quinta-feira, 15 de março de 2012

Fórum discute temas relacionados à mulher

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da secretaria de Participação Cidadã, e o Conselho Municipal da Mulher (CMM) promoveram um fórum de discussões nesta quinta-feira (15), na Igreja Ágape. Na oportunidade, foram debatidos temas como a violência contra a mulher, mudanças na legislação e o tratamento da religião sobre a questão de gênero.
Cerca de 40 pessoas participaram do evento, especialmente servidoras municipais. Na ocasião, os palestrantes paulistanos Ariovaldo Ramos e Naiá Rocha, especialistas no assunto, prestaram esclarecimentos sobre os temas e ressaltaram a importância ativa da sociedade, principalmente dos poderes constituídos, para a promoção da cidadania da mulher.
O tema central da discussão foi o combate efetivo contra as agressões físicas e psicológicas. Participaram do evento a presidente do CMM, Fernanda Luise Balsalobre, e o secretário municipal de Participação Cidadã, Alex Lapenta. No dia anterior, os palestrantes ofereceram um curso de sensibilização relacionado ao combate à violência contra a mulher.

CONSCIENTIZAÇÃO
Em duas turmas, o curso reuniu aproximadamente 270 pessoas, sobretudo mulheres. Segundo Lapenta, durante o curso as pessoas foram esclarecidas sobre as recentes mudanças na Lei Maria da Penha e ainda foram capacitadas sobre como identificar casos de violência contra a mulher e como proceder com os encaminhamentos.
MULTIPLICADORAS
“A ideia também é que as pessoas que participaram sejam multiplicadoras das informações”, disse o secretário. De acordo com Lapenta, a participação das mulheres foi muito intensa. Ele acredita que o evento também contribuiu para o fortalecimento do Fórum Araçatubense de Mulheres, que se reúne com frequência na cidade para debater temas relacionados aos direitos da mulher.

PARCEIROS
As atividades tiveram ainda como parceiros as secretarias municipais de Assistência Social e Comunicação Social, Igreja Ágape, Ministério na Íntegra e ONG Mulher Viva. O evento fez parte do Mês da Mulher, uma série de atividades que a prefeitura e parceiros realizam até 26 de março.

A programação do Mês da Mulher prossegue com os seguintes eventos:

Sábado (17)
Bianca Toledo – Chá de Mulheres, show e testemunho (investimento: R$ 25)
Local: Comunidade Evangélica
Horário: 16h

Domingo (18)
Bianca Toledo - Show e testemunho (gratuito)
Local: 1ª Igreja Batista de Araçatuba
Horário: 20h

Terça-feira (20)
Palestra “Conhecendo o CRM”
Local: CRAS Umuarama
Horário: 9h

Domingo (25)
“Elas em Concert” – Com participação da Orquestra Municipal de Sopros e das cantoras Sueli Cândido, Zezé e Taís Duran
Local: Praça João Pessoa
Horário: 18h

Segunda-feira (26)
Palestra “Conhecendo o CRM”
Local: Peti - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
Horário: 14h

Nenhum comentário: