terça-feira, 31 de março de 2015

Atendidas em CRAS têm Dia da Beleza

Texto: Camila Graziela

Mulheres assistidas pela unidade São José, de Araçatuba, foram presenteadas com serviços de corte de cabelo e escova, design de sobrancelha, limpeza de pele e massagem relaxante

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro São José, promoveu, na sexta-feira (27), o Dia da Beleza para mulheres assistidas pela unidade. A ação, que encerrou as atividades desenvolvidas durante o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março), é realizada pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Os CRAS de Araçatuba são geridos pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates.


Segundo a coordenadora, Ana Paula da Rocha Soares, durante este mês as atividades foram planejadas para realizar reflexão. As conquistas das mulheres na sociedade, a mudança do papel hierárquico, machismo e feminismo, dificuldades que as mulheres enfrentam em seu cotidiano, foram alguns dos temas debatidos durante os encontros, que ocorreram semanalmente.

  

“Para fechar as atividades em comemoração ao mês da mulher, nós tivemos a iniciativa de realizar o Dia da Beleza para homenagear as 130 mulheres que participam ativamente de nossas atividades”, frisou a profissional. As mulheres foram presenteadas com serviços de corte de cabelo e escova, design de sobrancelha, limpeza de pele e massagem relaxante.


CRAS São José


Criado no município em 2006, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro São José desenvolve diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças com até 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos.


O CRAS São José fica na rua Fundador Paulino Gato, 900, atende mensalmente cerca de 450 famílias, e funciona das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS São José é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br


-----------------------------------------------------------------------  

quinta-feira, 26 de março de 2015

Idosos expõem seus trabalhos artísticos

Texto e foto: Camila Graziela
1º CCI Artes teve como objetivo compartilhar com os familiares o trabalho desenvolvido no local, como artesanatos

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) promoveu, na tarde de quarta-feira (25), o 1º CCI Artes. Composto por apresentações de danças e exposição dos trabalhos feitos pelos usuários durante as aulas de artesanato (porta-retratos, guardanapos, caixas decoradas etc.), o evento ocorreu durante a reunião familiar e teve por objetivo compartilhar com os familiares o trabalho desenvolvido no local. A iniciativa é da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

“A maior alegria dos nossos idosos é receber os familiares para eles mostrarem o que desenvolvem no período em que ficam aqui. E também é uma maneira de valorizar e reconhecer o trabalho deles. Por isso, a cada três meses, vamos promover o CCI Artes”, explicou Sabrina Ferreira Chaves, coordenadora do CCI. O equipamento social é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP).


A dona de casa Juliana Francisco Amaro, nora da usuária Nôemia, aprovou a iniciativa. “É muito bom para o desenvolvimento deles. Aqui têm sido muito importante para nós, porque minha sogra mora sozinha e hoje ela não é mais solitária graças a Deus e a este lugar”, afirmou.


Opinião semelhante teve a comerciante Marilene da Silva, filha de dona Enilza. Ela contou que a mãe frequenta o local desde o início e, foi em um momento de muita dor, por conta do falecimento de um filho. “Este lugar nos auxilia demais. Minha mãe se sustentou aqui. Só tenho que agradecer por tudo que eles fazem por nós”, declarou.



CCI


O CCI (Centro de Convivência do Idoso) é um espaço de atendimento e convivência social, voltado para a melhoria das relações sociais e afetivas do idoso, sua saúde e sua autoestima, evitando a institucionalização e garantindo a melhoria de sua qualidade de vida. O Centro oferece atendimento psicossocial, enfermagem e atividades diversificadas.


Inaugurado em maio de 2013, o CCI tem a finalidade de acolher idosos do município que vivem em situação de vulnerabilidade social. O equipamento fica na rua Jovita Militão Bonfim, 66, no bairro Chácaras Arco-íris. O local tem capacidade para atender 50 pessoas, com mais de 60 anos de idade, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CCI é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br

-----------------------------------------------------------------------  

quarta-feira, 25 de março de 2015

Ponto de Apoio no Hilda Mandarino recebe ginástica funcional

 Texto e foto: Camila Graziela

Modalidade proporciona uma série de benefícios, como controle da pressão arterial, alívio das dores de artrite, artrose e fibromialgia, prevenção de tombos, melhora do raciocínio e equilíbrio

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Umuarama, oferece gratuitamente, diversas oficinas de dança para seus usuários. A iniciativa deu tão certo que as oficinas estão se expandindo para pontos de apoio. Cerca de um mês atrás, o ponto de apoio do bairro Hilda Mandarino, passou a contar com a oficina de ginástica funcional.


A educadora física Alessandra Marques explica que a modalidade proporciona uma série de benefícios, como controle da pressão arterial, alívio das dores de artrite, artrose e fibromialgia, prevenção de tombos, melhora do raciocínio e equilíbrio. “Devido à idade ou sedentarismo a pessoa vai perdendo movimentos e possui dificuldades de executar funções simples, como, por exemplo, abaixar e girar de um lado para o outro”, diz a profissional.



Ela ressalta também que a ginástica funcional trabalha a parte psicológica, social e emocional, melhorando a autoestima e perda de peso. As aulas ocorrem duas vezes por semana, com uma hora de duração. O CRAS Umuarama oferece também aulas de jazz, dança de salão, pilates balé, balé infantil e zumba. As oficinas são abertas para toda a comunidade que abrange o território do CRAS. Para participar basta ser cadastrado na unidade.



Claudemir Aparecido da Silva, de 56 anos, conta que em maio de 2013 sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e por conta disso, teve o lado esquerdo de seu corpo paralisado. “Eu não conseguia nem segurar uma bola. Não conseguia sentar sozinho e nem me enxugar. Agora, consigo fazer essas coisas graças às atividades que o CRAS nos oferece. Aqui está me ajudando muito”, afirma ele, que também pratica hidroginástica na sede do CRAS.



Dona Maria Isaldete, de 55 anos, passou pela mesma situação. “Em junho de 2014 tive AVC pela terceira vez. Fiquei sem andar e usava fralda geriátrica. Depois que vim pra cá comecei a andar e faço atividades. Sou muito agradecida pelo que CRAS tem feito por mim, pois eu não teria condições de pagar”, declara.

A dona de casa Valéria Costa dos Santos, 46, estava em sua primeira aula era pura empolgação. Ela conta que ouvia falar das aulas e hoje (24) criou coragem e experimentou. “Eu amei. Cheguei aqui super fechada e estou saindo mais leve. Espero ter mais saúde para enfrentar o cotidiano, pois, eu não tinha ânimo para nada”, relata.


CRAS UMUARAMA

Criado no Município em 2006, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Umuarama desenvolve diversas ações para a comunidade, promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças com até seis anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos.


O CRAS Umuarama fica na rua Célio Rodrigues de Araújo Cintra, 788, atende mensalmente cerca de 430 famílias e funciona das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS Umuarama é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br

-----------------------------------------------------------------------  

quinta-feira, 19 de março de 2015

Alimentação saudável é tema de palestra para idosos do CRAS Umuarama

 Texto e foto: Camila Graziela
Evento, que foi interativo, abordou a importância dos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo 
Com objetivo de orientar os idosos que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro Umuarama, promoveu na manhã desta quinta-feira (19) uma palestra sobre a importância da alimentação saudável na melhor idade.


Ministrada por uma nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com iniciativa da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), a palestra, que foi interativa, abordou a importância dos principais nutrientes como carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas, sais minerais e fibras.
  

Por meio de dinâmica em grupo, os presentes aprenderam o que era mito ou verdade sobre o que dizem de determinados alimentos, como por exemplo, se comer banana reduz a câimbra. “Dessa maneira, fica mais fácil para eles associarem quais as substâncias encontradas em cada alimento e despertarem a consciência de que, se consumirem os alimentos corretamente, estarão prevenindo doenças”, explicou Lívia Rodrigues Restofe, assistente social responsável pelo grupo.

Maria Cleusa Junqueira Correia, de 65 anos, uma das assistidas pelo SCFV, disse que a palestra foi muito esclarecedora. “Eu como muita maçã e não sabia que ela dava fome pouco tempo depois de ser consumida, porque ela é absorvida rapidamente pelo organismo”, comentou. Opinião semelhante teve Telma Aparecida Nelis, 60. “Aprendi várias coisas hoje, como por exemplo, que ao contrário do vinho tinto, o vinho branco não faz bem pro coração porque é produzido sem a casca da uva”, relatou.

Telma acrescentou ainda, que desde que começou frequentar o local, há seis anos, ela tem aprendido muita coisa. “Eu cheguei aqui muito pra baixo, deprimida, pois tinha acabado de perder um filho. Fui muito bem acolhida, comecei a participar das atividades e aprendi várias coisas como artesanato, decoupagem em tecido e culinária. Tudo o que eles oferecem aqui eu faço, não perco uma oficina. Só tenho que agradecer por ter o CRAS na minha vida”, declarou.

CRAS Umuarama
Criado no município em 2006, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Umuarama desenvolve diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 0 a 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos. 
O CRAS Umuarama fica na rua Célio Rodrigues de Araújo Cintra, 788, atende mensalmente cerca de 430 famílias, e funciona das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS Umuarama é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------  

CREAS oferece oficina prática para inclusão de atendidos no mercado de trabalho

Texto e foto: Camila Graziela
Houve simulação de entrevista de emprego e orientações de como se comportar, se vestir e falar durante um processo seletivo 
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Araçatuba ofereceu, na tarde desta quarta-feira (18), uma oficina prática para inclusão dos atendidos no mercado de trabalho. A ação é iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). O CREAS é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP).

Ministrada pela psicóloga da unidade, Ana Carolina Parron, a oficina abordou o processo seletivo em duas etapas: seleção e recrutamento. Por meio de dinâmica em grupo, os presentes participaram de uma simulação de entrevista de emprego e receberam orientações de como se comportar, se vestir e falar durante um processo seletivo, assim como elaborar um currículo. 

Todos receberam uma prancheta com currículo em branco onde preencheram dados pessoais, cargos pretendidos e experiências. A equipe do CREAS irá digitalizar cada documento para que os participantes possam entregá-los onde queiram disputar uma vaga de emprego. Ao final da atividade, cada participante recebeu um nécessaire com kit de higiene, contendo o básico para se apresentar num processo seletivo.

De acordo com o coordenador Edson Neves Terra Júnior, ao longo do ano, diversas oficinas serão implantadas com temáticas variadas. “A proposta é fazer com que nossos atendidos se sintam motivados e, com isso, busquem a autonomia. Afinal, é esse o papel da Assistência Social, promover mecanismos de inclusão”, explicou. 

Uma dona de casa, de 49 anos, avó de duas crianças atendidas pela unidade há três anos, aprovou a iniciativa. “Mais uma porta que o CREAS está abrindo em minha vida. Eu não esperava participar de algo assim, está sendo maravilhoso”, afirmou. Segundo ela, “o CREAS abriu uma porta muito importante pra mim, porque meus netos estavam desamparados e foi através daqui que eu consegui a guarda deles, atendimento psicológico e todo amparo necessário. Antes eu não sabia o que fazer, eu só tenho que agradecer pela existência desse lugar”, declarou.


CREAS 
Criado em Araçatuba no ano de 2009, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) é direcionado para o atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência. Contribuir para que estas pessoas superem o trauma e interrompam o ciclo da violência são os principais objetivos, por meio de atendimentos psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, e funciona das 8h às 17h30.  
Localizado na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, Creas possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes, e Serviço de Medida Socioeducativa (adolescentes que cometem atos infracionais). Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal de Assistência Social, é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br

----------------------------------------------------------------------- 


quarta-feira, 18 de março de 2015

Pontos de Apoio dos CRAS Etemp e Umuarama promovem atividades para atendidas

Texto e foto: Camila Graziela

Mulheres participam de palestra sobre alimentação saudável e de um “Dia da Beleza”

Idosas que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no ponto de apoio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Umuarama, localizado no jardim Alvorada, em Araçatuba (SP), participaram, na manhã dessa quarta-feira (18), de uma palestra sobre alimentação saudável.


Ministrada por uma nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), o evento teve por objetivo informar os benefícios e a importância de uma alimentação saudável. Segundo a assistente social responsável pelo grupo, Lívia Rodrigues Restofe, os encontros ocorrem semanalmente, e a cada reunião um tema é abordado. “Nessa reunião elas aprenderam quais são os nutrientes dos alimentos e como incorporá-los no cardápio”, explicou.


Lívia acrescentou que o grupo composto por 11 mulheres têm aderido aos encontros e também demonstrado contentamento. “A maioria vivia isolada da sociedade. É muito gratificante ver a alegria delas a cada reunião. Isso mostra que nossas atividades estão cumprindo o papel que é promover a socialização e fortalecimento dos vínculos familiares, comunitários e afetivos”, completou.


Dia da Beleza


Simultaneamente, no ponto de Apoio do CRAS Etemp, localizado no bairro Rosele, mulheres que integram o Programa de Acompanhamento Integral à Família (PAIF), receberam o ”Dia da Beleza”. Uma equipe do Instituto Embelleze esteve no local, onde as usuárias puderam usufruir de serviços de corte de cabelo. Também foram sorteados vales-design de sobrancelha.


De acordo com a assistente social responsável pelo grupo, Maíra Silva Souza, o tema autoestima será abordado durante todo o mês de março, em virtude do Dia da Mulher, comemorado no último dia oito. “O objetivo dessa atividade diferenciada é fazer com que elas se sintam valorizadas. Então, nada melhor do que uma mudança no visual para elevar a autoestima”, comentou.

Michele Galdino Madeira, 22, aprovou a iniciativa. “Estava super empolgada para o encontro de hoje. Afinal quem é que não gosta de se embelezar”, questionou. Ela disse ainda, que antes de frequentar o grupo, sentia muito desânimo e só queria ficar dentro de casa. Eu me sentia muito para baixo e só queria ficar deitada o dia todo. Graças aos encontros daqui eu elevei minha autoestima. O CRAS me ajuda a melhorar a cada dia”, declarou.

As ações foram realizadas pela Prefeita de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Os CRAS são geridos pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP).

CRAS

Os CRAS desenvolvem diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para até 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no  domicilio para pessoas com deficiências e idosos.


Juntamente com outros 11 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, os CRAS Jussara, Etemp, Umuarama, São José e Centro são geridos pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 

sexta-feira, 13 de março de 2015

Drogas e DSTs são temas de peça teatral para jovens atendidos no Creas‏

Texto e foto: Camila Graziela
Espetáculo mostra a vida de dois irmãos que se deparam com essas dificuldades
 Dois irmãos se deparam com doenças sexualmente transmissíveis, drogas, gravidez precoce, tabagismo, e se deixam levar por incorreções comportamentais e vícios. Ainda assim, um tenta ajudar o outro a vencer as dificuldades relacionadas aos problemas. Esse é o enredo da peça “Manos”, da companhia Atos e Atitudes, de Birigui, interpretada pelos atores Jander Willian e Eduardo Amaral na quarta-feira (11) à noite, no Teatro Municipal Castro Alves.
  

“A ideia é transmitir ao público o valor da família, mesmo nos momentos mais difíceis”, explicou Amaral. Segundo ele, o espetáculo foi elaborado a partir de um convite do Programa Ação Jovem para abordar o tema com esse público. “É importante ressaltar que a apresentação de hoje é uma pré-estreia”, acrescentou.

O evento teve por objetivo enfocar Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e drogas para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). E também foi aberto para familiares e adolescentes atendidos nas unidades da Casa Abrigo (masculina e feminina), numa iniciativa da Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).


A secretária Marta Dourado, de Assistência Social, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Lacerda, assistiram o espetáculo. “Os assuntos abordados são questões presentes no nosso dia a dia. Então, precisamos encarar os fatos. Tratá-los por meio da arte foi uma maneira que encontramos para falar sobre o assunto para esses jovens”, relatou a secretária.

Segundo o coordenador do Creas, Edson Neves Terra Júnior, a escolha do tema surgiu a partir de uma avaliação feita com os usuários, em que eles sugerem temas que gostariam de ver debatidos. “Por meio desta avaliação, que ocorre sempre no final de ano, é elaborado o Plano de Trabalho Anual, no qual são norteadas as principais necessidades e abordagens. Esse plano, construído com usuários e equipe, direciona o trabalho a ser desenvolvido no decorrer do ano”. 
CREAS 
Criado em Araçatuba no ano de 2009, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) é direcionado para o atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência. Contribuir para que estas pessoas superem o trauma e interrompam o ciclo da violência são os principais objetivos, por meio de atendimentos psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, e funciona das 8 às 17h30. 

Localizado na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, Creas possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes, e Serviço de Medida Socioeducativa (adolescentes que cometem atos infracionais). Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal de Assistência Social, é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

terça-feira, 10 de março de 2015

CREAS oferece oficina de chocolate para atendidos e familiares

Texto e foto: Camila Graziela

Objetivo é possibilitar mecanismos de geração de renda e autonomia

Com a aproximação da Páscoa, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Araçatuba está oferecendo uma oficina de chocolate para adolescentes que cumprem media socioeducativa e, para familiares de todos os atendidos pela unidade. O curso foi dividido entre segunda-feira (9) e terça-feira (10), no período noturno, com três horas de duração. Cerca de 30 pessoas participam das aulas ministradas pela consultora de Culinária Elaine Araújo. Ao final, os participantes sairão aptos para fazerem ovos de páscoa do tradicional ao trufado e trufas de diversos sabores.


A iniciativa é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). O CREAS é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP).


De acordo com o coordenador Edson Neves Terra Júnior, a proposta da oficina é possibilitar mecanismos de geração de renda, para que os atendidos e seus familiares tenham autonomia. “A ideia é possibilitar a inclusão dessas pessoas no mercado informal. Pois com a geração de renda, ocorre melhora no convívio familiar, possibilitando inclusive, o controle da violência”, explica.


Terra Júnior acrescenta ainda, que escolheram o chocolate por conta da época do ano e também por ser uma iguaria que agrada a maioria, podendo ser rentável o ano todo. “O nosso objetivo é implantar um projeto de geração de renda permanente para as famílias que demonstrarem interesse e também necessidade. O primeiro passo está sendo com essa oficina”, declarou.


Uma cabeleireira e manicure, mãe de um jovem de 18 anos que cumpre medida socioeducativa, aprovou a iniciativa. “Achei muito interessante essa oportunidade. Eu adoro culinária e já tinha interesse em aprender fazer trufa, pois por mais que as mulheres vivam de dieta, elas não resistem às delícias do chocolate. Pretendo colocar em prática tudo que eu aprender aqui. Eu só tenho que agradecer por tudo que o CREAS tem feito por nós”, relatou.

Quem também se interessou pelo curso foi um jovem de 18 anos. Ele, que cumpre medida socioeducativa no CREAS há oito meses, por ter se envolvido com o tráfico de drogas, conta que gosta de cozinhar. “Eu já trabalhei num restaurante como auxiliar de cozinha e gosto dessa área”, diz. Ao ser questionado sobre o que o CREAS representa em sua vida, ele responde: “Eu saí da vida do tráfico e o CREAS contribuiu muito para isso. Eu sou muito grato por tudo que o pessoal daqui tem feito por mim”, afirma.

O CREAS

Criado em Araçatuba em 2009, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) é direcionado para o atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência. O Centro tem como objetivo fazer com que estas pessoas superem o trauma, e também rompam o ciclo da violência, por meio de atendimento psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, e funciona das 8h às 17h30.


Localizado na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, o CREAS possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Socioeducativo (adolescentes que cometem atos infracionais). Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CREAS é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 

segunda-feira, 9 de março de 2015

Homens do futuro dão exemplos de reconhecimento à mulher

Na antevéspera do Dia Internacional da Mulher (6), meninos e jovens atendidos no Programa Lobato/Sítio da Criança deram exemplos de reconhecimento à importância da mulher na sociedade. Nos períodos da manhã e tarde, eles fizeram pit-stop no Paço Municipal para prestar homenagens às servidoras públicas e demais mulheres presentes. 

Os grupos iniciaram as entregas de lembranças contendo um bom-bom e o poema "Mulher (Sexo Frágil)", de Erasmo Carlos, às 9 e 14 horas. No Paço Municipal, meninos e jovens com idades entre onze e 15 anos visitaram repartições e abraçaram as homenageadas, demonstrando carinho e alegria. Outros grupos percorreram o Hospital Municipal da Mulher e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), gestora do programa. 

A coordenadora pedagógica Rosângela Oliveira, idealizadora da homenagem, diz que "essa ação é muito importante para o fortalecimento de vínculos e socialização. Também é bastante útil para que eles aprendam a dividir e a doar, conscientizando-se da importância da mulher na sociedade. Depois desse projeto, a expectativa é que o olhar destes homens do futuro para as mães, irmãs, amigas e companheiras seja com outros olhos. E com efetivo respeito”. 


A educadora social Maria de Fátima (Lia) Gonçalves acompanhou a visita ao Paço Municipal. "Conscientizar os meninos sobre a importância da mulher colabora para a construção do caráter. É fundamental mostrar a força feminina para que eles saibam valorizar e respeitar todas as mulheres de suas vidas", destacou a profissional. 

SÍTIO DA CRIANÇA


O Programa Lobato/Sítio da Criança foi inaugurado em Araçatuba em 1995. O local oferece serviços socioassistenciais para crianças e adolescentes com idades entre seis e 15 anos, do sexo masculino. Localizada na rua Luís Pinto Chaves, 430, no bairro Tanne Andraus, a unidade tem como objetivos a constituição de espaço de convivência, formação para participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças a partir dos interesses, demandas e potencialidades desta faixa etária.

O funcionamento é das 7h30 às 17 horas. Atualmente, 143 meninos frequentam o Programa Lobato, que juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal de Assistência Social é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.


------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br


-----------------------------------------------------------------------








Restaurante Popular celebra um ano de reinauguração

Texto e foto: Camila Graziela

Prefeito almoçou no local para comemorar a data

O Restaurante Popular ‘Alice da Silva Prates’ completou um ano de reinauguração no último dia 7 (sábado). Por conta disso, o local recebeu, na sexta-feira (6), a presença do prefeito Cido Sério, que esteve acompanhado pela secretária municipal de Assistência Social, Marta Dourado e pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Lacerda. Eles fizeram questão de almoçar no restaurante para comemorar a data.


Na oportunidade, Cido Sério falou sobre a luta para conseguir reabrir o restaurante. “Sempre foi uma preocupação nossa a inclusão social e o relacionamento humano. Depois de tantos percalços, de tantas dificuldades enfrentadas para a reabertura desse espaço, estou feliz de ser o prefeito que entregou mais um equipamento de primeiro mundo para garantir a segurança alimentar de nossa cidade”, declarou o prefeito.



Cerca de 800 refeições são servidas por dia no local. Composto com uma alimentação à base de arroz, feijão, carnes variadas, salada, sobremesa e suco, o cardápio é balanceado e diversificado. Na ocasião, foram servidos arroz, feijão, coxa e sobrecoxa de frango ao creme de cebola, salada de rúcula com tomate, suco de laranja e bolo gelado de sobremesa. Ao saírem do restaurante, cada mulher recebeu um botão de rosa, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 (domingo). 


A aposentada Arlinda Ferreira da Silva Costa, 71, ficou feliz com a presença do prefeito. “Que bom ver o prefeito almoçando no meio de nós. Isso mostra o quanto ele é humilde”, comentou. Ela disse ainda, que sempre que pode almoça no local. “Eu moro sozinha, então não compensa cozinhar só pra mim, além do mais, a comida daqui é muito boa”, afirmou.

Opinião semelhante teve o pedreiro João dos Santos, 57. “A comida daqui é muito boa. O restaurante facilita bastante a minha vida, porque eu moro no Etemp e, às vezes, não tenho tempo de ir pra casa almoçar, então, venho comer aqui”, comentou.

O Restaurante Popular

Inaugurado no município em 2006 o Restaurante Popular ‘Alice da Silva Prates’ integra o programa do Governo Federal Fome Zero, que tem o objetivo de eliminar a fome no Brasil. Em agosto de 2011 o local foi fechado para reforma e ampliação.

Localizado na avenida dos Araçás, 1200, centro, o equipamento foi reinaugurado pela Prefeitura de Araçatuba em março de 2014. O local tem capacidade para servir 800 refeições por dia, antes da reforma, eram servidas no local cerca de 450 refeições. O cardápio que é composto com alimentação básica é balanceado e variado. Funciona das 11h às 13h30.

Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o Restaurante Popular é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br


-----------------------------------------------------------------------