Mostrando postagens com marcador Sesi. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Sesi. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 15 de março de 2012

“Alimente-se Bem” termina e 34 mulheres dos CRAS recebem certificados e livros de receitas

O Sesi (Serviço Social da Indústria) de Araçatuba ofereceu o curso do programa “Alimente-se Bem” para mulheres atendidas pelos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). Nesta quinta-feira (15), houve o encerramento do curso com a entrega de 34 certificados de conclusão e um livro de receitas para cada participante.
A atividade fez parte do Mês da Mulher, uma série de eventos que a prefeitura e parceiros realizam até 26 de março. Para o curso de culinária foram formadas duas turmas, uma composta por 14 pessoas que realizaram a atividade no período da manhã e outra com 20 integrantes que receberam as aulas à tarde.

Participaram do curso mulheres dos CRAS dos bairros Umuarama, Jussara, São José, Etemp e Centro. Com carga horária de 10 horas, as aulas foram ministradas pelas nutricionistas Léia Cristina Pitta Rodrigues e Suemi Mitsuko Leal Ariki, que também participaram da cerimônia de entrega dos certificados.

OBJETIVO
O objetivo do curso foi ensinar como fazer o aproveitamento integral dos alimentos, principalmente talos, cascas e folhas. As mulheres aprenderam diversas receitas, como pão doce de banana, espaguete ao molho de berinjela, bolo econômico de chocolate, cocada de fubá e cuscuz de verduras.
Para a aluna Verônica Custódio, do CRAS do Etemp, o curso proporcionou conhecimentos novos. “Eu aprendi, por exemplo, a não queimar o alho e a organizar melhor os alimentos na geladeira”, disse. Segundo Verônica, as receitas que as alunas aprenderam no curso vão contribuir para que tenham uma alimentação mais saudável.

CERIMÔNIAS
Foram realizadas duas cerimônias de encerramento nesta quinta-feira. Na solenidade da turma da tarde estiveram presentes o secretário municipal de Participação Cidadã, Alex Lapenta, e a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Comunicação Social, Renata Massano.

Pela manhã, além Lapenta e Renata, marcaram presença a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Assistência Social, Marli Vieira, e a diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Márcia Moreira Lavoyer.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Sesi oferece exercícios físicos e curso a mulheres

O Sesi (Serviço Social da Indústria) ofereceu aulas de relaxamento, exercícios de Tai Chi Chuan e deu início ao curso do programa “Alimente-se Bem”, nesta segunda-feira (12), para mulheres dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) de Araçatuba. Cerca de 60 pessoas devem participar de pelo menos uma das atividades até quinta-feira (15).
Na manhã desta segunda-feira usuárias do CRAS do São José participaram dos exercícios físicos e da primeira aula do “Alimente-se Bem”. Esta última atividade tem por objetivo ensinar receitas nutritivas com partes de alimentos que não são aproveitados, como cascas, folhas e talos.
À tarde, foi a vez de mulheres dos CRAS do Jussara participarem das atividades. Ao final do curso de culinária, as participantes vão receber certificados de conclusão e ainda vão levar para casa um livro de receitas cada uma. Além do Sesi, possibilitaram a participação das mulheres nas atividades as secretarias municipais de Assistência Social e Comunicação Social.
PARCERIA
A TUA (Transportes Urbanos de Araçatuba) providenciou o transporte das participantes até os locais de atividades. Os eventos para as mulheres no Sesi fazem parte do Mês da Mulher, que tem programação especial organizada pela Prefeitura de Araçatuba e parceiros até 26 de março.
Participam da realização dos eventos as secretarias municipais de Assistência Social, Participação Cidadã, Comunicação Social, Saúde, Educação, Esporte e Cultura, além do Sesi, Sesc, Igreja Ágape, Comunidade Evangélica de Araçatuba, Conselho Municipal da Mulher, 1ª Igreja Batista de Araçatuba, TUA, Missão na Íntegra e ONG Mulher Viva.

PROGRAMAÇÃO DO MÊS DA MULHER

Até quinta-feira (15)
Atividades no Sesi para mulheres dos CRAS
Curso: “Alimente-se Bem”
Das 8h30 às 11h e das 14h às 16h30 (com entrega de certificado no dia 15)

“Práticas para saúde e bem estar”
Exercícios de relaxamento e aulas de Tai Chi Chuan
Das 8h30 às 11h e das 14h às 16h30

Quarta (14) e quinta-feira 15)
“Basta” - curso e fórum de sensibilização em relação à violência contra a mulher
Destinados a funcionárias dos CRAS, CRM, CREAS, PSF, GM, professoras da rede municipal de ensino e público geral.
Das 9h às 12h e 14h às 17h (Quarta)
Das 9h às 13h (Quinta)
Local: Igreja Ágape – Rua do Fico, 2000

Sábado (17)
Bianca Toledo – Chá de Mulheres, show e testemunho (investimento: R$ 25)
Local: Comunidade Evangélica
Horário: 16h

Domingo (18)
Bianca Toledo - Show e testemunho (gratuito)
Local: 1º Igreja Batista de Araçatuba
Horário: 20h

Terça-feira (20)
Palestra “Conhecendo o CRM”
Local: CRAS Umuarama
Horário: 9h

Domingo (25)
“Elas em Concert” – Com participação da Orquestra Municipal de Sopros e das cantoras Sueli Cândido, Zezé e Taís Duran
Local: Praça João Pessoa
Horário: 18h

Segunda-feira (26)
Palestra “Conhecendo o CRM”
Local: Peti - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
Horário: 14h