Por Camila Graziela
A Prefeitura deu início ao 2.º Capacita SMAS Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). O evento tem os objetivos de aprimorar o desenvolvimento das ações socioassistenciais, atendendo às especificidades dos programas e, sobretudo, valorizar as equipes de trabalho.
A programação começou no dia 4 e se estenderá até o dia 8 de abril, com oficinas para instrumentalizar, na teoria e na prática, os profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Araçatuba. Aproximadamente 300 profissionais do setor de assistência social participaram da abertura realizada no auditório da 1.ª Igreja Batista de Araçatuba, no centro da cidade.
Na solenidade inicial, o prefeito Cido Sério falou da importância da capacitação, destacando que é fundamental que todos os colaboradores entendam, na prática, como funciona o mecanismo de gestão. “O que faz a diferença no mundo é o humano, e a equipe de assistência social trabalha com o humano no momento em que ele mais precisa. Por isso, é de extrema importância essa capacitação. Nossa preocupação é e sempre foi acolher o humano com dignidade, respeito e amor”.
A secretária de Assistência Social, Marta Dourado; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Renata Massano; e o secretário de Cultura, Hélio Consolaro compareceram ao ato. O vereador Gilberto Batata representou o Legislativo. No momento da inscrição, cada participante pintou a palma da mão com tinta guache e ‘carimbou’ em um painel branco, formando assim o logotipo do evento. Cada cor representa uma ação, sendo vermelho: amor e coragem; amarela: visão positiva; verde: confiança dos atos; azul: equilíbrio; violeta: determinação.
“Com essas cores e essas mãos é que são construídas as histórias do SUAS de Araçatuba e de todos os trabalhadores”, explicou Marta Dourado. Após essa revelação – escolha das cores foi aleatória, sem que as pessoas soubessem os respectivos significados – a secretária de Assistência Social deu início à palestra. Ela analisou o SUAS desde a implantação, há dez anos, incluindo Araçatuba neste cenário. O evento teve apresentação da Fanfarra Municipal de Araçatuba (Fama).
PROGRAMAÇÃO
Dias 5,6 e 7 (terça, quarta e quinta-feira), 8h às 12h e 13h às 17h
Facilitadora: Marcela Flores de Góis
Público: assistentes sociais, psicopedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, advogados dos programas da SMAS e entidades sociais
Tema: Humanização e Atenção ao Outro
Local: FEA (Fundação Educacional Araçatuba)
Rua Maurício de Nassau, 1191, no bairro Santana
Dia 6 (quarta-feira), das 8h às 12h
Facilitadora: Regiane Vargas Funatsu
Público: administrativos e auxiliares administrativos da SMAS
Tema: Rotina Administrativa
Local: Sala 1 FEA (Fundação Educacional Araçatuba)
Das 13h às 17h
Facilitadora: Thelma Madrid
Público: ASG da SMAS
Tema: Limpeza e Organização
Local: Sala 1 FEA (Fundação Educacional Araçatuba)
Dia 7 (quinta-feira), das 8h às 12h
Facilitador: Ederson Ribeiro da Costa
Público: educadores, monitores, professores de educação física da SMAS
Tema: Ser educador: do conceito à prática
Local: Sala 1 FEA (Fundação Educacional Araçatuba)
Dia 8 (sexta-feira), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h
Facilitador: Hélio Consolaro
Público: coordenadores, psicólogos, assistentes sociais e administrativos da SMAS
Tema: Escrever direito
Local: Auditório FEA (Fundação Educacional de Araçatuba)
-----------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário