quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

João Arlindo possui selo do Unicef

Texto e foto: Camila Graziela

A Associação Beneficente Batista João Arlindo é uma entidade socioassistencial, conveniada com a Prefeitura de Araçatuba, e é a única do Interior do Estado de São Paulo que possui o selo do Unicef (Fundo das Nações Unidas para Infância). 



A entidade foi fundada na década de 1990 com objetivo de promover ações sociais em prol da comunidade. Inicialmente, oferecia cursos profissionalizantes gratuitos e realizava distribuição de cestas básicas. Nos finais de semana, sua sede era cedida para recreação de crianças. 


De acordo com o coordenador da entidade Antônio Garcia Donha, a Associação sentiu a necessidade de fazer mais para o desenvolvimento das crianças. E, em 2010, foi criado o Projeto Caminhar que atende crianças e adolescentes de 6 a 15 anos no contraturno escolar. 


 Diversas atividades são desenvolvidas como oficina de dança, jiu-jitsu, informática, orientação pedagógica e grupo sócio-educativo. Atualmente, são atendidas 100 crianças e adolescentes. Eles recebem refeições balanceadas com café da manhã, almoço e lanche da tarde.



O transporte é feito por ônibus da Prefeitura e as crianças que frequentam o local de manhã já saem da entidade tomadas banho e vão direto para a escola, o mesmo vale para os que freqüentam a tarde. Mensalmente, é realizada reunião com as famílias. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.




E foi graças ao Projeto Caminhar que a entidade foi a vencedora regional da 10º edição do prêmio Itaú-Unicef de 2013. Sob o tema – Educação Integral: Crer e Fazer. A ação é realizada de dois em dois anos para projetos privados voltados para o ensino integral.




Segundo Donha, no inicio de 2013 a Associação se inscreveu e ficou classificada entre os 60 melhores projetos do Brasil. Depois foi classificada nas seis etapas seguintes. Ao todo foram 2.713 inscrições que foram divididas por oito regiões e classificadas por grande porte, médio porte, pequeno porte e micro porte. 

 Donha ressaltou ainda, que este prêmio é fruto de um trabalho feito com muito amor e dedicação. “O que faz diferença no nosso projeto é que não trabalhamos por dinheiro, mas sim por amor”, afirmou. 


A primeira edição do Prêmio Itáu-Unicef foi criada em 1995 e nasceu em um contexto de mobilização mundial pela educação e com a certeza de que todos os segmentos da sociedade: governo, empresas, organizações não governamentais e indivíduos são corresponsáveis pela formação das novas gerações.




Critérios
Para participar é obrigatório que a criança ou adolescente esteja regularmente matriculado na rede de ensino e morar no território em torno da Associação. Fazem parte os seguintes bairros: Chácaras TV, Jardim TV, Vilela, Atlântico, São Rafael, Manoel Pires, Vila Alba e Verde Parque.


------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: