segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Semana do Idoso começa com palestra e encenação

Texto e foto: Camila Graziela

Durante o período serão realizadas palestras, ações educativas relacionadas ao tema e atividades voltadas para os idosos assistidos pelo município

Com objetivo de chamar atenção para o Dia Nacional e Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, e conscientizar a população do município sobre os tipos de violência contra os idosos e os mecanismos de denúncia, principalmente o disque 100, a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), deu início, na manhã desta segunda-feira (29), à Semana do Idoso.

Organizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Convivência do Idoso (CCI), a cerimônia de abertura foi realizada no Teatro Municipal Castro Alves e contou com a presença de cerca de 200 pessoas. A diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Maria Regina de Arruda, que no ato representou a secretária da SMAS Marta Dourado, destacou a importância de ações como esta.


 “A expectativa de vida aumentou e a terceira idade é uma crescente em nosso País. Infelizmente ainda existem muitos registros de violência contra os idosos, por conta disso precisamos refletir e nos preparar para cuidar deles. Nesse sentido, a Assistência Social tem feito a lição de casa, porque por meio do CCI e dos grupos dos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos desenvolvidos nos CRAS temos promovido a valorização e a melhora da qualidade de vida de nossos idosos”, afirmou Regina.


Os idosos atendidos pelo CCI fizeram a abertura do evento encenando a peça ‘Couro de Boi’. Eles fizeram uma adaptação da música que já foi interpretada por grandes nomes do sertanejo raiz, como Tião Carreiro e Pardinho, e Sérgio Reis. Enquanto encenavam, os ‘atores’ eram acompanhados pelos demais que cantavam a canção. Na sequência, eles apresentaram uma coreografia ao som de Dominguinhos, com a música ‘Eu Só Quero um Xodó’.


Em seguida, uma palestra sobre combate à violência contra pessoas idosas foi proferida pelo doutor Arnaldo Vicente Erani Gonino. Ele, que integra a Delegacia de Proteção ao Idoso, de Presidente Prudente, abordou sobre o crescimento no número de idosos, bem como seus direitos assegurados por Lei, por meio do Estatuto do Idoso. Gonino citou ainda, pesquisa divulgada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), na qual aponta que no ano de 2025 teremos uma população de 32 milhões de idosos.


O art. 3º da Lei nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) predispõe que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. Para o palestrante, a lei é importante para assegurar para que todos envelheçam com dignidade. “O Estado ainda precisa intervir porque a sociedade não está totalmente educada para lidar com as pessoas mais velhas. Infelizmente há muito preconceito e descaso com os idosos. Por isso, surgiram algumas normas e leis para proteger estas pessoas”, disse o profissional.

De acordo com levantamento do CREAS, o equipamento atendeu no ano passado 62 casos confirmados de violência contra idosos. De janeiro a julho deste ano, 48 casos já foram confirmados. Segundo o coordenador Edson Neves Terra Júnior, a maioria destas situações acontece dentro de casa, sejam agressões físicas, psicológica, abandono ou negligência. “Por isso é de extrema importância promovermos esta semana. Queremos chamar a atenção da população para que denuncie ao menor sinal de violência”, frisou o coordenador.

PROGRAMAÇÃO

29/09 (segunda-feira)
9h - Abertura da Semana – Palestra de abertura de Combate à Violência contra pessoas idosas
Local: Teatro Municipal Castro Alves
14h – Palestra proferida pela equipe do CREAS para os idosos do CCI
Local: Centro de Convivência do Idoso, localizado na rua Jovita Militão Bonfim, 66, no bairro Chácaras Arco-íris

30/09 (terça-feira)
9h - Alongamento e aeróbica executados por professores da academia Coopex
13h – Tarde da beleza proporcionado por profissionais do Instituto Embelleze
Local: Rua Jovita Militão Bonfim, 66, no bairro Chácaras Arco-íris
9h - Palestra proferida pela equipe do CREAS para os idosos do CRAS Central
Local: Rua XV de novembro, 275 centro

01/10 (quarta-feira)
7h – Idosos do CCI vão passar o dia no Barco Odisséia
9h e 16h – Equipe CREAS faz panfletagem nos principais pontos da cidade
14h - Palestra proferida pela equipe do CREAS para os idosos do CRAS do Umuarama
Local: Rua Célio Rodrigues de Araujo Cintra, 788

02/10 (quinta-feira)
8h30 - Palestra proferida pela equipe do CREAS para os idosos do CRAS do Jussara
Local: Rua Raul de Oliveira, 180
9h - Dia de gincana para integrantes do CCI
Local: Rua Jovita Militão Bonfim, 66, no bairro Chácaras Arco-íris

03/10 (sexta-feira)
9h – Palestra proferida pela equipe do CREAS para os idosos do CRAS do Etemp
Local: Rua Pedro Viola, 184
12h – Almoço, bingo e exibição de documentário com idosos do CCI
Local: Rua Jovita Militão Bonfim, 66, no bairro Chácaras Arco-íris
15h - Palestra proferida pela equipe do CREAS para os idosos do CRAS do São José
Local: Fundador Paulino Gato, 900

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 



Idosos do São José recebem comemoração de aniversário

Texto e foto: Camila Graziela

Ação contribui para promover os fortalecimentos dos vínculos familiares e comunitários, resgate da autoestima e melhora na qualidade de vida do idoso

A tarde de sexta-feira (26) foi de comemoração para os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do São José. Eles ganharam uma festa em comemoração aos aniversariantes do mês.  A ação, que foi promovida pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), foi embalada pelo músico João Ricardo.


Laurita Trindade Bonfim Costa foi uma das homenageadas. Ela, que aniversariou no último dia 12, disse que nos seus 76 anos completos esta é a primeira vez que recebe uma festa de aniversário. “Está sendo um momento maravilhoso. Para mim, este é o maior presente”, declarou emocionada.



“Hoje estou me sentindo muito feliz. É um dia que vai ficar na história”, afirmou dona Doraci Barbosa Sobrinho, que completou 67 anos no dia 25. Quem também aniversariou na mesma data foi Aparecida Rodrigues Borges. “O CRAS resgatou minha vida e autoestima, porque quando cheguei aqui estava em depressão e tinha acabado de ficar viúva. Aqui conheci meu marido e hoje estamos completando dois anos de casados”, relatou satisfeita.


Para a assistente social Dirce Aparecida Pereira dos Santos, ações como essa vêm ao encontro dos objetivos do programa que são promover os fortalecimentos dos vínculos familiares e comunitários, resgate da autoestima e melhora na qualidade de vida do idoso.


CRAS São José

Criado no município em 2006, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro São José desenvolve diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de crianças com até 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos.


O CRAS São José fica na rua Fundador Paulino Gato, 900, atende mensalmente cerca de 450 famílias, e funciona das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS São José é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Profissionais do CREAS e CRM recebem capacitação sobre violências

Texto e foto: Camila Graziela
Objetivo do evento foi promover reflexão sobre o tema, sua constituição histórica, os diversos tipos, características, mecanismos e instrumentos técnicos para revelação de violências
Uma das prioridades da Prefeitura de Araçatuba é capacitar seus profissionais para que possam prestar atendimento digno e de qualidade à população. Por conta disso, técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência da Mulher (CRM) receberam na sexta-feira (26) uma capacitação sobre como lidar com violências.

Promovida nas dependências do CRM, por profissionais do Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância (CRAMI), de São José do Rio Preto, o evento teve como objetivo promover reflexão sobre o tema, sua constituição histórica, os diversos tipos, características, mecanismos e instrumentos técnicos para revelação de violências. Segundo o coordenador do CREAS, Edson Neves Terra Júnior, a ação é  necessária para aprimorar o atendimento prestado pelos profissionais do equipamento.

A psicóloga do CRAMI, Fabiana Faccin Hernandes, explicou que a instituição é uma organização não governamental (ONG) que está vinculada à Secretaria de Assistência Social daquele município, e foi criada há 25 anos para trabalhar com crianças vítimas de violência doméstica. Também estiveram presentes a psicóloga Hevelin Batista e o advogado Lucas Garcia Suzana, ambos do CRAMI e responsáveis pela capacitação.
O CREAS
Criado em Araçatuba em 2009, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) é direcionado para o atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência. O Centro tem como objetivo fazer com que estas pessoas superem o trauma, e também rompam o ciclo da violência, por meio de atendimento psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, e funciona das 8h às 17h30.
Localizado na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, o CREAS possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Socioeducativo (adolescentes que cometem atos infracionais). Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CREAS é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Prefeitura define programação da Semana do Idoso

Texto: Camila Graziela
Durante o período serão realizadas palestras, ações educativas relacionadas ao tema e atividades voltadas para os idosos assistidos pelo município

Com o intuito de chamar atenção para o Dia Nacional e Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizará a Semana do Idoso, entre os dias 29/09 e 03/10. Organizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Convivência do Idoso (CCI), o evento terá abertura oficial na próxima segunda-feira e encerramento na sexta-feira. Durante a semana, serão realizadas palestras, ações educativas relacionadas ao tema e atividades voltadas para os idosos assistidos pelo município.

A abertura será realizada no Teatro Municipal Castro Alves, a partir das 9h, com uma palestra sobre combate à violência contra pessoas idosas, ministrada pelo doutor Arnaldo Vicente Erani Gonino. Ele integra a Delegacia de Proteção ao Idoso, de Presidente Prudente. O evento também é destinado para o público em geral.

Segundo o coordenador do CREAS, Edson Neves Terra Júnior, as ações do equipamento terão como finalidade conscientizar a população de Araçatuba sobre os tipos de violência contra os idosos e os mecanismos de denúncia, principalmente o dique 100. A coordenadora do CCI, Sabrina Chaves Ferreira, ressalta que as ações do Centro serão voltadas para promoção e valorização da autoestima. “Vamos proporcionar para nossos atendidos uma semana recheada de muita diversão”, afirma Sabrina.

PROGRAMAÇÃO

29/09 (segunda-feira)
9h - Abertura da Semana – Palestra de abertura de Combate à Violência contra pessoas idosas
Local: Teatro Municipal Castro Alves
14h – Palestra proferida pela equipe do CREAS para os idosos do CCI
Local: Centro de Convivência do Idoso, localizado na rua Jovita Militão Bonfim, 66, no bairro Chácaras Arco-íris

30/09 (terça-feira)
9h  - Alongamento e aeróbica executados por professores da academia Coopex
13h – Tarde da beleza proporcionado por profissionais do Instituto Embelleze
Local: Rua Jovita Militão Bonfim, 66, no bairro Chácaras Arco-íris
9h - Palestra proferida pela equipe do CREAS para os idosos do CRAS Central
Local: Rua XV de novembro, 275 centro

01/10 (quarta-feira)
7h – Idosos do CCI vão passar o dia no Barco Odisséia
9h e 16h – Equipe CREAS faz panfletagem nos principais pontos da cidade
14h - Palestra proferida pela equipe do CREAS para os idosos do CRAS do Umuarama
Local: Rua Célio Rodrigues de Araujo Cintra, 788

02/10 (quinta-feira)
8h30 - Palestra proferida pela equipe do CREAS para os idosos do CRAS do Jussara
Local: Rua Raul de Oliveira, 180
9h - Dia de gincana para integrantes do CCI
Local: Rua Jovita Militão Bonfim, 66, no bairro Chácaras Arco-íris

03/10 (sexta-feira)
9h – Palestra proferida pela equipe do CREAS para os idosos do CRAS do Etemp
Local: Rua Pedro Viola, 184
12h – Almoço, bingo e exibição de documentário com idosos do CCI
Local: Rua Jovita Militão Bonfim, 66, no bairro Chácaras Arco-íris
15h - Palestra proferida pela equipe do CREAS para os idosos do CRAS do São José
Local: Fundador Paulino Gato, 900

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------


Prefeitura realiza fórum para elaboração do Plano Municipal de Medidas Socioeducativas‏

Texto e foto: Camila Graziela

Evento contou com palestra de especialista e teve por objetivo construir e articular estratégias de atendimento para o menor infrator para os próximos dez anos no município

Com objetivo de construir e articular estratégias de atendimento para adolescentes que cometerem atos infracionais para os próximos dez anos no município, a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), promoveu nesta quinta-feira (25) o 1º Fórum para Elaboração do Plano Municipal de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.


O evento ocorreu na Comunidade Evangélica e contou com a presença de cerca de 200 pessoas, entre integrantes de programas sociais, sociedade civil e poder público. Fizeram parte da mesa de abertura o prefeito Cido Sério, a secretária da SMAS, Marta Dourado, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Samara Bueno, o promotor da Vara da Infância e Juventude, Joel Furlan, e o coordenador do CREAS, Edson Neves Terra Júnior.

O prefeito Cido Sério destacou a importância da ação. “Nós estamos construindo políticas públicas pensando na inclusão e qualificação desses jovens. A implantação desse plano permitirá a transformação deles”, disse o prefeito. Já o promotor, Joel Furlan afirmou que Araçatuba é uma das poucas cidades que ele conhece que está fazendo a elaboração do plano.



Após a abertura oficial, uma palestra foi ministrada pelo advogado Ariel de Castro Alves, com os temas “Medidas socioeducativas no Brasil e em São Paulo / Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo / Dados Nacionais e Estaduais / Maioridade Penal”. Especialista em Políticas de Segurança Pública pela PUC-SP e ex-conselheiro do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Alves ressaltou que Araçatuba está sendo pioneira no processo participativo na Elaboração do Plano.



Para ele, esse é um importante passo para garantir que o trabalho socioeducativo no município consiga efetivar uma integração entre os órgãos públicos, e a partir dessa consolidação procurar parceiras com a iniciativa privada para garantir a inclusão dos menores infratores no mercado de trabalho. “O adolescente em conflito com a lei precisa ser visto de forma interdisciplinar. A tarefa desse evento é criar diretrizes para um atendimento adequado para esses adolescentes e, com isso, conseguir a ressocialização deles na sociedade”, relatou o advogado. Alves também destacou o engajamento do Ministério Público, dos conselheiros tutelares, da Fundação Casa e da Assistência Social para a implantação do plano.


Ao término da palestra houve um intervalo para almoço que foi servido no local. Na sequência, para discussão e elaboração de propostas, os participantes foram divididos entre os seguintes eixos: Aplicação das Medidas Socioeducativas, Articulação com a Rede, Sistematização da Informação, Prevenção e Monitoramento e Avaliação. Para finalizar o evento, foi realizada uma plenária para aprovação das propostas elaboradas nos eixos.

De acordo com o coordenador do CREAS, a partir das propostas do fórum será composto o plano municipal, que entrará em vigor em 2015. Ele explicou ainda que a responsabilidade da medida em meio aberto é da Assistência Social, por meio do CREAS.  “Por ser uma ação complexa, houve a necessidade de parcerias. Por isso, foi formada uma comissão composta por integrantes de diversos setores da sociedade civil e poder público“, frisou.



Formada por integrantes do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Defensoria Pública, dos Programas Sociais da SMAS, das Secretarias Estadual e Municipal de Educação, das Secretarias Municipais de Cultura e Esporte, da Fundação Casa, entre outros, a comissão já realizou diversas reuniões, nas quais foram discutidos os atos infracionais cometidos por menores baseados em dados dos anos de 2012 e 2013.

O CREAS
Criado em Araçatuba em 2009, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) é direcionado para o atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência. O Centro tem como objetivo fazer com que estas pessoas superem o trauma, e também rompam o ciclo da violência, por meio de atendimento psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, e funciona das 8h às 17h30. 
Localizado na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, o CREAS possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Socioeducativo (adolescentes que cometem atos infracionais). Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CREAS é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.


------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Idosos do Centro de Convivência recebem uniformes e tarde é marcada por apresentações

Texto e foto: Camila Graziela
Os idosos fizeram uma adaptação da música ‘Couro de Boi’, interpretada por grandes nomes do sertanejo raiz
Os idosos atendidos pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI) receberam, na tarde de terça-feira (23), os uniformes doados pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). A solenidade de entrega ocorreu na sede do CCI e foi marcada por apresentação musical e teatral dos próprios idosos. Na oportunidade, a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Maria Regina Arruda, representou a secretária Marta Dourado.

Ela ressaltou o quanto é gratificante ver que o espaço criado para proporcionar a convivência e o bem estar dos idosos tem alcançado com louvor seus objetivos. “Fiquei encantada e emocionada com a apresentação de todos. É isso que nos dá alegria e faz acreditarmos em nosso trabalho e que as coisas são possíveis”, disse a diretora.

Os idosos fizeram uma adaptação da música ‘Couro de Boi’, interpretada por grandes nomes do sertanejo raiz como Tião Carreiro e Pardinho e Sérgio Reis. Enquanto encenavam, os ‘atores’ eram acompanhados pelos demais que cantavam a canção. Na sequência, eles apresentaram uma coreografia ao som de Dominguinhos, com a música ‘Eu Só Quero um Xodó’.

Após as apresentações, a pedido do usuário Orlando de Pádua Marcondes, (76) uma colaboradora do CCI leu para os presentes um texto de sua autoria sobre o que representava o CCI na vida dele. A ação estimulou dona Iracema Herrera de Oliveira, de 76 anos a declamar o poema ‘Flor de Maracujá’.

CCI
O CCI (Centro de Convivência do Idoso) é um espaço de atendimento e convivência social, voltado para a melhoria das relações sociais e afetivas do idoso, sua saúde e sua autoestima, evitando a institucionalização e garantindo a melhoria de sua qualidade de vida. O Centro oferece atendimento psicossocial, enfermagem e atividades diversificadas. 

Inaugurado em maio de 2013, o CCI tem a finalidade de acolher idosos do município que vivem em situação de vulnerabilidade social. O equipamento fica na rua Jovita Militão Bonfim, 66, no bairro Chácaras Arco-íris. O local tem capacidade para atender 50 pessoas, com mais de 60 anos de idade, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CCI é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.


 ------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------


terça-feira, 23 de setembro de 2014

Idosos ganham festa com dupla comemoração

Texto e foto: Camila Graziela
Além de comemorar os aniversariantes do mês, os usuários foram homenageados com apresentação musical por crianças do Colégio Judá
A manhã de terça-feira (23) foi especial para os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF) do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro. Eles ganharam uma festa dupla para comemorar os aniversariantes do mês e o Dia Internacional do Idoso, que ocorre no dia 1º de outubro, onde foram homenageados com uma apresentação musical das crianças do Colégio Judá. A ação foi promovida pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).


A iniciativa de trazer as crianças que fazem parte do pré-ensino escolar (Pré II) para homenagear os idosos partiu do Colégio que, segundo a coordenadora Silvia Helena Tisseu Forcino, trabalha com princípios bíblicos. “Viemos cumprir um dos principais objetivos de nossa escola que é o princípio da aliança, no qual trabalhamos o respeito e as diferenças entre os seres humanos. Em virtude ao dia dos idosos quisemos homenageá-los e, com isso, fazer com que nossas crianças valorizem e respeitem os idosos”, explicou.

“Hoje é o dia mais feliz da minha vida” conta o pequeno Daniel, de seis anos. Ao ser questionado qual o motivo de sua afirmação, ele respondeu: “Porque vou conhecer os idosos e cantar para eles”. Opinião semelhante teve Amanda, (5). “Estou muito feliz porque estou na ‘casa’ dos idosos”, comentou a pequena.

José Felipe de Souza é um dos aniversariantes do mês. Ele completou 64 anos no último dia 18 e disse que sua vida mudou muito desde que começou a frequentar o CRAS. “Minha cabeça hoje é outra. Minha vida é muito melhor depois que comecei vir aqui, me sinto mais alegre. E ver estas crianças se apresentando para nós foi emocionante”, relatou.

 “Aqui eu encontro todo o apoio necessário. É gratificante receber esta homenagem que o CRAS nos proporciona”, declarou a aposentada Julieta Pitondo Moura, que completou 66 anos no dia 13. A aluna Gabriela, que vai completar seis anos no próximo dia 26 também recebeu os parabéns junto com os aniversariantes do mês. A festa foi embalada pelo músico João Ricardo e contagiou todos os presentes.


Para a assistente social Cynthia Galvão Porto, estas ações vem ao encontro dos objetivos do programa. “Por muito tempo os idosos ficaram esquecidos. Para muitos deles este é o único meio de comemoração por mais um ano de vida”, frisou a profissional.

CRAS Central
Criado no município em 2012, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro de Araçatuba desenvolve diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 0 a 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos.
Cerca de 360 famílias são atendidas mensalmente na unidade. O CRAS Centro fica na rua XV de Novembro, 275, e atende das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS Centro é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

 ------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

CRAS São José forma turma de corte e costura

Texto e foto: Camila Graziela

O curso durou um ano e teve como objetivo capacitar as mulheres para o mercado de trabalho e auxiliá-las na geração de renda

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), formou a quarta turma no curso de corte e costura. Na noite de sexta-feira (19), 14 mulheres do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do São José receberam certificados de conclusão da atividade.

Diferentemente de anos anteriores, nos quais o curso era encerrado com um desfile na sede do CRAS, o evento deste ano teve um sabor especial. Ocorreu em uma pizzaria e contou com a presença do prefeito Cido Sério. A coordenadora técnica da SMAS, Aline Carreto Koga, representou a secretária Marta Dourado. De acordo com a coordenadora Ana Paula da Rocha Soares, a ação teve por objetivo promover a interação social e fortalecimento dos vínculos dentro da sociedade.


“Tínhamos como tradição o desfile, mas neste ano optamos por proporcionar um momento de lazer, junto com a família para trabalharmos a questão da autoestima e os laços familiares e comunitários. Pois na maioria das vezes, este é o único meio de passeio deles”, explicou Paula, que ressaltou ainda, que cada formanda teve direito de levar dois convidados.

O prefeito Cido Sério destacou as ações proporcionadas pela administração para a formação e independência das pessoas para que tenham uma nova forma de conquistar renda. “É muito gratificante poder estar com as pessoas em momentos especiais como este”, disse o prefeito.


“Estou muito feliz. Receber este diploma é uma realização”. Esta foi a frase de Rosilene Aparecida da Silva Oliveira, 42. Ela conta que sempre foi dona de casa por opção para poder cuidar dos três filhos. “Eu sempre tive vontade de me profissionalizar, mas optei esperar meus filhos crescerem para isso. Hoje eu posso dizer que sou costureira, não mais dona de casa, e isso graças ao CRAS. Já estou até ganhando um dinheirinho, porque tenho várias encomendas, e também recebi uma proposta de emprego”, relatou.


Para a formanda Adriana Moreira dos Santos, a alegria foi em dobro. Aos 38 anos de idade, emocionada, ela comentou que esta foi a primeira vez dela e da filha de 15 anos em uma pizzaria. “Isso aqui está uma maravilha. Nunca tínhamos vindo em uma pizzaria antes. Sou muito agradecida por existir o CRAS e por este momento único que ele está nos proporcionado”, declarou Adriana.


“O curso foi meu remédio. Eu estava doente e depois que fui pro ‘corte’ estou muito bem. Eu amo costurar”, afirmou dona Lázara Pionice Novato, 57. Na ocasião, todas as formandas vestiam roupas confeccionadas por elas. Durante o evento foi servido rodízio de pizzas e refrigerantes.

O curso durou um ano e teve como objetivo capacitar as mulheres para o mercado de trabalho e auxiliá-las na geração de renda. A monitora Luciane Amorin Pereira Patim, que ministrou o curso, explicou que as mulheres aprenderam desde o manuseio das máquinas, o traçado das roupas, o corte até a confecção destas. Luciane ressaltou, ainda, que todas as alunas estão saindo aptas para entrar no mercado de trabalho.



CRAS São José

Criado no município em 2006, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro São José desenvolve diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças com até 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos.

O CRAS São José fica na rua Fundador Paulino Gato, 900, atende mensalmente cerca de 450 famílias, e funciona das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS São José é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------