quarta-feira, 11 de junho de 2014

Peti apresenta espetáculo no Paulo Alcides Jorge

Texto e foto: Camila Graziela

Dando sequência às atividades desenvolvidas durante a Semana de Combate ao Trabalho Infantil, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) apresentou, na tarde de terça-feira (10), no Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge, a peça ‘Compre meu trabalho e roube meu futuro’.


O espetáculo, que foi elencado pelas crianças e adolescentes do PETI, conta a história de Robson, um menino que gostava muito de aprender, mas foi obrigado a parar de estudar para trabalhar e ajudar no sustento do lar.



De acordo com a monitora de teatro Júlia Beatriz, a peça foi escrita a partir de um texto sugerido pela coordenadora do PETI, Anézia Gabas, e também de improvisações. “Neste ano todos deram um pouquinho de contribuição na elaboração da peça. Tanto as crianças, como os funcionários, deram um comentário aqui, uma ideia ali, e assim, elaboramos o espetáculo”, explicou a monitora.



As crianças do Programa Social Arca assistiram atentas ao espetáculo. Dentre, elas, um garoto de 10 anos, disse ter gostado bastante do teatro. “Eu achei muito legal e aprendi que criança não pode trabalhar”, comentou. Opinião semelhante teve uma menina de sete anos. “Achei uma apresentação bonita e entendi que é crime colocar criança para trabalhar”, opinou.

O PETI 
Criado há 18 anos pelo Governo Federal para combater o trabalho infantil, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) existe em Araçatuba desde 2001. Atualmente, a unidade atende 85 crianças com idades entre 6 e 15 ano, que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica no município. 
Localizado na rua Florêncio de Abreu, 932, no bairro Alvorada, o Programa oferece atividades e oficinas como teatro, brinquedoteca, informática, artes, educação física, dança e música. Além disso, as crianças e adolescentes recebem acompanhamento psicopedagógico. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o PETI é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: