segunda-feira, 21 de setembro de 2015

CCI amplia opções para bem-estar físico e mental de idosos com aula de pilates‏

Texto e foto: Camila Graziela
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) oferece uma série de atividades que auxiliam na coordenação motora, na flexibilidade, na lateralidade e no equilíbrio dos usuários. A partir de quinta-feira (17), idosos passaram a ter também aulas de pilates, com um programa de exercícios que reequilibram o corpo, melhorando postura, eliminando dores e desconfortos no corpo, além de prevenção de lesões e fortalecimento dos músculos.

O educador físico Leonardo Alves explica que a modalidade vai auxiliar mais na prevenção do que no condicionamento físico, devido à perda gradativa de algumas funções, comum na terceira idade. “A técnica pilates, associada a outras atividades, auxilia na prevenção e manutenção da saúde de nossos usuários. Dentre os vários benefícios da modalidade estão bem-estar físico e mental”.
Segundo Alves, em cada dia da semana é realizada uma atividade diferente, e todas são adaptadas para os usuários, respeitando perfil e limite de cada um. Além de pilates, idosos participam de exercício de postura corporal, relaxamento por meio de yoga, percurso-simulação de caminhada, dança e aeróbica.



Marlene da Silva, de 64 anos, aprovou a nova modalidade. “Eu amei fazer pilates! Saí da aula me sentindo outra pessoa. Eu já tinha uma vontade imensa de fazer, mas nunca tive condições financeiras para isso. Ainda bem que existe o CCI em nossas vidas”. CCI é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), e integra uma série de medidas adotadas pela Prefeitura de Araçatuba para que cidadãos tenham oportunidades e direitos garantidos. 
CCI 
O Centro de Convivência do Idoso é um espaço de atendimento e convivência social, voltado para melhoria das relações sociais e afetivas do idoso, sua saúde e autoestima, evitando a institucionalização e garantindo melhoria da qualidade de vida. CCI oferece atendimento psicossocial, enfermagem e atividades diversificadas.

Inaugurado em maio de 2013, tem a finalidade de acolher idosos que vivem em situação de vulnerabilidade social. O equipamento fica na rua Jovita Militão Bonfim, 66, no bairro Chácaras Arco-Íris, com capacidade para atender 50 pessoas a partir de 60 anos de idade, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas.

-----------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br

----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: