em 24 de maio de 2010, o Centro leva o nome de Josymary Aparecida Carranza.
Na solenidade desta sexta-feira, houve o entronamento do quadro com a foto de Josy, como era chamada carinhosamente a homenageada. Ela, que foi assistente social da Divisão Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS), foi assassinada pelo seu marido em 1986. 

Estiveram presentes ao evento de aniversário da entidade, a secretária da SMAS Marta Dourado; os pais de Josymary, José e Arlete Carranza; a filha de Josy, Mariana Carranza e a neta dela, Maria Alice. Muito emocionada, Mariana agradeceu pela homenagem feita a sua mãe e principalmente pela implantação do Centro. “Obrigada a todos pelo carinho e lembrança com minha mãe, estou lisonjeada e muito feliz. Desejo que as pessoas que aqui freqüentam, consigam reescrever suas histórias e o CRM é a chave para isso”, disse ela.

IMPORTÂNCIA

Uma usuária do CRM também se pronunciou e falou da importância do Centro em sua vida. Ela que é professora, contou que frequenta a unidade há um ano. “Eu conheci o CRM durante campanha de divulgação do aniversário do ano passado e eu estava vivenciando cárcere doméstico e não sabia a quem recorrer, porque na delegacia da Mulher fui tratada com descaso. Graças ao CRM e toda sua equipe maravilhosa, eu encontrei forças para enfrentar a situação e me libertar”, declarou.

A secretária Marta Dourado destacou a elevação no número de atendimentos. “O aumento de atendimentos não é motivo de alegria, mas é de se comemorar. Pois significa que as mulheres reconheceram o CRM como espaço onde elas possam denunciar”, disse. 
O CRM
O Centro de Referência da Mulher (CRM) Josymary Aparecida Carranza foi criado em Araçatuba em 2010, com o objetivo de acolher mulheres vítimas de violência e contribuir para que elas conquistem a autossuficiência e resgatem a autoestima. Localizado na rua Chiquita Fernandes, 615, no jardim Bandeiras, possui capacidade de atendimento variada. Atualmente, 58 mulheres são acompanhadas pelo CRM, que funciona das 8h às 17h. 
Entre os serviços ofertados estão acolhimento, atendimento socioassistencial, atendimento psicológico e orientação jurídica. Ainda há oficinas de reflexão e encaminhamentos para outros programas da Rede de Proteção Social. Também fazem parte do trabalho do CRM visitas domiciliares, palestras de divulgação e contatos interinstitucionais, entre outras ações. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRM é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

  ------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

terça-feira, 20 de maio de 2014

Cras Jussara oferece aula de zumba

Texto e foto: Camila Graziela

O Cras (Centro de Referência de Assistência Social), do bairro Jussara, oferece diversas atividades para seus usuários. Uma delas é a aula de zumba que teve início em fevereiro deste ano. As aulas têm como objetivo estimular a atividade física da comunidade. 
A educadora física Luiza Abreu explica que zumba é uma ginástica que utiliza vários ritmos musicais como a salsa, o merengue, o axé, o rock, o samba, etc. “É uma forma de se exercitar se divertindo. Pois, os exercícios são passados no embalo das músicas, e com isso, as pessoas nem sentem o cansaço. E o legal, é que podem perder até 800 calorias por aula”, explicou Luiza.

E a novidade está agradando a todos. Dona Leondia da Silva, 58, por exemplo, é uma das frequentadoras que aprovou a iniciativa. “Eu estou gostando bastante de fazer esta aula, me sinto muito mais disposta. Só faz bem para a saúde, é um exercício bom para o corpo e para a mente. A gente que já é de idade precisa estar com a mente ocupada”, afirmou satisfeita. 
Opinião semelhante teve dona Carmelita de Souza Silva, de 77 anos, ela conta que as aulas proporcionam alegria. “Aqui a gente fica alegre, se diverti e se movimenta”, comentou. As aulas acontecem toda sexta-feira a partir das 14h e vai até às 17h. 

CRAS Jussara 
Criado no município em 2009, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Jussara desenvolve diversas ações para a comunidade com a finalidade de promover autonomia, autossuficiência e auxiliar na geração de renda, principalmente das mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social.
Tem como princípios norteadores garantir aos usuários as seguintes aquisições: Segurança de Acolhida, Segurança de Convívio Familiar e Comunitário e Segurança de Desenvolvimento da Autonomia.


O CRAS Jussara fica na rua Raul de Oliveira, 180, atende mensalmente cerca de 400 famílias, e funciona das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS Jussara é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.
 ------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Mamães do Cras Etemp são homenageadas com show

Texto e foto: Camila Graziela

Na manhã desta sexta-feira (16), o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Etemp promoveu uma confraternização para homenagear as mamães pelo o Dia das Mães, comemorado no último domingo (11). 

Elas foram recebidas com um show da banda ‘Pink And Blue e os 4 Elementos’. A atração foi contagiante e empolgou os presentes. Algumas mamães até se levantaram para dançar. Houve também, uma apresentação do coral do grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de zero a seis anos.


As mamães que fizeram parte do coral cantaram a música ‘Como eu te amo’ composta pelo estagiário de psicologia Dário Rosa. Ele conta que compôs a letra para homenagear e também mostrar a importância da mãe em nossa vida. 
A secretária municipal de Assistência Social, Marta Dourado, que fez questão de acompanhar o evento falou da missão de ser mãe. “Ser mãe não é uma missão fácil, mas fazemos com carinho e amor. Nós mulheres ainda temos o acúmulo de tarefas que são cuidar da casa, do marido, dos filhos, do trabalho, sem perder a ternura. Ser mãe é uma dádiva, pois somos nós que temos o dom de dar a luz, dar a vida”, disse. 

CRAS ETEMP
Criado no município em 2009, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Etemp desenvolve diversas ações para a comunidade com a finalidade de promover autonomia, autossuficiência e auxiliar na geração de renda, principalmente das mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social. 
Ele tem, como princípios norteadores, garantir aos usuários as seguintes aquisições: segurança de acolhida, segurança de convívio familiar e comunitário e segurança de desenvolvimento da Autonomia.

Localizado na rua Pedro Viola, 184, a unidade também possui um ponto de apoio no bairro Rosele, que fica localizado na rua Noel Rosa, 238. Cerca de 700 famílias são atendidas mensalmente nas duas unidades do CRAS Etemp, que funcionam das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS Etemp é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Pais assistem a peça sobre violência contra crianças

Texto e foto: Camila Graziela

Dando sequência à série de eventos da Semana de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, iniciada nesta segunda-feira (12) e que se estende até sábado (17), a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), apresentou, na noite desta quinta-feira (15), uma peça de teatro para os pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes do programas sociais do município. O evento aconteceu no teatro Paulo Alcides Jorge. 
Intitulada de “Ser humano, ser amor ou ser violência” da companhia Atos e Atitudes de Birigui, a peça foi exibida em dois atos. No primeiro, foi abordado a violência doméstica e os prejuízos que isso acarreta para toda a família, além dos malefícios que isso pode gerar na vida dos filhos quando crescem.

No segundo ato, o tema foi o abuso infantil. Uma menina de apenas nove anos de idade é abusada e violentada até a morte pelo próprio tio. De acordo com o ator Jander Willian, a peça foi escrita baseada em fatos reais. 
“Nós pesquisamos este universo e produzimos a peça com base nos fatos reais e em dados do Creas. Utilizamos como personagem o tio agressor, pois muitas na maioria dos casos o agressor está dentro da própria família”, explicou Willian. Também fez parte do elenco Eduardo Amaral, que também é o autor da peça e Stefane Abiaquila na sonoplastia. 

EMOÇÃO
A apresentação emocionou o público. Dentre os presentes, estava uma diarista, de 40 anos. Muito emocionada ela, que é avó de um menino de oitos anos, e que sofreu abuso, falou sobre a importância de ações como esta. “A gente que já viveu um drama assim na família não tem como não se emocionar! Parabenizo a iniciativa e ao Creas que tem sido fundamental na nossa vida. Hoje graças ao Creas meu netinho está conseguindo superar o trauma. Para ele o dia de ir para o Creas é especial”, declarou ela. 
Ainda de acordo com ela, estas ações são importantes para conscientizar e informar as pessoas como elas devem proceder nesses casos. “Quando eu percebi que tinha algo de errado com meu netinho eu não sabia o que fazer, quem procurar, foi então que vi uma propaganda do disque 100 na TV. Eu liguei neste número e em um dia nós fomos encaminhados para o Creas”, disse emocionada.

O CREAS
Criado em Araçatuba em 2009, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) é direcionado para o atendimento de pessoas que foram vítimas de qualquer tipo de violência. O Centro tem como objetivo fazer com que estas pessoas superem o trauma, e também rompam o ciclo da violência, por meio de atendimento psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, e funciona das 8h às 17h30. 
Localizado na avenida dos Estados, 553, no Jardim Sumaré, o Creas possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Socioeducativo (adolescentes que cometem atos infracionais). Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o Creas é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.


------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Crianças e adolescentes de programas sociais assistem a peça “O Segredo de Léo”

Texto e foto: Camila Graziela

As crianças e adolescentes dos programas sociais de Araçatuba assistira,, na tarde desta quarta-feira (14), a peça “O Segredo de Léo” da Cia Atos e Atitudes de Birigui. O evento aconteceu no teatro Paulo Alcides Jorge. 
A ação faz parte da série de eventos da Semana de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, iniciada nesta segunda-feira (12) e que se estende até sábado (17), promovida pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). 


A peça conta a história de um garoto que se isola em seu quarto. Diante desta atitude, os pais de Léo contratam um investigador para descobrir o motivo de tal comportamento. O investigador por sua vez, ganha a confiança do garoto e por meio de muito diálogo descobre que Léo foi abusado por um vizinho. 
De acordo com o autor da peça Eduardo Amaral, ele usou como elemento da peça o isolamento que é uma dentre as várias características apresentadas por crianças e adolescentes que sofrem abuso, violência e exploração sexual. “A idéia é transmitir, de uma forma leve, e na linguagem das crianças, o que deve ser feito em casos assim. Queremos passar que elas precisam denunciar”, explicou Eduardo, que também é ator. Também fizeram parte do elenco Jander Willian e Stefane Abiaquila. 


18 DE MAIO
A série de eventos faz parte de uma estratégia para marcar o Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é 18 de maio.
Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o País e ficou conhecido como o “Caso Areceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que teve todos seus direitos violados. Ela foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.      
CREAS
Criado no município em 2009 o Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) é direcionado para atender pessoas que foram vítimas de qualquer tipo de violência. O Centro tem como objetivo fazer com que estas pessoas superem o trauma, e também, rompam o ciclo da violência, por meio de atendimento psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende 406 pessoas. 
Localizado na Avenida dos Estados, 553, no Jardim Sumaré, o Creas possui três frentes de trabalho. São eles: Serviço de Enfrentamento à violência contra o indivíduo e sua família (Pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Sócio-educativo (Adolescentes que cometem atos infracionais). 
Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o Creas é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Grupo de idosos do Cras Jussara recebe homenagem do Dia das Mães

Texto e foto: Camila Graziela

Na manhã desta quinta-feira (15), as mamães que fazem parte do grupo de idosos Paz e Amor, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Cras (Centro de Referência de Assistência) do bairro Jussara, receberem homenagem pelo Dia das Mães, comemorado no último domingo (11). 
Elas foram recebidas com um café da manhã e assistiram um vídeo com uma emocionante homenagem as mães. Ao final, puderam levar para casa uma manta acrílica de presente.
De acordo com a assistente social responsável pelo grupo, Sirlei Iacia, a ação teve como objetivo promover o fortalecimento de vínculos sociais e afetivos, que é uma das propostas dos Cras e também, comemorar a data especial. 

CRAS JUSSARA
Criado no município em 2009, o Cras (Centro de Referência em Assistência Social) do bairro Jussara desenvolve diversas ações para a comunidade com a finalidade de promover autonomia, autossuficiência e auxiliar na geração de renda, principalmente das mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social. 
Tem como princípios norteadores garantir aos usuários as seguintes aquisições: Segurança de Acolhida, Segurança de Convívio Familiar e Comunitário e Segurança de Desenvolvimento da Autonomia. Localizado na rua Raul de Oliveira, 180, cerca de 400 famílias são atendidas mensalmente pelo centro. 
Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o Cras Jussara é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014. 



------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Cras Central faz homenagens às mães

Texto e foto: Camila Graziela

Para celebrar ao Dia das Mães, comemorado no último domingo (11), o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do centro promoveu, nesta terça-feira (13), uma confraternização para suas usuárias. Elas foram recebidas com um café da manhã. 
Durante o evento houve apresentação de um vídeo que homenageia todas as mamães e sorteio de brindes. Ao final, todas receberam um presente. De acordo com a coordenadora da unidade Márcia Pagani, o objetivo foi o de promover o fortalecimento de vínculos sociais e afetivos, que é uma das propostas dos Cras e também, comemorar a data especial. 

CRAS CENTRAL
Criado no município em 2012 o Cras (Centro de Referência em Assistência Social) do bairro Centro desenvolve diversas ações para a comunidade com a finalidade de promover autonomia, autossuficiência e auxiliar na geração de renda, principalmente das mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social. 
Tem como princípios norteadores garantir aos usuários as seguintes aquisições: Segurança de Acolhida, Segurança de Convívio Familiar e Comunitário e Segurança de Desenvolvimento da Autonomia. Localizado na rua 15 de novembro, 275, cerca de 360 famílias são atendidas mensalmente pelo centro.
Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o Cras Central é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.



------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

terça-feira, 13 de maio de 2014

Peça infantil aborda Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Texto e foto: Camila Graziela

Dando continuidade à série de eventos da Semana de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, iniciada nesta segunda-feira (12) e que se estende até sábado (17), a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), apresentou, na manhã desta terça-feira (13), uma peça de teatro para as crianças da rede municipal de ensino. O evento aconteceu na Praça João Pessoa. 


Intitulada de “O Segredo de Léo” da CIA Atos e Atitudes de Birigui, a peça conta a história de um garoto que se isola em seu quarto. Diante desta atitude, os pais de Léo contratam um investigador para descobrir o motivo de tal comportamento. O investigador por sua vez, ganha a confiança do garoto e por meio de muito diálogo descobre que Léo foi abusado por um vizinho. 

De acordo com o autor da peça Eduardo Amaral, ele usou como elemento da peça o isolamento que é uma dentre as várias características apresentadas por crianças e adolescentes que sofrem abuso, violência e exploração sexual. “A idéia é transmitir, de uma forma leve, e na linguagem das crianças, o que deve ser feito em casos assim. Queremos passar que elas precisam denunciar”, explicou Eduardo, que também é ator. Também fizeram parte do elenco Jander Willian e Stefane Abiaquila. 

REPERCUSSÃO
O estudante Gabriel de 9 anos, disse ter gostado bastante do teatro e entendeu o recado. “Eu entendi que a gente deve denunciar os maus-tratos e que ninguém pode abusar de nós”, disse. Opinião semelhante teve a Priscila de 10 anos. “A peça foi um ensinamento para nós não deixar ninguém nos tocar com segundas intenções e que devemos denunciar”, explicou. 

18 DE MAIO
A série de eventos faz parte de uma estratégia para marcar a passado Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é 18 de maio. 
Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o País e ficou conhecido como o “Caso Areceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que teve todos seus direitos violados. Ela foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.      

CREAS
Criado no município em 2009 o Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) é direcionado para atender pessoas que foram vítimas de qualquer tipo de violência. O Centro tem como objetivo fazer com que estas pessoas superem o trauma, e também, rompam o ciclo da violência, por meio de atendimento psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende 406 pessoas.
Localizado na Avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, o Creas possui três frentes de trabalho. São eles: Serviço de Enfrentamento à violência contra o indivíduo e sua família (Pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Sócio-educativo (Adolescentes que cometem atos infracionais). 

PROGRAMAÇÃO: 
13/05 (terça-feira)
13h30 - Apresentação da peça infantil “O Segredo de Léo” para crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino;
 Local: Praça João Pessoa; 
14/05 (quarta-feira)
9h e 14h – Apresentação da peça infantil “O Segredo de Léo” para crianças e adolescentes dos programas sociais do município;
Local: Teatro Paulo Alcides Jorge; 
15/05 (quinta-feira)
19h30 – Apresentação da peça teatral “Ser humano, ser amor ou ser violência?” t para pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes dos programas sociais, usuários do CREAS e integrantes dos Cras;
Local: Teatro Paulo Alcides Jorge; 
16/05 (sexta-feira)
7h – Panfletagem e abordagem nos principais semáforos do município; 
 17/05 (sábado)
9h – Panfletagem e abordagem no calçadão de Araçatuba. 


------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------