Um fisioterapeuta, uma psicóloga e uma farmacêutica do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf 2) orientaram nesta quarta-feira (2) a comunidade do bairro Umuarama sobre as causas e consequências do tabagismo. A reunião aconteceu no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro e contou com presença de mulheres e crianças.
Esse tipo de encontro é realizado duas vezes por semana, das 14 às 15h. “Nós trabalhamos temas relacionados à saúde, falando sobre doenças em geral e, principalmente, com enfoque no bem-estar e planejamento familiar”, explica a coordenadora do CRAS do Umuarama, Franciane Alonso Cano. Na atividade desta quarta-feira, os profissionais abordaram temas relacionados com os malefícios do uso de tabaco.Para facilitar a comunicação entre palestrante e público, os profissionais da saúde usaram uma linguagem simples. Ao final da reunião, o fisioterapeuta Maurício Rufino Barbosa aplicou um exercício respiratório com as pessoas presentes. “Essa prática melhora a capacidade pulmonar e previne problemas respiratórios”, explica. Segundo ele, o exercício pode e deve ser realizado diariamente por todos para garantir a qualidade de vida.
Outras atividades
Além dessas reuniões socioeducativas, o CRAS do Umuarama desenvolve um encontro com a mesma finalidade às quintas-feiras com os beneficiários do Programa Renda Cidadã. Outras atividades acontecem durante a semana, como a oficina de yoga às segundas-feiras, jazz às terças e oficina de reflexão às sextas. As reuniões para reflexão são acompanhadas por uma psicóloga do Nasf 2 e reúne mulheres dos bairros próximos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário