quinta-feira, 19 de março de 2015

CREAS oferece oficina prática para inclusão de atendidos no mercado de trabalho

Texto e foto: Camila Graziela
Houve simulação de entrevista de emprego e orientações de como se comportar, se vestir e falar durante um processo seletivo 
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Araçatuba ofereceu, na tarde desta quarta-feira (18), uma oficina prática para inclusão dos atendidos no mercado de trabalho. A ação é iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). O CREAS é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP).

Ministrada pela psicóloga da unidade, Ana Carolina Parron, a oficina abordou o processo seletivo em duas etapas: seleção e recrutamento. Por meio de dinâmica em grupo, os presentes participaram de uma simulação de entrevista de emprego e receberam orientações de como se comportar, se vestir e falar durante um processo seletivo, assim como elaborar um currículo. 

Todos receberam uma prancheta com currículo em branco onde preencheram dados pessoais, cargos pretendidos e experiências. A equipe do CREAS irá digitalizar cada documento para que os participantes possam entregá-los onde queiram disputar uma vaga de emprego. Ao final da atividade, cada participante recebeu um nécessaire com kit de higiene, contendo o básico para se apresentar num processo seletivo.

De acordo com o coordenador Edson Neves Terra Júnior, ao longo do ano, diversas oficinas serão implantadas com temáticas variadas. “A proposta é fazer com que nossos atendidos se sintam motivados e, com isso, busquem a autonomia. Afinal, é esse o papel da Assistência Social, promover mecanismos de inclusão”, explicou. 

Uma dona de casa, de 49 anos, avó de duas crianças atendidas pela unidade há três anos, aprovou a iniciativa. “Mais uma porta que o CREAS está abrindo em minha vida. Eu não esperava participar de algo assim, está sendo maravilhoso”, afirmou. Segundo ela, “o CREAS abriu uma porta muito importante pra mim, porque meus netos estavam desamparados e foi através daqui que eu consegui a guarda deles, atendimento psicológico e todo amparo necessário. Antes eu não sabia o que fazer, eu só tenho que agradecer pela existência desse lugar”, declarou.


CREAS 
Criado em Araçatuba no ano de 2009, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) é direcionado para o atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência. Contribuir para que estas pessoas superem o trauma e interrompam o ciclo da violência são os principais objetivos, por meio de atendimentos psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, e funciona das 8h às 17h30.  
Localizado na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, Creas possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes, e Serviço de Medida Socioeducativa (adolescentes que cometem atos infracionais). Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal de Assistência Social, é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br

----------------------------------------------------------------------- 


Nenhum comentário: