sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Araçatuba recebe ‘Kit Conselho Tutelar’

Texto e foto: Camila Graziela

Na manhã desta sexta-feira (21), Araçatuba recebeu o “Kit Conselho Tutelar’, oferecido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDHPR). O evento aconteceu no auditório do Paço Municipal e contou com a presença do prefeito Cido Sério; da secretária de Assistência Social, Marta Dourado; da presidente do Comas (Conselho Municipal da Assistência Social), Carmem Lúcia Mingoci; da representante do Comdica (Conselho Municipal da Criança e Adolescente), Maria Regina Arruda; do vereador Gilberto Batata Mantovani e de conselheiros tutelares.


Na oportunidade, Marta Dourado ressaltou que o prédio onde funciona o Conselho Tutelar vem recebendo melhorias como pinturas e acessibilidade. Ela citou, ainda, que o mobiliário foi parcialmente trocado e a brinquedoteca foi restaurada e equipada. Está sendo providenciada também, a adequação da energia elétrica para receber cinco aparelhos de ar-condicionado.


Já o prefeito Cido Sério destacou os feitos da administração voltados para a criança e adolescente. Disse, ainda, que hoje não existem crianças desamparadas nas ruas de Araçatuba. “É só pegar os dados do que foi feito para crianças e adolescentes nesta administração e comparar com anteriores. Organizar e equipar o Conselho Tutelar são essenciais para atender a questão. Se não tivermos políticas voltadas para crianças e adolescentes, não dá para pensar em solidariedade, disse o prefeito.


O KIT
Araçatuba está entre os mil municípios contemplados com o “Kit Conselho Tutelar”. Ele é composto por um carro Fiat Pálio Weekend, cinco computadores, uma impressora multifuncional, um refrigerador e bebedouro. A entrega marca os dez anos do Disque 100, serviço que recebe denúncias sobre violações de direitos humanos e que, somente no primeiro semestre de 2013, registrou e encaminhou 73.579 denúncias aos conselhos.

De acordo com o assessor executivo da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Renato Torrezan, ao se informado da possibilidade de ser contemplado com entrega destes kits por parte da SDHPR, imediatamente o município se cadastrou no programa. E em dezembro do ano passado o município foi contemplado.

“Na ocasião, o prefeito Cido Sério recebeu, simbolicamente, o “Kit Conselho Tutelar” em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Hoje este ato se concretiza com a entrega dos equipamentos”, disse.

Araçatuba possui um Conselho Tutelar, formado por cinco conselheiros. Em dezembro de 2013, o órgão registrou 114 atendimentos e janeiro deste foram 180.


Nenhum comentário: