Mostrando postagens com marcador Veridiana Toledo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Veridiana Toledo. Mostrar todas as postagens

sábado, 10 de março de 2012

Mulheres dos CRAS assistem à peça de teatro

Cerca de 50 mulheres atendidas pelos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) do bairros São José, Jussara e região central assistiram à peça “Meu Trabalho é um Parto” nesta sexta-feira (9). A vinda do espetáculo foi uma promoção do Sesc, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Com texto bem humorado, a peça é um monólogo interpretado pela atriz Veridiana Toledo, que está grávida de quatro meses. O evento divertiu as mulheres dos CRAS. Algumas delas nunca tinham ido ao teatro. É o caso de Janaína Conceição, 35 anos, moradora do São José.

“Eu estou numa grande alegria, é um prazer pra mim vir no teatro”, disse. Ao final do espetáculo, Janaína avaliou a experiência: “Achei muito boa a peça, não sabia que dava tanta emoção. É um trabalho muito bonito que fizeram”.
INSTRUÇÃO
Durante o espetáculo, a atriz Veridiana Toledo interpreta histórias de grávidas. A usuária do CRAS São José, Ana Maria da Silva, elogiou a peça, destacando seu aspecto instrutivo. “Por trás daquela coisa cômica tem uma coisa muito instrutiva”, afirmou.

O evento desta sexta-feira fez parte do Mês da Mulher, uma série de atividades que a prefeitura e parceiros realizam em março. As secretarias de Assistência Social e Comunicação Social providenciaram a ida das mulheres dos CRAS ao teatro, enquanto a TUA (Transportes Urbanos de Araçatuba) cedeu o transporte.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Gestantes e mães recebem enxovais na Prefeitura

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Fundo Social de Solidariedade, fez a entrega de 82 enxovais a gestantes e mães recentes nesta quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. A cerimônia ocorreu no auditório da Prefeitura e teve ainda sorteio de brindes e palestra com a atriz Veridiana Toledo, que está em Araçatuba para encenar na cidade e em Birigui a peça “Meu Trabalho é um Parto”.
Participaram da cerimônia no paço os secretários municipais Cidinha Lacerda (Assistência Social) e Alex Lapenta (Participação Cidadã), a vereadora Durvalina Garcia e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Áurea Aparecida Sacramento Amaro. O prefeito Cido Sério e o vice-prefeito Carlos Hernandes também marcaram presença.
Na oportunidade, o chefe do Executivo destacou as ações da Administração ligadas ao segmento feminino e disse que o dia era para reflexão. “Nós temos procurado construir cidadania a partir do humano, por isso temos valorizado a mulher. Mas ainda há muito respeito e dignidade a serem conquistados”, afirmou.
Na ocasião, o prefeito citou trecho da canção “Mulher”, de Erasmo Carlos (“Na escola em que você foi ensinada jamais tirei um 10/Sou forte, mas não chego aos seus pés”). Já a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, falou do avanço das mulheres em cargos de poder na América Latina, destacando as chefes de nação.
DESAFIO
“Apesar dessas conquistas, desafio deve ser a palavra para nós mulheres. Devemos mostrar a que viemos, com sensibilidade e capacidade, e ter orgulho de sermos mulheres”, disse. Em seguida, a atriz Veridiana Toledo, que está grávida de quatro meses, falou da sua experiência como gestante, tratou da peça em que atua e da qual é autora, e ainda deu dicas para as mulheres presentes sobre cuidados na gestação.

PEÇA
Veridiana vai apresentar a peça “Meu Trabalho é um Parto” nesta quinta-feira (8) em Birigui e na sexta-feira (9) em Araçatuba, a partir das 20h30, no teatro municipal Paulo Alcides Jorge. “Eu escrevi o espetáculo depois de colher histórias alheias de mulheres em período de gestação ou que passaram pela experiência. São histórias das mais variadas”, disse a atriz, que já participou de novelas do SBT e da série Ilha Rá-Tim-Bum (TV Cultura).
Depois da palestra, houve sorteio de brindes, como carrinhos de bebê, banheiras, kits de higiene, mamadeiras, chupetas e fraldas. Na ocasião, as gestantes e mães receberam um enxoval cada uma. As mulheres beneficiadas são atendidas nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e Fundo Social de Solidariedade.

O evento desta quinta-feira fez parte do Mês da Mulher, uma série de atividades organizadas em março pela Prefeitura de Araçatuba, por meio das secretarias municipais de Assistência Social, Participação Cidadã, Comunicação Social, Saúde, Educação, Esporte e Cultura, em parceria com o Sesi, Sesc, Igreja Ágape, Comunidade Evangélica de Araçatuba, Conselho Municipal da Mulher, 1ª Igreja Batista de Araçatuba, TUA, Missão na Íntegra e ONG Mulher Viva.

Vídeo com momentos da cerimônia: