quinta-feira, 26 de junho de 2014

Creas promove festa junina para membros do enfrentamento à violência

Texto e foto: Camila Graziela

A festa teve por objetivo promover a socialização entre os atendidos, além de propiciar momentos de lazer e diversão
Para comemorar as festividades de junho o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Araçatuba promoveu, na noite de quarta-feira (25), um animado "arraiá" para os atendidos do Serviço de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes.

O evento ocorreu na sede do programa, que fica na Avenida dos Estados, 553, Jardim Sumaré. Cerca de 100 pessoas, entre atendidos e familiares, marcaram presença no evento. A secretária de Assistência Social Marta Dourado, fez questão de participar.
Segundo o coordenador do Creas, Edson Neves Terra Júnior, a festa teve por objetivo promover a socialização entre os atendidos, além de propiciar momentos de lazer e diversão. “Estes momentos são muito importantes pois auxiliam no resgate dos vínculos familiares e também com a equipe do Creas”, comentou.

O coordenador ressalta ainda que por ser um enfrentamento à violência, este contato em espaço diferenciado amplia a confiança da criança com o técnico, facilitando o processo de acompanhamento de cada um.
Cada criança e adolescente que chegava ao local era caracterizada com pintura facial, como barba e bigode para os meninos e bochecha vermelha com pintinhas pretas para as meninas, além dos chapéus de palha.

DEPOIMENTO
Uma dona de casa de 36 anos, que faz parte das famílias que passaram por violência, conta que há um ano chegou ao Creas depois de ter perdido a cabeça e agredir a filha que na época tinha 12 anos e era muito rebelde.
“Eu era chamada na escola todos os dias, minha filha vivia de suspensão, acho que por conta da agressão que ela sofria em casa, acabava sendo violenta na escola também. Hoje ela está completamente transformada, eu consigo compreender mais ela, consigo conviver bem não só com ela, mas com todos lá em casa”, declarou a dona de casa.

Ela ressalta ainda, que além de ter mudado de vida, o Creas está abrindo portas. “Estou fazendo o curso no Senac de manicure e pedicure  graças ao Centro. Logo, já poderei ganhar meu dinheirinho” afirmou.  Já a filha, que hoje está com 13 anos, diz ter mudado muito sua vida. “A gente é aconselhada, bem atendida, hoje sou outra pessoa. Aqui é muito legal”, comentou a menina.
Uma atendente, de 26 anos, falou como a Assistência Social deu um direcionamento para sua vida. Ela é mãe de um garoto de 10 anos que morava com o pai e passou a morar com ela depois da criança ter sido agredida. “Eu cheguei aqui desnorteada, não sabia o que fazer, nem lidar com a situação de morar com o meu filho, pois ele era muito agressivo. Aqui eu aprendi a lidar com ele, meu filho é mais calmo, menos rebelde, graças ao bom atendimento que recebemos”, afirmou.
O CREAS
Criado em Araçatuba em 2009, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) é direcionado para o atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência. O Centro tem como objetivo fazer com que estas pessoas superem o trauma, e também rompam o ciclo da violência, por meio de atendimento psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, e funciona das 8h às 17h30.
Localizado na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, o CREAS possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Socioeducativo (adolescentes que cometem atos infracionais). Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CREAS é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.


------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: