quarta-feira, 7 de maio de 2014

Ritinha Prates inicia gestão de programas da Assistência Social de Araçatuba

Em evento de boas-vindas, diretores da entidade, prefeito e autoridades reafirmaram conceitos e objetivos aos colaboradores de 16 equipamentos municipais


Um evento de boas-vindas aos colaboradores, logo às 7h desta quarta-feira (23/04), marcou o primeiro dia de trabalho da Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) como gestora de 16 programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba. Os 127 colaboradores contratados até o momento ouviram atentamente os discursos do prefeito Cido Sério, da secretária municipal de Assistência Social, Marta Dourado, da presidente do AAERP, Cida Nascimento Xavier.

O prefeito reafirmou a necessidade de comprometimento dos profissionais com as atividades atribuídas a cada um. Diretores da AAERP e da SMAS, assim como o presidente da Câmara Municipal, vereador Jaime José da Silva (Dr. Jaime), também estiveram presentes. O convênio entre a instituição e a Prefeitura de Araçatuba prevê serviços de assessoramento técnico e financeiro relacionados aos departamentos de proteção social básica, especial e de gestão da SMAS.

Marta explicou que a proposta de trabalho da AAERP visa a efetivação de conceitos, com estratégias voltadas a implementação da Política Municipal de Assistência Social, conforme preconizações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Na prática, vai auxiliar a SMAS na
gestão Administrativa, na gestão de Recursos Humanos e na gestão de Serviços, Programas e Projetos Socioassistenciais:

- 5 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) – Territórios I, II, III, IV e V
- Bolsa Família
- Ação Jovem
- Sítio da Criança – Serviços de convivência e fortalecimento de vínculos
- Restaurante Popular
- Centro de Referência da Mulher (CRM)
- Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)
- Centro de Convivência do Idoso (CCI)
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)
- Serviço de Acolhimento Institucional – Feminino
- Serviço de Acolhimento Institucional – Masculino
- Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua)

O valor do convênio, que tem prazo de duração até o dia 31 de
dezembro deste ano, é de aproximadamente R$ 6 milhões. A AAERP foi uma das cinco entidades sem fins lucrativos qualificadas pelo município como Organização Social (OS), e apta a prestar serviços à Prefeitura, por meio de contratação.

DIRETRIZES

De acordo com o Plano Anual de atividades de gestão entregue pela AAERP à SMAS, cabe à entidade (dentre outras situações) viabilizar e orientar a aplicação financeira e a gestão interna dos serviços, programas e projetos para assegurar o seu cumprimento; promover processos de garantia e de melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados; apreciar e avaliar as estatísticas do movimento assistencial que traduzem o funcionamento global dos serviços, programas, projetos e atividades com os objetivos e atendimentos referenciados; assim como elaborar o orçamento e os relatórios mensais e anuais, dentro dos prazos estabelecidos no termo de parceria.

Cida Nascimento Xavier deixou claro que, mensalmente, a Ritinha Prates vai elaborar relatórios de atividades, descrevendo as ações realizadas e a análise dos serviços de execução direta de proteção básica e especial constantes no SUAS.

RH E PROCESSO SELETIVO

Também foi explicado aos colaboradores que, em relação aos recursos humanos, a AAERP é responsável pelo recrutamento, seleção e contratação de profissionais que compõem o quadro de colaboradores, de acordo com as necessidades e demandas de serviços, assegurando a gestão adequada de recursos humanos. A instituição também deve desenvolver ações de qualificação dos profissionais por meio de estratégias de educação permanente.

Nos equipamentos descritos há 183 vagas, que serão geridas pela AAERP. De início, 127 colaboradores foram contratados pela Ritinha Prates. Os restantes 56 estão em meio ao processo seletivo. Como os colaboradores serão permanentemente avaliados, para eventuais substituições, a entidade abriu processo seletivo. Os interessados enviaram currículos pelo site www.ritinhaprates.org.br. Em razão do tempo curto 
Os empregados estão sendo admitidos por meio da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), conforme carga horária previamente informada para cada função, podendo variar para os períodos diurno, noturno, misto, na forma de revezamento ou escala de serviço. Como benefício, a associação vai oferecer vale-alimentação. Ao final do evento, todos os colaboradores retornaram aos programas para cumprir o expediente.para o início dos trabalhos, em um primeiro momento o processo seletivo será resumido a análise de currículo (análise da consonância entre perfil do candidato e perfil do cargo) e entrevista individual.



 ------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: