quinta-feira, 28 de agosto de 2014

CCI aprimora qualidade de vida dos idosos‏

 Texto e foto: Camila Graziela
Usuários recebem diversas atividades que proporcionam melhorias das relações sociais e afetivas do idoso, bem como sua saúde e sua autoestima
A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), tem adotado medidas de igualdade para que todos os cidadãos araçatubenses tenham oportunidades e seus direitos garantidos. No Centro de Convivência do Idoso (CCI), por exemplo, os usuários praticam diversas atividades que proporcionam melhorias das relações sociais e afetivas do idoso, sua saúde e sua autoestima, melhorando, assim, sua qualidade de vida. 

Entre as atividades estão educação física, artesanato, aulas de dança e atendimento psicossocial com psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional. A coordenadora técnica do CCI, Sabrina Ferreira Chaves, explica que os atendidos são divididos por grupos e têm uma rotina diária a seguir. “Cada grupo tem seu horário e as atividades ocorrem todos os dias”, explicou Sabrina.

De acordo com o educador físico, Leonardo Alves da Silva, cada dia da semana é trabalhado com uma atividade diferente. Na quarta-feira, por exemplo, ele utiliza uma gincana para exercitar os idosos. “Todas as atividades são adaptadas para eles respeitando o perfil e limite de cada um”, ressaltou Leonardo.

Além da gincana, os idosos recebem atividade de postura corporal, relaxamento por meio do yoga, percurso-simulação de caminhada e aeróbico. Ainda segundo Leonardo, cada atividade tem uma finalidade. “Cada uma cumpre com o seus objetivos que são fortalecer a musculatura, trabalhar a coordenação motora, a motricidade e o equilíbrio”, frisou o educador.



No artesanato, trabalha-se a coordenação e criatividade com pinturas em tecidos e MDF, trabalhos em feltro, E.V.A, bordados, recortes e colagens, onde a imaginação é a palavra chave para a criação de objetos. “Com isso eles permanecem sempre ativos”, comentou Sabrina. Segundo ela, durante as aulas de dança também são ensaiadas coreografias para futuras apresentações. “Aqui eles aprendem todos os ritmos desde valsa até o vaneirão”, relatou.

A terapeuta ocupacional Simone Silva Schiavon, explica que no encontro semanal, os atendimentos são individuais ou em grupo. “Aqui estimulamos habilidades cognitivas como atenção, raciocínio, memória, percepção, coordenação motora grossa (movimentos globais) e fina (preensão)”, explicou a terapeuta.

De acordo com relatos dos frequentadores a unidade agrada a todos, promovendo inclusive melhora na vida de seus usuários. É o que diz dona Carmem Gimenes Mantovanelo, de 81 anos. “Quando eu cheguei aqui quase não andava, por conta de um tombo que levei e da artrose. Hoje eu ando normalmente e até danço”, afirmou. Opinião semelhante teve Elizabete Silva Sarto, 64. “Eu sou muito feliz aqui graças a Deus. Não vivo mais sem este lugar”, declarou.  


CCI

 O CCI (Centro de Convivência do Idoso) é um espaço de atendimento e convivência social, voltado para a melhoria das relações sociais e afetivas do idoso, sua saúde e sua autoestima, evitando a institucionalização e garantindo a melhoria de sua qualidade de vida. O Centro oferece atendimento psicossocial, enfermagem e atividades diversificadas. 

Inaugurado em maio de 2013, o CCI tem a finalidade de acolher idosos do município que vivem em situação de vulnerabilidade social. O equipamento fica na rua Jovita Militão Bonfim, 66, no bairro Chácaras Arco-íris. O local tem capacidade para atender 50 pessoas, com mais de 60 anos de idade, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CCI é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: