A Secretaria

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba planeja, coordena e executa as políticas públicas de assistência social dirigidas às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade e desvantagem socioeconômica no município. Para tanto, traça metas a serem realizadas através da interação dos governos Federal, Estadual e Municipal.

Prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, inaugurado em 9 de dezembro de 2015, na rua Bandeirantes, 111. 

Em Araçatuba, a Secretaria é responsável pelos seguintes programas e unidades assistenciais: Bolsa Família, Restaurante Popular, Ação Jovem, Secoi (Serviço de Convivência Infantojuvenil), Programa Lobato - Sítio da Criança, Casa Abrigo (para meninas), Casa Abrigo (para meninos), CCI (Centro de Convivência do Idoso), CRM (Centro de Referência da Mulher), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Centro Pop (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua), além de cinco CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). Eles se dividem em Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.

Junto à secretaria funciona o Fundo Social de Solidariedade. Compete ao órgão estruturar uma agenda social visando a profissionalização, ampliação da rede social - com a promoção de campanhas solidárias para angariar agasalhos, alimentos e acessórios para portadores de deficiência física -, além de estimular o voluntariado.

A secretária

Atualmente, a secretária municipal de Assistência Social é Aparecida Marta Dourado e Castro,  casada há 35 anos com Clarismindo de Castro. Ela é formada em Pedagogia e pós-graduanda em Matemática. Nasceu em Lavínia (SP) no dia 2 de janeiro de 1955 e passou a morar em Araçatuba ainda bebê. Atuou 36 anos como professora nas redes particular, estadual e municipal de ensino. Em 2009 foi secretária de Educação e chefe de gabinete de 2009 à 2012.

São atribuições do Secretário Municipal de Assistência Social comandar e supervisionar a execução das atribuições de que trata o artigo anterior, bem como assistir e assessorar o Prefeito Municipal na coordenação da formulação, execução e acompanhamento da Política Municipal de Assistência Social, e coordenar todas as atividades previstas no campo de atuação da Secretaria e do Sistema Municipal de Assistência Social do Município.