A festa teve por objetivo promover a socialização entre os atendidos, além de propiciar momentos de lazer e interação
Na noite de quinta-feira (26), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Araçatuba promoveu mais um animado "arraiá". Desta vez a festança foi para os atendidos que estão cumprindo a Medida Sócioeducativa Liberdade Assistida. Cerca de 80 pessoas, entre atendidos e familiares, marcaram presença no evento. A secretária de Assistência Social, Marta Dourado, fez questão de participar.
Entre os presentes estava um garoto de 17 anos que passou dez meses na Fundação Casa por roubo e assalto à mão armada. Ele conta como o CREAS está contribuindo para mudar sua vida. “Hoje eu estou tranquilo e quero muito sair desta vida. Tanto que estou fazendo curso de informática no Senac, que o CREAS ofereceu, e estou gostando bastante. Aqui sou aconselhado, recebo orientação e isso está sendo muito importante para mim”, disse o garoto.
Situação semelhante vive uma auxiliar geral de 57 anos. Ela é avó de um jovem de 19 anos, que também passou dez meses na Fundação Casa, por tráfico de drogas. A auxiliar conta que há três anos o neto passou a morar com ela, depois que os pais também foram presos, e que há seis meses o rapaz freqüenta o CREAS.
“O CREAS está sendo muito importante para a recuperação dele, que hoje me acompanha nos lugares, é muito amoroso, carinhoso e atencioso. Esta mudança é graças ao atendimento que ele recebe aqui no CREAS. Eu sinto que ele quer sair desta vida”, declara a avó. Ela comenta ainda que e o neto conseguiu um emprego como lavador de ônibus e começa a trabalhar no início do próximo mês.
Segundo o coordenador do CREAS, Edson Neves Terra Júnior, a festa teve por objetivo promover a socialização entre os atendidos, além de propiciar momentos de lazer e interação. “Estes momentos são muito importantes porque auxiliam no resgate dos vínculos familiares e também com a equipe do CREAS”, comenta o coordenador.
Na oportunidade, barraca da pesca, barraca da argola, comidas e músicas típicas deram o tom da festa. Houve também bingo e sorteio de brindes, além das prendas distribuídas nas barracas.
O CREAS
Criado em Araçatuba em 2009, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) é direcionado para o atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência. O Centro tem como objetivo fazer com que estas pessoas superem o trauma, e também rompam o ciclo da violência, por meio de atendimento psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, e funciona das 8h às 17h30.
Localizado na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, o CREAS possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Socioeducativa (adolescentes que cometem atos infracionais). Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CREAS é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário