Condomínio Vitória

O Condomínio Vitória foi construído em Araçatuba, com investimento de R$ 650 mil do Governo Municipal  O residencial foi inaugurado no dia 11 de março de 2010, possui 38 casas e abriga mais de 120 pessoas que antes viviam em situação precária no Beco da Esperança,  área de risco da cidade.

TV Câmara/Condomínio Vitória - março de 2010


Matérias no blog da SAS:

16/10/2010 - Crianças do Condomínio Vitória têm dia especial
01/10/2010 - Aquecedores solares são instalados no Condomínio Vitória antes do previsto
07/04/2010 - Moradores aprovam condomínio e elogiam Prefeitura
07/06/2010 - Prefeito e secretária visitam Condomínio Vitória
11/03/2010 - Condomínio Vitória é inaugurado e famílias começam a mudar
08/03/2010 - Famílias assinam documento de entrega de casas do Condomínio Vitória

Condomínio Vitória: direito à moradia digna e padrões de sustentabilidade 

O direito à moradia digna já estava previsto na Declaração dos Direitos Humanos (1948), mas no Brasil foi preciso muito tempo e luta para incluí-lo no artigo 6º da Constituição Federal, por meio de uma emenda no ano 2000. Esse direito não diz respeito apenas a ter uma casa para morar. A população precisa da casa com todos os componentes de infraestrutura, como água, esgoto, energia, coleta de lixo e os insumos que permitam um padrão de vida digno e humano, alicerçados pela sustentabilidade e respeito aos recursos naturais.

Com base nesses preceitos é que o Governo de Araçatuba construiu o Condomínio Vitória, inaugurado em 11 março de 2010. Localizado no bairro Rosele, em Araçatuba-SP, ele nasceu da luta dos moradores e se tornou realidade na gestão do prefeito Cido Sério. As 38 famílias que mudaram para o novo residencial esperavam há décadas por moradia digna. Elas moravam no Beco da Esperança, local que foi ocupado em 1979, ano em que dona Cleuza Maria da Conceição ergueu lá o primeiro barraco. Era a "fundação" do beco. Outros casebres foram levantados, mas o ambiente não era adequado para estabelecer residência, além de ser área verde.

E os moradores sofreram com enchentes, alagamentos, falta de saneamento básico e acesso a melhores condições de vida. Mas a comunidade se organizou para sair daquela situação. Os líderes comunitários mobilizaram os moradores, que cobraram soluções do poder público. Dona Cleuza, falecida em 2003, e Edson Lopes, que faleceu em 2002, foram dois dos principais responsáveis pelas reivindicações. Com a morte deles, a comunidade prosseguiu na luta pela moradia ideal, liderada por Cícera Maria dos Santos - filha da fundadora do beco.

Ao assumirem a administração pública municipal em 2009, o prefeito Cido Sério e a secretária de Assistência Social de Araçatuba, Cidinha Lacerda, decidiram dar uma solução a esse problema habitacional que se arrastava a anos. Foi contratada uma construtora para fazer o condomínio. A Prefeitura buscou parceiros. Investiu cerca de R$ 650 mil e o obra se tornou realidade.


O QUE É O CONDOMÍNIO/INSUMOS DE SUSTENTABILIDADE – DIMENSÃO SOCIOAMBIENTAL

Energia limpa

Para o desenvolvimento do Condomínio Vitória o governo municipal buscou parceiros públicos e privados, em especial o GEPEA (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental) da USP (Universidade de São Paulo). A parceria possibilitará a implantação de diretrizes visando o uso eficiente e racional de energia no condomínio, que futuramente podem contribuir para formalizar leis e padrões de uso e consumo de energia nos empreendimentos imobiliários de Araçatuba. A intenção é minimizar esse consumo no município, estimulando programas de eficiência e uso de fontes de energia limpas e renováveis.

Energia solar

Todas as 38 residências do Condomínio Vitória foram contempladas com a instalação de aquecedores solares doados pela Transsen (maior indústria de aquecimento solar da América Latina). Os equipamentos são recomendados inclusive pelo Programa de Mudanças Climáticas da ONU (Organização das Nações Unidas), por se tratar de uma fonte de energia limpa e renovável. Além de ganhos ambientais, os aquecedores proporcionam vantagens econômicas, já que as famílias poderão reduzir a conta de energia elétrica em até 20%. A adoção do uso de aquecedores solares será estimulada pelo governo municipal em Araçatuba, colaborando com a luta pela preservação e valorização dos recursos naturais do planeta.

Lâmpadas econômicas e rede interna do condomínio

Ao declarar o condomínio como área de interesse social, a Prefeitura Municipal de Araçatuba recebeu o apoio da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) – concessionária de distribuição de energia elétrica da região – na doação de toda a rede interna comunitária, postes e iluminação com lâmpadas econômicas. Cooperação pública e privada em favor do social.

Torneiras com economizadores de água

Dentre os desafios da busca por soluções includentes e para a construção de um mundo democrático e humano estão os ambientais, econômicos, políticos e sociais. Seguindo orientações técnicas do CIRRA (Centro Internacional de Referência em Reuso de Água) da USP (Universidade de São Paulo), foram instalados nas torneiras de todas as moradias do condomínio equipamentos economizadores de água. A parceria possibilitou a viabilização do acesso das comunidades populares aos equipamentos, assim como novas tecnologias de uso eficiente e racional de água.

Madeiras certificadas e acessibilidade

No Condomínio Vitória todos os cuidados éticos e legais foram observados em relação à certificação da madeira utiliza nas obras. Essa atitude dá credibilidade e posicionamento sustentável ao empreendimento. A administração municipal preocupou-se também com a acessibilidade e mobilidade urbana no residencial. Pois as calçadas do local foram construídas observando os critérios de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Arborização, jardinagem e paisagismo

Mais de 100 árvores de diversas espécies foram plantadas nos espaços comuns e individuais do condomínio, com o apoio da iniciativa privada, com destaque para o UniToledo. A participação direta das famílias e moradores no plantio foi importante para o estabelecimento de um elo de cumplicidade socioambiental, além de ser um fator de bem estar social e humano. Para cada residência, duas árvores foram plantadas, cadastradas e registradas em nome da família que terá a responsabilidade da manutenção.

Coleta seletiva de lixo

Com o apoio da empresa Vega Engenharia Ambiental, um amplo sistema integrado de coleta seletiva de lixo foi implantado no espaço do condomínio. Kits compartilhados pelas residências promovem um salto na educação ambiental local, embutindo a conscientização do reduzir, reutilizar e reciclar nos sistemas de produção e consumo dos moradores, que, dessa forma, entendem e assimilam a importância da destinação correta dos resíduos produzidos no local.

Programa contínuo de educação e cidadania

Cursos e oficinas serão promovidos em atendimento às famílias, com o apoio de universidades e instituições locais. Assim,  crianças, jovens e adultos terão oportunidades educativas que possibilitem melhor qualidade de vida, com incentivo à geração de renda e emprego. O objetivo é integrar nas famílias uma educação formal de aprendizagem que permita ao longo da vida assimilação de conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vida sustentável.

Inclusão nos projetos sociais e de saúde

A Secretaria de Assistência Social promoverá, por meio do Fundo Social de Solidariedade, um sistema de encaminhamento e inclusão das famílias do condomínio junto aos projetos sociais e de saúde do município, como o Bolsa Família, Peti, Renda Cidadã e Programa de Saúde da Família.


ORGANIZAÇÃO DO PROJETO

Prefeitura Municipal de Araçatuba

Coordenação
Secretaria de Assistência Social
Fundo Social de Solidariedade

Secretarias participantes
Assistência Social
Planejamento e Habitação
Obras e Serviços Públicos
Segurança
Desenvolvimento Econômico e Turismo (Divisão de Proteção Ambiental)
Negócios Jurídicos
Governo e Gestão Estratégica
Fazenda
DAEA (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba)
Departamento de Comunicação/Gabinete do Prefeito

Execução da Obra
ENGESCAV Construtora

Parceiros e Apoiadores

Transsen Aquecedor Solar – Doação de 38 aquecedores solares
CPFL Energia – Doação da rede de energia e lâmpadas
Vega Engenharia Ambiental – Doação de kits de coleta seletiva de lixo
JN Construtora – Doação de todo o asfaltamento interno do condomínio
Locatelli Paisagismo – Doação de mudas de árvores
UniToledo (Centro Universitário Toledo) – Apoio nos projetos educativos e paisagismo
UNIP (Universidade Paulista) – Apoio na avaliação nutricional das famílias
AES Tietê – Apoio nos cursos e oficinas de educação ambiental
Fernando Rahal – Gerenciamento voluntário do projeto de jardinagem e paisagismo
USP - Orientação técnica voluntária sobre aproveitamento de energia limpa e uso eficiente e racional de água