quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Cras Jussara recebe palestra do Corpo de Bombeiros

Texto e foto: Camila Graziela

tarde desta quarta-feira (22), os usuários do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Juçara participaram de palestra realizada pelo 20° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Araçatuba. Ministrada pelo sargento César Roberto Menqui e pelo soldado Barbieri, a palestra denominada “Chama Segura” teve como objetivo a prevenção de acidentes envolvendo Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e conscientização do uso correto e armazenamento dos botijões, bem como fornecer dicas de segurança.


De acordo com o soldado, o principal foco é esclarecer a população sobre as formas corretas de se transportar, armazenar, manusear e instalar o botijão de gás. “A intenção é levar para a comunidade a importância da troca e prazo de validade dos equipamentos como mangueiras, válvula redutora de pressão e abraçadeiras, pois estes precisam ser trocados a cada cinco anos”, alertou.



Durante o evento os palestrantes fizeram uma demonstração de vazamento do botijão e explicaram que o mesmo deve ficar fora de casa, num local arejado porque o gás é mais denso que o ar. “Se o botijão está em um lugar fechado e ocorre um vazamento isso pode gerar uma explosão. Pois ao contrário do que as pessoas pensam não é o botijão que explode, mas sim o vazamento de gás que causa a explosão”, explicou Barbieri.




DICAS IMPORTANTES
Ele alertou ainda, que se ao chegar em casa o morador sentir forte cheiro de gás, a primeira coisa a fazer é arejar o local, como  abrir portas, janelas e nuca ligar nenhum equipamento eletrônico, interruptor de luz,  atitudes simples como estas evitam que ocorra uma explosão. 


A dona de casa Marcelina Silva Alves, freqüentadora do Cras há três anos, aprovou o evento e comentou o que aprendeu. “Eu achei muito importante esta palestra, porque tinha muita coisa que eu não sabia, como por exemplo, deitar o botijão quando o gás está acabando e eu fazia muito isso. Outra coisa  sobre bater o martelinho para retirar a válvula e trocar de botijão, agora eu sei que não pode porque pode ocasionar faísca e com isso gerar uma explosão e também aprendi que botijão não explode”, comentou a dona de casa. 




Para incentivar a troca dos itens e retirar de circulação equipamentos em situação de risco, ou seja, fora do prazo de validade e em condições inadequadas de conservação, ao final da palestra houve a distribuição, mediante a troca, de kits contendo uma mangueira, uma válvula reguladora e duas abraçadeiras. 



------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário: