Proteção Especial

A Proteção Social Especial (PSE) é a modalidade de atendimento às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em decorrência de abandono, maus tratos físicos ou psíquicos, abuso sexual, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras. A PSE se subdivide em média e alta complexidade.

No primeiro caso, as famílias ou pessoas estão em situação de violação dos seus direitos e os vínculos familiares estão frágeis, mas não rompidos. Já a alta complexidade compreende casos em que os vínculos foram rompidos. Nessas situações, os equipamentos de proteção social precisam atuar de modo a construir novos modelos de atenção e/ou abrigamento dos indivíduos que perderam os vínculos sociais e familiares, e que estão em situação de vulnerabilidade social.

Em Araçatuba, os equipamentos de proteção social especial de média complexidade sob responsabilidade da Prefeitura são o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), CRM (Centro de Referência da Mulher) e Centro Pop (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua). Os de alta complexidade são as duas Casas Abrigo (feminina e masculina).