sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Assistência Social oferece capacitação a funcionários


Vanessa Canata

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) promoveu na manhã desta sexta-feira (30) uma capacitação de funcionários do âmbito socioassistencial da pasta. O evento aconteceu no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Jussara, e participaram do treinamento assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e advogados.

A professora e assistente social Marilda de Oliveira Lemos foi convidada para transmitir conhecimentos a respeito das duas vertentes principais da gestão da Assistência Social: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial. Além disso, também destacou a necessidade do cumprimento de direitos das crianças, deficientes e idosos, com base nas regulamentações do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), presente em todo o país.

A secretária de Assistência Social Marta Dourado enfatizou a importância de diferenciar serviços prestados ao público. "Temos uma variedade de serviços que muitas vezes se mesclam uns nos outros. Nesse sentido, é essencial sabermos diferenciar situações de atendimentos básicos à população e abordagens mais específicas, que exigem uma atenção especial", explica.

As capacitações para os funcionários da Assistência Social vêm acontecendo durante o ano todo. Os temas apresentados são voltados a profissionais específicos da rede socioassistencial. As atividades fazem parte do "2º Capacita SMAS", ocorrido em abril deste ano.


Terceiro dia da Semana do Idoso é agitado por desfile e danças

Vanessa Canata

Uma verdadeira festa! Foi assim o terceiro dia de atividades da Semana do Idoso, promovida pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (29) no CCI (Centro de Convivência do Idoso). Na ocasião, foram apresentados artesanatos na 3ª Mostra CCI de Artes, concursos de Miss, Mister e Miss Simpatia e apresentações de grupos de danças.

Dez idosos desfilaram em um tapete vermelho e foram as atrações do momento. Familiares foram convidados, e puderam privilegiar o desempenho de seus parentes. Os jurados Christian Capobianco, Giorgia Pereira e Mara Lúcia escolheram Aparecida Neves como a Miss Simpatia. Noemia Maria Nascimento foi nomeada a Miss CCI e o simpático José Macedo como o Mister CCI 2016. 


Monitorados pelo professor de dança Vitor de Angelis, quatro grupos dançaram estilos musicais variados. Para o professor, ensiná-los a dançar é uma lição de vida. "Vejo nos idosos algo inédito: são práticos, aprendem muito rápido, e orientá-los na dança tem sido um aprendizado para mim", conta.

Da esquerda para a direita: Mara Lúcia, Noemia Nascimento, Aparecida Neves, Christian Capobianco, Giorgia Pereira e José Macedo.

Segundo a coordenadora do CCI, Kelli Deusdete, as comemorações sempre contribuem para o bem estar físico e psicológico dos idosos. "Eles se sentem valorizados, ficam em destaque frente à família e aos próprios colegas. O desfile é o momento que eles mais esperam durante o ano todo, desde a preparação do figurino e maquiagens".

A secretária de Assistência Social Marta Dourado se emocionou ao falar da importância do público idoso. "Quero parabenizar toda a equipe do CCI, agradecer aos familiares presentes e, principalmente, dizer aos idosos que sem eles, nossa sociedade não caminha, não se evolui."


As atividades se encerram nesta sexta-feira (30), com Gincana com os idosos, e comemoração dos aniversariantes do mês. À noite, os idosos receberão um jantar em uma pizzaria.

Além dessas atividades, um poema foi recitado. O texto é de autoria do senhor Orlando Marcondes, um dos referenciados do CCI.

SEMANA DO IDOSO

Dois mil e dezesseis
e aqui estamos nós outra vez
Para comemorar juntos neste dia tão gostoso
a semana do idoso
Como é de costume aqui no CCI

A equipe achou por bem comemorar antecipado 
com conviventes e convidados
Para falar do Programa preciso fazer uma pausa
Mas sem puxar a sardinha
Pro lado da minha brasa
É que o nosso CCI
É a nossa segunda casa

Aqui no nosso CCI nós temos tudo de bom
Começando de manhã pela alimentação
E atividades maneiras
Com nossos mestres da educação

E assim vamos seguindo 
Sempre a nossa rotina
Onde o idoso fica moço e a idosa fica menina

Desculpe meus amigos
Naquilo que errei
Mas falei o que senti
E coisas que senti não falei

Viva nosso CCI
Com todos os conviventes
Todos que estão aqui e os que não estão presentes
Vamos seguir a rotina
E tendo sempre na nossa mente
Que nosso Deus nos proteja
Vamos seguir a peleja
Olhando sempre pra frente

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Centro Pop promove corte de cabelo a referenciados


Vanessa Canata


Nesta quarta-feira (28), o cabeleireiro Marcelo Borges foi convidado para cortar o cabelo dos referenciados do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua). A ação é de iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). 

O profissional foi até à sede do equipamento, e levou seus instrumentos de trabalho. Doze pessoas aceitaram mudar o visual. De acordo com a coordenadora do Centro Pop, Jucielly Moreira,  "Os atendidos precisam ser cada vez mais incluídos em nossa sociedade. Por isso, procuramos oferecer sempre o melhor para resgatar a autoestima deles. O corte de cabelo é uma ótima iniciativa para isso, porque melhora muito na aparência de qualquer pessoa", explica.

Sidnei Gonçalves de Araújo foi um dos que cortou o cabelo. Ele agradeceu a iniciativa. "Eu como morador de rua sei que nem sempre a gente tem a oportunidade de se cuidar. Essa é uma grande ajuda, porque assim fica mais fácil para conseguir emprego também, com o cabelo mais arrumado. A aparência é tudo".


CENTRO POP
Centro Pop possui serviço de abordagem social, que faz monitoramentos dos setores com maior incidência de pessoas que vivem em situação de rua. Uma dupla de profissionais (educador social e técnico) percorre a cidade e informa sobre os serviços, convidando-as para conhecer o equipamento, que também atende denúncias durante 24 horas: 99751.0172. 


A unidade oferece diversos serviços gratuitos, como café da manhã, banho, acesso à lavanderia, local para guardar pertences, kit de higiene e proteção térmica (agasalho e cobertor), passagens rodoviárias e refeição no Restaurante Popular. Também são feitos encaminhamentos para INSS, inclusão ou atualização no Cadastro Único (concessão de benefícios assistenciais do Programa Bolsa Família), tratamento de saúde, albergue; e oferecidos serviços de elaboração de currículos e viabilização de documentos, dentre outros necessários.

Profissionais da Saúde orientam idosos em circuito de palestras



Vanessa Canata

“Cada um de vocês representa uma flor em nosso jardim. Vocês são nossos exemplos de vida. Nos passam força através da luta e experiência que adquiriram durante a vida.” Foi com essa frase que a secretária de Assistência Social Marta Dourado deu início às atividades do segundo dia de comemorações da Semana do Idoso. A ação é realizada pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), e conta com o apoio das  secretarias de Participação Cidadã (SMPC), Saúde (SMS) e Esporte, Lazer e Recreação (SMELR).

O evento aconteceu nesta quarta-feira (28) no teatro municipal Paulo Alcides Jorge, anexo à biblioteca. Plateia lotada. As duzentas poltronas disponíveis foram preenchidas rapidamente pelos idosos referenciados no CCI (Centro de Convivência do Idoso) e nos cinco Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da cidade.



ORIENTAÇÃO
Na ocasião, três profissionais do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) deram orientações referentes à saúde dos idosos, entre a prática de exercícios físicos, alimentação balanceada e cuidados com acidentes domésticos. 

O Educador Físico Marcos Segura Coraça deu início às atividades, com demonstração prática de exercícios simples para fortalecimento dos músculos de pernas e braços. Bem descontraídos, os idosos acompanharam os movimentos do profissional.

Em seguida, a nutricionista Luana Trombin explicou a necessidade da inclusão de alimentos naturais e saudáveis no dia a dia, apresentou dicas de substituição ao uso de temperos industrializados, tão comuns nas cozinhas brasileiras.

Por último, a fisioterapeuta Aline Gislaine T. Paco comentou sobre os riscos de queda dentro de casa, indicou, em um desenho interativo, objetos dos cômodos de uma casa que podem causar acidentes, e apresentou soluções para facilitar no momento da prestação de socorro caso necessário.


Uma das mais animadas, dona Catarina de Oliveira Costa estava na plateia através do CCI. Frequentadora assídua desde 2014, ela faz questão de participar de todas as atividades. “Minha vida mudou muito. Antes eu tinha muitos problemas de saúde, não me cuidava direito porque tive depressão. Eu renasci depois que entrei no CCI. Lá não tem tristeza, a gente se movimenta, fica feliz o dia inteiro e nem vê a hora passar”, brinca.

A secretária de Participação Cidadã, Cidinha Lacerda, parabenizou os idosos e a Assistência Social pela iniciativa. “Só temos a agradecer por ver os idosos tão sorridentes e felizes em eventos como esse”.


PROGRAMAÇÃO

A programação da Semana do Idoso continua amanhã (29), com o Desfile Miss e Máster CCI e apresentação de dança com presença de familiares e jurados convidados. Na sexta-feira (30) será realizada a Gincana com os idosos e 15h30, a comemoração dos aniversariantes do mês. As atividades da semana terminarão às 19h, com jantar em uma pizzaria.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Assistência Social inicia semana do idoso com piquenique

Vanessa Canata



A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba deu início nesta terça-feira (27) às atividades de comemoração do Dia Nacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro. A ação faz parte da Semana do Idoso, promovida pela Assistência Social, em parceria com as secretarias de Participação Cidadã (SMPC), Saúde (SMS) e Esporte, Lazer e Recreação (SMELR).

Idosos referenciados nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e CCI (Centro de Convivência do Idoso) foram levados à Praça João Pessoa (500 anos) e participaram de um piquenique, especialmente preparado para eles. Além disso, monitores de dança e educação física aqueceram a manhã dos idosos com muita dança e oficinas de alongamento.


Profissionais da área da saúde estiveram presentes para aferir pressão arterial, calcular o IMC (Índice de Massa Corporal), além de orientar individualmente sobre alimentação balanceada e exercícios físicos de acordo com as necessidades de cada um.


A programação continua nesta quarta-feira com palestras, a partir das 8h30, no Teatro Paulo Alcides Jorge. A Nutricionista do Nasf (Núcleo de Assistência à Família) Luana Trombim abrira os trabalhos falando sobre “Alimentação do Idoso”. Em seguida, Educador Físico do Nasf, Marcos Segura Coraça falará sobre a importância da atividade física para a Terceira Idade; e a Fisioterapeuta do núcleo, Aline Gislaine T. Paco, falará sobre fisioterapia preventiva. No período da tarde, às 14h, no CCI (Centro de Convivência do Idoso), será realizada a Tarde da Beleza, seguido de um café da tarde.

Na quinta-feira (29), às 14h, haverá o Desfile Miss e Máster CCI e apresentação de dança com presença de familiares e jurados convidados. Na sexta-feira (3º), às 9h será realizada a Gincana com os idosos e 15h30, a comemoração dos aniversariantes do mês. As atividades da semana terminarão às 19h, com jantar em uma pizzaria.

GRATIDÃO
Uma das referenciadas do Cras Jussara, Marieta Dias Pereira, conta que sente um carinho muito grande pelas monitoras e assistentes sociais do Cras. "Eu amo o Cras e as atividades que tem lá. Sempre quero participar de tudo. Hoje aqui eu queria até dançar mais", brinca. Aos 67 anos, ela se animou bastante com a atividade. "Fico muito feliz quando tem bastante gente da minha idade fazendo exercício e dançando. Fico mais animada, porque não gosto de ficar parada", explica.

A coordenadora do CCI, Kelli Deusdete, afirma que "o piquenique e as atividades de hoje contribuem para a interação dos idosos com os de outros equipamentos, proporcionando momentos de boa convivência entre eles".


PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA
A Proteção Social Básica (PSB) tem por objetivo contribuir para a prevenção de situações de risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

 Ela oferece serviços como Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF), Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Benefícios Eventuais, Benefício de Prestação Continuada (BPC), ações e projetos de capacitação e inserção produtiva.

Sob responsabilidade da prefeitura, Araçatuba possui os seguintes equipamentos de PSB: Ação Jovem, Bolsa Família, CCI - Centro de Convivência do Idoso, Programa Lobato - Sítio da Criança,  SECOI (Serviço de Convivência Infanto-Juvenil), Restaurante Popular, e cinco CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), nos bairros Umuarama, São José, Etemp, Jussara e Centro.
  


quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Prefeitura e universidades lançam projetos de revitalização de praças


Vanessa Canata
 
Projetos foram apresentados nesta quarta-feira (21).

A Prefeitura de Araçatuba promoveu, em parceria com universidades do município, uma reunião para a apresentação de propostas de revitalização de praças da cidade. Participaram da solenidade o prefeito Cido Sério, os secretários municipais Marta Dourado (Assistência Social), Ederson Silva (Planejamento Urbano e Habitação) e Tadami Kawata (Assuntos Jurídicos), além de representantes da Unip, Unitoledo e Arapark, responsáveis pela elaboração dos projetos.
Duas das quatro propostas foram apresentadas, visando reformas e reestruturação das praças São Joaquim e Dr. Jaime de Oliveira, situada ao lado da Santa Casa. As ideias expostas em ambos trabalhos procuram trazer elementos contemporâneos para esses locais, respeitando a arquitetura antiga e modelagens da época em que foram construídas, além de promover mudanças de paisagismo e adequação às necessidades da população que vive próxima às praças.
O prefeito Cido Sério destacou a necessidade de compromisso da população com as praças da cidade, e enfatizou a preocupação com as frequentes depredações nas praças públicas. “A cidade é de cada cidadão que mora nela. Por isso, precisamos da ajuda de toda a população a zelar pelo bem público.”
A secretária de Assistência Social, Marta Dourado, disse que a  “Queremos revitalizar as praças e renovar o interesse da população em frequentar esses locais”. A secretária disse ainda que o Centro Pop (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua) vai colaborar na recuperação das praças, com o intuito de integração dos moradores de rua na sociedade.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Unidade móvel do Programa Bolsa Família presta atendimento no Atende Fácil

Vanessa Canata

Entre os dias 19 e 22 de setembro, a unidade móvel do Bolsa Família prestará atendimento itinerante na Rua Oscar Rodrigues Alves, 295, referente à comemoração de aniversário do Atende Fácil, celebrado dia 21/09. A ação é promovida pela Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Na sexta-feira, dia 23, o atendimento será no bairro Primavera, conforme programação abaixo.


O Programa Bolsa Família possui o serviço Bolsa Móvel desde 2014, que atende semanalmente às demandas em locais de difícil acesso e leva o atendimento à população de forma eficaz. A unidade móvel é totalmente adaptada para encaminhar serviços prestados pelo Programa Bolsa Família e pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

De acordo com o coordenador do Programa Bolsa Família, Rodrigo Radighieri, uma vez por semana a unidade móvel atende em um setor da cidade, com equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Além de atualização de cadastro, a ação assegura que todos os beneficiados no Programa Bolsa Família de Araçatuba atualizem o Atendimento de Enfermagem (AE), para pesagem e medida.

Um dos princípios mais básicos do Bolsa Família é o compromisso que as famílias assumem de acompanhar o cartão de vacinação, crescimento e desenvolvimento de crianças menores de sete anos. Mulheres de 14 a 44 anos e crianças nessa faixa etária devem ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou à unidade móvel. Gestantes ou nutrizes (lactantes) precisam fazer o pré-natal e ter o mesmo controle, em relação à saúde do bebê. A iniciativa pretende verificar os indicadores de saúde de cada usuário. Os beneficiados que não fizerem a atualização poderão ter o benefício suspenso.


CRONOGRAMA DO SERVIÇO BOLSA VOLANTE EM SETEMBRO
09/09 – Bairro Universo, das 8h às 12h e das 14h às 17h
Área Verde esquina com a rua Sud Menucci/Gastão Vidigal
16/09 – Bairro Primavera, das 8h às 12h e das 14h às 17h
Rua São Carlos esq. c/ Rua Santo André (Campo de Futebol)

19 a 22/09 – Atende Fácil, das 8h30 às 16h30
Rua Oscar Rodrigues Alves, 295, centro

23/09 – Bairro Planalto, das 8h às 12h e das 14h às 17h
Rua Bolívia esq. c/ Rua Francisco Cardassi (Praça da Paróquia São Paulo)

30/09 - Bairro Hilda Mandarino, das 8h às 12h e das 14h às 17h
Rua Vicente de Carvalho esq. c/ Travessa Ermindo Antonio (Praça da caixa d'água)

BOLSA FAMÍLIA EM ARAÇATUBA
Criado na cidade em 2004, Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. Ele integra o Plano Brasil sem Miséria, do Governo Federal, e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

Com sede na rua Do Fico, 745, no bairro Santana, atende cerca de 20.300 famílias, com expediente das 8h às 16h30. Para participar é preciso se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que é o portal de entrada para todos os programas sociais, incluindo Minha Casa Minha Vida. 


Assistência Social expõe serviços no Atende Fácil

 Vanessa Canata


A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), deu início, nesta terça-feira (20), às atividades de exposição e divulgação de seus serviços no Atende Fácil. A ação é referente às comemorações da semana de aniversário da central de atendimento, recentemente nomeado "Roque Soares da Silva".

Até a próxima sexta-feira (30), estarão presentes representantes dos seguintes equipamentos da secretaria: Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), CRM (Centro de Referência da Mulher), Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Centro Pop (Centro de Referência Especializado de Atendimento à Pessoas em Situação de Rua) e Conselho Tutelar. Na oportunidade, cada equipamento irá apresentar os direcionamentos de seus serviços, bem como fazer a divulgação de locais e endereços dos atendimentos.

O Bolsa Família está representado pelo Bolsa Volante, unidade móvel que presta atendimento itinerante em frente ao Atende Fácil até quinta-feira. Estão sendo feitas regularização de cadastro, atualizações de informações de dados já existentes e inclusões no programa através do Cadastro Único, porta de entrada para diversos programas sociais da Secretaria.


O público também poderá prestigiar uma exposição de artesanatos feitos por atendidos dos Cras e Centro Pop. Os trabalhos foram feitos durante as aulas de artesanato, oferecidas gratuitamente pelos programas. Os trabalhos estarão expostos até sexta-feira.





segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Dirigentes da Assistência Social recebem treinamento

Vanessa Canata

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), promoveu nesta sexta-feira (16), uma palestra para discutir a vigência da lei federal 13.019/2014, que diz respeito à regulamentação de parcerias entre a administração pública e organizações da sociedade civil.
Ministrada pelo consultor Vanderley Neris Santiago, a ação foi promovida com o objetivo de orientar os dirigentes dos departamentos a lidar com as exigências do Tribunal de Contas. Participaram do encontro a gestora da Assistência Social, Marta Dourado, diretores dos departamentos de Gestão, Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.
A secretária Marta Dourado expôs o valor de capacitações como essa. “É importante que sejam transmitidas essas orientações aos nossos dirigentes, a fim de tornar cada vez mais eficientes e completos os relatórios enviados aos órgãos públicos que são produzidos pela nossa secretaria”.
Autor do livro “A lei 13.019/14 comentada: Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil”, Vanderley falou sobre a importância de todos os funcionários para o êxito no trabalho em conjunto. “No âmbito da Assistência Social vocês são os representantes da gestão atual. Dessa forma, os relatórios de prestação de contas, por exemplo, devem conter informações esclarecedoras e detalhadas de cada despesa”.
A LEI
A Lei 13.019/2014 estabelece normas gerais para regular parcerias voluntárias firmadas pela administração pública com organizações da sociedade civil. É esta Lei que define como deverá ser a relação jurídica do governo com as popularmente conhecidas ONGs (organizações não-governamentais), especialmente em casos envolvendo transferências de recursos para a execução de projetos de interesse público. No caso da Secretaria Municipal de Assistência Social, a lei se aplica às entidades socioassistenciais conveniadas à pasta no ano de 2016.


quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Idosos do Cras Etemp participam de curso de minijardim

Vanessa Canata

A Prefeitura de Araçatuba, em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria) de Araçatuba, está oferecendo curso de minijardim. A atividade, que teve início nesta quarta-feira (14), é voltada exclusivamente ao público idoso e está sendo desenvolvida no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Etemp.

A ação tem como objetivo principal apresentar, na prática, métodos de plantio e montagem dos vegetais, já que as plantas estão em escala reduzida.



 
 A coordenadora do Cras Etemp, Luciana Reis, destaca a importância do curso. "Os idosos precisam de atividades manuais para desenvolver as habilidades cognitivas e de coordenação. O curso de minijardim se encaixa perfeitamente nas necessidades desse público, além de trazer momento de distração a eles".

A atividade faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, frente de trabalho do Cras de caráter preventivo realizado em grupos, de modo a atingir objetivos progressivos nos seus usuários.



CRAS
Criado no município em 2009, o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Etemp desenvolve diversas ações para a comunidade com a finalidade de promover autonomia, autossuficiência e auxiliar na geração de renda, principalmente das mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social.
Ele tem, como princípios norteadores, garantir aos usuários as seguintes aquisições: segurança de acolhida, segurança de convívio familiar e comunitário e segurança de desenvolvimento da autonomia.
Localizado na rua Pedro Viola, 184, a unidade também possui um ponto de apoio no bairro Rosele, que fica localizado na rua Noel Rosa, 238. Atualmente, mais de 4 mil famílias são atendidas nas duas unidades do Cras Etemp, que funcionam das 8h às 17h.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Ação Jovem promove discussão sobre mercado de trabalho


Vanessa Canata
A Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e do Programa Ação Jovem, promoveu, na tarde desta segunda (12), uma atividade de discussão sobre o mercado de trabalho e seus desafios. A ação faz parte do eixo Trabalho e Empreendedorismo, um dos nichos de atividades trabalhados com os adolescentes.
Por meio das orientações, os jovens puderam elaborar um currículo específico para pessoas que buscam o primeiro emprego. A atividade orientou os estudantes a se portar durante uma entrevista de emprego. Ao final, todos os currículos foram avaliados pelos próprios alunos, a fim de escolher o melhor, que garantiria uma vaga hipotética de emprego.
O coordenador do Ação Jovem, Abel Andrade diz que as orientações para a busca do primeiro emprego é uma das missões do Programa. “Nós concentramos nossos esforços na preparação e orientação dos adolescentes na elaboração de currículos e como se portar durante uma entrevista de emprego, entre outros temas pertinentes ao assunto”, argumenta.
Ao final da atividade, os adolescentes tiveram uma oficina de capoeira com o Mestre Senzala. O exercício apresenta aos jovens melhora do equilíbrio, coordenação motora e qualidade de vida, além de promover a união e o dinamismo dos participantes.
AÇÃO JOVEM
Implantado no Município em 2005, o Programa Ação Jovem estimula a conclusão da escolaridade básica, possibilitando aos beneficiários continuar o aprendizado para o desenvolvimento pessoal, inserção no mercado de trabalho e para fomentar a preparação visando o efetivo exercício da cidadania. Mantido pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Governo Estadual, o programa oferece atividades socioeducativas e uma bolsa-auxílio de R$ 80,00.
Localizado na avenida dos Araçás, s/n (antiga estação ferroviária), no centro da cidade, atende atualmente 150 jovens, com idades entre 15 e 24 anos, cuja renda familiar é de até meio salário mínimo por pessoa. O funcionamento é das 8h às 17h. Para participar, interessados devem estar matriculados e frequentando o Ensino Fundamental, Médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Assistência Social estará presente em semana de aniversário do Atende Fácil

Vanessa Canata


Entre os dias 19 e 23 de setembro a central Atende Fácil será palco de várias atividades. A Prefeitura Municipal de Araçatuba será representada por suas secretarias, que estarão presentes com suas atividades específicas, já que no dia 21 de setembro se comemora um ano de inauguração da central de atendimento.

Entre as pastas presentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social estará no local na terça-feira, dia 20/9, para apresentação e divulgação de seus programas e serviços, como o Centro de Referência da Mulher (CRM), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro Pop (atendimento especializado para pessoas em situação de rua), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Convivência do Idoso (CCI). Também haverá exposição de artesanato produzidos pelos usuários dos Cras. O Bolsa Móvel, atendimento itinerante do Bolsa Família, também estará presente, e fará atendimento no local de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 16h30. Apesar das festividades, os serviços de  atendimento ao público do Atende Fácil continua inalterado.

Atende Fácil em horário de atendimento
O Atende Fácil foi inaugurado no dia 21 de setembro de 2015, com o objetivo de descentralizar o atendimento das secretarias do Paço Municipal. Localizado em área acessível,  a central conta com equipamentos de alta tecnologia e equipe especializada para o atendimento. O prédio está localizado na Rua Oscar Rodrigues Alves, 295, no centro.



Assistência Social divulga serviços e presta atendimentos em Olaria

Vanessa Canata
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba realizou, neste domingo (11), ação de orientações e atendimentos na Olaria Potência, na zona rural. A visita contou com representantes dos programas Bolsa Família, Secoi (Serviço de Convivência Infantojuvenil), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Etemp e Conselho Tutelar.



Equipes especializadas do Cras Etemp, Secoi, Creas e Conselho Tutelar fizeram a abordagem social na olaria com o objetivo de identificar qualquer possibilidade de violação de direitos básicos de idosos, crianças e jovens, como trabalho infantil e demais possíveis vulnerabilidades. A equipe representada pelo Bolsa Família realizou inclusões e atualizações do Cad Único, cadastro que funciona como a porta de entrada para benefícios de programas sociais.
De acordo com a coordenadora do setor de Proteção Básica, Márcia Lavoyer, a ação é necessária para a inclusão social daquela população. “O atendimento in loco faz com que os serviços da nossa secretaria cheguem às famílias mais vulneráveis, que muitas vezes não têm condições de ir aos centros de atendimento. A atenção dada a esse público também propicia inclusão, acompanhamento e proteção dessas famílias”, explica.



sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Grupo de corrida de Araçatuba faz doação de leite ao Fundo Social de Solidariedade

Vanessa Canata
Pelo segundo ano consecutivo, o Fundo Social de Solidariedade de Araçatuba recebeu doação de leite da Equipe de Corrida KM Runner.  A entrega aconteceu na tarde desta quinta-feira (8). No total, 224 litros de leite foram doados. A competição ocorreu no último domingo, dia 4, com apoio da Prefeitura de Araçatuba. Os produtos foram arrecadados dos participantes da segunda edição do evento esportivo.

A doação foi entregue por Kelli Deusdete, uma das organizadoras do evento. “Sabemos a seriedade do trabalho do Fundo Social e de toda a Assistência Social. Por isso escolhemos vocês mais uma vez para a parceria”, disse ela durante o ato de entrega das doações.


A presidente do Fundo Social de Solidariedade Renata Massano ressalta o significado da doação para as famílias referenciadas. “Sabemos o quanto é difícil receber doação de leite, um alimento tão importante para a fase de crescimento das nossas crianças. Por isso a contribuição e a parceria de vocês é tão importante. Ficamos muito agradecidos”, comentou ela.


A doação será distribuída a famílias referenciadas nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Fundo Social de Solidariedade.


FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE
Compete ao Fundo Social de Solidariedade buscar a ampliação da rede social – com promoção de campanhas solidárias para arrecadar agasalhos, alimentos e acessórios para pessoas com deficiência física – e estímulo ao voluntariado. Também é responsável por mobilizar a comunidade para atender as necessidades e situações de emergências coletivas ou individuais.
O Fundo Social tem sede no mesmo prédio da Secretaria de Assistência Social, na Rua Bandeirantes, 111. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Artesanatos produzidos nos Cras e Centro Pop estão expostos no Super Muffato

Vanessa Canata

Foi aberta, nesta quarta-feira (6), no piso inferior do Super Muffato, uma exposição de artesanato produzido pelos referenciados das cinco unidades dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e do Centro Pop (Centro de Referência Especializado de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua). A mostra, que segue até sábado (10), é uma iniciativa da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

Os trabalhos estão expostos separados por equipamento participante: Cras São José, Cras Etemp, Cras Umuarama, Cras Jussara, Cras Centro e Centro Pop. Lá, é possível encontrar panos de prato, capas de travesseiros e toalhas bordadas, tapetes feitos à mão e até quadros em madeira pintados pelos usuários.

CURSOS
A confecção dos trabalhos foi possível através dos cursos de artesanato oferecidos nos programas da Secretaria. As aulas acontecem o ano todo, e são sempre monitoradas por um profissional. Os materiais utilizados para a confecção das peças são disponibilizados por cada programa.



Segundo Renata de Souza Santos, uma das monitoras do curso de artesanato, as aulas auxiliam no processo de socialização e participação em comunidade. "Quem frequenta os cursos leva para casa mais do que a técnica do aprendizado: desenvolve a percepção do trabalho em grupo e o desenvolvimento da autoestima", explica.


CRAS
Os CRAS - Centro de Referência de Assistência Social - são a porta de entrada na Assistência Social. Desenvolvem diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 0 a 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no  domicilio para pessoas com deficiências e idosos.
Em Araçatuba, cinco unidades do CRAS funcionam de segunda a sexta, nos bairros São José, Etemp, Jussara, Umuarama e Centro.

CENTRO POP
Inaugurado em abril de 2014, o Centro POP tem como objetivo atender jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia ou sobrevivência. O Centro Pop atende diariamente em média 76 pessoas.
Para implantação da unidade foi criada uma rede de assistência social que presta atendimento a moradores de rua. Ela é composta pelo Albergue Municipal, localizado na Vila Mendonça; Casa de Acolhimento, no jardim Alvorada; e o Restaurante Popular Alice da Silva Prates.
A unidade oferece café da manhã, banho, lavanderia, local para guardar os pertences, kit de higiene, agasalho e cobertor, passagens rodoviárias, encaminhamentos para almoço no Restaurante Popular, atividades com terapeuta ocupacional, monitora de atividades laborativas e atendimentos com técnicos especializados em psicologia e serviço social.  

SERVIÇO
Feira de Artesanato no Muffato
Dias 6,8 e 9 de setembro, das 9h às 21h, e dia 10/9 das 8h às 18h.
Endereço: Av. da Saudade, 1165