Mostrando postagens com marcador literatura infantojuvenil. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador literatura infantojuvenil. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Monteiro Lobato: vídeo mostra homenagem de programas ao autor de "Sítio do Picapau Amarelo"

Atividade foi realizada nesta quarta-feira (18) no Programa Lobato - Sítio da Criança. Na ocasião, houve oficinas e contação de histórias. Aproximadamente 150 crianças e adolescentes do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e do sítio participaram do evento. Mais informações: AQUI.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dia do Livro Infantil: escritor Monteiro Lobato é homenageado no Sítio da Criança

Por meio de oficinas e contação de histórias, parte da obra infantojuvenil do escritor Monteiro Lobato foi “revivida” nesta quarta-feira (18) no Programa Lobato - Sítio da Criança, de Araçatuba. Aproximadamente 150 crianças e adolescentes do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e do sítio participaram das atividades, nos períodos da manhã e tarde. 
A ideia do evento foi proposta pela ludotecária do Peti, Mayla Ferreira Pavezzi, e o objetivo da atividade foi homenagear o escritor taubatense, cuja data de nascimento (18/4) foi transformada no Dia Nacional do Livro Infantil. Monteiro Lobato nasceu em 1882 e sua célebre obra infantojuvenil, o “Sítio do Picapau Amarelo”, serviu de inspiração para o Sítio da Criança. 
O programa é mantido pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. No local, há diversos objetos e estatuetas que remetem a personagens do livro. Nesta quarta-feira, o espaço ainda foi decorado com cartazes com desenhos relacionados ao “sítio de Lobato”, feitos pelas crianças do Peti e do Sítio da Criança. 

CONGREGAR 
Segundo Mayla, a atividade serviu de estímulo à leitura e escrita, além de oferecer aos participantes conhecimento sobre parte da obra do escritor homenageado. Além disso, conforme a ludotecária, congregar os dois programas no espaço que lembra o sítio famoso permitiu que as crianças tivessem uma experiência, na prática, de como “viveram” as personagens. 
BRINQUEDOS 
“Dividimos as atividades de acordo com as características das personagens. No espaço da Emília, Narizinho e Pedrinho, fizemos uma oficina em que as próprias crianças criaram brinquedos com materiais recicláveis”, conta a ludotecária. As crianças fizeram aviõezinhos ou flores, e brincaram com os objetos.

BOLO 
“No espaço da Dona Benta, Tia Nastácia e Marquês de Rabicó as crianças copiaram receita de bolo, pintaram desenhos e degustaram bolo”, destaca Mayla. “Já no espaço da bruxa Cuca, Saci, Tio Barnabé e Visconde de Sabugosa exploramos o universo de mitos e lendas, com contação de histórias”. As atividades foram realizadas por meio das oficinas dos dois programas, como a de teatro, apoio escolar, artesanato e arte.