sexta-feira, 1 de agosto de 2014

CREAS promove confraternização de encerramento de grupos‏

Texto e foto: Camila Graziela

Ao todo, foram 14 grupos atendidos durante um ano, com encontros semanais e quinzenais
Na noite de quinta-feira (31) o Centro de Referência de Especializado de Assistência Social (CREAS) promoveu uma confraternização de encerramento de diversos grupos do Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes. Segundo o coordenador técnico do CREAS, Edson Neves Terra Júnior, a ação se fez necessária para que os usuários entendam trata-se do encerramento de um ciclo, além de promover socialização, integração entre os grupos e momentos de lazer.

 “A confraternização ajuda a pessoa entender que encerrou um ciclo e que daqui pra frente ela precisa caminhar por si de acordo com o que foi passado no período em que permaneceu no CREAS”, explicou Edson. Ele ressaltou também que alguns usuários ainda vão permanecer no CREAS. Cerca de 15 grupos foram atendidos durante um ano, com encontros semanais e quinzenais, variando de acordo com a necessidade de cada grupo.



“Nós vivemos numa fase que ninguém sabe administrar a educação de um filho e o CREAS nos dá uma base e todo amparo quando algo dá errado. Porque sozinho às vezes não damos conta”. Este foi o depoimento de uma doméstica de 46 anos, ao ser questionada sobe a importância do CREAS.
Ela contou que chegou no Centro há um ano com o neto cheio de problemas, traumatizado com acontecimentos do passado. “Eu não sabia lidar com a situação e graças ao apoio recebido aqui eu aprendi”, declarou.

Quem também comentou sobre a experiência de ter frequentado o Centro foi uma dona de casa de 34 anos. “Minha filha de 10 anos me dava muito trabalho, saia da escola e não voltava para casa, uma vez ela foi ao shopping sozinha, com as amigas e sem me avisar, ela era muito rebelde. Hoje ela melhorou bastante, me obedece e eu aprendi a lidar com ela, graças ao trabalho desenvolvido com a gente”, comentou.
No local um mural foi montado com a pergunta: “Qual a importância do CREAS na sua vida?” Para que os usuários registrassem suas opiniões. Na ocasião, um coral formado pela equipe do CREAS cantou a canção ‘Não Custa Nada’ letra e música de Paula Santisteban e Eduardo Bolonga. E o coral foi engrossado por todos os presentes que receberam a letra da música e se empolgaram e soltaram a voz. Houve também sorteio de brindes e bingo, além de ua mesa com salgadinhos, bolos, doces e refrigerante.


O CREAS
Criado em Araçatuba em 2009, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) é direcionado para o atendimento de pessoas que foram vítimas de qualquer tipo de violência. O Centro tem como objetivo fazer com que estas pessoas superem o trauma, e também rompam o ciclo da violência, por meio de atendimento psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, e funciona das 8h às 17h30.
Localizado na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, o CREAS possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Socioeducativo (adolescentes que cometem atos infracionais). Juntamente com outros 15 programas da Secretaria. 
------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: