sexta-feira, 22 de maio de 2015

700 pessoas participam de passeata contra a violência sexual de crianças e adolescentes

Texto e foto: Camila Graziela

Caminhada faz parte de uma série de atividades realizadas durante a Semana de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Cartazes, faixas e bexigas brancas com o slogan “Fique Atento. Denuncie. Disque 100” deram o tom da passeata realizada na manhã dessa sexta-feira (22), em Araçatuba. Cerca de 700 pessoas participaram do ato, que teve início na praça João Pessoa, passou pelas ruas Duque de Caxias, Carlos Gomes, Regente Feijó e terminou na praça João Pessoa, seu ponto de origem. A caminhada faz parte de uma série de atividades realizadas durante a Semana de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, iniciada na segunda-feira (18).


Com iniciativa da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o evento contou com a participação de crianças da rede municipal de ensino, da escola estadual I. E Manoel Bento da Cruz, programas sociais e equipes técnicas. Todos vestiam camisetas brancas com o slogan da campanha. Antes de iniciar a caminhada, integrantes do Serviço de Convivência Infanto-Juvenil (SECOI) fizeram duas apresentações, sendo uma de canto e outra de dança.


A secretária da SMAS, Marta Dourado, que participou do ato, falou sobre a importância do evento. “É fundamental sensibilizar as pessoas para que se conscientizem e denunciem os casos de violência sexual em todos os demais dias do ano", frisou. Segundo o coordenador do CREAS, Edson Neves Terra Júnior, o resultado está sendo bastante positivo, devido às ações de divulgação. “A proposta desta semana foi de justamente mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar desta luta, com enfoque para que denunciem por meio do disque 100, ao menor sinal de que há algo errado”, relatou.


O evento marca o Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em 18 de maio, e chama atenção ainda maior para o slogan ‘Fique Atento. Denuncie. Disque 100’. A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o País e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome da menina de apenas oito anos que teve todos seus direitos violados: ela foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.


Enfrentamento


O Serviço de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é prestado pelo Creas desde 2008, atendendo a pessoas com até 18 anos que estejam em situação de riscos pessoal e social, por violação de direitos. Dentre eles: violência física, psicológica, negligência e violência sexual (abuso ou exploração sexual), abandono, discriminação em decorrência de orientação sexual, raça e etnia.


Conforme dados estatísticos de 2014 do Creas, 33% dos casos atendidos foram de violência sexual. Desses abusos, 90% foram praticados na família. Dentre todas as denúncias que chegaram ao serviço, 73% foram feitas por terceiros, e não pela própria vitima. “Isso demonstra a importância da continuidade de ações de sensibilização. Dentre as propostas de atuação preventiva, junto à população, estão o projeto “Um Olhar de Proteção” e a campanha 18 de Maio: Dia Nacional de Combate à Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, acrescenta a secretária de Assistência Social Marta Dourado.


CREAS

Criado no município em 2009 o Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) é direcionado para atender pessoas que foram vítimas de qualquer tipo de violência. O Centro tem como objetivo fazer com que estas pessoas superem o trauma, e também, rompam o ciclo da violência, por meio de atendimento psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende 406 pessoas.
Localizado na Avenida dos Estados, 553, no Jardim Sumaré, o Creas possui três frentes de trabalho. São eles: Serviço de Enfrentamento à violência contra o indivíduo e sua família (Pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Socioeducativo (Adolescentes que cometem atos infracionais).



Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o Creas é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

-----------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: