segunda-feira, 9 de junho de 2014

Idosos do CCI divertem-se na praça Getúlio Vargas

Texto e foto: Camila Graziela

Usuários do Centro de Convivência do Idoso (CCI) vivenciaram momentos especiais na praça Getúlio Vargas, no dia 6. Eles participaram de brincadeiras como telefone sem fio, passa-anel, e de atividades físicas, dentre elas alongamento.


De acordo com a coordenadora do CCI, Sabrina Ferreira Chaves, a ação teve como objetivo proporcionar lazer, integração e descontração aos idosos. “Os alongamentos são diários, mas queremos possibilitar novos ambientes para quebrar a rotina e, com isso, melhorar a qualidade de vida deles. Muitos não têm a oportunidade de um passeio como este”, comentou Sabrina.



Dentre os presentes estava dona Ivonete Xavier dos Santos, de 70 anos. Ela era pura energia e disposição. “Eu me sinto outra pessoa depois que comecei a frequentar o CCI. As amizades que fazemos aqui são como irmandade, é como uma família. Eu só tenho a agradecer pelo CCI existir em minha vida”, declarou.

Outro exemplo de gratidão pela existência do CCI é a história de dona Amélia Nunes da Silva, 70, e do marido dela, o senhor Joaquim da Silva, de 71 anos. Ela contou como a vida deles melhorou depois que passaram a frequentar o centro, há cinco meses.



“Antes, a nossa vida era bem sedentária, principalmente a do meu marido, por conta do AVC. Era muito limitada, ele andava com auxílio de um andador e com muita dificuldade. Hoje, ele tem mais facilidade para andar e já não usa andador. Aos poucos, ele está conquistando a independência novamente, e tudo isso graças ao CCI”, afirmou Amélia.

Opinião semelhante tem Oberli Madalena Francisco de Jesus, 73. “Eu tratava um câncer e era muito depressiva, quando cheguei ao CCI. Hoje, os médicos disseram que eu tive uma melhora significativa. Lá eu me sinto realizada. Faço artesanato, dança, alongamento, sem falar das amizades”, concluiu.



CCI

O CCI (Centro de Convivência do Idoso) é um espaço de atendimento e convivência social, e visa a melhoria das relações sociais e afetivas do idoso, sua saúde e sua autoestima, melhorando, assim, sua qualidade de vida, por meio de assistência médica e psicológica, além de atividades complementares como dança, artesanato e educação física.

Inaugurado em maio de 2013, o CCI tem a finalidade de acolher idosos do município que vivem em situação de vulnerabilidade social. O equipamento fica na rua Jovita Militão Bonfim, 66, no bairro Chácaras Arco-íris. O local tem capacidade para atender 50 pessoas, com mais de 60 anos de idade, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CCI é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.



------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: