Texto e foto: Camila Graziela
A Prefeitura de Araçatuba promoveu na quarta-feira (15), Dia Mundial de Conscientização sobre Violência contra a Pessoa Idosa, abertura da Semana de Combate à Violência contra Pessoa Idosa, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. As atividades são organizadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
A secretária Marta Dourado, de Assistência Social, coordenou as atividades, ao lado do secretário de Assuntos Jurídicos, Tadami Kawata, que representou o prefeito Carlos Hernandes. O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Marcos Francisco Alves, também participou daabertura ocorrida no teatro da Universidade Paulista (Unip).
O evento teve início com a brincadeira dos sete erros ‘casa segura’, coordenada por Maurício Rufino, idealizador do projeto Bem-Estar. De forma lúdica e interativa, ele utilizou um telão para identificar algumas adaptações que a residência de uma pessoa idosa precisar ter para prevenção de acidentes domésticos.
A secretária Marta Dourado destacou que o Brasil tem 20 milhões de idosos, totalizando 11% da população. “Nós sabemos que cabe, ao poder público, efetivar políticas públicas para assegurar qualidade de vida ao idoso. E eu tenho orgulho de dizer que o governo dos prefeitos Cido Sério e Carlos Hernandes tem feito o dever de casa. Nós temos CCI, cinco unidades do Cras, convênios com 20 entidades sociais; juntos, esses programas oferecem uma série de atividades que promovem a valorização e melhoria da qualidade de vida dos idosos assistidos”.
Segundo o coordenador do Creas, Edson Neves Terra Júnior, até o final da semana será realizada uma série de ações em igrejas e instituições – crenças diversas – na área central da cidade. “Identificamos que o maior número de idosos está concentrado nessa região, de onde não constam denúncias de violência contra a pessoa idosa. Por isso, fizemos essa opção, além de ser local com vários idosos que não são referenciados pela Assistência Social”.
O Dia Mundial de Conscientização sobre Violência contra a Pessoa Idosa, em 15 de junho, foi instituído no ano de 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa. O objetivo foi o de criar uma consciência mundial, social e política sobre a existência da violência contra a pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal. Disque 100 é o serviço de denúncias em caso de suspeita de qualquer tipo de abuso.
CREAS
Criado em Araçatuba no ano de 2009, Creas é direcionado ao atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência, com os objetivos de fazer com que superem o trauma e interrompam o ciclo da violência, por meio de atendimentos psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, com funcionamento das 8h às 17h30.
Localizado na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, Creas possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes, e Serviço de Medida Socioeducativa (adolescentes que cometem atos infracionais).
Nenhum comentário:
Postar um comentário