sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Assistência Social: auto reflexão e afetividade são temas de Capacitação

Vanessa Canata


Ao abrir a porta, uma surpresa: braços abertos. Foi assim que quase cem funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) foram recebidos pelos instrutores na quarta capacitação do ano. O evento ocorreu nesta sexta-feira (18), na Universidade Paulista – Unip, e é vinculado ao “2º Capacita SMAS”, que traz a cada mês temas e palestrantes diferentes.

Coordenadores, educadores, técnicos sociais e monitores foram divididos em quatro salas. Em cada uma delas, um instrutor conduzia o fluxo das atividades. Além do bate papo a respeito das vivências de cada um dos participantes, a ação buscou despertar a auto-observação no ambiente de trabalho, para promover atitudes de desenvolvimento em equipe, caminhos para lidar com possíveis obstáculos e desafios, entre outras propostas.


Uma das instrutoras, Maria Cecília de Assis Silva, demonstrou de maneira simples como deviam ser conduzidas as dinâmicas. “Cada um de nós precisa estar aqui para os outros e para si mesmo. É importante que cada um se aceite como é, e traga a sua própria personalidade para cada atividade que vamos realizar aqui hoje”, disse a educadora de afetividade.

A secretária de Assistência Social, Marta Dourado, também esteve presente. Ela destacou o empenho da equipe em promover atividades diferenciadas como essa. “É muito gratificante saber que nós conseguimos mobilizar nossa equipe para participar de capacitações que nos fazem refletir e analisar o que estamos fazendo no dia a dia. Repensar nossos atos como profissionais reflete no atendimento e na frequência dos referenciados em cada programa”, explica.





Nenhum comentário: