Com o objetivo de oferecer oportunidade de capacitação profissional e resgatar a autoestima de moradores de rua, o Governo Municipal deu início nesta segunda-feira (28) ao curso de Formação de Zeladores de Praça. Nesta primeira turma, sete pessoas foram inscritas. A aula inaugural contou com a presença do prefeito Cido Sério e dos secretários municipais Cidinha Lacerda (Assistência Social) e Carlos Farias (Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho).



Conteúdo
No curso, os alunos serão capacitados para lidar com manutenção de áreas verdes, praças e canteiros de ruas e avenidas. Serão abordados temas como limpeza, pequenos reparos, manuseio de ferramentas, jardinagem, paisagismo, revitalização de canteiros, poda de árvores, plantio, manutenção de vegetação e conscientização ambiental. Segundo o secretário Carlos Farias, as atividades também vão tratar de temas como cidadania, saúde e higiene, empreendedorismo, informação sobre o mercado de trabalho e outros aspectos relacionados à elevação humana e social.

Ações integradas
O curso será ministrado por dois instrutores em 30 horas, e a expectativa é que sejam formadas novas turmas. Carlos Farias esclareceu que o programa de treinamento tem o objetivo de promover a humanização e inserção dos moradores de rua no mercado de trabalho, e que para isso o Governo Municipal vai estimular ações integradas que envolvam o poder público e a sociedade civil. Além das secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, colabora com a ação a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário