quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Jovens serão orientados para mercado de trabalho

A Prefeitura de Araçatuba, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT) e de Assistência Social (SMAS), e o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) lançaram na manhã desta quinta-feira (16) o “Projeto de Orientação Profissional para Jovens”. A proposta é oferecer informações aos alunos para que eles possam ingressar no mercado de trabalho.

A ação é direcionada a estudantes do ensino médio e tem por objetivo promover o autoconhecimento dos jovens e informá-los a respeito do mundo do trabalho, de modo a facilitar a reflexão sobre a escolha e a construção de uma identidade profissional. O lançamento do projeto ocorreu na sede da SMDERT com a presença do titular da pasta, Carlos Farias, e do supervisor do CIEE em Araçatuba, James Lourenço Júnior.

Serão oferecidas 40 vagas inicialmente e as aulas vão ser ministradas nas três primeiras sextas-feiras de outubro, em duas turmas de 20 alunos. Para participar das oficinas, os interessados precisam fazer a inscrição a partir de segunda-feira (20), na SMDERT ou em um dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), localizados nos bairros São José, Jussara, Umuarama e Rosele (endereços e telefones abaixo). É preciso levar documento de identidade e declaração escolar de matrícula. A inscrição e as aulas são gratuitas.

Oportunidades

De acordo com o secretário Carlos Farias, a iniciativa visa mostrar aos jovens as oportunidades de emprego que a cidade oferece e possibilidades de capacitação. “Sabemos que, nessa idade, o jovem está em um momento de indefinição, inseguro sobre a profissão a escolher. E nós queremos auxiliá-lo nessa decisão, para que o jovem conquiste o seu emprego e cresça profissionalmente na cidade”, disse.

Carlos Farias enfatizou, ainda, que o projeto de orientação de jovens para o mercado de trabalho vem de encontro às necessidades de empresas e indústrias que buscam profissionais em Araçatuba, cidade que está passando por um bom momento com relação à oferta de vagas e vê crescer setores como o sucroalcooleiro e a indústria naval.

“Por isso, temos que mostrar aos possíveis empregadores que temos mão-de-obra para ocupar essas vagas”, destacou o secretário, que disse, ainda, que o projeto de orientação será contínuo. Já o supervisor do CIEE em Araçatuba, Lourenço Júnior, falou da metodologia a ser aplicada nas oficinas, que serão constituídas de apresentação dos temas, técnicas de dinâmica de grupo e posterior reflexão.

Temas

Cada encontro terá duração de duas horas. Os temas trabalhados serão os seguintes: “Reflexão acerca do ato de escolher”, “Conhecendo o Mercado de Trabalho”, “Expectativa e Autoconhecimento”, “Conhecendo as Profissões e as Habilidades Profissionais”, “Desmistificando preconceitos a respeito das profissões”, “Assistência no desenvolvimento do currículo” e “Dicas para comportamento em entrevistas”. As aulas serão realizadas no CIEE, que fica na Rua Torres Homem, 412.

Pontos de inscrição

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho
Rua Gonçalves Ledo, 800 - bairro São Joaquim
Tel.: 3608-4664

CRAS - Jussara
Rua José Canovas Andreus, 1001-A
Tel.: 3631-3044

CRAS - Umuarama
Rua Célio Rodrigues de Araújo Cintra, 778
Tel.: 3608-3670

CRAS - Rosele
Rua Noel Rosa, 238
Tel.: 3441-1738

CRAS – São José
Rua Fundador Paulino Gato, 900
Tel.: 3625-6974

Nenhum comentário: