sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

PETI muda nomenclatura para SECOI e passa a integrar o departamento de Proteção Social Básica

Texto: Camila Graziela

Alteração é justificada por conta de o serviço tratar-se de trabalho de prevenção

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) de Araçatuba passou por uma reformulação em sua nomenclatura e se transformou em Serviço de Convivência Infanto-Juvenil (SECOI). Além disso, e assim como o Centro de Convivência do Idoso (CCI), o SECOI agora responde a outro departamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Até dezembro de 2014 o órgão também pertencia ao Departamento de Proteção Social Especial, e, neste ano, passa a ser vinculado ao Departamento de Proteção Social Básica. Assim, a diretora do SECOI também muda, passando a ser Márcia Moreira Lavoyer. 

Márcia justificou a alteração explicando que houve uma readequação na tipificação dos serviços socioassistenciais, como o Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV). “Por se tratar de um trabalho de prevenção, a unidade passou a fazer parte da Proteção Básica, o mesmo que ocorreu com o CCI”, argumentou.



Nesta sexta-feira (13), meninos e meninas que frequentam o local foram recebidos com um baile de carnaval. Eles usaram fantasias confeccionadas durante a oficina de artes. Segundo a coordenadora, Anézia Gabas, a proposta do baile foi de resgatar a cultura popular brasileira, integração e socialização entre eles. Ela destacou que durante o baile, houve premiação para melhor fantasia, maior animação e melhor dança.



Proteção Básica


A Proteção Social Básica tem por objetivo contribuir para a prevenção de situações de risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Ela oferece serviços como Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF), convivência e fortalecimento dos vínculos, benefícios eventuais, Benefício de Prestação Continuada (BPC), ações e projetos de capacitação e inserção produtiva.


Proteção Especial


A Proteção Social Especial é a modalidade de atendimento às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em decorrência de abandono, maus tratos físicos ou psíquicos, abuso sexual, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras. A PSE se subdivide em média e alta complexidade.



O PETI/SECOI

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil criado pelo Governo Federal há 18 anos com a finalidade de combater o trabalho infantil e, implantado no município em 2001, deu lugar para o Serviço de Convivência Infanto-Juvenil. Em vez de combater o trabalho infantil, o SECOI irá atuar na prevenção ofertando atendimento psicossocial, oficinas culturais, artísticas e artesanais, socioeducativas, para crianças e adolescentes na faixa etária de seis a 15 anos, sem situação de vulnerabilidade, bem como ações que fortalecem sua permanência na escola.


Atualmente, a unidade atende 85 crianças e adolescentes. O SECOI está localizado na rua Florêncio de Abreu, 932, no bairro Alvorada. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o SECOI é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: