sexta-feira, 11 de abril de 2014

Assistência Social encerra primeiro módulo do curso Agentes da Paz

Texto e foto: Camila Graziela

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), promoveu, na tarde desta quinta-feira (10), a entrega de certificados do encerramento do primeiro módulo do curso “Agentes da Paz”. A cerimônia aconteceu no Programa Lobato-Sítio da Criança.


Estiveram presentes as diretoras dos departamentos de proteção Básica e Especial, Márcia Moreira Lavoyer e Maria Regina de Arruda, que representaram a secretária de Assistência Social Marta Dourado, a psicopedagoga Vivi Tupy e demais convidados. Cerca de 60 profissionais receberam o certificado.



Regina Arruda destacou os 16 programas sociais implantados no município, por meio da Secretaria de Assistência Social. “É muito importante investir na capacitação destes profissionais, pois isso se volta em atendimento adequado para nossos usuários”, destacou.




Já a diretora do departamento social básico, Márcia Lavoyer falou sobre os desafios da assistência social. “Nós precisamos ter equipe com olhar diferenciado, um olhar humanizado, e este curso vem de encontro com esta finalidade”, afirmou.

Proposto pela Cultura de Paz da ONU/Unesco, o curso foi destinado para os monitores e técnicos que atuam nos diversos programas da SMAS e teve como objetivo capacitar formativamente os profissionais nos princípios norteadores da Cultura de Paz e Dinâmica de Convivência.

DURAÇÃO

O curso que iniciou em agosto de 2013, teve encontros quinzenais e as aulas foram ministradas pela coordenadora do Comitê da Alta Noroeste Paulista para a Cultura de Paz, Vivi Tuppy. Ela também é psicopedagoga, bioterapeuta, professora de ética e práticas meditativas, e gestora dos programas Educadores da Paz e Gestores da Paz, junto à Diretoria Estadual de Ensino de Araçatuba.



Segundo Vivi, a formação do Agente da Paz é um processo educativo de mudança de comportamento, no compromisso pessoal em favor da dignidade humana e da convivência pacífica, construindo ações sistêmicas em rede, sustentadas pelo compromisso ético e os valores da Cultura de Paz e Convivência.

“Acolher as pessoas, da criança ao idoso, famílias e comunidade, exige um olhar abrangente, visão integral e contextualizada, que combine tecnologia, psicologia, sensibilidade e conhecimento contemplando um futuro criativo, sustentável, que preserve e dignifique a vida. Ser um Agente da Paz é ser um ser humanizado”, afirmou Vivi.

REFERÊNCIA
Vivi destacou também, que hoje Araçatuba já está sendo reconhecida como um centro de referência em ações continuadas de incentivo à Cultura de Paz. Disse, ainda, que o Programa Agentes da Paz, pela sua especificidade, está promovendo um grande diferencial na agenda de políticas públicas.




De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Marta Dourado, este curso vem contribuindo efetivamente para a redução dos índices de violência em toda a comunidade atendida. “Nossos profissionais já estão implantando a metodologia e isso tem beneficiado efetivamente crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, famílias e a comunidade do entorno, favorecendo relações mais saudáveis e agregadoras”, disse a secretária.



 ------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: