segunda-feira, 2 de junho de 2014

Ponto de Apoio do Cras Umuarama oferece oficina de patchwork

Texto e foto: Camila Graziela

O Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Umuarama, conta com um ponto de apoio no bairro Água Branca. Isso possibilita que os moradores daquela região da cidade tenham acesso às atividades desenvolvidas pelo centro. 
A unidade, que fica localizada na rua Vitório Mazzini, 224, realizou, na tarde desta sexta-feira (30), por exemplo, oficina de patchwork. A atividade é desenvolvida uma vez por semana no período da tarde.

A monitora Renata Souza Santos explica que patchwork é a técnica de aplicação de tecido colorido, formando desenho em tecido liso e arrematado com bordado. Ainda de acordo com Renata, a técnica pode ser aplicada em pano de prato, capa de galão de água, capa de botijão de gás, camisetas, calças, bolsas, almofadas e onde mais a criatividade permitir. 
DEPOIMENTO
A dona de casa Joana Brazilina Xavier, que frequenta as aulas há quase dois anos, conta que não tinha noção nenhuma de como bordar. “Quando cheguei aqui eu não sabia fazer nada. Graças as aulas aprendi a bordar, e uma série de coisas que jamais pensei em fazer. Graças a isso hoje eu presenteio meus familiares e amigos com as peças que produzo aqui”, afirma dona Joana.

Quem também diz ter mudado de vida após fazer as aulas é Josete da Silva Fernandes. “Antes das aulas eu só ficava em casa, me sentia para baixo. Aqui no curso a gente se distrai, faz amizade e ainda tem uma renda extra. Pois eu faço pano de pratos para vender e com isso ganho um bom dinheirinho”, comenta. 
Opinião semelhante teve a professora aposentada Andrelina Josefa de Oliveira. “Eu venho aqui para não ficar em casa parada, é bom porque distrai a mente, ajuda a gerar e renda ou até mesmo economizar, no meu caso, ao invés de comprar presentes para meus familiares eu mesma faço”, declara.  


Segundo a diretora de proteção social básica Márcia Moreira Lavoyer, as unidades de ponto de apoio têm o objetivo de facilitar a vida das pessoas. “Os pontos de apoio ampliam a rede de proteção social básica na cidade e consolidam a política de descentralização que o Governo Municipal adota. Isso acaba refletindo em melhorias para a população mais vulnerável, que é quem mais precisa dos nossos serviços”, afirma. 
CRAS UMUARAMA
Criado no município em 2006, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Umuarama desenvolve diversas ações para a comunidade com a finalidade de promover autonomia, autossuficiência e auxiliar na geração de renda, principalmente das mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social. 
Tem como princípios norteadores garantir aos usuários as seguintes aquisições: Segurança de Acolhida, Segurança de Convívio Familiar e Comunitário e Segurança de Desenvolvimento da Autonomia. 
Localizado na rua Célio Rodrigues de Araújo Cintra, 788,  a unidade também possui um ponto de apoio no bairro Água Branca, que fica localizado na rua Vitório Mazzini, 224. Cerca de 430 famílias são atendidas mensalmente nas duas unidades. O Cras funciona das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS Umuarama é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: