Por Camila Graziela
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro Juçara, está promovendo oficina de pintura em azulejo para idosos que integram Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). As aulas começaram na terça-feira (3) e vão até o dia 28 de junho, totalizando 32 horas, numa iniciativa da Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
A oficina faz parte do tema transversal (memória, arte e cultura) e integra o caderno de orientações técnicas proposto pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). Segundo a coordenadora da unidade, Aretusa de Paula Rodrigues, além de complementar o trabalho social que é realizado pelo Cras, o foco principal da atividade é promover, por meio da arte, um espaço para aquisição de novos conhecimentos, habilidades artísticas e culturais, interação e reflexão de maneira lúdica.
“A ação também proporciona descoberta de novos talentos e potenciais, assim como refinamento da coordenação motora e elevação da autoestima”, comentou a profissional. Num primeiro momento, idosos aprenderão técnicas de desenhos de traços e sombreamento com lápis em papel sulfite; posteriormente, serão aplicadas técnicas de pintura em azulejo e grafite.
Cras desenvolve diversas ações para a comunidade, promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de até seis anos de idade e para idosos, e Serviço de Proteção Social Básica no domicílio, para pessoas com deficiências.
Estou amando essa nova experiência de pintar azuleijos, muito mais ainda as amizades que formamos ao longo do curso. Deus abençoe. D. Santina (Bairro Juçara).
ResponderExcluir