segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Idosos do SCFV dos CRAS Central e São José visitam Zoo

Texto e foto: Camila Graziela

O ponto alto do passeio foi o piquenique nas mesas do bosque

Idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro e São José, visitaram, na tarde desta sexta-feira (15), o Zoológico Municipal Flávio Leite Ribeiro.


 Segundo a psicóloga responsável pelo grupo do CRAS Central, Talita Dias Esteves Diniz, o passeio teve por objetivo sair do território do CRAS, proporcionar momentos de lazer e interação para os idosos. “Muitas vezes este é o único meio de passeio deles”, explicou a psicóloga.





Quem confirma isso é a aposentada Floriza Machado Carneiro, 65. “Eu moro sozinha e não saio de casa. Este passeio é muito bacana, pois ajuda a gente sair da rotina. Graças a Deus que existe o CRAS para nos proporcionar isso”, declarou. A também aposentada Geni Silvestre, 61, contou que esteve no zoo apenas uma única vez. 




O ponto alto do passeio ficou por conta do piquenique que foi feito nas mesas espalhadas pelo bosque do zoo. Com o clima agradável e embaixo de árvores e bambuzais, os idosos se deliciaram entre salgadinhos diversos, bolo e refrigerantes.





“Fazia mais de 40 anos que eu não participava de um piquenique! É muito bom estar aqui, estou me sentindo como uma criança. Este passeio está me permitindo reviver o passado”, relatou dona Luzia Aparecida Venâncio de 68 anos.

O casal de pensionistas Aparecida Borges, 63 e Nelson Zanca, 67, narrou que se conheceram durante os encontros do grupo e, há dois anos, estão casados. “O CRAS nos ajudou a superar nossos traumas e nos uniu. Eu e ele ficamos viúvos na mesma época, eu entrei em depressão, foi aí que passei a frequentar o grupo, nos conhecemos, nos apaixonamos e renascemos”, declarou Aparecida.

CRAS

Os CRAS desenvolvem diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para até 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no  domicilio para pessoas com deficiências e idosos.


Juntamente com outros 14 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, os CRAS Jussara, Etemp, São José e Centro são geridos pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: