quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Vereadora de Ilha Solteira visita CRM em Araçatuba

Texto e foto: Camila Graziela

Na manhã desta terça-feira (29), o CRM (Centro de Referência da Mulher) recebeu visita técnica da vereadora do município de Ilha Solteira, Thereza Alves da Rocha Oliveira. A secretária municipal de Assistência Social, Marta Dourado, acompanhou e apresentou como funciona o Centro. 
De acordo com Thereza, o objetivo da visita foi saber como funciona o CRM e quais procedimentos seguir para implantar um centro em Ilha Solteira, além de promover troca de experiência. Também estiveram presentes a Assessora de Gabinete, Taís de Brito e a enfermeira, Márcia Oliveira, que desenvolve um trabalho de sensibilização sobre a violência doméstica contra a mulher nos assentamentos daquele município.

LOCALIZAÇÃO E SERVIÇOS
Localizado à rua Chiquita Fernandes, 615 no bairro Higienópolis, o CRM foi criado com o objetivo de acolher a mulher vitimizada e contribuir para que ela conquiste autossuficiência e resgate a autoestima. 
Entre os serviços ofertados, estão acolhimento, atendimento socioassistencial, atendimento psicológico e orientação jurídica. Ainda há oficinas de reflexão e encaminhamentos para outros programas da Rede de Proteção Social. 

Também fazem parte do trabalho do CRM, visitas domiciliares, palestras de divulgação, contatos interinstitucionais, entre outras ações. Atualmente, 49 mulheres fazem acompanhamento no CRM. Num total geral de atendimentos foram 88 casos em 2010, ano de inauguração do Centro; 128 (2011); 296 (2012) e 495 (2013). 
Embora o número de atendimentos tenha sido elevado, Marta Dourado diz que estes dados têm significados positivos. “De quando o CRM foi implantado até agora evoluímos bastante. E o fato de aumentar o número de mulheres atendidas só comprova a eficácia deste serviço no município e que as mulheres estão mais corajosas para denunciarem”, disse a secretária.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636- 12060
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário: