Mostrando postagens com marcador SUAS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador SUAS. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 30 de março de 2012

Especialista em gerontologia ministra curso de aperfeiçoamento da gestão do SUAS em Araçatuba

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) promoveu um curso de aperfeiçoamento da gestão do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) voltada aos idosos. A atividade foi realizada nesta sexta-feira (30) na sede do Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas) de Araçatuba.
Sob o título “Idosos, nossos pais! Quem cuidará deles?”, o curso foi realizado nos períodos da manhã e tarde e foi conduzido pela fonoaudióloga e especialista em gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Sandra Regina Gomes. Aproximadamente 60 pessoas foram capacitadas.
Participaram do curso representantes dos conselhos municipais de Assistência Social e do Idoso, Ministério Público, CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), profissionais da SMAS, entre outros. Estiveram presentes ainda os secretários municipais Alex Lapenta (Participação Cidadã) e Cidinha Lacerda (Assistência Social).
TEMAS
Durante atividade, a especialista abordou os seguintes temas: acolhimento institucional de acordo com o Estatuto do Idoso, elaboração de fluxograma dentro da unidade de acolhimento e abordagem do idoso no sistema SUAS: implantação e organização do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e o serviço de proteção básica em domicílio.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Conferência de Assistência Social é amanhã

A Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Comas (Conselho Municipal de Assistência Social) realiza nesta sexta-feira (29) um importante encontro para debater temas relacionados à área no município. É a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, que tem como tema "Consolidar o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e Valorizar Seus Trabalhadores”.

Os debates vão girar em torno dos seguintes eixos: “Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS”, “Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais”, “Fortalecimento da participação e do controle social” e “A centralidade do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil”. As conferências são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletiva.

Sua principal característica é reunir governo e sociedade civil para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas nos anos seguintes. Na ocasião, serão eleitos delegados que vão representar a cidade e levar as propostas municipais à Conferência Regional. Haverá ainda encontros estaduais, do Distrito Federal e nacional. A VIII Conferência Municipal de Assistência Social será realizada na sexta-feira (29), das 8h às 16, na Sala de Convenções da Unip, que fica na Avenida Baguaçu, 1939, no Jardim Alvorada.

NACIONAL

A VIII Conferência Nacional de Assistência Social, programada para o período de 7 a 10 de dezembro de 2011, em Brasília, vai abordar o tema “Os avanços na consolidação do Suas, com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios". O evento é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).